Eis o que penso, relativamente à posição da CDU nas sondagens que têm sido divulgadas.
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Dos 5% aos 9% há de tudo.
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Têm vindo a subir.
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Se pensar que em 2005 as sondagens davam de 5 a 7 e que a CDU obteve perto de 11,5%, então acho que, no mínimo, a CDU vai aos 13 ou mesmo 14%.
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Amigos têm-me pedido uma explicação para esta constante «décalage» entre a sondagem e a votação real no que se refere especificamente à CDU pois é um pouco escandalosa a situação. Não conheço explicação científica. Mas raciocino nestes termos, para evitar acusar as empresas de qualquer manipulação:
a) muitas são feitas por telefone, e o eleitorado da CDU, em maior percntagem do que outros, ou não está em casa ou nem sequer tem telefone ou, tendo-o, desliga quando ouve falar de sondagens;
b) à partida, em todas as eleições, a notoriedade da CDU é menor: tem menor cobertura ao longo dos anos, designadamente televisiva;
c) sendo o eleitorado muito mais fiel do que outros, recupera-se com maior facilidade com o intensíssimo trabalho de rua e dse contactos rua a rua, bairro a bairro que sai do corpo dos candidatos da CDU, designadamente de Ruben de Carvalho, incansável;
d) é na campanha que a CDU reassume a liderança do seu eleitorado firme, pois a produção e distribuição de materiais, os caroos de som, os materiais visuais, outdoors, mupis, pendões, têm no caso dos eleitores da CDU maior efeito prátoico do que outros.
É assim que eu vejo.
O quadro foi tirado daqui. Clique duas vezes para ampliar.
Para comparar com as eleições de 2005, das sondagens à votação, pode ir aqui.
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