domingo, março 02, 2008

O era-não-era de Lisboa

Quando eu era pequeno, contavam-nos assim uma coisa: «O era não era andava na serra / Ouviu dizer que o seu filho branco / Estava para nascer / Alçou a perna, deitou a correr / Inda chegou a tempo de o ver nascer». Era uma lenga-lenga que nos deliciava.
Esta coisa do «era não era» veio-me agora à memória quando li isto aqui, retirado pela Lusa da entrevista que o 'DN' de hoje publicou: «Francisco Louçã disse (... que o) Bloco de Esquerda está indisponível para repetir a coligação com os socialistas nas autárquicas em Lisboa, disse o líder do partido, Francisco Louçã. "A pergunta é concreta e a resposta é concreta: não! Não será. Nós não faremos coligação com o PS nas autárquicas em 2009". (...). "Por uma razão muito evidente, é porque os nossos projectos políticos, nas legislativas, nas autárquicas e, enfim, na condução da política do país, estão em confronto" (...). (...) explicou que em 2007 o vereador do BE em Lisboa, Ricardo (José, evidentemente) Sá Fernandes, fez um acordo com os socialistas sobre seis pontos concretos, incluindo sobre o já aprovado Plano Verde, porque houve "uma condição única e irrepetível, que era a da desagregação da política da câmara, em que era preciso salvar a câmara municipal com medidas de emergência imediatas"».
.
Actualização
Poucas horas depois, li isto, aqui: «Em relação às autárquicas não há coligações com ninguém, mas eu julgo que Lisboa, como já foi um caso excepcional, está em aberto”, sustentou o vereador à RTPN.»

10 comentários:

Anónimo disse...

Nós sabemos que o seu ódio ao bloco é grande como já ficou expresso várias vezes neste blog no entanto que fique tão tolhido de bom senso político e jornalistico, se não me engano já li em qualquer lado que é ou foi jornalista.
Deveria ter dito que estas afirmações são do Diário de Notícias de hoje já que não contextualizou as afirmações de Francisco Louçã nem "linkou" como é seu hábito em tudo quanto é notícia. Além de tudo não faz qualquer análise limitando-se a achincalhar as afirmações com uma lenga lenga. Que eu saiba o PCP teve e depois deixou de ter uma coligação com o PS em Lisboa e não vejo qualquer semelhança com a dita lenga lenga. Porquê tanto sectarismo. O BE incomada assim tanto?

José Carlos Mendes disse...

Obrigado pela atenção. Faltava, de facto, o link.

José Carlos Mendes disse...

Quanto ao resto, só análise política: no hard feelings

Revoltado disse...

Acreditando que a imagem do BE depois deste mandato já não será o que era, fazer é bem mais dificil que maldizer, talvez já nem o BE tenha vereador para coligar.
Como leitor habitual deste espaço convido-o a uma visitinha ao meu http://cmmenoslisboa.blogspot.com/

José Carlos Mendes disse...

Ao encantador anónimo das 7:39 PM: peço-lhe que veja bem a actualização que entretanto introduzi no post.

Anónimo disse...

Acho piada aos comentários do Zé Carlos Mendes sobre o BE em Lisboa, depois de ter colocado neste blog que o PCP se coliga com o PS ou o PSD, tanto faz, desde que seja para bem da população!!...
Há tipos com um descaramento Loool

Tiago R. disse...

Ninguém questiona o direito do BE se coligar seja com quem for. O BE é livre de rumar aos pântanos que entenda.

Agora, o que já é óbvio para toda a gente é que o Sá Fernandes tam cada vez menos a ver com o BE...

Anónimo disse...

Caro Tiago, parece que o que foi dito pelo BE é que não faria coligações. Quem defende coligações com o PS e o PSD que vá para esse tal pântano, não é?

Anónimo disse...

Há uma pequena grande diferença entre o PCP e o BE. No Bloco as opiniões divergentes afirmam-se sem peias e sem temores. Vejam o que diz a Luta Socialista sobre as declarações de Sá Fernandes.

Anónimo disse...

Caro JCM:
Mais uma vez reitero o meu pedido de deixar de nos atormentar com o Bloco de Esquerda. É que são de um campeonato diferente. O campeonato que interessa verdadeiramente é aquele onde o adversário é o Bloco mas o Central.
Tudo o mais só serve para dar importância a quem não a tem.