quarta-feira, dezembro 31, 2008

Bye, bye, 2008. Bem-vindo, 2009. Tudo de bom para todos os que merecem mais do que têm


Três eleições este ano

.
«Três eleições: às voltas com as datas - As autárquicas, marcadas pelo Governo, realizam-se entre 22 de Setembro e 14 de Outubro; as legislativas são marcadas pelo Presidente da República e realizam-se entre 14 de Setembro e 14 de Outubro; as europeias em Junho, igualmente marcadas pelo Chefe do Estado». Li aqui.
.

Eis o que acha o irmão (mais novo) do Presidente da Câmara de Lisboa

.
No último artigo escrito no 'DE', agora que está de abalada da TSF para o 'Expresso', Ricardo Costa, às tantas, pensa assim: «(...) O Bloco vive entre o dilema de trazer Manuel Alegre para o seu lado e o medo deste movimento ser um abraço de urso. Alegre abafará o bloco da mesma forma que Helena Roseta ultrapassou Sá Fernandes. Mais grave ainda: Alegre quer condicionar um governo PS e, se necessário, governar (como Roseta fez Lisboa); mas o Bloco não quer governar, mesmo.
Manuel Alegre é, assim, a chave para todas as contas que se possam fazer nas legislativas e a única pessoa que condiciona todos os resultados, do PCP ao PSD. Se ele fizer um partido, o sistema partidário português sofre um terramoto. (...)».
Pode ler mais aqui.
.

O gigantismo americano desde 1971

.
Uma história que explica muita coisa: Estados Unidos, petróleo, dólares, guerras. O passado, o presente e o futuro do gigante americano. Abra aqui e clique para transferir o anexo original. Mande abrir e leia com atenção. É diabólico mas real.
.

Câmaras: quem investe em quê?

.
Os investimentos das câmaras até 2005. Dados um pouco retardados mas é o que há...
Análise da Marktest sobre dados do INE agora divulgados
.

Cada vez menos ensino público

.
«No ensino público, o número de alunos matriculados registou, no mesmo período, uma quebra de 8.1%, contabilizando-se agora menos 118 mil alunos neste sistema de ensino num total de 1,3 milhões. Registou-se também uma diminuição significativa do peso destes alunos no conjunto dos matriculados em 2005. Em 1994/95, o ensino público representava 91.6% das matrículas e em 2005/2006 representa 81.7%.« Leia mais:
Análise da Marktest
.

Mau negócio para uns, óptimo para outros... desta vez é em Alverca

.
Em causa: uma mega-operação urbanística de Luis Filipe Vieira em Alverca: 79 mil m2, 411 fogos, 1200 habitantes. Comentário da CDU referido no 'Mirante': «A intenção da câmara de assumir o compromisso com o construtor é “um mau negócio”, acusa a CDU. O vereador Nuno Libório garantiu que aquela força política “não está disponível para dar cobertura à entrada de urbanizações desta dimensão em territórios tão densamente povoados e a precisar de medidas tão urgentes como este”. A localização da primeira fase da urbanização, em leito de cheia, segundo a Comissão da Região Hidrográfica do Tejo e “sujeita a inundações até serem concluídos todos os trabalhos de regularização” do rio Crós-Cós sustentaram a argumentação do autarca comunista».
.

Fim-de-ano especial-especial é isto

.
muitas festas, e ainda bem. Mas as duas que mais me atraem são a de Angra do Heroísmo porque inclui distribuição gratuita de bolo-rei ao povo e sobretudo a de Lamego: distribuição (sempre gratuita) de mil garrafas de champanhe à populaça lá do sítio. À boa maneira romana: pão e circo. Ou, em ano de três eleições, vem a calhar aquela máxima que diz que «com papas e bolos se enganam os tolos». E não é que enganam mesmo? Viva Angra! Viva Lamego!
.

Hospital

.
Amadora-Sintra volta à gestão pública: passa amanhã a EPE. Leia aqui. O El Dorado absoluto do Grupo Mello sofre rude golpe.
.

Freguesias de todo o País, uni-vos!

.
330 processos contra o Estado - Correio da Manhã - O Estado poderá ter de enfrentar 330 acções judiciais no âmbito do Orçamento do Estado para 2009, uma vez que este não contempla verbas para o pagamento dos salários dos eleitos para as freguesias do País em regime de permanência. A discussão vai dominar uma reunião convocada para 10 de Janeiro, no Fórum Lisboa, pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
Acrescento que esta é apenas uma das muitas questões do Orçamento. O PCP já referiu várias vezes que as contas estão mal feitas e que isso acontece de propósito para manter aparências de sucessos... Coisa horrível...
.

Belém e São Bento

.
O PR promulgou sem comentários o OE, ao contrário do que se dizia. Agora há quem espere porrada no discurso de Ano Novo, quinta-feira. Vamos aguardar. (Mas, com ou sem mensagem, já ninguém apaga os comentários feitos por Belém nem as más relações notórias Belèm/São Bento).
.

Cá está. Então é o tarot

.
Leia bem, arregale bem os olhos, por favor. Um dia destes digo-lhe onde acabo de ler esta pérola, que, só responsabilizando quem a escreveu, não deixa de ser sintomática de uma certa camada gravitante: «O Candidato à Câmara de Lisboa pelo PSD será novamente o mediático Pedro Santana Lopes, a Carta de Tarot o Imperador indica que ele tem hipóteses de ganhar mas precisa de falar menos e trabalhar mais para os Lisboetas voltarem a acreditar nele».
.

Acordo

.
Acordo Ortográfico em risco O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 1990, pode falhar na prática caso não seja elaborado um vocabulário ortográfico comum entre o Brasil e Portugal,...
OJE 30, Dez 2008 - 17:10
.

terça-feira, dezembro 30, 2008

Atenção, empresas

.
Obras públicas até cinco milhões de euros podem ser feitas por ajuste directo - Nos próximos dois anos, as obras públicas cujo valor não exceda os 5,15 milhões de euros podem ser atribuídas a uma empresa ou consórcio de empresas por ajuste directo, aprovou hoje o Conselho de Ministros.
Nota. Ia escrever no título de repente e por instinto: «Atenção, Dr. Jorge Coelho». Depois quis atenuar para: «Atenção, Mota-Engil». Mas achei violento. Amenizei a coisa para «Atenção, empresas»...
.

Pagamentos da CML ao Benfica na PGR - leu-se no 'CM' de 26

.
Não foi só ao Benfica que foram efectuados pagamentos pela CML. Mas a peça de Sérgio Azenha, no 'CM', não é escrita sob esse prisma e sim sob o prisma da investigação na PGR. Pagar, pagar, a CML pagou também ao Sporting e ao Belenenses. Um dia falaremos disso.
.

Quem imprime mais

.
Janeiro/Outubro 2008 Jornais circulação paga
Semanários
Expresso - 120.824
Sol - 45.814
Diários
Correio da Manhã - 119.691
Jornal de Notícias - 104.419
Público - 41.667
Diário de Notícias - 41.437
24horas - 38.287
Desportivos (*)
Record - 73.659
O Jogo - 32.504
(*) A Bola não está registada na APCT
In Expresso
.

Afinal...

.
Afinal, a reunião de 5 de Janeiro de António Costa com toda a sua equipa é apenas mais uma. Só que «um pouco mais longa» por ser início de ano. Em todo o caso, Janete Frazão, CM, sabe que Cardoso e Silva não aparece nas listas para 2009. E que Rosalia Vargas ainda não afirma nem que fica nem que sai - o que normalmente quer dizer o pior para o próprio, ou seja, que sairá. Mas nada estará pronto a ser divulgado. Que vai haver ajustamentos, vai, isso sabe-se.
.

Agonia ou morte lenta?

.
Até o 'Glória Fácil', blog altamente, está a morrer. Nos últimos dois meses, desde 31 de Outubro, mais propriamente, apenas 9 posts: 4 de João Pedro Henriques, um dos maiores entusiastas da coisa e 5 do seu parceiro Nuno Simas (nuno simas, mais propriamente, que é assim que assina).
Nove em 60 dias: uma média de um post em cada seis, sete dias.
É uma agonia. Será momentânea? Aguardo.
.

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Soluções à Santana seriam assim: factos políticos atrás de factos políticos... Entre mortos e vivos, escapa sempre ele...

.
Na sequência da declaração de Cavaco Silva, a TSF fez o frete, sei lá porquê, de ouvir imediatamente... quem? Quem?... Esse, o grande, o enorme, o único. O qual disse, lapidarmente de sua justiça... disse palavras atrás de palavras: «(...) Já o candidato “laranja” à Câmara de Lisboa, Santana Lopes, em declarações à TSF, apelou mesmo a uma dissolução da Assembleia da República, acima de tudo pelo “clima de tensão com sucessivas causas”. (...)»
Público Última Hora, on line
É verdade que o senhor, maldosamente, diz a coisa de outra maneira, seguindo um raciocínio do tipo: o PS quer eleições quanto antes, portanto anda a criar factos de tensão com o PR que levem este a dissolver a AR. Na prática vem dar no mesmo: ele defende que Cavaco dissolva a AR, dê lá as voltas que der. Cobre a retirada, mas não deixa de atacar. É das NEPs (desculpem o militarismo vocabular, mas é exactamente assim: uma espécie de Operações Especiais da política de chinelo). Se quer ouvir, pode ir a este link.
.
O homem é mesmo radical: ele é redes de túneis por baixo de Lisboa, ele é dissoluções da Assembleia da República, ele é toneladas de lata a apoiar... quem? Quem? ... Essa mesma: Manuela Ferreira Leite... Claro, só até às eleições, até não precisar dela...
.

Lisboa, a das tristezas

.
Sejam quais forem as razões, sejam quais forem as justificações, sei de uma coisa: há alterações forçadas no gabinete de Sá Fernandes. Os técnicos que ontem eram o supra-sumo hoje são corridos ou encostados à parede. Eles (elas, neste caso) não falam. Mas há os factos. Estão aí: dois saneamentos em poucos dias num só gabinete. Num dos casos, o saneamento (chame-se-lhe pedido de demissão perante exigências inesperadas - que parece que foi o que aconteceu) até vem depois de uma promoção recente.
.
Nota
Já agora: perante o actual estado de coisas, e conhecida que é a total incompatibilidade pessoal e política entre Sá Fernandes e o número dois da mesma lista (BE), Pedro Soares, como será feita a substituição quer no gebinete quer nos pelouros sempre que Sá Fernandes tiver de se ausentar?
.

Sesimbra: Augusto Pólvora... Fixem este nome de um autarca da CDU

.
Sesimbra expande rede escolar do concelho - Setúbal na Rede - 4 horas atrás - Sesimbra “é dos poucos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa que tem prolongamento de horário em todos os jardins-de-infância, garantido através ...
Além disso: a cultura, o património, a educação, a animação, os espectáculos, a reabilitação da Quinta do Conde, a recuperação da zona histórica e do paredão da beira-mar, o saneamento, as vias de comunicação... Nunca Sesimbra tal viu...
.

Junta de Galveias... António Delgadinho... Fixem este nome de um autarca da CDU

.
... A junta mais rica do País... A herança da junta engloba prédios rústicos e urbanos, distribuídos pelos concelhos de Lisboa, Torres Vedras, Borba, Estremoz, Monforte, Crato, Avis e Ponte de Sor, num valor que ultrapassa os 50 milhões de euros.
.

Em Moura: presidente fotovoltaico. Fixem este nome de um autarca da CDU: Pós-de-Mina

.
Pós-de-Mina classificado como “presidente da câmara do futuro” da ... 11 Dez 2008 ... José Maria Pós-de-Mina, presidente do Município, disse que “este é um motivo de satisfação para si e para o concelho de Moura”. ...
.
Este presidente de câmara foi considerado por uma revista americana como o 9º melhpor autarca do mundo, por causa disto: Energia: Central solar da Amareleja custou 261 ME e começou hoje a produzir electricidade - Fonte: Agência LUSA Publicado há 8 horas - Lisboa, 29 Dez (Lusa) - A maior central fotovoltaica do mundo, situada na Amareleja, entrou hoje em funcionamento após um investimento...
.

Descentralização ou lá o que é: Lisboa não assinou

.
Noventa autarquias aceitaram novas competências na Educação ... Jornal do Algarve - 1 hora atrás - Acabou por assinar o documento, não sem o criticar, mas o seu colega de partido e líder da ANMP e da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, negou categoricamente... (...) ...não foi o caso de António Costa, em Lisboa, que lançou este processo quando estava...
.

Que não lhe custe a crer

.
Carmona Rodrigues junta-se a Zica Capristano e, num Ford todo-o-terreno, vão percorrer 9 mil km no Sudoeste asiático, num rali. Zica até parodia a coisa: «Quem aguentou na CML aguenta facilmente o rali». Li aqui.
.

Sondagens há muitas e quase todas prejudicam a CDU sempre

.
Esta coisa das sondagens como a do 'Expresso' deste sábado tem que se lhe diga. Paulo Paixão relatou os resultados a que terá chegado a Eurosondagem. A mesma empresa (de Rui Oliveira e Costa, do PS, diga-se desde já, embora isso tecnicamente nada signifique) que em Março de 2005 dava 44% a Carrilho contra 41 para Carmona. E sabemos como as coisas foram bem diferentes nas urnas. Para já não falar daquele caso célebre, tristemente célebre, da véspera das eleições de Dezembro de 2001: o mesmo 'Expresso' publicava nesse dia - repito, na véspera das eleições - uma vantagem de 10% para João Soares sobre Santana Lopes. E sabemos como a real realidade foi bem diferente e triste: Santana sentado na cadeira do poder (poder que usou para destruir Lisboa e deixar degradar o edificado e arruinar as finanças), ao mesmo tempo que resmas de santanetes de ambos os sexos recrutados nas secções do PSD de Lisboa enxameavam todos os gabinetes da CML.
Uma terrível herança ainda não debelada, nem de perto nem de longe, e já lá vão sete anos.
A sondagem do 'Expresso' desta semana tem para mim uma leitura perversa: desmotiva, desmobiliza, tranquiliza, descansa. Ou pode descansar. Não acho que se caia outra vez no mesmo ardil. Mas os dados estão lançados. E Santana já arrancou na sombra e nos jornais: a edição de hoje do 'DN' é disso uma lamentável prova: estranha-se um jornal que se queria de referência a apoiar e promover uma fantasia de lunáticos que devia ser simplesmente ignorada mas que acabará por servir de engodo para muitos. Do género: eu tenho uma ideia luminosa para Lisboa. Mesmo que depois, logo no dia seguinte às eleições, viesse dizer: afinal não há nem um tostão para tanto buraco. Para buracos, já que falamos de buracos, bastam os que cá foram deixados, escavados nas finanças municipais desde 2002 até Agosto de 2007...
.
CDU sempre prejudicada
por baixas previsões
Quero ainda referir-me às votações do PCP e da CDU nesta sondagem da Marktest. Vou comparar estes 10% de agora, a dez meses das eleições, com o que se passou em 2005.
Nessa altura, a CDU teve nas urnas, em Outubro, mais de 11,4%.
As sondagens, como sempre, colocavam a CDU muito abaixo dessa fasquia. Mas mesmo muito abaixo. A mesma empresa, por exemplo (a Eurosondagem), previu para a CDU em Junho 7,8% e em 7 de Outubro 8,5.
Mas houve pior e isso é desmobilizador para muita gente que acaba por decidir-se por um «voto útil» diferente porque mais provavelmente ganhador.
A Aximage previa em Setembro 6% para a CDU e em Outubro 8%.
A Católica variou os seus números entre os 6% de Julho e os 10% de Outubro, a uns dias das eleições. Mas, atenção, o que marcou as consciências foram os 6% de julho, altura cantral da formação do voto de muita gente.
Para a Marktest, a CDU em 2005 nunca fpoi além dos 9,2% e, finalmente, honra lhe seja feita, a Intercampus chegou a prever que a CDU teria uma votação na casa dos 12% - o que de facto veio a suceder.
Concluo: é apesar de tudo um bom augúrio esta previsão da CDU na casa dos 10% a tamanha distância das urnas. Isso quer dizer que a CDU pode subir realmente bastante no terreno. Oxalá.
.

Câmaras recusam. E a de Lisboa?

.
As Direcções Regionais de Educação do Norte e Centro enviaram propostas por escrito a todas as autarquias para que estas pagassem o acesso dos alunos à Net em casa (via 'Magalhães'), o que implica o pagamento, em média de 50 euros pelo modem e 250 por cada ligação.
DN
Mas as câmaras recusam. Por isso, as verbas sairão do Orçamento do Estado.
.

Mas há mais em Sesimbra no dia 31 às 24 horas: mergulhadores vão desenhar debaixo da água o número 2009

.
... O espectáculo de luz e som, que começa à meia-noite em ponto, contará a história da Lenda das Mouras das Cisternas do Castelo de Sesimbra, em que um pescador, Vicente, luta com sete mouras encantadas que o querem separar da sua amada, Laurinda. Segundo reza a lenda de Sesimbra, o pescador resistiu aos encantos das mouras, venceu-as e trancou-as nas cisternas do Castelo.
...
.

domingo, dezembro 28, 2008

Isto não tem fim?

.
.

Top

.
Artigos mais visitados no 'Sol on line', a esta hora:
1. Cavaco vai pôr em causa Orçamento de Estado: 6285 visitas
2. Sócrates pede «coragem» para 2009 «difícil e exigente»: 1866
3. PSD considera que mensagem de Natal do primeiro-ministro foi de «propaganda»: 1712
4. Deputado que mostrou bandeira nazi vai abandonar parlamento: 1420
5. TC chumba norma do Código do Trabalho: 1139
.

Duas notas da última meia hora

.
1.
A sondagem do 'Expresso'
Macroscopio: Sondagens para a Capital
28 minutos atrás por Macro - António Costa ganha folgadamente a Pedro Santana Lopes nas eleições para a Câmara de Lisboa (15% de diferença) e elege oito vereadores, insuficientes, contudo, para a maioria absoluta. É o resultado do primeiro estudo de opinião ...
- Comento assim:
- Em 2001, na véspera das eleições, João Soares «ganhava» exactamente no 'Exprsso, por 10%. No dia seguinte, mesmo com a batota de que João Ramos de Almeida afirmou ter provas, Santana ganhava por 600 votos. Nos dois meses anteriores às eleições desse mal-fadado ano de 2001, a distância de João Soares chegou a ser da ordem dos 20%. Basta isto?
.
2.
Conclave eleitoral
Gente de Lisboa: IRÁ A CÂMARA PARAR DE 2ª FEIRA A OITO DIAS?
31 minutos atrás por gentedelisboa - António Costa convocou todos os vereadores do PS, com os respectivos adjuntos, para uma reunião no Palácio da Mitra, durante todo o dia, para discutirem a estratégia a adoptar até às eleições autárquicas de 2009. ...
.

Belém e São Bento de candeias às avessas desde há uns tempos

.
Cavaco Silva tem dúvidas sobre rigor do Orçamento do Estado para 2009 - As divergências entre o Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates, deverão voltar a sentir-se em relação ao Orçamento do Estado para 2009, noticiou ontem o semanário Sol. A Presidência não emitiu qualquer comentário sobre a notícia em causa.
.
Complemento, no 'CM'
PCP diz que Governo fez mal as contasO líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, comentou este sábado as dúvidas do Presidente da República sobre o Orçamento, considerando que o (...)
.

Curiosidade

.
Ontem às 15:55 - Hawai. Obama de férias sem electricidade - Honolulu, Hawai (Lusa) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, foi apanhado de surpresa com um 'blackout' causado pelo mau tempo, durante as suas férias na ilha de Oahu, no Hawai.
.

Quem dera... Mas só vendo

.
Luta antiterrorista - Bush, Cheney e Rumsfeld poderão ser julgados? - A "Justiça depois de Bush" não é um slogan dos manifestantes que estão frente à Casa Branca protestando contra guerras, desde o Vietname ao Iraque.
.

À bomba?

.
Atentado à bomba em alvo errado - Um homem ficou com uma mão decepada e com queimaduras graves no rosto, peito e abdómen, na sequência de um suposto atentado à bomba dirigido ao seu futuro sogro, um empreiteiro de Salreu, Estarreja.
Que é feito das autoridades de segurança?
.

sábado, dezembro 27, 2008

Inédito

.
Conflito institucional com episódio inédito Cavaco vai pôr em causa Orçamento de Estado - Por Helena Pereira e Maria Teresa Oliveira, 'Sol' - 135 comentários / 4198 visitas - Hoje O PR prepara-se para levantar obstáculos à promulgação do Orçamento do Estado, considerando que é uma ficção – dado que o próprio Governo já admitiu que não será cumprido nem nas receitas nem nas despesas (...)
.

Prémio marketing nacional

.
Quanto aos projectos para a cidade, Santana quer alcatifar a Avenida da Liberdade.
Li aqui.
Para perceber bem o título, leia isto, pf, abrindo os links que lá vai encontrar.
.

Yes! We can!

.
Jerónimo de Sousa diz em mensagem de Ano Novo que "sim, é possível uma vida melhor" - O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, dirigiu uma mensagem de Ano Novo aos portugueses, disponível na Internet, em que se manifesta convicto de que "sim, é possível uma vida melhor", com uma política alternativa.
.

Não fui eu, foi aquele menino - diz um

.
... Santana Lopes: "Não dei autorização"
.

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Lisboa e a Margem Sul

.
«Setúbal vai deixar de ser a “outra margem” - Neste começo do século XXI, começa a ficar claro que a região de Setúbal vai deixar de ser a “outra margem”, a “outra banda” porque vai transformar-se na grande plataforma de crescimento de Lisboa, dando sentido às “teses de planeamento” há muito definidas no PROT, que apontam para a criação da “Cidade de duas margens”.Lisboa vai dar o “abraço de urso” à região de Setúbal, vai absorver as suas energias e as suas potencialidades, estendendo-se para a Península de Setúbal.A nova Ponte Barreiro- Chelas, o Novo Aeroporto de Lisboa, a Plataforma Logística do Poceirão, o crescente aumento da importância do Porto de Sines, o programa de requalificação da Área Ribeirinha Sul - Margueira ( em Almada); Siderurgia Nacional (Seixal) e Quimiparque ( Barreiro), entre outros projectos, vão contribuir para dar uma dimensão económica e social à região de Setúbal que serão determinantes para a construção do Portugal do século XXI».
.

Coitado do Ministério Público


Alguém por Santana já garantiu que não. Susete Francisco, DN de hoje: «A notícia de um alegado contrato é avançada na última edição da revista brasileira Veja. "O ex-primeiro-ministro de Portugal Pedro Santana Lopes convidou Duda Mendonça para ser o marqueteiro da sua campanha"(...)».
É bom não esquecer que não seria a primeira vez e com os resultados que se conhecem: «Uma campanha que ganhou um traço indelével de Einhart da Paz - o hino Um Homem Também Chora, que relatava a história de um menino guerreiro, e que acompanhava a entrada nos comícios de Pedro Santana Lopes. A passagem do 'marqueteiro' (entretanto regressado ao Brasil) por Portugal acabaria, no entanto, envolta em polémica, com os contratos estabelecidos pelo publicitário com o município de Lisboa a ficarem sob a mira do Ministério Público».
Já em «09 Outubro 2008 - 21h00», o 'CM' tinha titulado: «Lisboa: Acções publicitárias respeitantes a 2003 e a 2004 - Dívida de Santana sob investigação».
.
Nota: Quem é a pessoa em causa? Einhart Jácome da Paz, que era à data cunhado do célebre Ciro Gomes (irmão de Lia Gomes), viu-se alegadamente envolvido no «Mensalão» brasileiro: verbas pagas pelo PT sem justificação. Veja aqui.
.

Benfica

.
O inquérito, a que o CM teve acesso, apurou "indícios da eventual prática de ilícitos criminais" relacionados com o pagamento da EPUL ao Benfica de mais de 8,1 milhões de euros quando o contrato de execução da obra refere pouco mais de 6,8 milhões de euros.
CM
Veja também esta notícia, de Maio de 2007.
.

Entendam-se, pede o Cardeal Patriarca. Espero que o seu apelo não caia em saco roto, diz M. Nogueira

.
Fora de Campo: D. Policarpo apela a acordo na Educação - Fonte: Record Publicado há 88 minutos - O Cardeal Patriarca de Lisboa aproveitou a mensagem de natal para apelar a um entendimento entre professores e tutela, considerando que a educação das crianças...
Tem razão, diz Mário Nogueira, mas o governo só aceita ser o vencedor absoluto. Vá lá dizer isso a eles... Tem razão Mário Nogueira.
.

Contrastes

.
- Desemprego disparou 1,9% em Novembro
- Dados comparam com o mês de Outubro
.
- Mensagem de Natal de Sócrates: «Segundo o primeiro-ministro, a orientação do Governo em 2008 - e que prosseguirá em 2009 - visou o "reforço do investimento, apoio à economia e ao emprego e aumento da protecção social". "Esta é a resposta adequada aos tempos difíceis que vivemos (...)».
"Foi por isso que criámos as condições para que baixassem os juros com a habitação, generalizámos o complemento solidário para idosos, protegemos as poupanças, aumentámos o salário mínimo e actualizámos os salários da função pública acima da inflação".
Público
.

quinta-feira, dezembro 25, 2008

Culpa

.
Professores culpam Governo pela falta de entendimento O porta-voz da plataforma sindical de professores reconheceu esta quinta-feira que os alunos são os mais prejudicados pelo conflito entre docentes e Governo,...
Diário Digital 25, Dez 2008 - 12:44
.

Riscos

.
«O DN sabe que o PS tem estudos de opinião onde a ameaça de derrota em Lisboa é expressiva. O risco de perder Lisboa é uma das preocupações dos socialistas, a que acresce a difícil batalha do Porto (com Elisa Ferreira a tentar que Rui Rio falhe a recandidatura). Colocar na esquerda o ónus de devolver Lisboa a Santana será uma ideia esgrimida até ao limite pelos socialistas. Mas, com o calendário a atirar as legislativas (onde se discutirá se o PS conseguirá ou não a maioria absoluta) antes das autárquicas, Lisboa dificilmente poderá ser para a esquerda o exemplo da convergência com o PS que, no âmbito nacional, vão rejeitar».

.

Hoje é dia de Natal. Nem devia estar a escrever sobre estas porcarias, mas...

.
... mal abro o mail, tinha este alerta. Para não vomitar de nojo político de tanta desfaçatez e tanta lata, prefiro verter este comentário. Leio o que Cristina Rita escreve no 'CM': «O discurso dos apoiantes de Santana Lopes e da própria direcção do PSD é de que o candidato vai a votos para completar a sua obra em Lisboa». E só pergunto às estrelas: mas onde está essa obra que ninguém sabe dela? Estará nas telas que, há cinco e seis anos atrás anunciavam «obra feita» e «obra a fazer» e que nunca passaram disso mesmo: pinturas em telas que ainda lá estão envelhecidas a provar a mentira escrita com parangonas? Será nos prédios demolidos por Santana logo à chegada em 2002 «porque prejudicavam as vistas» nem sei de quem nem de onde para onde - isto numa atitude política de novo-riquismo balofo e irresponsável numa câmara sem um chavo? Será nas longas entrevistas e artigos de jornal, rádio e televisão em que se falava sempre de amanhã porque nunca havia ontem?
Pensará esta gente que ninguém tem memória, que Lisboa é habitada por mentecaptos incapazes de se lembrarem dos malefícios, das enxurradas de santanetes, dos milhões desperdiçados, dos milhões entregues a Ghery sem qualquer contapartida ou benefício para a Cidade?
Os reis do descaramento e da política do vazio vão estar em alta outra vez. Nem sei como se combatem porque devia ser com demagogia do mesmo nível, de modo a ganhar o mesmo espaço com as mesmas regras - mas quem é que tem esse estômago?
Do meu lado, ninguém.
Vantagem para os demagogos ocos e sem escrúpulos...
.

quarta-feira, dezembro 24, 2008

Penamacor, duas horas atrás



Noite de 23 para 24 de Dezembro, às zero horas exactas: deita-se o fogo ao madeiro. Um dia antes dos outros ali à volta: sempre foi assim, ou seja: um truque de marketing de antecipação que já vem de tempos antigos... Um dos maiores madeiros do País (o maior, dizem lá). 15 tractores de raízes enormes de sobreiro. Os Bombeiros sempre a postos: vão regando os telhados ali à volta e arrefecendo as paredes e vão impedindo a chama de chegar demasiado alto. Uma excitação entre os muitos presentes. A organização toca todos os anos à malta da inspecção (dezoito anos feitos). O Rancho de Penamacor vai cantando umas cantigas populares para animar o local. O madeiro vai estar a arder ininterruptamente até ao dia de Reis.
- Então e se se acabar a lenha? - perguntámos.
- Vamos buscar mais - respodeu um dos jovens de mini na mão.
A tradição impõe-se. O madeiro vai animar Penamacor durante mais de 15 dias.
.

terça-feira, dezembro 23, 2008

2,9%

.
Sociedade - 23-12-2008 - Desemprego dispara em Novembro - O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
RCP
.

Sondagem


Foto maravilhosa


Na primeira semana de Dezembro, o primeiro grande nevão na Serra da Estrela. Obrigado pela foto, JLG.
.

À coca

.
Meus amigos, não baixem a fasquia da vigilância. Eu não baixo. Sabem o que encontrei hoje no blog de Santana? Um tipo a oferecer-se para ganhar umas coroas. Diz assim: «Eu próprio, sendo Advogado, e caso seja necessário, assumo o patrocínio dessa acção da mais elementar justiça social».
.

24, 26 e 2

.
Coloquei aí em baixo um post sobre as tolerâncias de ponto deste Natal e Passagem de Ano dadas pelo Governo. Pois bem: na CML é diferente: 24, 26 e 2.
.

Só em Portugal é que isto é possível, acho eu

.
Isto, só em Portugal. Então eu vou acreditar?
.

O amero e o dólar

.
Enviaram-me este mail: «Antes que seja retirado da net». «O COLAPSO DO DÓLAR AMERICANO - (VEJAM O VÍDEO). É muito estranho o que Hal Turner denuncia, mostrando o AMERO, porém como está hoje a Economia Mundial tudo se pode esperar».
E sabem o que achei mais espantoso? É que fui ao blog do homem e... não está lá nada. Experimente: aqui.
Quem é que limpou aquilo? O mais certo é que este depoimento de HT desapareça também...
.

Guerras no PSD por causa da votação do Orçamento Municipal a 6 de Janeiro na Assembleia Municipal

. .
Três personagens (Carreiras, actual líder distrital laranja, que não é eleito na Assembleia Municipal, onde o PSD detém a maioria absoluta; Paula Teixeira da Cruz e Saldanha Serra - ambos eleitos do PSD na AML). Duas leituras de hoje: aqui e aqui.
Uma conclusão: há guerra anunciada no PSD de Lisboa. Tudo tendo por horizonte a votação de um orçamento em ano eleitoral e tendo por base a posição distinta dos actores perante a candidatura de Santana Lopes.
Carlos Carreiras tem pressa de mostrar uma vez mais a Santana Lopes quem é que comanda o PSD em Lisboa. No que toca à votação do Orçamento da CML para 2009, Carreiras apressou-se a deixar verter para a comunicação social duas coisas: a primeira é que é ele quem manda no PSD que tem maioria absoluta na Assembleia Municipal e não quer abrir mão disso; a segunda é que “é urgente que António Costa ponha os pés no chão”, “sem arrogância”.
Pelo caminho, Carreiras não se importou de pôr a carroça à frente dos bois nem de contradizer dois dos seus companheiros, esses, sim, eleitos na bancada do PSD da AML: Paula Teixeira da Cruz, anterior líder laranja, ainda presidente da AML, e Saldanha Serra, líder actual da bancada.
Ambos dizem que o PSD ainda está a estudar o orçamento. E um (Saldanha Serra) acrescenta: "Não estamos a colocar o interesse partidário à frente da cidade." O outro (Paula Teixeira da Cruz): “O orçamento é uma questão de cidade e não uma questão de partidarite aguda em ano pré-eleitoral”.
Nada disto pode ser desligado da candidatura de Santana Lopes, de quem Carreiras é fã e promotor incansável, seguramente à espera de eventuais proventos, pelo menos políticos.
.

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és

.
Você não vai acreditar. Estava eu sossegadinho a acabar de ler os comentários das divagações fotográficas aqui... e eis que dou com esta soberba lista, «A minha Lista de blogues / josé paulo fafe / tempo de teia / irritado / Geração de 60 / Pensamento Itinerante». Cinco. Ao todo, cinco. (Mas este ao menos lê alguma coisa, bolas!)
Agora peço-lhe que tenha a pachorra de frequentar estas pérolas (salvo a primeira).
Já fez a sua ronda?
Já tirou as suas conclusões?
Bah! Que ligeireza cor-de-rosa, a deste homem. Razão tem Ruben de Carvalho: este homem não tem queda para a profundidade e o estudo aturado de que Lisboa precisa - e eu acrescento: que Lisboa merece.
.

segunda-feira, dezembro 22, 2008

AUGIs

.
11 bairros vão poder beneficiar na sua reconversão de uma deliberação da CML hoje aprovada. Ver aqui. Estranho foi que as duas vereadoras do movimento de Helena Roseta se tenham abstido - justificando esse voto por não terem sido especificamente envolvidas, já que têm o Plano de Habitação sob sua tutela (de Roseta). Não ser ouvido nem envolvido é o que acontece aos vereadores que não são do PS, incluindo o novel vereador a coberto, Sá Fernandes. Mas reconheço que tutelando elas a Habitação a «Intercultura», embora não sejam pelouros, como elas mesmas vêm dizendo, talvez a relação com a maioria - ou da maioria com elas - devesse ser outra.
Sei lá.
.

Estão verdes, não prestam - diz o ministério: estas assinaturas não prestam...

70 mil. É de mais, para este ministério.
.

Museu dos Coches

.
CML exige que Governo altere projecto do Museu dos Coches TSF Online - 26 minutos atrás - A Câmara Municipal de Lisboa vai exigir ao Governo a reformulação do projecto do novo Museu dos Coches, do arquitecto Paulo Mendes da Rocha, rejeitando ...
Em resumo: o edifício do Museu (25 metros de altura por um diâmetro de 60) não «cabe» no PDM e deve ser reformulado; a CML disse que não gostava do silo-auto de 23 metros de altura ali.
Actualização
- «A emissão do parecer favorável condicionado à reformulação do projecto foi aprovada com os votos contra do movimento Lisboa com Carmona e os Cidadãos por Lisboa, a abstenção do PSD, do PCP e do vereador José Sá Fernandes e os votos a favor do PS» (TSF) .
- «Em causa está, entre outros aspectos da solução proposta pelo autor, o arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, a existência de um silo-auto com 26 metros de altura, junto à zona ribeirinha de Belém. O município não concorda nem com aquela volumetria, nem com aquele uso» (Luisa Botinas, DN).
Ou seja: trata-se de uma clara situação em que o PS na CML está de costas viradas em relação ao PS nacional no que se refere à Frente Ribeirinha.
- Estranhamente, Ana Henriques, Público, titula: «Costa aprova Museu dos Coches». O que, sendo verdade, deixa de lado o mais importante, do ponto de vista conjuntural: as alterações exigidas. Mas concordo que o essencial foi aprovado. Só que a notícia, a meu ver, não era essa, ontem. Modos de «enfocar».
- Hoje, dia 23, de manhã, na TSF, o ministro Pinho veio dizer ao seu estilo que tem todo o prazer em atender à opinião da CML e que até já falou com o projectista brasileiro...
.

O que se passou e vai passar, segundo um «inner observer»

.
Espantoso: 1. Afinal, havia alternativas a PSL; 2. O prejuízo maior é de MFL; 3. PSL provavelmente vai fazer a MFL o que já fez a Menezes: ajudar a enterrar o/a líder.
.
Nota
Esta nota foi expresamente inserida para dar mais gás à minha amiga que está agora em Lisboa mas que lá longe, a 10 mil km, costuma «ler o LL todos os dias» «para saber o que se passa em Lisboa» (leio: o que se passa na e com a CML).
.

Um milhão por dia em juros

.
15:47 - Lisboa: Ausência do empréstimo custa um milhão de euros mensais em juros - Câmara Lisboa, 22 Dez (Lusa) - O vereador das Finanças na Câmara de Lisboa estimou hoje em um milhão de euros mensais o prejuízo que a autarquia tem pela falta do empréstimo para pagar dívidas a fornecedores, chumbado pelo Tribunal de Contas.
.

Carmona não se candidata

.
Na quarta-feira à tarde, antes dos briefings, tinha-lhe perguntado directa e pessoalmente. Camona, de facto, disse-me que não se candidataria. Agora que já vem nos on line, posso contar a coisa e transcrever: «Carmona Rodrigues não é candidato à Câmara de LisboaFábrica de Conteúdos - Coimbra,PortugalO ex-presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, já anunciou quenão será candidato às eleições autárquicas de 2009. Em declaraçõesao Rádio Clube, ...
.

Museu desnecessário, diz Costa

.
António Costa considera o novo museu dos coches desnecessário - Público.pt - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, considera desnecessáriaa construção de um novo museu dos coches. “Uma das razões apresentadas (...)"
Ana Henriques, Público
.

Quantos anos depois da última vez que tal foi prometido? Mas antes tarde. Acaba-se uma das piores misérias e vergonhas do País

.
Tejo deixa de receber esgotos não tratados a partir de 2010 - Os esgotos de cerca de 100 mil habitantes de Lisboa vão deixar de ser despejados no rio Tejo sem qualquer tratamento no fim do primeiro trimestre de 2010, (...)
Público - Geral 22, Dez 2008 - 08:56
.

Quem é quem no círculo político íntimo de Ferreira Leite

.
Tal como fui avisando quando se começou a desenhar a «solução» «Santana», este jornalista não vai durar muito tempo na redacção se houver maior ascenção de algum tipo de PSL no poder partidário ou noutro sector. Reafirmo-o depois deste artigo que aí deixo linkado.
.

Finalmente: Ruben aproveita o espaço no 'Expresso' para «pensar» Lisboa. Já era pudor a mais...

.
Com a lucidez que se lhe conhece e no seu estilo rigoroso e abrangente, Ruben de Carvalho (na foto) escreve coisas como: «(...) o mandato de António Costa permitiu que se chegasse aqui, a que alguém pense que Santana é alternativa! Não. Há outra Lisboa. E, sobretudo, há outra política». Leia mais: «Com as Câmaras... não se brinca - Estou honestamente convencido de que não existe em Portugal uma única pessoa (incluindo o próprio) que considere ser Pedro Santana Lopes pessoa indicada para assegurar a governação municipal de Lisboa. Convergem para esta conclusão duas naturais condicionantes: as duras exigências de uma séria governação no poder local, por um lado, e, por outro, as características políticas e pessoais do indicado candidato do PSD. (...) Alguém imagina o "bon vivant" noctívago que é Santana perder noites assoberbado por problemas urbanos (...)? Alguém imagina o homem - incapaz de constituir eficazes e inevitavelmente complexas equipas de trabalho, antes as substituindo sistematicamente por fiéis grupos de amigos aduladores - a coordenar a exigência de uma máquina administrativa com 10 mil trabalhadores (...)?
Diz o PSD que Santana é a melhor hipótese para "ganhar votos". Dizem também no PSD que, assim, não incomoda Manuela Ferreira Leite. Os critérios de governação do PSD chegaram aqui?! (...).»
.

Baixa: proposta

.
Baixa deixa de ser atravessada e dá lugar a visitantes e moradores - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 44 minutos - ...vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, invocam no modelo a ser hoje votado, os responsáveis do ACP salientam que a mobilidade em Lisboa será prejudicada, quando se prevê que as cerca de 78 mil viaturas diárias que passam nesta área sejam desviadas...
.

domingo, dezembro 21, 2008

Pois não. Isso sabemos nós

.
21 Dezembro 2008 - 00h30 - Entrevista - “Justiça não está preparada para punir os poderosos” - António Cluny, procurador-geral adjunto, diz que a Justiça não foi pensada para os poderosos. E alerta para os perigos das alterações ao Estatuto do Ministério Público.(...)
.

6 milhões


.

21 Dezembro 2008 - 02h00 - Instituto de emprego: Constituídos cinco arguidos - A Polícia Judiciária detectou uma fraude gigantesca que envolve o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Nas delegações de Lamego e de (...)
.

60 mil

.
Terá mais de 60 mil assinaturas mas não adiantam quantas - Sindicatos de professores afirmam ter "maior abaixo-assinado de sempre" para entregar amanhã - A Plataforma Sindical de Professores entrega amanhã no Ministério da Educação (ME) "o maior abaixo-assinado de sempre" de docentes, a exigir a suspensão do processo de avaliação de desempenho e o fim da divisão da carreira em duas categorias.
.

Está bem, abelha


.

Marina Ferreira salienta rigor das suas despesas A ex-presidente da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) diz que nada tem a temer da auditoria que o Tribunal de Contas está a realizar à empresa.
Rádio Renascença 21, Dez 2008 - 14:32
.

Isto anda mesmo muito agitado. Melhor: pré-agitado

.
Joaquim Aguiar, ex-conselheiro de Cavaco, acha que o Estatuto dos Açores vai dar estatutozinhos com problemas certos: ou para Cavaco ou para Sócrates. Disse isso mesmo ao DN.
Ontem era Eanes que defendia a dissolução, li no Público.
Por isso é que Sócrates se empenha por todo o lado a dizer que está tudo bem com Cavaco - sinal de que não está mesmo. E é por isso que Cavaco aproveita tudo para cascar no Governo e ainda vai ser pior. Assim como é por isso que os membros do Governo andam a espalhar notícias da harmonia entre São Bento e Belém...
Isto ainda vai dar molho.
.

Náááá

´
Nem pensar nisso!!!!
´

sábado, dezembro 20, 2008

Sentença surpreendente. Indemnização milionária

.
Uma indemnização e peras... Tão interessante da parte de quem a pronunciou como da parte de quem a quer receber... Magnífico... Pobres autores que tais situações atravessam.
.

A estrela

.
Eu disse que a estrela de Sá Fernandes nas redacções se apagaria em três meses. Já está a caminho disso. Esta semana, por exemplo, desceu drasticamente o número de referências: já andou nas 200 em tempos áureos, veio para as 50 e esta semana não passou ainda das 20. Desde quarta-feira, dia de sessão da CML, por exemplo, apenas li, vi, ouvi três referências. E uma delas foi para... entrar em contradição com António Costa. O Presidente da CML garantiu aos jornalistas que não iria recorrer para o Tribunal Constitucional, a propósito da recusa dos argumentos da CML junto do Tribunal de Contas em defesa do empréstimo dos 360 milhões. Sobre o mesmo assunto, Sá Fernandes veio dizer que a CML iria sem dúvida recorrer ao... mesmíssimo Tribunal Constitucional - hipótese negada por António Costa.
Sá afirmou-o categórica e premptoriamente como se do próprio Presidente da CML se tratasse: «A Câmara vai recorrer». Não foi: «deve» ou «pode» ou «seria bom». Não: via única: «vai recorrer».
Boa marca, Sá Fernandes.
.
Neste aspecto, mais modesto foi o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia, também ouvido pela TSF, o qual, considerando a situação, disse moderadamente: «(...) é sempre possível recorrer da decisão de um tribunal para o próprio Tribunal Constitucional».
.

Aviso à navegação?

.
Li isto. Depois isto. Fiz as minhas contas: Rui Rio? António Costa? E pensei: em 2009, acho que não. Mas... e em 2010?
.

Incidente táctico? Treino? Falso alarme?

.
O que foi isto esta noite em Lisboa?
Actualização
Está explicado: foi denúncia telefónica de que havia um homem armado num prédio de habitação. Ver aqui.
.

60 e tal horas por semana? Voltar à escravatura?


Ilda Fidgueiredo, deputada do PCP no Parlamento Europeu alerta, depois da vitória que foi a votação do dia 17 naquele órgão: «Depois da votação de hoje no Parlamento Europeu, a proposta do Conselho não pode entrar em vigor. Mas pode abrir novas negociações com o PE, ao contrário do que aconteceria se tivesse sido aprovada a proposta de rejeição que o nosso Grupo apresentou e que defendemos.
Por isso, apesar da importante vitória conseguida, não acabou a guerra contra a proposta do Conselho e algumas posições reformistas que se mostram disponíveis para aceitar algo em futuras negociações.
Vamos manter-nos firmes na posição de rejeição e apelamos à vigilância dos trabalhadores e suas organizações sindicais»
.
.

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Os tiros de Cavaco

.
Cavaco vai desatar aos tiros certeiros. Primeiro tiro: os deficientes das FAs... E ainda agora a procissão vai no adro. Sócrates vai começar a ver um Cavaco que nunca tinha visto. Isso é garantido.
.

Que grande lata

.
A lata do bicho. (Veja os comentários: «à babugem»). E a lata do bicho. Ou seja: deste «senhor». Mas na segunda edição da alegoria já não houve tantos nem tão agradáveis comentários.
E que dizer deste silêncio avassalador?
Agora o mais estranho foi esta mensagem do Google quando tentei abrir o site de Ferreira Leite: «Not Found / Sorry, but you are looking for something that isn't here». Como quem dissesse: «Já saímos». Ou me engano ou, se não foi avaria momentânea do URL, estes apoiantes já não apoiam, depois da indigitação. Estarei atento, claro...
.

Ta-ra-ra-ra-ra-ran

.
1.
Tribunal de Contas mantém "chumbo" ao empréstimo pedido pela Câmara - Fonte: Açoriano Oriental Publicado há 4 horas - ...360 milhões de euros que a Câmara de Lisboa pretendia contrair para pagar dívidas...Depósitos, no início do ano, a Câmara de Lisboa sustentou o pedido de empréstimo, no...de Dezembro, o presidente da Câmara de Lisboa declarou que o serviço da dívida subiu...
2.
Costa garante que «o empréstimo já não é preciso» - Sol - Lisboa,Lisboa,Portugal - António Costa não vai recorrer para o Tribunal Constitucional da decisãodo Tribunal de Contas (TC) – que inviabilizou um pedido de empréstimo de360 milhões...
3.
Sá Fernandes garante que CML vai recorrer para o Tribunal Constitucional (ler aqui). E até um constitucionalista já diz que faz bem (aqui). Mas António Costa nega (ver aqui). Assim: «Costa não recorre de decisão do TC Presidente da Câmara de Lisboa lamenta atraso no acórdão que confirma chumbo de empréstimo»...
Portugal Diário 19, Dez 2008 - 18:27
.

Na minha terra dizem assim: «Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem»

.
Sargento pago à tonelada
Por cada tonelada descarregada em Portugal, o sargento Folgado, da Brigada Fiscal da GNR de Sesimbra, recebia cerca de dez mil euros. Segundo fonte policial, na conta bancária tinha vários depósitos de 20, 30 e 60 mil euros. Conduzia um BMW, o que suscitou comentários entre os colegas - "o dinheiro tem de vir de algum lado" - e estava a ser investigado, há meses, pela PJ, que através das escutas ao militar conseguiu interceptar alguns descarregamentos realizados pela rede.»
CM
.

Tudo por causa da Gebalis

.
«Sá Fernandes esteve presente na reunião e votou todas as restantes propostas, excepto esta. Percebe-se porquê. Se votasse a favor ou se se abstivesse seria uma grave violação do programa eleitoral, se votasse contra era chato para os camaradas do PS. Chama-se a isto (...) oportunismo político».
Leia aqui uns comentários muito edificantes, vindos dos «compagnons de route».
.

Fado Património

.
Fado candidato à UNESCO em 2009 A candidatura do fado a Património da Humanidade será submetida à UNESCO em 2009, anunciou esta quinta-feira à noite o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa,...
Jornal de Notícias 19, Dez 2008 - 00:
.

Rádio para o fado

.
Luís Montez prepara rádio dedicada ao fado O empresário Luís Montez, um dos sócios da Lusocanal e que lidera a Música no Coração, vai lançar no próximo ano uma rádio dirigida aos amantes do fado. A nova rádio, ...
Briefing 19, Dez 2008 - 00:44
.

Alto do Lumiar

.
Plano Pormenor do Alto do Lumiar em Lisboa discutido segunda-feiraA Câmara de Lisboa discute segunda-feira a abertura de um período de discussão pública da proposta de Plano de Pormenor para uma área do Alto do Lumiar que corrige...
Construir 19, Dez 2008 - 03:30
.

AUGIs

.
Câmara de Lisboa analisa modelos de reconversão dos bairros ilegaisA Câmara de Lisboa analisa quarta-feira uma proposta para delimitação das 11 Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) e novas modalidades de reconversão daqueles espaços,...
Construir 19, Dez 2008 - 03:30
.

Festas de Lisboa

.
Unicer ganha Festas de Lisboa - IOL - 6 horas atrás - A cerveja Super Bock, da Unicer, vai patrocinar pela primeira vez as Festas de Lisboa, um contrato válido para os próximos três anos e que visa consolidar ...
.

Palhaçadas

.
"Este tipo é sempre o mesmo palhaço, adora fazer estas cenas. Que palhaço!"
Leia aqui uma história edificante de um tal José Magalhães...
.

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Boas Festas

Este carocha é da minha meninice. E a neve lá na minha terra também...
Parece que sou habilidoso, não parece? Então aprenda a ser habilidoso também... e surpreenda-me a mim e aos meus leitores também... Vá aqui e brinque com a coisa (Obrigado, S. Sap.).
.

Claro!

.
Se ele o diz, é porque é verdade. E que ninguém discorde. E se alguém duvidava, acabou-se a dúvida: fica agora tudo claro e anunciado.
.

Turismo

.
Veja como fica agora organizado o turismo a nível regional, designadamente o de Lisboa e o de Setúbal. Aqui.
.

Higiena Urbana

.
Em princípio, não vai haver mais greve da Higiene Urbana. António Costa garantiu ao Sindicato que não haverá privatizações no sector.
.

Hoje na sessão da CML

.
Protestos alteram plano de Costa para Frente Tejo - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 30 minutos - ...individual da Praça do Comércio, em Lisboa, mas as vozes de protesto que se levantaram...paragem na frente da sala de visitas de Lisboa, passando essas valências para junto...vive e quer ir à Baixa. O coração de Lisboa não vai continuar a servir para os automobilistas...
.

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Hoje, na sessão da CML, entre muitas outras decisões

.
Plano inclui Museu da Moda e do Design: Câmara aprova 39 processos urbanísticos na Baixa Chiado - Fonte: SIC Online Publicado há 19 minutos - ...da Bertrand do Chiado. A vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa, Helena Roseta apresentou uma proposta, que não foi votada...aprovar os processos", argumentou. Helena Roseta sublinhou que Lisboa é a maior cidade universitária do país, com 100 mil estudantes...
Costa quer acabar com carros particulares na Baixa - Fonte: Portugal Diário - Publicado há 27 minutos - ...passar A maioria socialista na Câmara de Lisboa apresentou esta quarta-feira um novo plano...vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa, frisou que há «interesses contraditórios...mil carros por dia» que entrarão em Lisboa com a opção rodoviária na terceira...
há 77 minutos Lisboa: PS quer cortar acesso Baixa automóveis particulares - Diário Digital
Lisboa: Câmara aprova hotéis de charme e socialistas querem automóveis fora da Baixa - Fonte: Sol Publicado há 66 minutos - A Câmara de Lisboa aprovou hoje a alienação de edifícios...vereador Carmona Rodrigues, do movimento Lisboa com Carmona, salientou a «novidade...vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa, frisou que há «interesses contraditórios...
- há 1 hora Lisboa: Maioria PS quer cortar acesso pela Baixa a automóveis particulares - Agência LUSA
.

Gestão desastrosa a de Santana, diz o PCP

.
Hoje à tarde, Carlos Chaparro, dirigente do PCP de Lisboa, foi claro: Santana deixou em Lisboa um rasto de desastres na gestão da Câmara. «É um personagem destes que o PSD escolhe...», disse. Leia e / oiça aqui.
.

Analisar o - neste caso, a - analista

.
Às vezes fico gago com as análises que alguns analistas produzem. Julgando que analisam a realidade, muitas vezes mais me parece que se analisam a si mesmos e aos seus próprios desejos e pensamentos. Hoje de manhã, ao ler o Público, passei por um desses momentos. Cada qual escreve o que pode, evidentemente. Mas São José Almeida tem obrigação de fazer melhor. Não nas 400 linhas sobre o movimento de Alegre, mas apenas sobre uma das situações que refere. Carvalho da Silva. E uma descoberta que SJA diz ter feito. Para encher o capítulo que abriu sob o tema do PCP e a Aula Magna, e como não tinha nada para espremer para dentro das teclas do seu pc, a analista dedilhou uma canção deste teor: «... e até já teceu críticas a Sócrates na Aula Magna».
São só pode estar descompensada. O líder da CGTP «até» tece críticas a Sócrates? Seja na Aula Magna seja onde for: onde quer que esteja, nunca vi Carvalho da Silva que não fosse exactamente a criticar Sócrates e o Governo todo. Que grande descoberta esta de SJA. Não percebo por que é que ela escreveu isto. Sinceramente, não entendo.
Esperava mais da sua «análise». Muito mais.
.

Como foi que disse?

.
Inquérito a António Nunes - PJ faz buscas - Por Felícia Cabrita - Ontem A Polícia Judiciária (PJ) esteve esta terça-feira a efectuar buscas na sede da Microfil, empresa de informática a quem a antiga Direcção-Geral de Viação (DGV) adjudicou diversos serviços, quando era liderada por António Nunes (actual presidente da ASAE – Autoridade de Seguraça Alimentar e Económica) ...
.

24 e 26 ou 24 e 2

.
Tolerância de ponto - Governo dá dois dias à Função Pública - O Governo decretou hoje tolerância de ponto aos funcionários públicos por ocasião das festas natalícias. As faltas são toleradas nos dias 24 e 26 de Dezembro ou, em alternativa, 24 de Dezembro e 2 Janeiro.
Expresso on line
.

O tempo de Siza Vieira

.
"O tempo foi o grande arquitecto do Chiado" Vinte anos após o incêndio, o mentor da recuperação do Chiado, Siza Vieira, recordou a empreitada em zona "sagrada" de Lisboa. O arquitecto diz que "o tempo é que dá...
Jornal de Notícias 17, Dez 2008 - 00:30
.

terça-feira, dezembro 16, 2008

O acepipe

.
Alguém do PSD apareceu numa sala: Santana é candidato a Lisboa. Ao fim de uma hora, depois da notícia, a net estava inundada. Nas redacções vai ser outra vez papo cheio: um acepipe. Para amigos e companheiros, também. Para Lisboa vai ser outra vez uma campanha miserável e, quem sabe, uma contagem daquelas... Se chegasse ao 1º andar dos Paços do Concelho, não tenho dúvidas: seria outra vez um regabofe de meninas e meninos, de carros e hotéis, de restaurantes e noitadas, de palhaçadas de colaboradores, de disparates e dislates financeiros e outros. Por aqui vão começar a passar as lembranças dessas formas disparatadas de gerir e gastar à tripa forra. Um circo. Ghery que o diga: com três dúzias de caixas de sapatos empilhadas conseguiu receber 2,5 milhões de euros. Não gastou mais de 25 euros, garanto-lhe. Talvez até ele voltasse para receber o resto.
..
Pré-aviso à navegação
Não me incomoda nada o que prevejo que vai acontecer: que os santanistas venham dizer que não percebem por que é que me incomoda a falta de senso desta recandidatura e que os mesmos venham fazer de conta e dizer que pensam que Santana assusta a esquerda.
Eles nem concebem que a ética política me possa preocupar. É que a eles não os incomoda, de certeza.
.
Calcanhar de Aquiles
Independentemente de quaisquer análises que farei depois, desde já avanço com este calcanhar de Aquiles do PSD em Lisboa - sejam quais forem os candidatos (e espero que venham outra vez ao baile craveiras como Helena Lopes da Costa, Eduarda Napoleão, Marina Ferreira, Pedro Pinto, Miguel Almeida e quejandos): Carmona, que teve mais votos sozinho em Lisboa do que o PSD todo junto, continua com a sua agenda aberta numa página que diz assim: Eleições 2009...
.
O PSD está morto e bem morto.
Mesmo morto, de certeza
Acrescento que só num partido morto é que isto aconteceria: «"Foi uma escolha que teve origem nas estruturas concelhias de Lisboa, que foi aprovada pela Comissão Política Distrital, que foi aprovada pela Comissão Coordenadora Autárquica do partido e que foi aprovada na Comissão Política Nacional, por proposta da sua presidente (1)", resumiu Castro Almeida, em conferência de imprensa, na sede nacional do PSD, em Lisboa. "É uma escolha totalmente pacífica e é uma escolha muito entusiasmante.»
Tratando-se de Santana, com o que toda a gente viu em, Lisboa naqueles anos loucos, haver esta paz nos órgãos de decisão do PSD é a melhor prova de que esta é a paz dos mortos: o PSD está morto. Se dúvidas houvesse, hoje este senhor Almeida leu-lhe a sentença.
Ou seja: foi tudo preparado milimetricamente. Só faltava agora que a declaração de empenho de Santana também fosse notícia: «Santana promete empenho total na corrida à Câmara de Lisboa» (TSF).
.
Santana arguido e candidato
Tudo foi preparado ao milímetro, sim. Até esta decisão que agora permite que um arguido se possa candidatar. Antes, com Marques Mendes, isso estava fora de hipótese.
:
-------------
(1) É para mim evidente que hoje Ferreira Leite jogou para negativos e que mostra querer o melhor de dois mundos: dar gás aos populistas por um lado e, por outro, querer continuar a apregoar que quer fazer do PSD uma organização séria. Mas ela sabe que na profundidade das coisas isso é impossível e teme que todo o mundo chegue logo, logo à mesmíssima conclusão evidente. E isto vai ajudar Sócrates, mesmo com as divisões todas no PS... o que afasta as «chances» do PSD (felizmente, digo eu) da zona do poder. Ferreira Leite jogou também para neutralizar um adversário com forte poder de agitação (Santana) e para afastar um deputado incómodo (Santana). Leio no 'DN': «A líder do PSD (...) decidiu também que é incompatível a candidatura a presidente de câmara e a deputado». Mas foi um abraço ao urso. Uma rica trapalhada - foi tudo o que MFL conseguiu hoje. E já não se livra dela, a não ser abandonando a presidência do PSD. Começou aqui a sua sentença de morte na vida política.
.
Mas lá que tudo isto vai ser um grande acepipe nas redacções, isso vai.
.