terça-feira, abril 14, 2009

Editorial

.
Santana agradece - mas engana-se...
.
200 pessoas querem convencer-me de que procederam bem em avançar para um acto público convocando aquilo a que chamam «a esquerda» para uma coligação pré-eleitoral em Lisboa.
Acho que tal iniciativa dos chamados «renovadores» - ou lá de quem foi - constituiu um tiro no pé de António Costa. Para quem diz que o quer apoiar, não está nada mau para começar.
Passo a explicar.
.
1
Primeiro, o resultado prático. O que é que hoje está melhor para a candidatura de António Costa? Nada.
2
Depois, as motivações. A mim pareceu-me que o que esteve em cima da mesa não foi nada do que se disse que estava. Estarei enganado, mas tudo me pareceu muito mais claro e mais interessado / interesseiro. Até porque este objectivo (coligação), no que se refere ao PCP, já foi posto de lado - e com profundas razões que inlcuem o que se tem passado em Lisboa, mas que vão muito para lá das questões locais. Como, aliás, repetidamente já referiram em declarações publicas Jerónimo de Sousa, Carlos Chaparro, Ruben de Carvalho ou Modesto Navarro. Não foi fechada a porta a um entendimento CDU-PS depois das eleições. Mas... coligação pré-eleitoral, não. É neste pé que se está. Isso não pode ser ignorado. Ignorar isso e aparecer na ribalta até parece arrogância, desconsideração - estou farto de pensar nisso e de pensar como é que pessoas que tão bem conhecem esta questão fizeram um erro destes. Ou será que não foi erro e foi antes uma decisão consciente e premeditada? E, se foi, porquê e para quê?
3
Ainda e sempre a questão de Santana. Haverá santanistas que pensarão por ingenuidade que se a «esquerda» está aflita, isso é bom para Santana e até pensarão que então, se a «esquerda» está aflita, Santana já ganhou.
Santa ignorância.
Desde logo porque nem toda a esquerda está aflita. Pelo contrário: da parte do PCP e do PEV, bem como dos independentes que compõem a CDU, a calma e a firmeza são a linha de rumo. Que saiba, ninguém nunca referiu qualquer hipótese de em caso algum Santana ganhar Lisboa. «Ninguém volta ao local do crime impunemente» - isso, sim, oiço muita vez.
Santana não ganhará Lisboa.
Não, desta vez. Independentemente de eu não ter a certeza de que ganhou daquela vez. Nunca o saberemos. João Soares não quis contestar os resultados.
Santana não ganhará Lisboa pelos monumentais erros de gestão e pela gestão ruinosa em que meteu a Câmara.
Esta é uma análise política. Nada tem a ver com as pessoas que o acompanharam.
4
Finalmente os emissários. Todos são livres. Mas se se queria obter algum resultado no quadro anunciado, não me parece que este fosse o meio, o carteiro indicado. Se alguém quiser dialogar comigo, a última coisa que deve fazer é mandar lá a casa como emissário aquele meu primo sacana que há uns anos me tramou e que ficou de castigo da minha parte: nunca mais lhe dirigi a palavra. Quem mo mandar lá a casa para qualquer acordo, já perdeu a parada.
Os ditos renovadores estão nesse caso e não são emissário. Recordo aqui o que Carlos Chaparro já afirmou: o PCP não foi oficialmente contactado pelo PS. Isso, independentemente do bom sucesso ou do fracasso de qualquer diligência oficial do PS no sentido da coligação pré-eleitoral, claro.
.
Ou seja: considero que estamos objectivamente perante um lamentável erro estratégico, independentemente das intenções.
.
Resumindo: esta iniciativa - venha de onde vier - pode ter tido visibilidade mas não foi bem engendrada em função do resultado que se disse que se queria obter. Foi pois um tiro no pé. E é pena, digo eu, observando a coisa do lado de dentro, do lado do PS-Costa, por «imaginação científica».
E como é que me querem convencer de que estão na senda de uma coligação, quando as declarações públicas e a composição do grupo conhecido apontam num sentido unidireccional («apoiar Costa», como é dito e repetido à exaustão)?
Isto não é também um erro táctico?
.
Actualizo:
Não acha que este título prova até bem demais uma das minhas preocupações? Porquê dar tanta importância à candidatura de Santana? E depois, acrescento, já agora: mais uma vez Sá Fernandes a meter-se... Mau número.
.

9 comentários:

Anónimo disse...

SE o PCP não quer coligações pré eleitorais.
Se o BE, depois de Costa o apelidar de partido parasita, durante o ultimo congresso do PS, tambem não mostra nenhuma vontade de alianças com Antonio Costa, até porque tem divergências, sobre a forma como este tem dirigido a cidade.

Só Roseta poderia ser uma hipotese, mas Roseta já disse que também avançava sozinha.

Em suma o PCP vai sózinho já o disse.

O BE, nunca apoiaria uma candidatura liderada por Antonio Costa.

Helena Roseta avança tambem sozinha.

Então para que foi esta conferencia de imprensa?

Apesar de acreditar nas boas intenções de muitas pessoas presentes naquela sala, e o seu desejo sincero de travar o passo á direita, julgo que o resultado práctico foi nulo.

Anónimo disse...

O ajax funciona às maravilhas.

Chegou e apagou.

Tem vergonha na cara.

Anónimo disse...

E se se deixassem de merdas e desafiassem o PS para fazer um programa eleitoral de esquerda. Encostá-los á parede. Começar pela discussão de um programa de esquerda para a cidade e depois, e só depois, discutirem lugares na lista.
Uma coisa assim do tipo, vamos a ver se querem um programa de esquerda.

José Carlos Mendes disse...

Não era preciso mas repito com a mesma pachorra de sempre: neste blog não há provocações (nem insultos nem difamações, já agora).

Se querem provocar, façam um blog e trabalhem...

Também peço que não usem paleio abaixo de cão ou vou ter de apagar.

Ah, e registem que apagar isso não me custa nada: para mim, faz parte da guerra que faço contra o que me desagrada.

Anónimo disse...

O princípio do autor é fácil de resumir: sou o centro da coisa, o dono da verdade; e quem não alinhar comigo é meu inimigo, a abater. Ponto final, paragrafo.

Que a sensatez nos livre de gente que assim pensa tenha mais poder do que a liberdade de atacar a liberdade.

A má consciência torna-nos gente azeda. E há que olhar a vida com vontade de a viver e de ver sorrisos nos outros.

José Carlos Mendes disse...

Até que enfim que alguém (que não me conhece nem quer que eu o conheça - apresenta-se como anónimo, como sempre) pensa que sou azedo e esdsas macacadas todas que aí ficam para vergonha de quem as escreveu.

É que desde os meus 15 anos que me dou conta - o que às vezes até me chateia - de que todos os que me conhecem simpatizam comigo, acham que sou porreiro e optimista, amigo do seu amigo, bem disposto, bonacheirão e até encantador.

Já me chateia tanta bajulice.

Soube-me muito bem ler essa do azedume... Então eu, hein!!

Obrigado. É bom, para variar...

Mário Pinto disse...

O PCP não concorre sozinho, quem se candidata é a CDU.
Desafiar o PS/D/PP/BE para quê? Para que copiem o programa, desvirtuem a sua base e digam que foi elaborado pelo PS ou pelo BE, algo que é tónica no caso deste último, terminando o processo sem contemplações sobre a aportação da única coligação democrática no espectro politico nacional?

A revolução é hoje!

Anónimo disse...

Macacadas!!!
Quem é o macaco?

Anónimo disse...

"Espelho meu, espelho meu, diz-me lá quem é mais bonito que eu?"