domingo, junho 21, 2009

Ora, bolas. Por esta é que eu não esperava. Há limites, não havia? Tão novo para estar assim tão gágá

.

“Quero ser primeiro-ministro” (COM VÍDEO)

rancisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, afirma que quer ter a maioria nas Legislativas e ser primeiro-ministro. A liberdade, diz, é algo que marca muito a identidade do (...)

.

4 comentários:

Anónimo disse...

È muito triste ver tão mau jornalismo. !º Deveria ter lido a entrevista e não ter lido só o título do Correio da Manhã.
O que o Francisco Louça diz é que disputa as eleições para a formação de um governo e o jornalista conclui para ser 1º. Ministro ao que Louçâ responde "concerteza".
É essa a razão das eleições ou não é?
Que mau jornalismo e que péssimo papel para a democracia o Senhor faz.
Eu que sou defensor do entendimento da esquerda ás vezes quando o leio aqui no blog percebo porque é que é dificil, e em certos casos como agora já nem sei se gostaria.
A sua obcessão doentia pelo BE leva-o interpretações distorcidas e vis, mas o que é mais grave é que são propositadas. Entãose o PCP ou qualquer outro partido não vão ás eleiçoes para as ganhar? não têm um programa de governo, ou é só para cumprir calendário. Qual é a sua posição sobre isso se o PCP tivesse uma grande votação , penso que gostaria, e Jerónimo de Sousa fosse convidado para o governo, qual é a sua posição, chamar-lhe gagá ?

José Carlos Mendes disse...

1º - Mau jornalismo, mas em bom português. É essencial. Se o homem respondeu isso, errou: devia ter respondido: «Com certeza».
2º - Este é um blog de intervenção política. Não é um jornal. Uma das normas da intervenção é chegar com outra ideia onde já pode estar uma. Como a maioria das pessoas que vai ver o vídeo (só me refiro a isso) vai com aquela fisgada do «quero ser tal e tal», a minha ideia de intervenção é destruir essa fisgada(sem bombas, calma).
3º - Se houver ofensa no que escrevi (que é apenas uma força de expressão), aí, sim, peço desculpa.
4º - Os dirigentes do PCP a quem tenho visto fazer essa pergunta (dezenas de vezes) têm sido muito moderados e verdadeiros na resposta. Felizmente.
5º - Ele é como é. Eu sou como sou. Você é como é... e assim é que é bom. No BE há milhares de pessoas que são social-democratas. Não vem daí mal ao mundo. A menos que nos queiram convencer de que não há e de que somos todos muito estúpidos (a fuga provisória de PSs para o BE é a melhor prova disso mesmo) - e aí a gente irrita-se mesmo...
6º - Volte sempre. Obrigado pela capacidade de diálogo electrónico. Coisa rara, hoje nalgumas galáxias.

Anónimo disse...

Fazia-lhe bem ter lido a entrevista do Correio da Manhã.

Aliás todos os partidos incluindo o PCP, aspiram a ser governo, e todos os dirigentes partidários, querem exercer cargos de responsabilidade no país.

A questão de fundo, é para quê.

O que Louçã diz, é que se o BE fosse governo seria para implementar medidas contrárias ás do centrão.

E dá exemplos concretos.

Tambem diz, que o BE apoiará todas as medidas que tenham como objectivo melhorar a vida dos portugueses e combater a crise, o que já se passou nesta legislatura, com várias propostas do PS votadas em conjunto pelo PCP e pelo BE.

Realmente nada nesta entrevista aponta para que Louçã esteja gagá.

Se nestas eleições á esquerda do PS, houve 21,5 de votos, se os partidos de esquerda continuarem a crescer, conseguirem combater o sectarismo enraizado, contruirem, uma alternativa credivel, que possa atrair uma parte substancial do eleitorado do PS que não se revê nas politicas de direita Socrates, forem capaz de agregar, homens de mulheres de esquerda independentes, e cidadãos que querem novas soluções para o país.

Essa alternativa, poderá ser maioritária, nos anos vindouros.

E como o caminho se faz caminhando, porque não poderá numa situação em que o eleitorado dê o seu voto maioritário a essa alternativa, Francisco Louçã vir a ser um bom primeiro-ministro.

Realmente os militantes do PCP, quando se trata de falar do BE e dos seus dirigentes, parece que falam do DEMO.

Meu caro senhor , já viu a qualidade dos primeiros ministros que temos tido....

Falo-lhe só de dois dos mais recentes do PSD.

Durão Barroso, que teve como ministra das Finanças de triste memória , Manuela Ferreira Leite.

Santana Lopes que teve como ministro de Estado, da Defesa e até do Mar...o Paulo Portas.

Anónimo disse...

É de louvar o esforço para que este blogue possa discutir ideias.
Ainda não percerberam que o autor não quer isso?
Veja-se os comentários: tudo o que apenas fala do PC - 0.
Outras matérias geram algum debate até à fase da "limpeza".
Deviam saber que a discussão de ideias não é assunto que agrade ao PCP.