terça-feira, março 31, 2009

A procura obsessiva de dois milagres (CDS e BE) até leva a dar 14% num dos gráficos




Pinto Monteiro nega as tais pressões

.
Procurador nega pressões no caso Freeport e avisa que manobras para criar "suspeições" vão fracassar - O procurador-geral da República (PGR) negou hoje a existência de "pressões e intimidação" sobre os magistrados do "caso Freeport", garantindo que "fracassarão" quaisquer manobras para criar suspeição e desacreditar a investigação.
.

Prémio «Mais vale tarde que nunca»

.
Câmara de Lisboa lança campanha de limpeza da cidade e contrata mais 120 cantoneiros... Porque daqui a sete meses há eleições - mas ainda bem: mais vale tarde que nunca. E... tome-se nota.
.

Arrogância e impunidade tipo mensalão

.
Um dos negócios em causa neste processo diz respeito a um Audi A8 que Isaltino Morais comprou por 35 mil euros e que vendeu um mês depois por 60 mil euros. 'Finalmente, um bom negócio!', afirmou (Isaltino). CM
Como quem dissesse: «Agarrem-me aqui nos calcanhares».
.

Diligência normal em processo de investigação perante os novos dados

.
Ouvir Sócrates, claro. Para esclarecimento cabal e para normal curso da investigação. . Não se percebe qual o drama.
.

segunda-feira, março 30, 2009

Freeport

.
Magistrados pedem audiência urgente a Cavaco, depois de terem denunciado pressões. É o primeiro gesto de João Palma. E logo forte. Pinto Monteiro divulga amanhã o primeiro comunicado sobre este caso.
.

Isto, porque as eleições são em Outubro

.
Sá Fernandes garante abertura do Aquaparque em Setembro - Tome-se nota.
.

domingo, março 29, 2009

Diz que diz que não diz


.

Há pessoas e há palhaços. Este é um desses: um palhaço. Nega, afirma, volta a negar. A uns diz que sim, a outros diz que não. Sempre com a mesma cara - já viram a cara?
Se quer mesmo enjoar, abra os sucessivos links e vá lendo a quantidade de contradições que por ali perpassam - só neste caso deste DVD de que se falava há meses e que finalmente aparece à luz.
Pessoas destas deviam ser estuidadas sob prismas psiquiátricos.
Há aqui, no mínimo, a meu ver, uma dose graúda de «transtorno bipolar».

.

Isso é que era bom...

.
Os actuais editores disto julgam que ofende quem quer. Não: ofende quem pode. E não é o caso.
.

PSP e GNR també nas ruas

.
Sindicatos da PSP preparam manifestação para o dia dos "secos e molhados" e GNR vai amanhã para as ruas - O 20º aniversário dos “secos e molhados”, episódio que colocou polícias contra polícias no Terreiro do Paço, em Lisboa, promete ficar assinalado com uma grande manifestação...
.

Actualizei

.
Veja a actualização que tive de fazer aqui.
.

Curiosidade

.
Leia aqui o que interessa mais e menos aos leitores do «Sol» na página de política desta manhã.
.

Vídeos de Diana Krall


.
Se gosta de Diana Krall como o Herman José (...), veja aqui cinco vídeos com músicas dela.
.

Falta de educação

.
Isto acho uma estupidez e falta de educação da parte de quem vaiou. Elevação precisa-se, digo eu. Sou contra esta vaia. Isto é o pior do PSD no seu melhor. Coitada da Fernanda.
(Parece que o homem até se atrasou por razões de Protocolo de Estado: o PM de CV estaria atrasado meia hora - li algures. Ah, foi aqui: a São José Almeida explicou a coisa).
.

Prémio «Acabem lá com isso»

.
Aqui. Note que Cândida Almeida foi só membro da Comissão de Honra de Mário Soares à Presidência da República. Vejo aqui incompatibilidade para tal decisão. Você não? Mas confio na parte de Pinto Monteiro que ainda seja de dureza rústica lá da minha terra.
.

Dia Nacional da Juventude: milhares na rua

Foram milhares. Vi aqui. Texto e fotos (cliquei no link, lá).
.

sábado, março 28, 2009

Concurso na próxima semana

.
Concursos da travessia sobre o Tejo e TGV lançados para a semana - O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, anunciou hoje em Setúbal que o concurso público para a construção da terceira travessia sobre o Tejo e para o troço do TGV... (Sol)
.

E o resto, João Marcelino?

.
E o resto, João Marcelino? Se o maior problema de Santana em Lisboa em 2002 e seguintes tivesse sido o túnel, estaria ele bem. Mas... e o resto? As contas que o Tribunal de Contas vem chumbando uma a uma, ano a ano? O favorecimento a amigos? A gestão danosa? As trafulhadas? A utilização do Estado para fins pessoais? A política urbanística de tipo trauliteiro? A portentosa megalomania - sempre à custa do erário municipal? O Parque Mayer e a Bragaparques? As demolições criminosas de casas e prédios já construídos em Campolide e na Ajuda, logo nos primeiros dias do manadato em 2002? A fraude da reabilitação urbana anunciada em telas falsas e nunca realizada? As empresas municipais geridas como se fossem secções do PSD? O vazio da acção municipal em todos os domínios mas com desperdício de milhões e milhões e milhões? A gigantesca dívida acumulada? ... Etc.. Etc. ...? O JM só se lembrou do túnel porque passa lá todos os dias. Os lisboetas lembram-se do resto - porque sofreram e ainda sofrem as consequências. Não há omo que lave aqueles anos de sujeiras. Isso é ponto assente.
Mais e mais simples: se o que impressionou JM foi a agora badalada coligação Santana-Portas, então digo que tem andado muito distraído: isso é previsível desde o início - desde que Carreiras mandou para a frente o nome de Santana, melhor: desde que Santana pôs Carreiras a mandar para a frente o nome de Santana. E o CDS não acrescenta nada a nada em Lisboa. 3 ou 4%, se tanto. Mais: na única sondagem já efectuada, esta direita com Santana não passa dos 26 ou 27%.
.
Uma nota, já agora.
João Marcelino nem disfarça que está farto de Ruben de Carvalho e diz de forma pouco delicada, para não dizer mal-educada até, que o PCP o candidata pela enésima vez. Faço notar umas notas para algum rigor: não é o PCP que candidata mas sim ele mesmo, Ruben, que se candidata; não é o Partido que o candidadata, mas sim a CDU; essa «enésima vez» é apenas a terceira candidatura e apenas em quatro anos - é como se fosse a segunda: foi a primeira em 2005, a segunda nas intercalares de 2007 e agora, lá para Outubro de 2009.
João Marcelino podia ao menos informar-se melhor. E, já agora, disfarçar a má vontade, conhecida, contra tudo o que lhe cheire a PCP.
Que diabo, não seria seu dever manter pelo menos a aparência de alguma neutralidade e equidistância, já que é director (agora do DN) e estamos em véspera de eleições? Não quer que o acuse de prejudicar o PCP, pois não? Mas prejudica. Todos os dias. Todos. Porque dirige e só sai o que manda ou o que permite.
.

sexta-feira, março 27, 2009

Grande bronca

.
TVI divulga vídeo. Sócrates desmente e processa a TVI e Manuela Moura Guedes. Tudo aqui. Grande bronca.
.

Tinha que ser

.
Tinha que ser. Tinha de haver um santanista nesta trapalhada. Miguel Almeida, chefe de gabinete de Santana na CML e deputado (nas listas feitas no tempo de Santana, claro). A pouca inteligência faz destas coisas. Ver a referência na pág. 17, col. 3, aqui. Onde houver trapalhada, pode escrever: está lá um homem destes.
O homem da carta anónima, que afinal tem nome e toda a gente sabia quem era, é um tipo do CDS de Alcochete e dizia que tinha medo de dizer o que sabia. Na minha terra, quem tem medo arranja um cão. O Zeferino arranjou um almeida, perdão, um Almeida.
.
Actualização
«O primeiro-ministro, o ministro do Ambiente é corrupto.» - anda a incomodar-me esta frase no vídeo, desde o primeiro dia em que o vi com mais atenção, fora da parafernália daquele Jornal de Manuela Moutra Guedes.
Primeiro-ministro? Mas quem estaria já a pensar em Sócrates como PM? Qual a alegada data do vídeo que pode ver aqui?
.

6 mil

Foram seis mil agricultores em Lisboa a protestar contra o governo ontem. É muita gente, para este sector, que não se movimenta facilmente.
.

quinta-feira, março 26, 2009

O que me incomoda

.
Desde esta manhã bem cedo que ando irritado com esta foto que pode ver aqui. Claramente, trata-se de uma encenação para eu ver, para você ver. No gozo. Mas para simular que é uma boa disposição genuína. O senhor está suspeito de uma série de coisas. Confessa o essencial: há por ali muita massa a rodos mal explicada. Agora até veio com esta das sobras de campanhas eleitorais do tempo da lei anterior... e declara mesmo que tem usado esse dinheiro para fins particulares.
Que o goze, OK...
Mas que ainda venha montar esta cena rodeado de amigos muito bem dispostos... que diabo, podia ter-me poupado a isso. Parece uma cena de publicidade da Zon ou da Optimus.
Uma coisa um bocado desmiolada, penso cá com os meus botões.
Esta coisa de a justiça e a comunicação social se interligarem num ponto chamado imagem incomoda-me. Já me aconteceu algo semelhante quando há uns meses o pai biológico da miúda de Torres Novas passou de repente a aparecer-me na TV lavado, barbeadíssimo, de fato e gravata por obra e graça da sua advogada, depois de, nas primeiras imagens, ter aparecido como de facto era: um marginal - assim me pareceu sempre...
Esta coisa incomoda-me mesmo.
Chama-se a isso, nos dois casos, simplesmente uma coisa: tentativa de lavar a imagem para se parecer o que não se é.
.
.

Ruben e Miguel Tiago na Câmara, Modesto Navarro na Assembleia

.
CDU apresentou candidatos municipais em Lisboa

Terminou há uma horas a grande festa que foi a apresentação dos candidatos municipais da CDU para a Câmara e para a Assembleia Municipal de Lisboa.
.
Pode ler tudo aqui. E, aqui, a notícia no Público.
.

Até que enfim

.
AR - PS vai dialogar sobre novo Provedor com todos os partidos - 6 comentários / 62 visitas - Ontem - O PS prometeu hoje que irá desencadear «imediatamente» o diálogo com todos os grupos parlamentares sobre a escolha do novo Provedor de Justiça, recusando a proposta de envolver o presidente da Assembleia da República como «mediador» (...)
.

Pouco edificante

.
Há cenas que se dispensam: esta é um exemplo. Ou esta. Mas talvez esta seja ainda mais detestável, numa ocasião destas.
.

Anunciada a bochechos e nem assim dá nenhum 'élan'

.
A novidade mais velha do planeta. Que frisson.
€€€€

Nunca?

.
Nunca. Não é estranho?
.

quarta-feira, março 25, 2009

Notícias de hoje

.

Quarta-feira, 25 de Março de 2009
Na Penha de França há muito para melhorar
Nas Torres do Alto da Eira, as condições de higiene são deploráveis, com especial incidência no terraço da sobreloja, local onde começa a faltar a cobertura.Na Quinta de Santo António, os Vereadores do PCP, também em visita, e na Vila do Rosário, encontraram situações de realojamentos necessários que a CML deve fazer..Leia mais….

Propostas do PCP são aprovadas mas a CML não as cumpre
De que serve a CML aprovar propostas se depois as não cumpre? Os Vereadores do PCP levaram hoje à sessão pública um relatório de situações de incumprimento de propostas apresentadas pelo PCP e aprovadas pela CML mas nunca cumpridas – numa clara falta de respeito por si mesma e em prejuízo da Cidade.
.
Leia mais…
.
Amanhã, quinta, às 18.30 no Hotel Roma
CDU de Lisboa apresenta candidatos
$$$$$$$
No dia 26, a CDU de Lisboa vai anunciar e apresentar publicamente os seus cabeças de lista e o essencial das equipas para a Câmara Municipal e para a Assembeia Municipal da capital.Li aqui..
.

Magnífico

.
.

Que lindo e repousante (mova o mouse). Clique neste link e mova o mouse. Para mudar o fundo clique nas imagens do lado direito e para mudar depeixe clique nas imagens à esquerda!!! Um aquário!... Vários aquários à direita... Para descontrair.

.

Outro mundo

.
Conheço este mundo desde criança e sempre me impressionou. E sinto-me muito próximo destas pessoas, onde quer que hoje as veja. Parece que para alguns deputados é novidade e estreia absoluta... Parlamento abre a porta a quotas de ciganos - périplo por acampamentos ciganos deixou os deputados com uma certeza: em Portugal há um outro país, perigosamente próximo do terceiro mundo. "Vi marcas de dentadas de ratos na cara de crianças. A pobreza extrema impressiona", revolta-se a deputada Rosário Carneiro. (Expresso)
.

Dar atenção ao que se passa na Itália

.
Un 'sí, podemos' en la izquierda italiana - Un vibrante discurso de Debora Serracchiani, dirigente local de 38 años, enamora a las desencantadas bases del Partido Democrático - MIGUEL MORA Roma 24/03/2009 - Habla claro y sin retórica. Comienza a soltar verdades entre sonrisas, con la voz suave y el índice levantado. Enseguida, en la platea se deshacen los corrillos y surge el entusiasmo. Su cara redonda de niña, coleta y flequillo, engaña.
Debora Serracchiani, dirigente italiana de 38 años, dirige su discurso durante la Asamblea Nacional de los Círculos del Partido Democrático- PD. (...)
El vídeo ha sido descargado miles de veces en Internet y en la web del PD (Youdem.it) es el más buscado del mes. Los comentarios son pura felicidad. "¡Grande!". "Finalmente una voz nueva". "¿Eres de verdad o un espejismo?". (El Pais)
.

Esta palavrinha «passado»

.
Editorial
.
Leio no JN que Santana Lopes foi convidado pelo American Club para falar. Claro, falar de si. Diz assim Isabel Teixeira da Mota: «Convidado para defender o planos da sua candidatura à câmara de Lisboa, o ex-autarca socorreu-se de um power point pelo qual mostrou a evolução das contas camarárias da capital nos últimos 20 anos. "Se falo nisto é porque as coisas têm que fazer sentido, têm de ser tratadas com verdade".
Santana disse acreditar que "as pessoas votam pelo presente e pelo futuro. Não votam pelo passado". Por isso não se deteve muito a falar do seu mandato à frente da câmara de Lisboa.»

Como é que eu começo isto? É que SL é um poço de contradições até nas coisas mais banais. Nisto por exemplo: traz uma bateria tecnológica para a sala, dá-se ao trabalhão de alguém preparar em power point uma data de números e de datas e de barras e de linhas quebradas e de slides magníficos e retocados a referir sistematicamente o passado. Designadamente o passado financeiro da CML, fabricado pela sua candidatura. Com que fiabilidade, não sei, mas presumo: por tudo o que vi em seis ou sete anos, acho que nem corro risco nenhum de errar se disser que com credibilidade nenhuma. Mostra algarismos atrás e algarismos. Não para demonstrar mas para subsumir, subentender, submostrar, subdemonstrar (como faz na lamentável sequência de slides da etérea abertura do seu chamado «site de campanha»). E depois atira de repente: «Não quero falar do passado. É só porque as coisas devem ser tratadas com verdade». Ou, na sua linguage,m escorregadia e de acordo com a repórter: "Se falo nisto é porque as coisas têm que fazer sentido, têm de ser tratadas com verdade".
Dá-se àquela trabalheira e depois diz que se fala é porque não sei o quê. Ainda por cima sempre com um sofisma subjacente: o que diz querer demonstrar é o seu ponto de partida e não de chegada: vai buscar as contas dos últimos 20 anos - deve estar a querer declarar-se herdeiro de Krus Abecasis... Mas negá-lo-á na primeira esquina na mesma linguagem húmida ao estilo do futebolês do género «Não me comprometam»...
E depois aquela coisa tãããão querida de levar 20 anos em power point a acabar a coisa a dizer que isso não interessa porque as pessoas querem é saber do futuro e não do passado: "As pessoas votam pelo presente e pelo futuro. Não votam pelo passado"...
Há aqui um qualquer sintoma de bipolaridade que me deixa de pulga atrás do ouvido.
20 anos de contas de que, diz SL, as pessoas não querem saber? As pessoas não querem saber ou SL não quer que se saiba?
Bem me parece é que este concreto passado vai ter muito - mas muito mais - para nos ensinar e que ninguém vai querer que volte.
.
Ora, quanto a Contas da CML, a verdade é muito mais densa do que esta fumaça que SL levou ao American Club. Os empresários e fornecedores que andaram anos à espera que o digam.
As instâncias de supervisão já o disseram.
O Tribunal de Contas já por duas vezes chumbou contas do tempo de SL.
Os números relativos à dívida são assustadores.
De menos de 400 milhões de dívida total em finais de 2001, passou-se para perto de 1 500 milhões nos seis anos de governança PSD, 80% dos quais estando SL aos comandos da CML.

Factos, meu caro Watson. Uma chateza.
Números reais impossíveis de baratinar: uma chatice.
.

terça-feira, março 24, 2009

Segurança em Lisboa

.
Assembleia Municipal aprova moção de censura a António CostaRTP - Lisboa, Portugal - Lisboa, 24 Mar (Lusa) - A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje uma moção de "censura" ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa(PS), ...
.

CDU de Lisboa

. 16:22 - Autárquicas/Lisboa: CDU repete Ruben de Carvalho e Modesto Navarro como cabeças-de-lista Lisboa, 24 Mar (Lusa) -- O vereador comunista Ruben de Carvalho e Modesto Navarro, líder da bancada comunista, voltam a ser os cabeças-de-lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Lisboa nas eleições autárquicas, adiantou à Lusa fonte do PCP.

.

Breves (notas)

.
Lisboa - Moção de censura a António Costa
Lisboa - Superquartel espera ter verbas do QREN
.

Dona Estefânia

.
Assembleia Municipal - PCP exige que Câmara de Lisboa tome posição sobre encerramento do Hospital Dona Estefânia - 23.03.2009 - 19h22 Lusa - O PCP vai exigir amanhã na Assembleia Municipal que a Câmara de Lisboa tome uma posição sobre o encerramento do Hospital de Dona Estefânia, um fecho que os comunistas consideram um "retrocesso civilizacional". (Público)
..

segunda-feira, março 23, 2009

Boletim oficial afoga jornal

.
O homem da garganta mal educada fica calado perante isto?
.

Eh, pá. A coisa tá séria!

.
22 Março 2009 - 00h59 - Jaime Gama: Incidente na MadeiraO presidente da AR, Jaime Gama, iniciou uma visita à Madeira, mas os deputados do PS, que não esquecem elogios antigos a Alberto João Jardim, recusam participar num jantar. (CM)
.

Alameda - São Sebastião

.
Lisboa - Metro cresce mais dois quilómetros em Agosto
.

Gebalis

.
Autarquia: Lisboa perde 3,6 milhões com habitação social - Fonte: Económico Publicado há 72 minutos - ...nos 17,4% em 2008, correspondendo a uma dívida de 3,6 milhões de euros. Segundo dados da Gebalis, a empresa da câmara de Lisboa que gere os bairros municipais, o incumprimento no pagamento de das rendas sociais tem vindo a aumentar nos últimos anos, passando...
Imobiliário: Gebalis processa 439 famílias por incumprimento - Fonte: Económico Publicado há 72 minutos - Estão a decorrer nos tribunais 439 processos judiciais da Câmara Municial de Lisboa contra os arrendatários de casas de habitação social por falta de pagamento da renda. São os casos em que a autarquia não...
.

domingo, março 22, 2009

AM de Lisboa vai debater a segurança por iniciativa da CDU

.
Na Assembleia Municipal de 3ª-feira próxima, o PCP vai debruçar-se seriamente, mais uma vez, sobre as questões da segurança pública em Lisboa. Do estudo efectuado resultou uma moção e recomendações muito fortes à CML. António Costa não poderá alhear-se disto. Ali se diz às tantas que «o executivo da Câmara Municipal de Lisboa é, também ele responsável pelo agravamento da situação, aceitando a instalação da Divisão de Trânsito da PSP na Alta de Lisboa, em vez de uma força da mesma polícia vocacionada para a prevenção e o combate ao crime, destino inicialmente previsto para as instalações cedidas para esse efeito pela Câmara Municipal de Lisboa; (...) a Câmara Municipal de Lisboa tem responsabilidades directas relacionadas com o ambiente urbano, como a higiene e a limpeza urbana, a iluminação pública, a gestão dos bairros municipais, e sobre os equipamentos de fruição pública, como os jardins, parques infantis e equipamentos desportivos (...)».


.

São Bento das 5 freguesias

.
Conhecem a aldeia de São Bento da Porta Aberta? Pois agora ficam a conhecer a Rua de São Bento das Cinco Freguesiasis... Parece apenas uma mera curiosidade. Mas pode ser mais do que isso. Esta coisa de haver várias unidades administrativas e de saúde numa só rua, é fonte de complicações na vida real de cada um, de certezinha absoluta...
.

Droga de política

.
'Narcos' en Guinea-Bissau - Uno de los diez países más pobres del planeta está en manos de traficantes que envían droga a Europa (...). El Pais.
.

sábado, março 21, 2009

Falta de chá, mesmo, Dina. Tens toda a razão

.
Houve uma tourada que envolveu a minha amiga Dina Soares, da RR. Acompanhei. Você pode ler estes posts e fica a perceber tudo: este, este, este e mais este. Concordo com ela: que falta de chá...
.

Já nem me lembrava dessa - mais um herói da batata

.
Já nem me lembrava dessa do Pacheco Pereira: foi ele que proibiu os jornalistas de circularem em São Bento. Ele, o grande intelectual, defensor das liberdades, dar-se a uma baixaria dessas...
.

Queixa-crime

,
Falso testemunhoPCP faz queixa-crime contra gestores do BPN - Por Helena Pereira, Sol - Hoje O PCP vai enviar para o Ministério Público (MP) uma queixa-crime de prestação de falso testemunho à Assembleia da República por parte de actuais e ex-administradores do BPN. É o caso de Dias Loureiro, Vaz Mascarenhas, António Franco, Francisco Comprido e Fonseca Pinto
.

Os elos mais fracos

.
É interesaante notar como os heróis se atiram aos mais fracos. Foi assim com António Costa que fez do actual MAI gato-sapato há umas semanas (não gostei nada disso, como escrevi na altura). Agora vem um dos heróis da batata filosófica - mais um, como Santos Silva, que de tanto brilho intelectual acaba por ofuscar-se a si mesmo. Trata-se de Carrilho. Um verdadeiro zerito à esuqerda (salvo seja). Pois este herói acaba de atirar-se a outro «independente» que não é do aparelho (com esses não se atreveria): destrói de uma penada a «política cultural» deste mandato. «Foi um mandato perdido para as políticas culturais». Mas não se atira a Sócrates que, como PM, claro que é o responsável. Não. Atira-se a Pinto Ribeiro. Um herói. Mas só o faz, mesmo assim, depois de bem seguro o seu lugar na UNESCO em Paris. Que corajoso...
.

Museu no Aljube

.
Aqui.
.

Ganha a TSF

,
A greve é contra ti - diz a voz de Eduarda Maio. O anúncio foi retirado do ar. Mas quero que fique aqui em arquivo - para memória futura. É que eu nunca mais ouvirei as notícias da Antena 1 às 8: dividia com a TSF. Ganha a TSF, claro.
.

Uma hora e 25 para um minuto

.
Uma maratona a pé teria sido mais rápida. A PSP tem de ser mais rápida se quer ganhar a guerra. Leia aqui Nuno Ropio, JN, e dê atenção oas tempos da demora a chegar (1 h 20 m), que critico preocupado, e da intervenção rápida (1 m), que elogio. E se algum dia for uma coisa a sério?
.

sexta-feira, março 20, 2009

A Gardunha, para lá dos 600 metros de altitude, é realmente fascinante

..
O autor da foto ao lado é um apaixonado da Natureza, designadamente a da Beira Interior. E é-o com toda a legitimidade e com justificação plena: conhece muito bem aquelas paragens, aqueles penhascos, aquelas belezas isoladas e raras.
Ele visitou comigo a Gardunha há uns dias. E, na sequência, publica aqui, e também aqui, no seu blog pessoal, algumas dessas belezas.
No caso da foto que escolhi, há um não sei quê de místico nas várias sugestões de interpretação (sempre de pendor muito pessoal). Para mim, a imagem é mais mítica do que mística - passe o trocadilho. Mas o que sobra para mim é realmente a força da Serra. A resistência. O que resta do tronco queimado há dezenas de anos é forte - tão forte que a mim me obriga a pensar teimosamente num protesto da Natureza face aos criminosos incêndios de há 30 e de há 20 anos - mais ano, menos ano, julgo saber que a Gardunha «foi ardida» por duas vezes...
Lá em cima, as coisas ganham outra força. Esta «imagem» fica pertíssimo de um local mítico na zona: o Carvalhal, que apela às lutas do Povo pela posse dos baldios. No caso, geridos até ali pela família Garrett. Essa mesma: a dos descendentes de Almeida Garrett.
.

CDU de Lisboa apresenta candidatos

.
No dia 26, a CDU de Lisboa vai anunciar e apresentar publicamente os seus cabeças de lista e o essencial das equipas para a Câmara Municipal e para a Assembeia Municipal da capital.
Li aqui.
.

Eleições europeias a 7 de Junho

,
Li aqui, hoje de manhã.
.

quinta-feira, março 19, 2009

Museu dos Coches

.
Arqueologia/Coches: Manifestantes exigem intervenção do Conselho Nacional de Cultura
Lisboa, 18 Mar (Lusa) - Os manifestantes hoje reunidos em Lisboa, frente aos Serviços de Arqueologia, aprovaram uma moção em que exigem a intervenção do Conselho Nacional de Cultura quanto às decisões relativas aos Museus dos Coches e da Arqueologia.
.

Segurança

.
Mesmo sem se saber se vem mais polícia, vai ser preparado um contrato local de segurança e o Conselho Municipal de Segurançça vai ser chamado a pronunciar-se.
Mas a ideia de ter câmaras de videovigilância (na Baixa e no Bairro Alto), que regressa de forma peregrina outra vez, não agrada mesmo nada. Vamos ver nno que dá e o que diz a Protecção de Dados.
.

quarta-feira, março 18, 2009

Um homicídio que se vai repetir? Um empate por um a zero? Um traumatismo ucraniano?

.
.

Aqui há dedo de Santana Lopes

.
Editorial
.
1
Ontem a AML «chumbou» o empréstimo de 36 milhões.
Uma notícia estranha, já que tinha havido unanimidade na CML.
Merece reflexão o que se passou na sessão de Câmara e da Assembleia Municipal com a votação de um empréstimo de 36 milhões para que a CML pudesse pagar a centenas de pequenos e muito pequenos dos seus fornecedores de benms e serviços.
O empréstimo foi aprovado na Câmara por unanimidade, PSD incluído. Mas não passou na Assembleia Municipal. Neste órgão, o PSD, que tem maioria absoluta, inviabilizou a proposta votando contra, ao passo que todas as restantes bancadas a aprovavam. E de nada valeram os argumentos de Paula Teixeira da Cruz.
2
Resultam daqui, a meu ver, pelo menos três conclusões:
1ª - A bancada do PSD na CML, formada por «mendistas», à excepção de Negrão, que circula pelas facções, mas que pouco aparece - o que acarreta de imediato a noção de que tem agora cada vez menos peso no conjunto do PSD.
2ª - Quem manda na bancada do PSD na Assembleia é Santana Lopes: os eleitos na actual bancada foram candidatos ainda oa tempo de Santana (a AML não foi a votos nas intercalares de 2007) e agora têm de mostrar serviço para se reposiciorem na grelha de partida, outra vez com Santana.
3ª - Paula Teixeira da Cruz já não tem valor de mercado neste jogo.
3
Sabido isto, pergunta-se por que razão Santana se empenha neste tipo de coisas.
A resposta parece simples: a Santana não interessa nada que este dinheiro viesse aliviar empresas e empresinhas a quem a CML deve dinheiro. Apenas lhe interessa a mecânica da política no pior sentido: se é para aliviar as dores de António Costa neste fim de mandato à bica das urnas, então vota-se contra. Isso, independentemente de poderem daqui resultar mais umas falências e mais uns despedimentos. Para Santana, isso são trocos. Tanto mais quanto é certo que não é ele que está na ribalta, pelo que nunca poderemos reponsabilizá-lo pelas dificuldades dos pequenos fornecedores.
.

Um PSD bipolar

.
Ou: «Um bi-PSD também é interessante»
.
Apesar do pedido de «reflexão» feito pela presidente da Assembleia, Paula Teixeira da Cruz (PSD), que sublinhou estar em causa «um conjunto de micro e pequenas empresas muito grande», às quais a autarquia poderia pagar com este empréstimo, a proposta foi chumbada pelo PSD, com os votos favoráveis do PS, PCP, PEV, BE e abstenção do CDS-PP.
.

Déjà vu

.
Já vi isto. Isto já aconteceu à minha frente. Foi assim que Santana e Lippari fizeram na CML, enxameando-a de boys da JSD e outros. Eles ainda estão aí, por todo o lado. Agora, ainda a campanha vem longe e já começa outra vez o baile: Santana Lopes já pensou convidar Joaquim Jorge para Lisboa - Santana Lopes confessou que já pensou convidar Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, para um cargo na Câmara de Lisboa.
.
É assim que se funciona para aquelas bandas. Convida-se para um cargo e pronto. Um cargo. Uns votos. Umas coroas. Prontos! O dinheiro nem é meu, pensa o homem, quero lá saber: mais um aliado, menos um a chatear.
.

São assim os dedicados heróis da Pátria

.
Armando Vara duplica salário no BCP - Armando Vara duplicou o rendimento ao passar de vogal do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para vice-presidente do BCP …
.

Amigos, amigos… negócios à parte

.
Gestores da EPUL acusam Fontão - Os ex-admistradores da EPUL Luísa Amado e Arnaldo João contradisseram ontem o ex-vice--presidente (...)
.

terça-feira, março 17, 2009

Governo do PS e Câmara de Lisboa de maioria PS são por igual responsáveis da situação de insegurança - diz a CDU de Lisboa

.
Há ou não há insegurança em Lisboa? E de quem é a responsabilidade?
Veja aqui uma Nota hoje emitida pela CDU de Lisboa e outras referências sobre este tema, às quais acrescento outras:
CDU considera Governo e Câmara co-responsáveis pela insegurança em ...Público.pt - Lisboa,Lisboa,PortugalAquela força política diz ainda, numa nota envida hoje à comunicaçãosocial, que “de nada vale a António Costa, agora Presidente da CML,sacudir a água do ...
- Segurança: PCP acusa António Costa de «oportunismo eleitoral»Diário Digital - Lisboa,PortugalO líder da organização distrital de Lisboa do PCP, Carlos Chaparro,acusou hoje o presidente da autarquia, António Costa, de "oportunismoeleitoral" em ...
- PCP acusa António Costa de "oportunismo eleitoral"RTP - Lisboa,PortugalLisboa, 17 Mar (Lusa) - O líder da organização distrital de Lisboa doPCP, Carlos Chaparro, acusou hoje o presidente da autarquia, AntónioCosta, ...
..

segunda-feira, março 16, 2009

No meio da imundície em Odivelas. Uma vergonha para a Câmara local

.
"Vendemos no meio da imundice" - Os comerciantes do mercado de Odivelas queixam-se da falta de condições de trabalho e da redução da clientela. A Câmara até já tem um projecto de requalificação do espaço....
.

EPUL pode vir a ter um provedor do enganado?

.
Fizeram da EPUL uma empresa falida («em falência técnica, com 15 milhões de capitais próprios e sem receitas previstas este ano»). As pessoas reclamam. Agora, como ponto de fuga, aparece esta de talvez se poder vir a «criar a figura do provedor» (do enganado) para, atenção, para dar resposta aos reclamantes – ou seja: para que não nos chateiem… Li Ana Henriques no ‘Público’ e comentei.
.


E se houver um acidente?

.
Polícia conduz 'segway' na ilegalidade - Diário de Notícias - Lisboa - ‎4 horas atrás - ‎O DN contactou o assessor de imprensa da Câmara de Lisboa para se pronunciar sobre o facto de os agentes da sua Polícia Municipal circularem na Baixa com ‘segway’...
.

sábado, março 14, 2009

Bacocadas de quem não tem mais nada na cabeça

.
O 'staff' de Santana Lopes, de cabeça oca, como sempre, tem no seu líder um bom exemplo de futilidades. Sabemos agora pela boca do próprio que o metro-padrão que ele mesmo usa para saber se tem hipóteses de ganhar eleições é o seu telefone: se toca muitas vezes, é bom sinal para ele; se não toca tanto, mau, mau. E agora, diz ele, volta a tocar (veja as últimas frases deste link).
É realmente de gargalhada.
Mas o statff não é melhor que ele: marcaram (ele marcou) o arranque da campanha para «dia 12 às 12»». Um fetiche. Para melhor só mesmo... dia 13 às 13, supersticioso como ele é, de fitinha no pulso e provável consulta ao Paulo Cardoso e tudo. Mas, vá lá, foi para dia 12 às 12. E o que era a surpresa?
Apresentação do blog (Lisboa com sentido) (re)activado: o sítio já estava no ar (como eu assinalei de imediato) com uma balelas de Lisboa ter sido feliz quando Santana derretia a massa toda aos milhões a espalhar pelos amigos empreiteiros e promortores de eventos e nem sequer pagava a ninguém...
Apresentação de um blog? Ganda marca. Não há mais nada? Baah!
Actualizo: um leitor diz que se estreou a 12 às 12 o blog e não o site. Bem sei. Melhor, bem vi. Mas o acesso pelo site é mais simples. E se forem ver os textos inseridos no blog verão que são uma pepineira sem sentido, embora o nome do blog seja «Lisboa com sentido»...
.

A maior de sempre. Mais de 200 000


Obrigado pelas fotos, José.

sexta-feira, março 13, 2009

O mau feitio de Sócrates

.
Será cansaço, como diz Albertol Martins? Ou será estrutural?
Incómodo na bancada socialista
.

Notícias de hoje

.
- Moradores do Cabrinha insistem em ocupar casas
- Irmãs da caridade foram enganadas pela câmara
.

Cada um queixa-se de onde lhe dói

.
Ontem, se repararam, a SIC N afirmava em legenda, enquanto entrevistava comerciantes do Bairro Alto, que muito ainda falta fazer para ter o bairro limpo - e mostrava as paredes e ruas a pedri limpeza, da facto.
Hoje, leio no DN, em reportagem sobre a mesma visita, exactamente o contrário: «Moradores e lojistas satisfeitos com limpeza - Fonte: Diário de Notícias Publicado 2009-03-13 - Lisboa. Em cinco meses, a câmara limpou fachadas de 98 edifícios...edifícios de intervenção, um projecto da Câmara de Lisboa inserido no plano de requalificação do Bairro Alto, António...dos pavimentos. No dia em que o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, passeou pelas ruas do Bairro Alto...».
O mais interessante é que eu acho que todos têm a suas razões: há locais limpos e há outros que... faz favor...
.

quinta-feira, março 12, 2009

O momentâneo lapso de memória de António Costa

.
Na foto: Manifestações de aclamação da Vereação Republicana de Lisboa de 1908. Se estes republicanos cá estivessem, António Costa que se cuidasse com coisas destas...
.
António Costa disse há dias que «o governo civil é o canal habitual de comunicação das câmaras com o Governo». Disse. Mas não é verdade. Melhor: já não é verdade e há muito, muito tempo. É uma questão histórica. É uma aquisição político-cultural que devemos aos republicanos que há mais de um século prepararam o Congresso Municipal de 16 de Abril de 1909. Eu explico. Pessoa amiga chama-me a atenção para a contradição entre esta afirmação de António Costa e o curso das ideias republicanas de 1909/1910 - os quais se manifestaram sempre contra o papel castrador e censório do comando legal (creio que do Código Administrativo de 1895 - e que perdurará por muitos, muitos anos) que obriga as câmaras a dirigir-se aos membros do Governo através desse excrescência autocrática que são os governadores civis.
.
Lembro-me muito bem da dificuldade dos altos funcionários das câmaras, logo a seguir ao 25, designadamente da parte dos então Chefes de Secretaria, em engolirem esta coisa de as câmaras se dirigirem directamente aos ministros sem passarem pelo Governo Civil - o que hoje é para todos evidente mas que na altura era ponto de luta...
.
Fica feita a referência cultural. E fica registado o momentâneo lapso de memória de António Costa.
.

Hoje é notícia

.
- Sócrates almoçou com três actores de segundo plano e isso é intrigante...
- Santana Lopes ameaça algo para dia 12 às 12...
- O Presidente da CML e o MAI Rui Pereira fizeram as pazes...
- Lisboa vai ter mais um jardim no Aquaparque - é a promessa...
Se as notícias de hoje são estas, então é porque Lisboa está mesmo votada ao abandono - até pela comunicação social. Não será assim?
.
Bem, há aqui uma coisa com algum interesse: Tribunal chumba contas do Executivo municipal liderado por Santana. Acrescento: por Santana e por Carmona - foram as de 2004. Mas por que razão não chumbam logo as contas de todos aqueles anos? (Santana, claro, já veio chutar para canto, dizendo que não é nada com ele. Não é nada com ele?? Estão ele esteve na CML sete dos 12 meses desse ano - depois foi estragar as coisas em São Bento - e não é nada com ele?? Que raio de gente esta, pá!).
.
Ah! Mas está aqui outra coisa sem interesse: Líder do PSD diz que Sócrates é "incompetente" ...
.

quarta-feira, março 11, 2009

Notícias da Cidade grande, aqui e ali aflita com problemas de segurança e outros

.
CDU da Ameixoeira, Charneca e Lumiar condena António Costa - A Câmara Municipal de Lisboa realizou, no passado dia 4 de Março, uma Reunião Pública descentralizada (...). - Leia aqui o comunicado todo.
.
Segurança é serviço público. É preciso mudar a política - defende Jerónimo de Sousa - Leia a intervenção de Jerónimo de Sousa aqui. - Lido na imprensa, aqui: «O líder do PCP considera "chocante"que António Costa tenha dito que o que se passou no bairro Portugal Novo seja apenas um caso de polícia (...).»
.
Centro de Saúde do Lumiar: abaixo-assinado por mais e melhores serviços - Associação de Utentes de Saúde da Ameixoeira, Charneca e Lumiar. - Assine a petição aqui. Leia aqui o resto da petição.
.

terça-feira, março 10, 2009

O LL no Destak

.
O LL no Destak de ontem. Há uns tempos tinha respondido a umas perguntas do jornal. Foram publicadas ontem. Gostei de me reler, honestamente.
.
QUAIS SÃO OS OBJECTIVOS DO SEU BLOGUE?
Criei o blogue no tempo de Santana Lopes com um objectivo declarado: constituir uma trincheira contra a ilegalidade, o desplante, o abuso, a ilegitimidade.
Naquela altura, todos os dias havia más notícias para Lisboa. E era preciso denunciar.
.
QUAL É A MUDANÇA MAIS URGENTE PARA A CIDADE?
Muitas. Mas a reabilitação da Baixa e a regulação do trânsito e do estacionamento talvez fossem coisas das mais bem-vindas. Há outras: as ruas deviam estar limpas, os canteiros cuidados, o espaço público limpinho. Nada de grandes obras. Quem não tem dinheiro não tem vícios.
.
COMO DESCREVE LISBOA?
Uma terra linda. Já viram o rio quando há nuvens pouco cerradas, como ainda esta manhã aconteceu, e o sol se estende pelas águas em tons de lilás e dourado? Ou o emaranhado de casas daMouraria? Ou as escadinhas que por todo o lado ligam patamares desnivelados?
.
A jornalista descreve assim o LL: «Lisboa Lisboa é um blogue da autoria de José Carlos Mendes. Além das suas opiniões atentas sobre a cidade que vê «avenida a avenida, bairro a bairro», «expressamente para escrever um post», José Carlos disponibiliza uma série de ligações aos meios de comunicação nacionais e a alguns internacionais. Faz ainda menção a partidos políticos e não esconde a sua preferência, a CDU.»
.
E é citado um post desse dia:
«António Costa chega a Lisboa e, com a força toda, desata à tareia... no policiamento de proximidade e no encerramento da esquadra do Rego. Mas,em meu entender, errao alvo.(...) bate no elo mais fraco: a DirecçãoNacional da PSP».
JOSÉ CARLOS MENDES
.
.

Ah, afinal havia um relatório a avisar...

Foto: TVI24.
Desacatos não surpreendem - Fonte: Jornal de Notícias - Publicado há 6 horas - ...deste domingo no bairro Portugal Novo, em Lisboa, foram previstos pelas autoridades policiais...competentes, incluindo a Câmara Municipal de Lisboa, a Polícia descreve o bairro como uma...Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, assumiu ter conhecimento do relatório...
Tudo isto me parece um salve-se quem puder do caneco: «Costa critica as opções de ministro»
Mas, para lá de qualquer relatório, há que notar, «ab origine», como se diz ali para os lados do Campo Grande, que tudo o que se passa na Cidade - seja em que domínio for -, desde que afecte moradores (e mesmo que se trate de droga e dinheiro vivo a comprar casas sem papéis como se isto fosse Chicago em 1930), - tudo isso e tudo o resto é com a CML, é com o poder político. Não há áreas brancas. Claro que não. Isso, santa paciência. Nem são precisas grandes teorias. Basta a Constituição e a Lei das Competências Autárquicas. Ou nem isso: bastaria o bom-senso.
Mais.
António Costa quis desviar para canto e arranjou esta guerra com o ministro independente do Governo PS logo a seguir ao Congresso em que se sagra como nº 2. E isso intriga. Por um lado, porque quer esconder a inércia da Câmara nestas matérias, apesar dos avisos - como ainda há dias aconteceu com o Encontro da CDU sobre bairros municipais, onde a questão da segurança esteve em primeiro plano.
Depois, Por mais que Costa se esforce, neste seu braço-de-ferro com «o Governo», como dizem alguns jornais, fica-me sempre este sabor a jogo escondido: não estou a ver António Costa, nº 2, a afrontar Sócrates, por mais que ele diga que tenm de defender Lisboa, «incomode quem incomodar». . me parece... Há aqui algo que me escapa...
.

Na próxima época não há campeonato de futebol

.
.

segunda-feira, março 09, 2009

Dias Loureiro

.
Inquérito
Dias Loureiro deve demitir-se do Conselho de Estado?
Sim (94%, 551 Votes)
Não (6%, 34 Votes)
Total Voters: 585
(In O Arrastão)
.

Ai, chega, chega, chega, chega... a minha agulha

.
PSD-Lisboa com «predisposição» para coligação com CDS-PP - O presidente da Comissão Política Distrital de Lisboa do PSD, Carlos Carreiras, disse hoje à agência Lusa que existe por parte da estrutura que dirige...
Diário Digital 09, Mar 2009 - 18:53
Mais chega-chega: «PSD assumirá 80% dos custos nas coligações - Fonte: Diário de Notícias Publicado 2009-03-10 - ...encontram-se hoje na sede laranja, na Lapa, em Lisboa, para discutir a ampliação do quadro...forças políticas, como é o caso do PPM em Lisboa, ou a cidadãos independentes. Tal como...dificuldade em organizar as listas. Só em Lisboa, existem 53 freguesias, ...»
Parece aquele chega-chega do filme «A Canção de Lisboa» em que a actriz Beatriz Costa dança para lá e para lá e dança para cá a para cá: «... afasta, afasta, afasta o meu dedal»...
.

domingo, março 08, 2009

«Temos trabalhado bem», diz António Costa sobre Roseta

.
Duas entrevistas de grande extensão no mesmo dia: uma de António Costa e outra de Helena Roseta (agora em substituição de Sá Fernandes de há dois anos atrás nas parangonas dos jornais). Primeiro, a de Costa. De tudo o que foi dito sobre Lisboa, selecciono:
«- Gostava de ter Helena Roseta nas suas listas?
- Temos trabalhado bem os dois. Como é sabido não pensamos rigorosamente o mesmo sobre a cidade, há diferenças entre nós, mas acho que no trabalho nos temos conseguido entender. Espero que assim continue a ser. Vamos aguardar. Não será por mim que não haverá entendimento.»
Dá para pensar: o que é que eu vejo para lá disto que leio?
.
Exemplo: «Helena Roseta recusou qualquer entendimento com o PS relativamente à câmara de Lisboa e frisou que o acordo que tem em relação à habitação camarária é apenas com o presidente da autarquia e não com o partido.» (TSF)
Ou este outro: «(Roseta) é clara nesta entrevista: será candidata a presidente da câmara se o seu movimento voltar a recolher as assinaturas necessárias. Quem quiser (leia-se o BE) poderá apoiá-la; mas ela irá a votos e depois trabalhará sem preconceitos com quem quiser servir Lisboa.» (DN)
.

170 mil

.
Este blog passou as 170 000 visitas em pouco mais de 18 meses: desde Abril de 2006, mas desligado durante 4 meses...
Não é mau.
Mas há muito melhor.
.

sábado, março 07, 2009

Erros, muitos erros. Erros crassos. Erros de palmatória. Não há desculpa

.
"Gravar-lo", "puxando-las", "acabas-te", "básicamente", "fês", "caêm", foram alguns dos erros detectados e que fizeram a capa do semanário Expresso.
Isto vem no 'Expresso' - com uma imagem diabólica, e a Lusa reproduz. Eu cito.
Isto aparece aos miúdos quando usam o «Magalhães» para jogos. Chama-lhes Jogos Didácticos. Mas é mentira. São só jogos.
.

A luta ainda não acabou

.
Mais de 10 mil docentes fizeram, este sábado, um cordão humano e concentraram-se à frente da Assembleia da República.


.

Cegonhas no Fundão

.
Uma cada vez maior colónia de cegonhas acontonou-se aqui há uns anitos nas zonas húmidas dos salgueirais da Ribeira da Meimoa e arredores, ao longo de um troço da A23, próximo da saída para o «Fundão Norte»... A colónia reproduziu-se, adaptou-se, já quase não sai dali para procurar terras mais quentes. Bonito de ver. Eu vi, há uns dias. O leitor, já que não pode passar por lá e presenciar, pelo menos veja.

Agradeça-se publicamente ao fotógrafo-registador(-amador, mas de um amadorismo tão dedicado que dá gosto só de olhar aquelas imagens dos ninhos e dos casais. Sei de quem já lá viu pelo menos um filhote adeitar a cabecita de fora...).
.

Editorial

.
António Costa e a PSP
.
Depois de ter sido ministro da Administração Interna, António Costa veio para a CML. Como MAI, foi responsável pelas polícias quase todas. Hoje, como autarca, sente o mesmo que toda a gente: que, enquanto esteve no MAI, não resolveu uma série de coisas. Uma delas, pela que a CDU sempre se bateu: o policiamento de proximidade.
Pois cá está.
Depois do Congresso do PS do fim-de-semana passado, António Costa chega a Lisboa e, com a força toda, desata à tareia... no policiamento de proximidade e no encerramento da esquadra do Rego concretamente. Mas, em meu entender, erra o alvo. Ou melhor: bate no elo mais fraco: a Direcção Nacional da PSP. Não bate em quem devia: o ministro actual, seu sucessor e o Governo, designadamente o Primeiro-Ministro.
Não bate, mas devia.
São os responsáveis políticos que devem ser apertados também.
O Correio da Manhã de hoje cita uma série de afirmações de Costa que, no contexto a que me refiro, devem ser apreciadas uma a uma. Cito: «Tenho confiança que a senhora governadora civil seja, neste caso, um canal de diálogo sério, responsável e credível. Outros não têm sido.» «A esquadra não foi dotada de meios (...) é uma situação absolutamente lamentável e exige uma alteração radical de atitude por parte do Estado.» «Não há uma visão para as questões de segurança na cidade. É preciso clarificar a política de gestão de esquadras.»
Aqui.
Espanto-me. Tudo isto me parece muito curioso...
.
Complemento
Só por curiosidade, dê uma vista de olhos aqui. Foi uma coisa séria, na Amadora. E veja as fotos «linkadas» lá em baixo, no fim do texto.
.

Aximage

.
Abstenção (Fevereiro/Março) : 40,1 / 41,5
PS : 38,2 / 38,3
PSD : 23,8 / 24,0
CDU : 9,2 / 9,0
CDS : 7,7 / 6,8
BE : 12,0 / 12,6
Aximage – Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.
Aos 12% atribuídos ao BE pela Aximage já há uns tempos (não por outras) acrescento duas notas: primeira: já em actos eleitorais anteriores referi que a distância entre as sondagens para o BE e a sua expressão real se deve ao excesso de peso de Louçã (comparando com o peso na sociedade); segunda: o próprio Oliveira e Costa, da Eurosondagem, ontem, na SIC Notícias, relativamente a outra questão e a outros agentes, referiu à ligeira: «Neste caso (de um determinado actor político), atribuo a pouca expressão na sondagem à baixa visibilidade. Na realidade, depois, haverá uma correcção». Claro. Ele que já publicou tanta sondagem sabe-o tão bem como eu ou o leitor. As televisões, como dizia o outro, até vendem PRs como se fossem sabonetes. Lembram-se do Emídio Rangel. Já mostrei aqui várias vezes a baixa expressão da CDU desde 2001 e a elevada expressão do BE nas sondagens - e comparei com a votação posterior nas urnas. A CDU em 2007 chegou por esta altura a ser dada para a CML com 6%!
(E depois a CDU teve dois vereadores e o BE um. E hoje não tem nenhum).
(Uma semana destas havia previsões de uma empresa de 14% para a CDU a nível nacional).
Quanto aos 12% da Aximage para o BE, repito: é fruto da exposição televisiva obsessiva de Louçã. Só de Louçã.
Televisão é assim: está sempre à babugem de um comentário de quem não representa perigo para os acionistas...
Mas é a vida que comanda a vida, não é o sonho, não: o poeta, nessa, estava ao lado disto.
.

Eurosondagem

PS
39 / perdeu 3,5 em dos meses

PSD
28,3 – perde 0,3

BE
10,4 – ganha 0,3

CDU
9,6 – ganha 0,8

CDS
7,7 – ganha 0,8

sexta-feira, março 06, 2009

quinta-feira, março 05, 2009

Lisboa perde gente

.
Lisboa perde 300 mil habitantes em 60 anos- Diário IOL - Lisboa, Portugal - ... também os programas de reabilitação urbana lançados há cinco anos pelae mpresa municipal EPUL podiam ter corrido melhor: só um dos três está concluído...
.

Interessante...

.
... a forma de assinar este artigo... verdadeira mas inédita...
.

quarta-feira, março 04, 2009

O círculo é pequeno

.
A Carlyle é a tal de Carlucci e sócios, ligada ao Freeport e tal. O círculo é pequeno: são sempre os mesmos. E de calibre.
.

Parceria aberta já

.
Veja isto e diga-me se percebeu onde quero chegar ao chamar a sua atenção para a parceria nem sequer disfarçada.
.

Os santos e as pedras de Mário Soares

.
Na minha terra diz-se assim: «Por causa dos santos, beijam-se as pedras». Os santos de Mário Soares são os lugares internacionais do filho e as verbas para a sua Fundação.
.
Leia aqui e pasme.
.

A CML e o policiamento

.
António Costa critica falta de estratégia no policiamento de ... - RTP - ‎17 minutos atrás - Lisboa, 04 Mar (Lusa) -- O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), reiterou hoje a posição da autarquia à instalação da Divisão de Trânsito...
.
Sinceramente: duvido que esta posição de Costa possa ter força: ele foi ministro da Administração Interna e não tomou a decisão. Que força pode ter hoje esta postura?
.

terça-feira, março 03, 2009

Voltar ao objectivo de reabilitar Lisboa - é preciso

.
António Abreu escreve hoje no «CDU de Lisboa»:
«A Reabilitação Urbana dos Bairros Históricos (de Lisboa) sofreu nos últimos 8 anos um retrocesso assinalável decorrente de orientações políticas neo-liberais que se traduziram entre o último ano da coligação de esquerda (2001) e o último ano de que há relatórios de gestão (2007) em resultados como:
- Quebra em 41% dos valores executados e passagem das respectivas taxas de execução de 85 para 36%.»


AA refere mais adiante que até os fundos europeus, que estão disponíveis desde há 4 anos, ficaram por usar em metade...

É já amanhã, quarta

.
.Além das petições online em defesa do JN e do DN, está em curso uma outra iniciativa de apoio à luta e à resistência dos jornalistas e outros trabalhadores do grupo Controlinveste, que desencadeou um despedimento colectivo (ver mais informações aqui).
Essa iniciativa visa a subscrição de um manifesto, apelando à adesão.
Dia 4 de Março há uma importante jornada de luta dos trabalhadores da Controlinveste.Propõe-se uma tomada pública de posição que é simultaneamente uma prova de solidariedade e uma importante afirmação dos valores democráticos e das liberdades que cada vez mais são postos em causa, também com estas transformações no sector da comunicação social.Aos que se identificam com as ideias contidas neste manifesto pede-se uma assinatura até hoje, dia 3 de Março, terça-feira, para se poder apresentar no próprio dia 4, com o devido simbolismo, as primeiras 119 vozes solidárias com os trabalhadores da Controlinveste.
.
.

Guiné recua

.
A Guiné-Bissau está de luto pelo assassinato de Nino Vieira. O Governo de Cabo Verde vai dar apoio aos seus nacionais que pretendam sair da Guiné.
.

A legislação, só, não basta

.
A zona da Baixa-Chiado é a partir de hoje reconhecida como Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística. Assim, a autarquia passa a ter mais poder para intervir nos edifícios degradados. O problema é que em algumas zonas que já têm este "estatuto" nada foi reabilitado...
DN
.

Diz o roto ao nu. Ou seja: Santos Silva que diga se tem alguma autoridade moral

.
Liberdade de informação - PS considera noticiário da TVI digno da «República das Bananas»
,

Direito de opção da CML

.
Proprietários só podem vender prédios na Baixa-Chiado com autorização da autarquia - Fonte: Jornal de Negócios Publicado há 2 horas - ...autarquia lisboeta, já que a Câmara de Lisboa passa a poder exercer o direito de preferência...decisão. "A área da Baixa-Chiado, em Lisboa, apresenta uma estrutura habitacional...intervenção expedita da Câmara Municipal de Lisboa com vista à execução de um projecto...
.

Senhoras e senhores, ...

.
... O circo voltou à Cidade. E a sem-vergonha também. Tal como se esperava, ei-lo, o maior, o melhor, o mais descarado. Senhoras e senhores, «have your sit». Preparem-se para as surpresas, as inesperadas promessas. Apaguem a memória. Vivam no mundo virtual. Sejam felizes. Sejam felizes.
Se o espectáculo não corresponder, não há problema: é só esperar pela próxima volta do circo à Cidade.
«Don't worry. Be happy».
Chegou a super-potência da comunicação, da inovação e da tecnologia... ao serviço da demagogia.
.

segunda-feira, março 02, 2009

Yes, we vote

.
Pior que certo jogo de futebol: 1904 a 34 (FF).
.

Obras para «receber» a nova ponte (Chelas-Barreiro)

.
Das obras previstas no plano de mobilidade para receber a nova ponte destacam-se a construção de um túnel de ligação da Av. Mouzinho de Albuquerque à Av. Almirante Reis; uma ligação franca do Viaduto Duarte Pacheco e a Av. de Ceuta; ligação da rotunda das Olaias à TTT; reformulação do Nó da Av. C. Gulbenkian; desnivelamento da ligação à Av. Inf. D. Henrique; reformulação do nó com a Av. Gago Coutinho; reformulação do Nó das Forças Armadas / Av. Álvaro Pais; reabilitação da Av. Marechal Craveiro Lopes; reformulação do Nó do Lumiar.
Luisa Botinas, DN
.

Quer saber o que é que o PS prometeu a Lisboa em Julho de 2007?

.
Leia o Programa recuperado para a net, de onde fora apagado. Aqui.
.

domingo, março 01, 2009

Reabilitação urbana: nada de nada

.
Um prediozinho, unzinho. Que miséria. E tanto dispêndio naquela empresa.
Leia mais aqui.
.

Eleições de 2009: o Encontro do PCP

.
O PCP fez ontem o seu Encontro Nacional de Quadros sobre Eleições. Veja aqui a Resolução saída do Encontro.
.

Forte e feio

.
(...) Utilizando o exemplo da Câmara de Lisboa e do seu vereador Sá Fernandes, António Costa garantiu (no Congresso do PS, em Espinho, ontem) que o Bloco «é um partido oportunista que parasita a desgraça alheia» e «incapaz de assumir responsabilidades de governação». (...)
.