quinta-feira, abril 30, 2009

De Abril a Novembro

.
Entrevista SOL - Ramalho Eanes afirma que «Jaime Neves foi brilhante»
Claro, digo eu, que me lembro muito bem do que aconteceu naquela tarde de 25 de Novembro e nos dias seguintes naquele quartel do antigo RI 1, depois Regimento de Comandos. Conheço o Edifício do Comando como a palma das minhas mãos. Passei por ali seis meses de ócio em 72 à espera de embarque - que aconteceu em 2 de Agosto, na Portela (direcção Luanda, direcção Cabinda)... Sei exactamente em que Gabinetes estava «emparedado» Ramalho Eanes - não fosse haver reacção militar à reacção militar que Jaime Neves protagonizou. Dias do demo... que já lá vão - e não se fale mais nisso, por favor.
.

Déjà vu

.
Sinto-me a reviver os passados nestas coisas e sei que estão a fazer de mim parvo, julgando que eu engulo a «inovação»:
Câmara de Lisboa vai começar a usar água reutilizada para lavar ruas e regar zonas verdes.
.

Falta rigor, diz Paula

.
Paula Teixeira da Cruz: Santana Lopes sem perfil de "rigor" - Diário de Notícias - Lisboa - Portugal - Em entrevista à Lusa, Paula Teixeira da Cruz reafirmou também que a coligação do PSD com o CDS-PP em Lisboa irá "acantonar" os sociais-democratas à direita. ...
DN
.

Aconteceu esta noite em Lisboa

.
UGT destrói propaganda da CDU em Lisboa
(clicar no link acima para ler tudo em pormenor)
CDU DE LISBOA VAI PROCEDER
CRIMINALMENTE CONTRA OS PREVARICADORES
A subserviência ao Governo de Sócrates chega ao limite da sem-vergonha
Esta noite, em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa, uma brigada da UGT foi apanhada em flagrante por militantes comunistas na função de retirar e destruir pendões da CDU.O acto foi comunicado à PSP que identificou os prevaricadores. (...)
.
CDU apresenta queixa contra a UGT à CNE por retirada de cartazes - A CDU apresentou hoje uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra a UGT, acusando a organização sindical de ter destruído pendões da coligação de esquerda ...
Público - Política 30, Abr 2009 - 17:34
.

Sondagem - Eurosondagem

.
Autárquicas
Sem maioria absoluta
A conclusão é de uma sondagem realizada pela Eurosndagem, a pedido da SIC, "Expresso" e Rádio Renascença, e hoje divulgada, a qual dá a
António Costa 31%
das intenções de voto.
Realizada entre os dias 26 e 28 de Abril, com recurso a 1025 entrevistas telefónicas validadas no concelho de Lisboa, a sondagem perguntou aos lisboetas «Se as eleições fossem hoje, qual seria o sentido de voto?», sendo que
apenas 25% assumiram dar o seu voto ao candidato apoiado por PSD e CDS-PP, Pedro Santana Lopes.
Helena Roseta, do Movimento Cidadãos por Lisboa (MCL), garantiria quase oito por cento, e
Ruben de Carvalho, do PCP, 6,5%.
Quanto ao candidato do
Bloco de Esquerda (BE), Luís Fazenda, obteria 5,7 por cento dos votos.
De referir ainda que, caso estes resultados se confirmassem, o PS conseguiria entre sete e oito mandatos, a coligação PSD/CDS-PS ficaria com seis vereadores, o MCL com um a dois eleitos e a CDU e o BE com um vereador.
DD
.

Alta de Lisboa

.
Veja o documento que a CDU divulgou ontem sobre a Alta de Lisboa. Aqui, referência no final do artigo. Ou aqui.
.

Medíocres, diz Moniz

.
Governador acusa (...) de «medíocres» os políticos. Nem Sócrates escapa, na versão do homem do Governo lá em Braga. Quanto ao fundo da questão, dou-lhe razão.
.

Como foi que disse?

.
Cândida Almeida está em Londres - Fonte: Público Publicado há 42 minutos - ...que, dos procuradores do "caso Freeport", só se deslocou a Londres Vítor Magalhães, enquanto Paes de Faria "se encontra em Lisboa". A directora do DCIAP, o procurador Vítor Magalhães e os elementos da PJ "regressarão, em princípio, no fim da semana...
.

quarta-feira, abril 29, 2009

Boa-Hora mantém-se público

.
.

A CDU marcou terreno forte na sessão pública da CML de hoje

.
SGAL e o que se passa com a Alta de Lisboa, o mau serviço da Carris, ruído junto de um bar ou um acidente e a respectiva responsabilidade civil... - eis algumas das matérias concretas da vida urbana que preocupam a CDU de Lisboa. Por isso, os vereadores do PCP apresentaram à sessão da CML uma série de iniciativas que pode ler indo aqui.
Foto: créditos de PMD

.
.
.
.

Investimento

.
Investimento público: Autarcas do PSD contra críticas da líder
Fonte: Diário de Notícias
Publicado hoje
...construir, em nome do investimento público, a terceira auto-estrada Lisboa/Porto, com a junção de "quatro concessões rodoviárias" lançadas...será composta por vários itinerários ligando, pelo interior, Lisboa e Porto. Ao todo, 371 quilómetros de auto-estrada paga em portagens...
.

Descoberta arqueológica

.
Cais quinhentista pára obras no Terreiro do Paço
.

Ontem, na Assembleia Municipal: os pagamentos às Juntas

.
Juntas de freguesia em dificuldade
António Costa anuncia transferência de verbas “por estes dias”
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), disse esta terça-feira que a autarquia está a transferir, "por estes dias", as verbas relativas à descentralização de competências para as Juntas de Freguesia, que, segundo o PSD, enfrentam "graves" dificuldades.

Vários deputados municipais da oposição voltaram a criticar em reunião de Assembleia os "atrasos" na transferência dos montantes para as 53 Juntas da cidade, a maioria das quais governadas por sociais-democratas, que receberam as últimas verbas de 2008 no dia 31 de Dezembro e, na generalidade, não receberam qualquer valor até meados do mês de Abril, quando o apoio deveria ser trimestral. Questionado pela Lusa, o líder do executivo municipal assegurou que os montantes "estão a ser transferidos por estes dias" e garantiu que se tratou de uma situação "generalizada" sem qualquer conotação partidária, como chegou a ser defendido pelo PSD. Apesar de recusar a ideia, António Costa lembrou que foi o próprio PSD a recusar "um certo conforto de tesouraria" ao chumbar, através da maioria que tem na Assembleia Municipal, um empréstimo de 36 milhões de euros destinado a pagar dívidas a fornecedores. "Entre deixar de pagar às Juntas e aos fornecedores, é óbvio que têm de ser as Juntas", afirmou o presidente camarário.
SIC
.

terça-feira, abril 28, 2009

Números da Marktest







Mais cimento?

.
Aprovada mais habitação a Norte do Parque das Nações - Fonte: Jornal de Notícias - Publicado há 9 horas - A aprovação da construção de 18 050 metros quadrados de habitação num local para onde estava prevista uma escola pública, no Parque Tejo, está a levantar polémica, em Loures. A oposição camarária fala em "emparedamento" do Trancão.
.

Carnide

.
Apresentação pública de candidatos à JF e AF. Paulo Quaresma repete.
Lê-se aqui.
.

Desastre, diz Raquel

.
Independentemente da passadeira que me incomoda, eis uma opinião a registar: a de Raquel Henriques da Silva: «(...) Quanto à animação domingueira ali promovida pela autarquia, a historiadora de arte espera que não regresse, porque se tratou "de um desastre absoluto".»
AH, Público, pág. 19
.

Confortos, desconfortos e disponibilidades

.
1. Líder admite bloco central 2. Santana disponível para “soluções de governo” 3.
“Como é sabido sempre recusei a hipótese de um governo de Bloco Central”
.
Dir-me-ão que é pluralidade. Eu digo que é desorientação pura e dura.
.

Finalmente algo que se veja sobre o célebre CNEMA

.
Mais de 3 milhões depois, que desapareceram, e mais de oito anos volvidos, eis que Santarém vai ficar no mapa... da corrupção. CAP e CMS ao barulho.
.

segunda-feira, abril 27, 2009

Travagem

.
Foi pífia a «festa», pá...
(Desculpa, Chico, por glosar a tua belíssima canção num contexto destes. Mas foi o que me ocorreu por instinto... Peço perdão pela «blasfêmia», «minino» do Rio.)
Dizem que foi Ferreira Leite que a travou. Coitada da senhora. Ter de engolir a candidatura, ainda vá lá. Mas andarem a derreter massa e arriscar-se a ter de gramar a arrogância mais quatro anos (Não! - Mais oito anos!) - isso é que não.
O que Manuela não sabe é que não corre esse risco de modo nenhum: nem com nem sem farras.
.

CDU apresenta primeiros candidatos na Amadora

.A CDU da Amadora apresentou este Domingo os cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal, bem como às 11 freguesias da cidade. António João Carixas (à CM Amadora) e Carlos Almeida (AM Amadora) encabeçam uma equipa que promete o "Trabalho, Honestidade e Competência" - lema com o qual a CDU honra a sua participação nas autarquias da Amadora desde a criação do Município.

.

160 canções de Abril... debaixo do cravo vermelho

.Foto: Olhares, JCM, adaptada

Clique no cravo. Debaixo, encontra 160 canções de Abril, para sua surpresa...
.

Essencial, desde sábado

.
Lamentável problema na família impediu que divulgasse algumas matérias. Deixo aqui o essencial.
.
Assim, sim
PS promete empregos e baixa de impostosPrograma eleitoral dos socialistas de Cascais avança com a criação de 6000 empregos no concelho ao longo dos próximos quatro anos.
DN 27, Abr 2009 - 01:28
.
PCP desconhece contactos com PS
Rádio Renascença - Lisboa,Lisboa,Portugal
António Costa afirma que as conversas privadas com outros partidos de esquerda nesse sentido são uma realidade. O responsável pelo PCP na
capital acha ...
Ler mais aqui.
.
Dois mandatos – dois????
Santana candidato com programa para dois mandatos
Diário de Notícias - Lisboa - Portugal
Para Santana Lopes, os últimos quatro anos - que abrangem a gestão de
António Costa (PS) e do seu ex-vice-presidente, Carmona Rodrigues - foram
... Ler mais aqui.
.
Ruben é que lhas canta boas.
Já chegámos a isto - Santana ser considerado alternativa? Descemos muito…
«(…) Alguém imagina o "bon vivant" noctívago que é Santana perder noites assoberbado por problemas urbanos (…)? Mais fácil seria vê-lo decidir nessa mesma noite comprar um carro de alta cilindrada custando milhões ao erário municipal mas que o colocaria 'ao nível' do Presidente da República - como fez.
Alguém imagina o homem - incapaz de constituir eficazes e inevitavelmente complexas equipas de trabalho, antes as substituindo sistematicamente por fiéis grupos de amigos aduladores - a coordenar a exigência de uma máquina administrativa com 10 mil trabalhadores, com problemas que se medem em volts ou em euros, metros cúbicos ou profundidade de lençóis freáticos, índices de CO2 ou calorias das refeições das crianças das escolas?
Diz o PSD que Santana é a melhor hipótese para "ganhar votos". Dizem também no PSD que, assim, não incomoda Manuela Ferreira Leite. Os critérios de governação do PSD chegaram aqui?!
Mas, pergunte-se: quanto se vê, o mandato de António Costa permitiu que se chegasse aqui, a que alguém pense que Santana é alternativa! Não. Há outra Lisboa. E, sobretudo, há outra política. (…)»
Leia mais aqui.
.
Óbvio ou crime
Direita
Paula Teixeira da Cruz diz que coligação vai encostar PSD à direita
TSF Online - Lisboa,Lisboa,Portugal
Paula Teixeira da Cruz insistiu, esta quinta-feira, em declarações À
TSF, que uma coligação com o CDS-PP vai encostar o PSD à direita. ...
Aqui.
.
Seguro de vida – quem quer, quem quer?
Santana quer Legislativas e autárquicas juntasPedro Santana Lopes lança-se hoje à conquista da presidência da câmara da capital num canal de televisão na Internet TV Lisboa. No seu programa de candidatura bate-se ...
DN 25, Abr 2009 - 03:23
.
Sondagem
Aximage, CM, domingo. Aqui.
.
Alegria
Confirmo: as santanetes davam muita alegria a estas coisas
Santana promete recuperar a alegria perdida em Lisboa
Fonte: Portugal Diário
Cabeça-de-lista do PSD apresentou uma candidatura para oito anos O cabeça-de-lista do PSD à Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, assumiu este sábado a candidatura à autarquia, levando um projecto para dois mandatos, prometendo recuperar...
.
Crime, digo eu
150 mil toneladas de lixo «enterradas» às portas de Lisboa / Lixeira clandestina em Trajouce nas traseiras de um sistema de tratamento de resíduos
Aqui.
.
Projectos, projectos
JA Cerejo e a passagem pedonal sobre a Av. Gulbenkian. Diz-me alguém que está a investigar este programa que não há é projectos de especialidade. Será assim? Aqui. Clicar sobre a imagem da página para abrir.
.
CDU / Amadora
A CDU da Cidade da Amadora anunciou que fez a apresentação pública dos candidatos para as eleições autárquicas no dia 26 de Abril, ontem, domingo: António João Carixas), à Assembleia Municipal da Amadora (cabeça de lista: Carlos Almeida) e ainda dos cabeças de listas às 11 freguesias.
.

sábado, abril 25, 2009

sexta-feira, abril 24, 2009

O que se pensa na França

.
"La politique de l'emploi doit être repensée dans son ensemble" - Pour Florence Lefresne, économiste, les propositions de Nicolas Sarkozy sur l'apprentissage ne suffiront pas à remédier au problème de l'emploi des jeunes.
.

Isso para mim é evidente desde há meses. Mas há elementos novos

.
Candidato às europeias fala sobre as eleições nacionais - Vital Moreira prevê pedido de demissão de José Sócrates se não tiver maioria nas legislativas - O cabeça de lista às Europeias, Vital Moreira, prevê que se o PS não obtiver a maioria absoluta nas legislativas será “derrubado à primeira circunstância” e “terá que ir apresentar a Belém a sua demissão”. Segundo o candidato, o partido deve pedir a maioria porque só assim conseguirá uma estabilidade governativa.
O que eu penso sempre que me passam coisas destas pela cabeça é o seguinte: quanto mais o Freeport aquece, menos provável o abandono de Sócrates: ele sabe, como nós sabemos, que se o apanham fora da Gomes Teixeira o esfrangalham. E vai ser exactamente por isso que Sócrates não abandona.
Faço aqui uma comparação que ganha volume em alguns limitados mas bem informados bastidores da CML: quando Carmona sair, até o comem vivo - por causa das ilegalidades e suspeitas de. Muita gente pensa isso. Há dias houve aliás um sururu durante uma sessão pública em que subliminarmente escaparam algumas coisas e se teve uma ideia do que pode acontecer.
.

Baldrocas

.
PS ajuda BE a formalizar candidato a provedor
Deputados socialistas «deram» ao Bloco as assinaturas que faltavam
.

Costa assume-se como candidato

.
Ouvi há pouco na TSF que António Costa declarou ontem duas coisas: uma: que vai a eleições sozinho; outra: que Santana (o «lobo mau») "y sus muchachos" do CDS, PT e PPM não representam perigo eleitoral.
Que eu saiba, é a primeira vez que, sem a hipótese da coligação pré-eleitoral, António Costa se assume com toda a clareza. Na minha opinião, falta agora que o PS faça a apresentação pública da candidatura, c omo mandam as NEPs...
.
Arredores da coisa
- António Costa sem medo do «lobo mau» - Fonte: TSF Publicado há 64 minutos - O presidente da câmara de Lisboa frisou que «não tem medo do lobo mau... presidente da Câmara Municipal de Lisboa diz «não ter medo do lobo mau, porque...candidatura de direita à câmara de Lisboa e que ainda é possível que o mesmo...
- há 4 horas
Autárquicas: Costa assume responsabilidade de avançar sozinho - Portugal Diário
- Autárquicas/Lisboa: Acordo é para levar até ao fim, diz distrital do PSD - Fonte: Rádio Renascença Publicado há 2 horas.
Mas... ainda a coisa nem começou e já precisam de dizer isto? Tal é a fiabilidade da rapaziada? Desta vez o folclore começa muito mais cedo. É ver aí adiante que até vai haver uma TV Lisboa a suportar a coisa... Vai ser à fartazana, vai, vai.
- há 4 horas Autárquicas: BE aprova Luís Fazenda como cabeça lista a Lisboa - SIC Online
- PSD: Santana lança candidatura à Câmara de Lisboa na net - Fonte: Sol Publicado há 3 horas
...espaventosa de lançar a candidatura. O canal TV Lisboa, que está em preparação há vários...manutenção sempre de um aeroporto em Lisboa» e avisa que só permitirá uma terceira...apresentar a sua candidatura à Câmara de Lisboa no sábado, às 12h, em directo num canal...
.

25 é amanhã

Já que este site foi corrompido, eis a vingança: enfiei aí dentro da foto do Zeca com tudo o que é músicas dele, cantadas por ele e pelos Amigos! É só clicar em cima da foto. Delicie-se à fartazana! E amanhã é o Desfile do dia da liberdade. Não deixe de ir também.




Em Junho

.
Li há bocado no 'CM', ao café do jantar, que Sócrates e Câncio casam neste Verão. Dei comigo a pensar se também vão adoptar um Bo.
.

quinta-feira, abril 23, 2009

AIL contra despejos imediatos

.
Uma Nota distribuída pela AIL manifesta-se hoje contra um decreto em preparação pelo Governo:
AIL não abdica do seu papel de parceiro social
Nova lei dos despejos imediatos
em preparação pelo Governo
Ao que a Associação dos Inquilinos Lisbonenses conseguiu saber, o Governo tem em preparação um Projecto de Decreto-lei que visa no essencial o despejo dos inquilinos, habitacionais e não habitacionais. (...)
Pode ler mais aqui.
.

CDU de Lisboa denuncia mais uma ilegalidade do tempo de Santana e Carmona

.
O Tribunal de Contas, cinco anos depois, veio dar razão aos vereadores do PCP: a permuta era mesmo ilegal. E agora?
Leia os pormenores aqui.
Foto: Sapo

.

Ena, tantos

.
A propósito: o PS já anunciou a candidatura de António Costa? Não. E por que não?
Esta pergunta foi-me sugerida hoje no táxi pelo próprio taxista. Interesantes as coisas que a rua nos traz. Realmente, pensando bem - até fui à net para ver se havia algum lapso meu... Não: nada. Vou estar atento.
.

«Rublos não faltarão», disse Putin

.
Qimonda: Interesse russo renova esperanças dos trabalhadores
.

Provedor

,
Candidato do PCP: Juiz conselheiro entra na disputa para provedor
Provedor PSD recusa Jorge Miranda e elogia escolha do PCP
€€.

Av. Berna - veja a foto do 1º dia

.Vale a pena ver isto: à superfície era «só» esta coisinha... Foto: JN
.

Marido e mulher processam

.
Moniz diz que não é cobarde e processa José Sócrates O director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, anunciou no Jornal Nacional daquela estação de televisão que irá processar o primeiro-ministro.
.

O pomo da discórdia - e: olha quem...

,
Rio aumenta divisão no PSD no combate à corrupção
Vários deputados sociais-democratas discordam do projecto do seu partido de criminalização do enriquecimento ilícito, hoje discutido no Parlamento. Rui Rio até o considera uma mera "arma de arremesso político"...
,

As minhas homenagens, Miguel, que conheci no «Notícias da Amadora» há uma eternidade

.
.Hoje é lançado o livro “Seara Resgatada” contos e crónicas escritas por Miguel Serrano, no jornal “A Planície"
Fonte: Rádio Planície
Publicado há 4 horas
...panorama literário. O jornal regional ganhou dimensão nacional e acabou por chamar sobre ele as atenções da PIDE que, em Lisboa, estava atenta ao que se passava na nossa agora cidade, naquela altura vila. Numa altura em que se comemoram 35 anos do 25 de....

Ao fim da noite

.
- Prémio «A grande surpresa» - para as redacções: Autárquicas: PSD e CDS avançam juntos por Lisboa;
- Prémio «Lisboa é um trampolim. Olha quem fala» - para o PS e o PSD cujo cabeça-de-lista saltita igualmente e portanto não faltam por lá telhados de vidro nesta matéria e mais valia a Saldanha Serra estar caladinho... basta ver o que tem acontecido sistematicamente «lá por casa» e Lisboa é que as paga: PSD: renúncia de Perestrello mostra «falta de interesse»
.

quarta-feira, abril 22, 2009

A CDU de Lisboa recomenda...

.
A CDU de Lisboa recomenda uma leitura das iniciativas deliberativas desta semana.
Para tanto, não deixe de visitar o sítio da CDU de Lisboa.
É aqui:
http://cdudelisboa.blogspot.com/2009/04/1-proposta-do-pcp-para-proxima-sessao.html
Outras novidades reecentes podem ser encontradas, como sabe, clicando aqui: http://cdudelisboa.blogspot.com/

Em todo o caso, trago-lhe aqui as notícias, uma a uma:

Acção positiva da CDU na Câmara de Lisboa em defesa das populações / Os Vereadores do PCP promoveram hoje várias iniciativas deliberativas no sentido de apoiar a melhoria de condições de vida e de trabalho na Cidade:

1
Proposta do PCP para a próxima sessão da CML / Acidente com viatura e responsabilidade civil
2
Proposta do PCP para a próxima sessão da Câmara / Horários e percursos das carreiras da Carris
3
Proposta do PCP para a sessão pública da Câmara / Divisão de Saúde, Higiene e Segurança (DSHS)
4
Avenida da Liberdade: rearborização / Requerimento a entregar durante a próxima sessão (pública) da CML.
.

É d' homem. Mas eis que surge uma teoria de uma expressão idiomática

.
Entrevista José Sócrates
Moura Guedes processa primeiro-ministro
A directora adjunta da TVI decidiu processar o primeiro-ministro depois de Sócrates ter dito na RTP que o Jornal Nacional de sexta-feira é um "telejornal travestido" e uma "caça ao homem".
Mas, atenção, que começa agora, hoje mesmo, a circular outra versão da história e até das palavrinhas do tal Smith, uma a uma. E isso não é secundário:
Advogados ingleses ilibaram Smith
Uma tradução à letra de um documento apreendido a Charles Smtih levou a investigação a pensar que se tratava de José Sócrates, mas afinal tudo não passava de uma expressão idiomática. O inglês foi filmado ...
Expressão idiomática, estão a ver? Advogados contratados pela Carlyle, estão a ver? Carlyle = Carlucci, estão a ver (CIA, Lisboa, 1975, amicíssimo de Mário Soares - recordo, para que não restem pontos obscuros). Tudo isto me parece muito, mas muito interessante.
.

Av. Berna

.
Buraco na estrada já está a ser reparado A Câmara Municipal de Lisboa prevê concluir, até ao final da semana, as obras na Avenida de Berna, cujo piso abateu na segunda-feira, devido a problemas numa conduta...
DN 22, Abr 2009 - 01:00
Mas ainda há ali obra para 15 dias.
.

Lisboa e o ruído

,
Quatro zonas de ruído em LisboaTipo I - Muito sensível ao ruído É a zona da Cidade Universitária, ao Campo Grande, e do Hospital de Santa Maria, nas imediações do Aeroporto Internacional de Lisboa ...
DN 22, Abr 2009 - 01:00
Aeroporto de Lisboa culpado pela poluição sonoraA Câmara Municipal de Lisboa analisa hoje em reunião do executivo a actualização do mapa de ruído da cidade. Para qualquer habitante da capital não será difícil identi...
DN 22, Abr 2009 - 01:00
.

Ao que chegámos

.
Jogo da Reboleira em risco O Estrela da Amadora-FC Porto das meias-finais da Taça de Portugal, agendado para amanhã pode não se realizar porque os seguros da equipa da Reboleira estão caducados.
DN - Desporto 21, Abr 2009 - 18:22
Estrela da Amadora paga seguros O presidente do E. Amadora, António Oliveira, vai regularizar a dívida relacionada com os seguros do clube e por isso garante que amanhã vai haver jogo.
TVNet 21, Abr 2009 - 18:16
Presidente do Estrela garante que há jogo António Oliveira, presidente do Estrela da Amadora, admitiu ao PÚBLICO um “atraso no pagamento do seguro”, mas garantiu que o jogo das meias-finais da Taça de Portugal frente ao FC Porto será realizado.
Púb on line
.

terça-feira, abril 21, 2009

Bem feita, nha, nha, nha, nha, nha, nha....

.
Sócrates: «Duvido que o Freeport me custe a maioria» (porque já a tinha perdido antes, bem feita...).
Não dar razão a ninguém: eis o lema de Sócrates.
.

Cartazes

.
Chegou a isto. Uma guerra de mero efeito mediático, a brincar com coisas sérias. Quem te viu e quem te vê, José....Mas não só: vejam como há dois anos (nem tanto) Costa e a máquina do PS colocavam os cartazes exactamente... no Marquês. Mas há aqui um mistério para mim: o que é que faz correr Sá Fernandes? Melhor, há ainda outro mistério: o que é que faz parar Santana e o PSD?
.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontadxes

.
Terceira Travessia: Autarca do Barreiro recorda «que a Quercus defendia que a ponte Vasco da Gama devia ser no Barreiro»
Fonte: Sol
Publicado há 2 horas
...penalizar o corredor do Barreiro, o único sem ligação directa a Lisboa. Vejo a Quercus tão preocupada com este corredor mas não os vejo preocupados com os restantes corredores de Lisboa que diariamente metem milhares de carros na capital» , disse....
.

Tanto sacrifício para dar nisto

.
Execução orçamental derrapa em 955 milhões
As despesas superaram em 2,3 mil milhões de euros as receitas fiscais. Resultado, o défice do subsector Estado triplicou nos primeiros três meses do ano em relação a igual período do ano passado.
.

Desculpe se o matei

.
Sócrates esclarece hoje frase anti-"bota-abaixo"
José Sócrates vai hoje à RTP. Tem preparadas respostas para as suas críticas à política do 'recado' - que António Vitorino assumiu ontem como sendo dirigidas a Cavaco. O caso Freeport será igualmente abordado
,

Finalmente

.
Cavaco recebeu Pinto Monteiro O Presidente da República recebeu ontem em Belém o procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, às 17h30, uma audiência que só foi publicada (...)
.

20 anos depois

.
Polícias voltam ao Terreiro do Paço 20 anos depois
Fonte: Público
Publicado há 72 minutos
...polícias, com os manifestantes a serem alvo de mangueiradas por parte dos colegas. Hoje à tarde, no Terreiro do Paço, em Lisboa, não se espera que se repita o episódio conhecido por "secos e molhados", mas aguardam-se milhares de polícias numa acção...
.

segunda-feira, abril 20, 2009

Ao cair da noite

.
- Lisboa: Av. Berna com faixas da direita abertas ao trânsito
- Quercus formaliza queixa junto da Comissão Europeia sobre ponte Chelas-Barreiro
- Tribunal da Boa-Hora não vai ser Hotel de Charme
..

A grande invenção de Santana que vinha salvar a habitação e a reabilitação e as finanças municipais. Aí está o resultado do esbanjamento com amigos

.
Câmara de Lisboa gastou 14 milhões com três sociedades... - Sol - No âmbito de diversos programas da EPUL para reabilitar, dos 50 edifícios transferidos pela autarquia apenas cinco foram de facto recuperados (...).. Clique no link aí em cima e leia mais.
Faço notar as seguintes informações, essenciais para se perceber o título: a SRU Lisboa Ocidental foi criada em Julho de 2004. SRU da Baixa Pombalina, criada em Agosto de 2004. A SRU Oriental, que foi a última a ser criada, iniciou a sua actividade a 23 de Maio de 2005. Duas destas até já foram extintas.
.

Em defesa do Parque Urbano em Telheiras: petição on line

.
Por iniciativa de um grupo de residentes de Telheiras está a circular uma petição em defesa de um parque urbano (zona de lazer e espaço verde) nos terrenos junto à 2ª circular e próximos das bombas da BP, do Lar Maria Droste e da Rua Fernando Namora.
É inaceitável mais construção em Telheiras! Assine a petição e passe a palavra. Todos somos necessários em mais este acto de cidadania.
Para assinar a petição, clique aqui:
http://www.peticao.com.pt/parque-carnide-telheiras
A Junta de Freguesia de Carnide apoia esta petição. Eu também, passe a imodéstia.
.

Pois, claro

.
No El Pais, esta manhã: Un ex director de la CIA defiende la tortura en los interrogatorios
Michael Hayden, responsable del espionaje en los dos últimos años de Bush, asegura que la decisión de Obama brinda una "ventaja táctica a Al Qaeda" (...)

Valha a franqueza...
.

Inédito. O melhor dos mundos, diria Sócrates

.
Funcionários públicos solicitam ajudas de emergência - LUCÍLIA TIAGO - Os funcionários públicos estão a recorrer aos apoios directos dos Serviços Sociais da Administração Pública para resolver problemas financeiros domésticos e para ajudar ao pagamento dos estudos dos filhos.
.

O que faz a dor de cotovelo

.
Já não está a agradar esta mania de perseguir a felicidade alheia. Inbejosos - é o que éi!
É que já são dois casos lá fora numa semana: aqui e aqui. É de mais, bolas.
.

Prémio «Mau gosto e despautério de baixo nível»

.
Em Setúbal sucedeu algo bem caricato e mal-educado. Num acto público, faltando aos deveres de protocolo e dando uma de mau relacionamento sectário e vesgo, a Governadora Civil chegou ao desplante de desafiar a CMS para pagar os 20 mil euros que a PSP leva para fazer segurança no prédio que ardeu. Claro. Se fosse para o Governo desta Governadora Civil que o representa entrear de mão beijada nilhões e milhões à banca e à Qimonda para eles esturrarem sem benefício para o País, isso, D. Eurídice achará sempre bem. Mas para pagar a soma astronómica à PSP - que é da tutela do Governo, Governo que tem a obrigação de garantir a segurança das pessoas e bens,diz a Constituição... - para isso, o Governo, via Governadora Civil, tem o mau gosto de vir pedir à autarquia que pague... autarquia que o PS deixou mais endividada em todo o País. Que despautério de imperatriz... de pechisbeque.
.

domingo, abril 19, 2009

Um estudo interessante. Na Rua do Arsenal havia um teatro de ópera antes do terramoto

.
Teve apenas sete meses de vida antes de cair com o terramoto de 1755 mas, apesar disso, a Ópera do Tejo foi um símbolo do reinado de D. José e de Lisboa. A investigadora Aline Hall vem agora defender que o edifício pode não ter desaparecido totalmenteA investigadora Aline Gallasch-Hall passara por aquele local milhares de vezes.
Sabia que ali, onde hoje fica o edifício do Arsenal da Marinha, no Terreiro do Paço, em Lisboa, tinha-se erguido no século XVIII, e durante uns escassos sete meses, um outro edifício que o rei D. José sonhara como um dos símbolos do regime: a Casa da Ópera, que ficaria mais conhecida como Ópera do Tejo.

Últimas novidades no sítio da CDU de Lisboa: vale a pena ir lá

.
-Museu dos Coches: PCP propõe Resolução na AR para suspensão da obra e discussão pública do processo. Leia a proposta na íntegra aqui.
- A Marcha de 23 de Maio
- 25 de Abril comemorado nos Olivais. Apresentação da equipa da CDU à Freguesia
- No Beato : Má coordenação Câmara / EPAL
.

Museu dos Coches - PCP reclama suspensão e debate do 'dossier'

.
Património - PCP exige "imediata suspensão" do novo Museu dos Coches - Em projecto de resolução entregue na AR, deputados comunistas apelam ao Governo para que submeta o 'dossier' a discussão pública. (...)
Foto: António Arruda
.

Casino Lisboa: recordando

.
... Dos 168,4 milhões entregues ao Estado, mais de 33 milhões faziam parte da contrapartida inicial pela autorização de exploração de um casino em Lisboa e a aplicação ficou desde logo definida: um equipamento cultural no Parque Mayer, a recuperação do Pavilhão Carlos Lopes e um museu nacional a criar pelo Governo na área do município. ... (JN)
No entanto, julgo que a mesma lei previa ainda uma verba anual (variável) para a CML.
.

Chiado / Carmo

.
Costa vai ligar Chiado ao Carmo A ligação pedonal do Largo do Carmo ao Chiado, reabilitando uma zona histórica da cidade de Lisboa com um projecto assinado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira(...)
.

sábado, abril 18, 2009

Sócrates enterra-se cada vez mais

.
Quanto mais anda à procura de algo de elogioso para elogiar como única a candidatura de Vital, mais se enterra. Desta vez foi buscar algo que o queima a ele e todo o aparelho do PS. Melhor: Sócrates até procura pôr em causa todos os aparelhos partidários... mas... Li aqui o seguinte e pasmei: Europeias: PS não quis «aparelhista» como candidato - Sócrates.
.

Prémio «Ah, ah, ah! Eis a bajulice do ano. Não precisava de tanto»

.
Ler aqui. É que ainda falta muito para as autárquicas e eu sei lá se ela muda de ideias e recruta outro Rangel para Lisboa - digo eu que deve ser o raciocínio que motiva esta surpreendente defesa agora de quem antes só merecia desprezo e crítica dura... Santana não dá ponto sem nó.
Sei de certeza que há muita gente que ao ler isto, hoje, se vai rir e chamar a isto sabujice.
.

Ou de como decidir primeiro e anunciar e estudar depois é sempre mau e, em ano de eleições, pior ainda

.
Acordo entre MAI e Costa comprometido De um efectivo de 601 profissionais do quadro da Divisão de Trânsito (DT) de Lisboa da PSP, apenas cerca de meia centena cumpre funções de fiscalização de estacionamento...
DN 18, Abr 2009 - 01:00
.

sexta-feira, abril 17, 2009

O dia das três guerras de Antóio Costa

.
Se António Costa quiser manter este ritmo, ainda vai travar, daqui até ao dia das eleições, exactamente 524 conflitos com outras forças políticas.
Eu explico.
Hoje, Costa manteve três arengas no areópago da CML. Três. Se fizer esta média, lá temos os tais 500 e tal momentos de prazer camarário, digamos assim.
E que três guerras foram as de hoje? Foram estas:
1. Com Santana e Carmona. Costa pediu desculpa à Cidade pelos atrasos das obras. Não das suas, das que lançou, das do seu mandato. Não: das de Santana e que ainda hoje não estão acabadas. Concordo com ele. Aquele mandato foi uma desgraça sob todos os pontos de vista.
2. Com as comemorações do 25 de Abril. Não ele pessoalmente, mas sim Sá Fernandes, cujos poeres apenas decorrem da vontade de António Costa. Trata-se de pagar ou não taxa de ruído para qe a CML apoie. À noite, a CML veio dizer que não é nada disso. Mas era tarde. A coisa estava denunciada, a vergonha estava lançada na opinião pública. Carlos Chaparro e Vasco Lourenço deram-lhes forte e feio durante o dia.
3. Com PSD e PCP. Sobre a Carta Estratégica: é ou não usada como propaganda?
É muita guerrilha para um dia só.
.

Propaganda, não

.
Lisboa: António Costa nega que Carta Estratégia sirva «manobras de propaganda» - Fonte: Sol Publicado há 63 minutos - ...participou hoje, no teatro São Luiz, em Lisboa, na cerimónia formal de lançamento do...participativo activado (cartaestratégica.com-lisboa.pt), de forma a que em Julho este comissariado...comissário-geral da Carta Estratégica de Lisboa, João Caraça, que, em declarações...
.

Ah, ah, ah!

.
Câmara de Lisboa diz não exigir taxa de ruído para celebrações do 25 de Abril Fonte: Público Publicado há 63 minutos - Câmara de Lisboa diz não exigir taxa de ruído para celebrações do 25 de Abril A Câmara de Lisboa anunciou que não exigiu qualquer taxa de...resposta às críticas de hoje da CDU de Lisboa que acusou o vereador do Ambiente e Urbanismo...
.

Quem é aqui então o «ditadorzinho», Vasco Lourenço?



“Somos 24 entidades, entre elas associações militares e colectividades como A Voz do Operário. Faremos sempre a festa”, diz Carlos Chaparro. “Que chamem a polícia”.
Trata-se das comemorações do 25 de Abril em Lisboa.
Licença para comemorar o 25 de Abril? Uma ideia aberrante
CDU repudia / Comemorar o 25 de Abril em Lisboa, só com licença de António Costa e de Sá Fernandes.
Leia mais aqui.
Vasco Lourenço, da Associação 25 de Abril: “Isto faz-me lembrar um filme que eu vi quando era novo em que um ditadorzinho pedia imposto sobre tudo, até pela chuva que caía”.
Acabo de ler aqui.
.

Claro... Como era previsível

.
Confirmadas pressões no processo Casa Pia A Polícia Judiciária (PJ) arquivou o processo disciplinar instaurado contra os inspectores do processo Casa Pia e concluiu que Rosa Mota e Dias André tiveram razão quando acusaram o ex-director (...)
.

quinta-feira, abril 16, 2009

Ó Senhor Engenheiro

.
«Sem eira nem beira» - agora os próprios falam da canção «de protesto»: Áudio: Xutos falam sobre canção anti-Sócrates.
Expresso
.

Só depois das eleições, portanto. Está certo!

.
Freeport: Directora do DCIAP acredita que inquérito esteja concluído até final do ano - Fonte: Visão Publicado há 40 minutos - Lisboa, 16 Abr (Lusa) - A directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) disse hoje esperar que o...Freeport" seja concluído até final do ano, mas ressalvou que a investigação "vai demorar o tempo que for necessário"...
Rerererepito: Cândida Almeida foi da Comissão de Honra do MASP. Está certo!
.
.
A propósito disto (Tribunal aponta ilegalidades em contratos adicionais de obra pública em Oeiras e disto “Se sou corrupto, provem-no”), esta noite talvez escreva aqui mesmo duas ou três linhas.
.

Costa atira-se pela primeira vez a Santana

.
Merece registo. Ontem na sessão foi Manuel Salgado por causa dos loteamentos sem plano. Hoje foi António Costa. Começou. É que agora vem aí Santana, claro. (Passo uma nota que acho inoportuna de Sá Fernandes).
Leia: «Costa pede desculpa por obras inacabadas de Santana - Fonte: Portugal Diário Publicado há 83 minutos - Presidente da Câmara de Lisboa diz que são uma «lição do que não pode acontecer no futuro» O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), pediu esta quinta-feira desculpa pelo atraso na conclusão de empreitadas lançadas durante...»
.

Mais um no Freeport

.
Cristina de Sousa. À data, ministro da Economia. Lido aqui.
.

Casas para jovens? Votação adiada

.
A CML adiou ontem a votação do Regulamento sobre habitação. Em causa estão várias alterações propostas. Uma delas, do PCP, como Ana Henriques refere no 'Público' de hoje: «PCP quer que a Câmara de Lisboa crie uma bolsa de casas municipais para jovens / 16.04.2009, Ana Henriques / Maioria socialista não recebeu ideia com agrado e também não se mostrou aberta à sugestão de Roseta de atribuir os fogos por sorteio / A vereadora Rita Magrinho (PCP) sugeriu ontem na reunião da Câmara de Lisboa a criação de uma bolsa de casas municipais para arrendamento à qual possam concorrer apenas os jovens até aos 30 ou 35 anos. Não é certo que a vereadora responsável pelo novo regulamento de atribuição de fogos municipais, a socialista Ana Sara Brito, venha a acolher a sugestão.»
.

PSP acusa



Há que dar atenção a isto. Os próprios comandantes da PSP, mesmo que com filtro sindical, vêm dizer que a segurança está em risco na Cidade e que a culpa é de António Costa e do actual ministro.
Li aqui, no DN de hoje.
A questão é colocada de forma claríssima: é que o reforço da Polícia Municipal, obtido à custa do «tira daqui, põe ali», não resolve nada: «Os comandantes da PSP acusam António Costa e Rui Pereira de estarem a "enganar" os lisboetas e de estarem a "hipotecar a segurança". Em causa está a anunciada transferência de 150 elementos desta força de segurança para Polícia Municipal, no âmbito das negociações que estão a decorrer entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) a propósito do Contrato Local de Segurança para a cidade.
"Os lisboetas não vão ter mais segurança com estes 150 homens, vão é ter mais multas de estacionamento, porque é isso que eles vão fazer e para encher os cofres da Câmara", sublinha o porta-voz dos comandantes, presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Polícia (SNOP). Jorge Resende, que é o comandante da divisão de Loures, assinala que "se foram identificados problemas de segurança em Lisboa, é a PSP que deve ser reforçada e não a PM".»
(...)
.

quarta-feira, abril 15, 2009

Mais hotéis

.
Lisboa: câmara «aprova» dois hotéis para Alcântara - Fonte: Portugal Diário Publicado há 2 horas - ...intervenções, foi aprovado A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira o plano de pormenor...abstenção do movimento Cidadãos por Lisboa, PSD, PCP e o vereador José Sá Fernandes, e os votos favoráveis do PS e movimento Lisboa com Carmona. Segundo o vereador do Urbanismo...
.

Lisboa Cidade: o jornal da CDU, edição de Abril de 2009

Já pode consultar aqui a edição que está prestes a sair para a distribuição. Deve clicar em cada página para poder ler.
.

Ó senhor engenheiro - a canção, como o blog, é uma arma (cito Luciano Alvarez, que cita JM Branco)

.
Reacção do líder CGTP
Carvalho da Silva diz que música dos Xutos adequa-se à mensagem que emerge das manifestações
A letra da música Sem eira nem beira, recentemente gravada pelos Xutos & e Pontapés, é considerada pelo líder da CGTP, Carvalho da Silva, como “uma síntese extraordinária do que são as práticas não só deste Governo, mas de todos os poderes”. E acrescenta que a letra “adequa-se à mensagem que hoje emerge das manifestações”.
Canção dos Xutos transformada em manifesto contra Sócrates
Oiça aqui a música completa
Comentário: A cantiga é uma arma
.

Prémio «E então? Os militantes têm algum defeito?»

.
Aqui, a maior gaffe do dia, vinda de alguém que até é Secretário-geral - e não independente - e que, «apesar disso» se candidata como cabeça de lista (infere-se da mensagem, errada em termos de marketing político).
.

Dizem-me que depois de Abril, Perestrello deixa Lisboa para ir preparar a campanha contra Isaltino («Que alívio largar isto aqui» - dizem que pensa)

.
PS aprova candidatura de Marcos Perestrello - A comissão política concelhia de Oeiras do PS aprovou por unanimidade, terça-feira à noite, a candidatura do actual vice-presidente da Câmara de Lisboa, Marcos Perestrello...
DN 15, Abr 2009 - 14:28
.

Não me comprometa

.
O deputado comunista António Filipe questionou ainda o ministro sobre se, perante os factos, mantinha ou não a confiança em Lopes da Mota, ao que Alberto Costa respondeu “que ainda é prematuro enunciar consequências quando ainda está a decorrer um inquérito”.

.

Nike?

.
Miséria, paranóia, distorção de valores e má formação. Coisa estranha - que conheço bem, por interposta pessoa muito treinada a lidar com estas crianças e suas famílias...
.

Nota-se à vista desarmada

.
Não é estranhíssimo que, depois disto, Santana tenha ontem ignorado olimpicamente Paulo Rangel e tenha dedicado aos semáforos o úinico post da noite? Interessante... Como se nota, engole Manuela e cala porque... Manuela o engole enquanto ele se mantiver pianinho... Isso é evidente mesmo olhando sem lupa.
.
By the way (a título de mera curiosidade): a explicação de Santana para o caos do trênsito fica oficialmente duplicada em contradição. Noutro site seu, tudo aconteceu afinal por causa da falta de limpeza das sargetas. Registo a duplicidade. às 5 e tal da tarde, os editores do site ainda não sabiam da peça do Gertrude...
.

Mais pormenores de Lisboa e outras cidades no Google

.
Ruas de Lisboa, Porto e Braga fotografadas pela Google - No final deste ano já será possível percorrer virtualmente as ruas nas imediações do Mosteiro dos Jerónimos, Clérigos ou Sé de Braga. Portugal vai ser o quinto país europeu...
Jornal de Negócios 15, Abr 2009 - 00:15
.

Conselho de Segurança de Lisboa

.
Reúne hoje, 5 anos depois, e é novidade.
.

terça-feira, abril 14, 2009

Recessão, diz Constâncio

.
.

Curiosidade

.
Canção dos Xutos e Pontapés está a ser transformada em manifesto contra José Sócrates
Até pode clicar lá, no link próprio, e ouvir a canção e tudo...
.

Mais Polícias Municipais

.
Lisboa: Polícia Municipal com mais 150 agentes até Setembro - Fonte: Diário Digital Publicado há 3 horas - ...a Polícia Municipal de Lisboa a guarda, utilização e...criminalidade na cidade de Lisboa, aumentar o sentimento de...freguesias da Apelação, Camarate e Sacavém. O Conselho Municipal de Segurança de Lisboa tem funções de natureza...
.

Superior

.
AR: PCP pede "reforço imediato" de verbas para o ensino superior - Fonte: Visão Publicado há 27 minutos - Lisboa, 14 Abr (Lusa) - O Grupo Parlamentar do PCP pede o "reforço imediato" das verbas disponíveis para o ensino superior, num projecto de lei hoje apresentado que pretende também clarificar o acesso aos fundos destinados às universidades. Lisboa, 14 Abr (Lusa) - O Grupo Parlamentar do PCP pede o "reforço imediato" das verbas disponíveis para o ensino superior...
.

Editorial

.
Santana agradece - mas engana-se...
.
200 pessoas querem convencer-me de que procederam bem em avançar para um acto público convocando aquilo a que chamam «a esquerda» para uma coligação pré-eleitoral em Lisboa.
Acho que tal iniciativa dos chamados «renovadores» - ou lá de quem foi - constituiu um tiro no pé de António Costa. Para quem diz que o quer apoiar, não está nada mau para começar.
Passo a explicar.
.
1
Primeiro, o resultado prático. O que é que hoje está melhor para a candidatura de António Costa? Nada.
2
Depois, as motivações. A mim pareceu-me que o que esteve em cima da mesa não foi nada do que se disse que estava. Estarei enganado, mas tudo me pareceu muito mais claro e mais interessado / interesseiro. Até porque este objectivo (coligação), no que se refere ao PCP, já foi posto de lado - e com profundas razões que inlcuem o que se tem passado em Lisboa, mas que vão muito para lá das questões locais. Como, aliás, repetidamente já referiram em declarações publicas Jerónimo de Sousa, Carlos Chaparro, Ruben de Carvalho ou Modesto Navarro. Não foi fechada a porta a um entendimento CDU-PS depois das eleições. Mas... coligação pré-eleitoral, não. É neste pé que se está. Isso não pode ser ignorado. Ignorar isso e aparecer na ribalta até parece arrogância, desconsideração - estou farto de pensar nisso e de pensar como é que pessoas que tão bem conhecem esta questão fizeram um erro destes. Ou será que não foi erro e foi antes uma decisão consciente e premeditada? E, se foi, porquê e para quê?
3
Ainda e sempre a questão de Santana. Haverá santanistas que pensarão por ingenuidade que se a «esquerda» está aflita, isso é bom para Santana e até pensarão que então, se a «esquerda» está aflita, Santana já ganhou.
Santa ignorância.
Desde logo porque nem toda a esquerda está aflita. Pelo contrário: da parte do PCP e do PEV, bem como dos independentes que compõem a CDU, a calma e a firmeza são a linha de rumo. Que saiba, ninguém nunca referiu qualquer hipótese de em caso algum Santana ganhar Lisboa. «Ninguém volta ao local do crime impunemente» - isso, sim, oiço muita vez.
Santana não ganhará Lisboa.
Não, desta vez. Independentemente de eu não ter a certeza de que ganhou daquela vez. Nunca o saberemos. João Soares não quis contestar os resultados.
Santana não ganhará Lisboa pelos monumentais erros de gestão e pela gestão ruinosa em que meteu a Câmara.
Esta é uma análise política. Nada tem a ver com as pessoas que o acompanharam.
4
Finalmente os emissários. Todos são livres. Mas se se queria obter algum resultado no quadro anunciado, não me parece que este fosse o meio, o carteiro indicado. Se alguém quiser dialogar comigo, a última coisa que deve fazer é mandar lá a casa como emissário aquele meu primo sacana que há uns anos me tramou e que ficou de castigo da minha parte: nunca mais lhe dirigi a palavra. Quem mo mandar lá a casa para qualquer acordo, já perdeu a parada.
Os ditos renovadores estão nesse caso e não são emissário. Recordo aqui o que Carlos Chaparro já afirmou: o PCP não foi oficialmente contactado pelo PS. Isso, independentemente do bom sucesso ou do fracasso de qualquer diligência oficial do PS no sentido da coligação pré-eleitoral, claro.
.
Ou seja: considero que estamos objectivamente perante um lamentável erro estratégico, independentemente das intenções.
.
Resumindo: esta iniciativa - venha de onde vier - pode ter tido visibilidade mas não foi bem engendrada em função do resultado que se disse que se queria obter. Foi pois um tiro no pé. E é pena, digo eu, observando a coisa do lado de dentro, do lado do PS-Costa, por «imaginação científica».
E como é que me querem convencer de que estão na senda de uma coligação, quando as declarações públicas e a composição do grupo conhecido apontam num sentido unidireccional («apoiar Costa», como é dito e repetido à exaustão)?
Isto não é também um erro táctico?
.
Actualizo:
Não acha que este título prova até bem demais uma das minhas preocupações? Porquê dar tanta importância à candidatura de Santana? E depois, acrescento, já agora: mais uma vez Sá Fernandes a meter-se... Mau número.
.

Caos

.
Esta manhã e já depois disso, o trânsito em Lisboa esteve / está um caos. Foi uma avaria no sistema de gestão dos semáforos. Amanhã continua. Quinta talvez já esteja tudo bem. Leia aqui, por exemplo.

.