segunda-feira, fevereiro 19, 2007


Lisboa
Cais das Colunas

Estas pedras são do Cais das Colunas. O qual está armazenado há 10 anos. Alexandra Carita foi vê-lo e António Pedro Ferreira foi fotografá-lo. Está tudo num armazém do Metro. Até dá arrepios ver estas peças soltas por ali. E pensar que ou se algum dia o veremos outra vez no sítio… O Metro diz que tudo estará no sítio em 2008. Devia faze3r-se uma farra nesse dia.
Saiba coisas como esta, na edição de anteontem do «Expresso»: «Datado de finais do século XVIII, o Cais das Colunas estabelecia a continuidade entre a cidade e o Tejo. A designação deve-se aos dois pilares monolíticos erguidos nos extremos e que são parte integrante do Projecto da Praça do Comércio, da autoria do arquitecto Eugénio dos Santos, aquando da reconstrução da cidade após o terramoto de 1755. As colunas caíram em finais do século XIX, tendo sido repostas em 1929. O desembarque cerimonial da rainha Isabel II de Inglaterra, durante a sua visita oficial de 1957, fez-se, justamente, pelo Cais das Colunas».



.

1 comentário:

Anónimo disse...

o cais das colunas, há anos substituido pelo lago dos cisnes e dos preservativos, é um sério candidato ao mais deprimente da actualidade.
sem esquecer, por ficar perto, o depósito de caixotes, separadores e sucata variada há anos plantado no eixo (!) da av.infante d. henrique junto ao jardim do tabaco.
deprimente!...