quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Lisboa
Crise agrava-se na CML
Mundos paralelos

Quem não saiba de nada e caia nesta peça de televisão aí em baixo, a que se refere às palavras de Amaral Lopes, há-de por força pensar: Que bom, a Cidade está a girar, tudo funciona, estamos no melhor dos mundos. Em suma: «No passa nada!».
Mas não será bem assim.
Digo mais: a Câmara até pode nem cair, mas acho que a Cidade cai. Melhor: a Cidade está a cair aos bocados. Só que eu visse na rua, hoje, de repente, caiu um bocado de uma empena ao lado de um dos palácios da Câmara (perto da Misericórdia) e abateu um bocado de via ali ao Cais do Sodré.
Cai, cai. Não há manutenção, não há tempo para estas coisas – e a Cidade queixa-se. Pois queixa.

Oposições por um lado, PSD por outro: mundos paralelos e que parecem não tratar dos mesmos assuntos nem da mesma lamentável realidade: as apreciações vão do melhor dos mundos ao caos real.

I
Situação lamentável, diz Ruben

Na TVNet (ver a hora registada): «Crise na CML: Oposição diz que Câmara está em colapso / A crise na Câmara Municipal de Lisboa "agravou-se" considerou a oposição no final da reunião extraordinária que reuniu todos os vereadores. Sá Fernandes, do Bloco de Esquerda, acusa o Executivo de Carmona de total "falta de credibilidade".
Segundo o vereador bloquista "o executivo está a agarrar-se ao poder a todo o custo" quando já "não tem condições para continuar" à frente da Câmara.
Para o vereador socialista a reunião "confirma a crise". Dias Baptista afirma que a oposição soube da acumulação dos pelouros pela comunicação social o que revela falta de respeito por parte do presidente, Carmona Rodrigues. "Estamos a entrar em situação de colapso", conclui o vereador.
O comunista Ruben de Carvalho considerou toda a situação "lamentável" e criticou a concentração de poderes no presidente da Câmara. Urbanismo e Finanças "são dois dos principais pelouros" e não devem ficar nas mãos de Carmona por uma questão prática de funcionamento, afirmou o vereador do PCP».
2007-02-22 / 17:58:00
TvNet

II
«No passa nada!»

Também na TVNet, à hora que aí deixo registada: «Carmona afasta mais uma vez eleições intercalares na CML / O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, afastou esta quinta-feira a possibilidade de realização de eleições intercalares na autarquia, depois de uma reunião extraordinária que durou mais de quatro horas.
O vereador da Cultura, José Amaral Lopes, afirmou no final da reunião que o PSD "tem toda a legitimidade democrática porque obteve a maioria dos votos".
"Os lisboetas escolheram esta equipa", que já tem provas dadas, insistiu José Amaral Lopes, concluindo que só os lisboetas vão avaliar o desempenho da equipa, nas próximas eleições.
José Amaral Lopes revelou ainda que Carmona está elaborar o despacho para acumular os pelouros do Urbanismo e Finanças. NO entanto, o vereador da Cultura realçou que tanto Fontão de Carvalho como Gabriela Seara suspenderam os seus mandatos por opção, a bem da transparência, e não por algum imperativo legal.
O pelouro das Finanças era tutelado pelo vice-presidente da autarquia, Fontão de Carvalho, que suspendeu o seu mandato sexta-feira passada, depois de ter sido acusado de peculato no caso EPUL.
O pelouro do Urbanismo pertencia à vereadora Gabriela Seara, que há menos de um mês também suspendeu o mandato, na sequência de ter sido constituída arguida no caso BragaParques».
2007-02-22 / 17:21:00

2 comentários:

Anónimo disse...

para desanuviar o ambiente segue mais uma do millor:
"homens públicos:
ao contrário dos outros problemas, os homens públicos não oferecem grandes dificuldades de interpretação - ouviu um, ouviu todos. mas então como seleccionar um herói de nossas esperanças?
aos poucos você descobre tiques, maneirismos(...) e percebe que tudo que lhe parecia exactamente igual - eram todos chineses - é oceânicamente dissemelhante. e percebe algo paradoxal: um homem público pode até não diferir nada dos outros, mas é profundamente diferente de si mesmo, dependendo do dia, da hora e da, ai! pragmática. portanto, para escolher seu homem público cult, examine primeiro: 1) se você escuta realmente o que escuta. 2) se você não é alérgico a determinadas vozes. 3) se ao ouvir as sublimes promessas do homem público você não está sendo atrapalhado pela descarga do banheiro da vizinha gorda."

Anónimo disse...

Os Veradores de Lisboa estão cada vez com mais trabalho coitados. Tantos Pelouros! Mas hoje o Vereador Amaral Lopes é que foi o porta voz. Terá sido para mostrar o bronze que trouxe la do Brasil?Ou a Marina hoje não estava disponivel, tinha ido tomar chá com o Azevedo Soares? Ou então foi assim combinado para agradar às senssibilidades internas (do PSD claro!). Ora agora falas tu (de Algés) ora agora falo eu (de Benfica)....