quarta-feira, junho 13, 2007

Alcochete bem mais aconchegado do ponto de vista orçamental

Da leitura do ‘DN’ de hoje (aqui e aqui) e de outras leituras recentes, no que toca à bem actual (pelo menos até 16 de Julho, repito...) dicotomia Ota / Alcochete, retiro:

1
O estudo da CIP e coordenado por Carlos Borrego (encomendado pela CIP à Universidade de Aveiro) e Miguel Coutinho. José Manuel Viegas é um dos 16 especialistas.
2
Os solos em Alcochete são quase todos do Estado. Primeira poupança.

3
Mas há mais:
a) em terraplanagens poupam-se 750 M € (Borrego);.
b) o FEDER paga mais: é uma zona mais pobre. Tem de ser negociada com Bruxelas a alteração de local (o Governo em Julho apresenta a Bruxelas a opção Ota).
4
Pode ser feito em tranches e não de uma vez só: mais poupança imediata e dispersão do investimento por vários anos.
5
Mas haverá nesse caso ainda mais consequências:
a) em vez de ponte Chelas-Barreiro, túnel Beato-Montijo, que é mais barato;
b) em vez de o TGV vir a Lisboa, vai de Santarém a Alcochete (no que se poupam 1 000 M €.
6
Estudos económico-financeiros já realizados apontam para uma poupança de mais de 3 mil milhões.
7
Construir o aeroporto em Alcochete poupa ainda 3 anos de obra.

8
E… atenção: fica liberto o terreno da Lismarvila em Marvila (o da polémica, lembra-se?).
9
Mas... e os ambientes, os ambientalistas, as ecologias, os ecologistas, os flamingos e similares, e tal? Recomendo atenção às várias opiniões já produzidas e mais às que aí vêm. E nunca esqueça: a Força Aérea (motores, aeronaves, treino de tiro aéreo etc.) não é mais meiga para os seres vivos do que os aviões comerciais - como se imagina... E depois: só serão ocupados alguns hectares dos muitos que existem ali...

10
Questões orçamentais
Aeroporto em Alcochete custa menos 3 mil milhões e demora menos 3 anos
A localização de Alcochete para o novo aeroporto de Lisboa vai, no entender do dirigente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), Francisco Van Zeller, permitir poupar cerca de 750 milhões de euros, que estavam previstos para a preparação do terreno na Ota e encurtar o tempo de construção em pelo menos três anos, disse à margem da apresentação de um estudo que aponta Alcochete como alternativa à Ota, para localizar o novo aeroporto internacional de Lisboa. No total, a poupança pode chegar aos 3 mil milhões.
Sónia Peres Pinto, Agência Financeira

11
Alcochete melhor que OTA em termos ambientais
A TVNET apurou em primeira mão que Alcochete tem um menor impacto ambiental do que a OTA. Em declarações exclusivas José Manuel Viegas, especialista em transportes e professor do Instituto Superior Técnico que esteve envolvido no estudo alternativo para a localização do novo aeroporto, garante que Alcochete ganha em termos de impacto ambiental. Também ao nível das acessibilidade a localização na margem sul é superior. Foram aliás estes os dois pontos estudados pelo grupo de empresários. Conclusões entregues hoje ao Presidente da República. Viegas garante ainda, ao contrário do que disse Mario Lino, que o estudo não demonstra que Poceirão fosse uma má opção. Este local foi apenas posto de lado, depois de se ter confirmado que Alcochete era superior.
In TV Net

Sem comentários: