quinta-feira, janeiro 31, 2008

Alcochete é que é...


Afinal a malta quer mesmo o aeroporto em Alcochete. Ora bolas! Sodagem Marktest.

PSP / Trânsito de Lisboa vai para o Lumiar

«A Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa vai deixar as instalações que ocupa há décadas na Rua de Santa Marta. A partir de sábado, os serviços começam a mudar de forma faseada para as novas instalações no Lumiar, um edifício novo, situado na Rua Helena Vieira da Silva.»

Mais uma endrominação de Jardim

Diz que encontrou boa vontade em Silva Pereira. Oh, diabo: o que é que o Governo lhe prometeu desta vez para o acalmar? Um fado que dura há 30 anos.

OM de Lisboa

Um senhor do meu tempo... Sim, senhor. Leia aqui.

PSD e programas

Eh, pá. A sério?

Cem mil!!!!!!

100 000.
100 000.
100 000.
(Desde 18 de Abrl de 2006 - dia em que o LMM me fez o favor de inserir o «site meter». Obrigado a todos os visitantes. Volte sempre.
E... «Traz outro amigo também»...

Editorial

A nova lei
Ontem, a CML aprovou uma moção contra um aspecto menor da nova lei eleitoral para as autarquias.
Há aspectos bem mais negativos nesse diploma.
O qual, julgo, contém inconstitucionalidades de fundo até agora pouco referidas.
Deixo aqui dois exemplos.
Quem acha que a actual lei eleitoral autárquica traz instabilidade, pense só nisto: um dos factores de dificuldades nessa área da maior parte das câmaras não reside na minoria que ali exista mas sim na discrepância entre a maioria existente na câmara e a que exista na assembleia. É o caso de Lisboa hoje - e já o foi entre 2002 e 2005, pelo que se ouve.
Pois com a nova lei que parece que aí vem, esse é o factor que mais irá agravar-se: a maioria da assembleia - mesmo que relativa e por mais minoritária - escolhe a maioria absoluta da câmara. Câmara que assim fica sempre em minoria na assembleia (e muito mais vezes isso vai acontecer). Isto, sim, vai ser instabilidade generalizada.
Mas o que mais choca é que a proporcionalidade seja banida das câmaras: um partido pode recolher só 30%, ou até menos, dos votos - e terá mesmo assim a maioria absoluta dos mandatos. Uma discrepância em relação ao eleitorado - que vai levar a uma maior crispação social...

Lisboa: túnel do Rossio

Para a semana entra em ensaios o túnel do Rossio. Finalmente. DN.

Lisboa: indefinições para definir na Comissão anti-corrupção

«Atendendo a uma série de reparos apresentados pelo vereador do PCP Ruben de Carvalho, António Costa concordou em reunir-se com a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Paula Teixeira da Cruz, para definir os contornos da proposta tendo em conta o regimento daquele órgão.
(...) CM

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Edifício 3 do Cais do Sodré não vai para a frente: informação na sessão da CML

«O terceiro edifício previsto para a expansão das agências europeias, que foram realizadas sem licença camarária no Cais do Sodré, não deverá ser construído, revelou hoje o vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa, Manuel Salgado (PS).
"Em princípio não deverá ser necessário o terceiro edifício", disse Manuel Salgado durante a reunião do executivo municipal, depois de ter sido questionado pelo vereador comunista Ruben de Carvalho sobre a concessão das licenças de obras dos edifícios da Agência Europeia de Segurança Marítima e do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, no Cais do Sodré.»
É do edifício mais à esquerda, mais próximo do rio, que se fala aqui: Manuel Salgado acabou com as dúvidas: não vai mesmo ser construído por não ser necessário (Obrigado, G). Falo do 3º edifício da APL, o do Observatório da Droga. Ler aqui.

Notas soltas sobre a sessão «em curso» / período de intervenção dos cidadãos

1
Falham políticas sociais do Governo
Ana Sara Brito lamentou que a montante (leia-se: da parte do Governo) falhem apoios sociais para pessoas «com dependências, com problemas de saúde». Isto veio a propósito da intervenção de um cidadão que pedia uma casa municipal - «eu careço», dizia.
2
«Até hoje»
Desde 11 de Setembro, uma cidadã espera que o Gabinete de Sá Fernandes lhe responda a uma proposta que fez à CML para instalar no Jardim do Largo da Luz um restaurante vegetariano em construção já existente e um programa de animação do jardim. A senhora repetiu várias vezes que «até hoje» não foi contactada após várias diligências que foi fazendo e sempre com promessas: «Depois contactamos», dizem-lhe sempre. «Até hoje», informa ela.«Eu já escrevi, mas nunca me responderam». O Sá Fernandes que respondeu não é o Sá Fernandes que conheço ou conhecia, sei lá. Mas o facto é que não é: este é um vereador institucionalizado, sem garra, frio, incapaz de um sorriso - e não era nada disso. Digo-o honestamente e com pena. Há quem saiba que penso isto e me acompanhe nesta minha lamentação...

Lei eleitoral das autarquias

Um moção pobrezinha de conteúdos foi aprovada - e mesmo assim só por maioria. Veja aqui o resumo, na Lusa.

Anadia, Vouzela e Faro frente à AR

Estiveram cá. Não desistem. Valentes. Leia aqui.

Na sessão pública da CML, que está a decorrer (post inserido em tempo real)


Na sessão da CML, começou agora a audição de cidadãos (intervenção do público). Entretanto, a Câmara já deu o seu OK ao espírito da formação no âmbito daAssembleia Municipal de uma comissão de boas práticas (anti-corrupção na área do Urbanismo e na da contratação pública, segundo explicações já hoje ouvidas) e também já se falou ali do célebre loteamento da Infante Santo.
Veja a foto ao lado. Sobre esta última questão, levantada por Rita Magrinho, PCP, falaram várias pessoas e ouviu-se a opinião de Manuel Salgado que falou em se mandar lá a Polícia Municipal se aobra das piscinas estiver a andar... (falava das piscinas inseridas na infografia acima) Pode ir aqui, à Lusa, e ler o que a Ana Clotilde Correia colocou em linha há meia hora.

Fica bem

Digam lá se não fica bem a notícia daqui a três anos: «O Presidente da Região, Dr. Alberto João…»

Viram a cara dele?

Por acaso, não se estava a rir por baixo de capa - a gozar connosco e com esta coisada toda?

O leme

Se é Cavaco quem está ao leme (ver aqui), então por que é que Alberto Costa ainda ficou (aqui)?

terça-feira, janeiro 29, 2008

Menos maioria para o PS



Eis os gráficos da Marktest...
«De acordo com os dados de Janeiro do Barómetro Político Marktest, o PS volta a registar uma quebra nas intenções de voto à semelhança do que tinha ocorrido em Outubro.07. O PS regista agora nas intenções de voto um valor de 38,1%, seguido do PSD com 33,5%.
Com 9,9% de intenções de voto, o PCP/CDU
mantém-se desde Setembro.07 como a terceira força partidária (mas o graficozinho lá coloca o CDS em 3º lugar... que nunca teve - pormenores, não sei se está a ver!!!). BE e CDS/PP surgem em quarto e quinto lugar, respectivamente.
A registar ainda a tendência de subida nas intenções de voto no CDS/PP, desde Out.07, alcançando em Jan.08 uma intenção de voto de 6.3%, ou seja mais 3.4p.p do valor de Out.07.»

Mau!

Ainda nem tomou posse e... Leia aqui.

Maldita estatística

Metade da malta em Portugal não gosta da vida que tem. Mais de 90% não confia na economia. Li aqui. Só o Governo Sócrates é que não vê.

Governo

Eram 3 e meia. Remodelados dois ministros e um SE. Ninguém deite foguetes. Leia.
O 'Sol' acha que pode haver mais remodelados: Agricultura, Administração Interna e Economia.

Parque Mayer, Lisboa: comerciantes dizem não à Bragaparques

Outra vez, não - dizem os comerciantes. "«Parque Mayer: Comerciantes receiam regresso do recinto à Bragaparques - «O Parque Mayer de volta para a Bragaparques… jamais!». É desta forma que os comerciantes e moradores reagem à decisão da Câmara de Lisboa anular o negócio da permuta dos terrenos da Feira Popular com os do Parque."
Lusa / Sol

Alegre: tendência e ou novo partido

Ou uma coisa ou outra. Ou uma coisa e outra.
Lusa

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Eh, pá!

Vai uma grande guerra na Câmara de Gaia.

Claro. Por que não?

Faro: Autarquia quer apoio do Governo para zona ribeirinha - Rádio Renascença - O município de Faro quer que o Governo patrocine a intervenção da zona ribeirinha à semelhança daquilo que vai fazer com Lisboa.

Lisboa, Cais do Sodré

Atenção a esta pergunta...

CGTP

Carvalho da Silva mostrou-se disponível para mais um mandato.
Lusa

Ainda o clã Kennedy

Obama arrebanhou 55% dos votos na Carolina do Sul. E agora o velhote Edward Kennedy vem apoiá-lo também. Os «gritos» arrogantes de Bill Clinton não o levaram a lado nenhum... Pode ler aqui (sorry: está em inglês...).
Mas hoje vota-se no primeiro grande stado (Florida, 50 milhões de pessoas). E a previsão da Quinnipiac University é de 50% para Hillary e 30 para Barak Obama.

Hoje foi no Porto...

José Sócrates apupado por manifestantes que exigiram direito à negociação colectiva . Pode clicar. Sócrates disse às televisões que para o incomodarem têm de fazer um pouco mais... Não foi bem assim, mas quase...

Frente Ribeirinha de Lisboa permanece no domínio público

"As áreas do Porto de Lisboa que passam para a administração da autarquia não ficarão sujeitas à especulação imobiliária, permanecendo no domínio público, garantiram hoje o ministro das Obras Públicas e o autarca da capital.
«São áreas que fazem parte do domínio público do Estado e assim devem permanecer. Passam a ser áreas do domínio público municipal», disse o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, durante a assinatura do protocolo entre a Câmara e o Estado que determinou a passagem para a autarquia das zonas da Ribeira das Naus, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Doca de Santo Amaro, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém.
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), sublinhou igualmente que, caso a autarquia queira eventualmente no futuro desafectar aquelas áreas, os terrenos «revertem para o Estado»".
DD

Lisboa: Preço da água vai aumentar 3,64% em Fevereiro

O preço da água vai aumentar 3,64% em Lisboa, a partir de Fevereiro,revelou à Lusa fonte da administração da Empresa Portuguesa das ÁguasLivres, SA. ...
DD

Câmara de Lisboa ganha poder sobre o rio

... que vai permitir a transferência de jurisdição de algumas zonas dafrente ribeirinha da Administração do Porto de Lisboa (APL) para a autarquia. ...
PD

Direito de manifestação bem treinado. Presto as minhas homenagens ao povo da Anadia

14 vezes já. E esta semana será a 15ª. Mas desta vez em Lisboa: vêm «cumprimentar» Sócrates e Correia de Campos - dizem. Os meus respeitos a tanta garra. Leia aqui.

Rendas em Lisboa

A Comissão Arbitral Municipal das rendas voltou a reunir. Os processos em atraso poderão agora ser retomados.
DN

Boa parte da zona ribeirinha de Lisboa passa para a CML

Hoje, a CML recebe responsabilidades de gestão em zonas ribeirinhas que estavam a ser geridas pela APL. Vai haver planos para a zona. Segundo leio, Antónia Costa tinha garantido que «esta transferência não iria abrir a porta à especulação imobiliária».
Gina Pereira, JN

Impacte ambiental da Ota

Começa a discussão esta semana e conclui-se num mês. TSF.

domingo, janeiro 27, 2008

Cem mil!

100 000
Esta semana passamos pelo número 100 000. Visitas, claro. É fixe.

Assobios em Évora são bem-vindos

É a festa. Mais vaia, menos assobiadela, a coisa segue. É giro.

«Negócio» foi bom para alguém. Não para a CML - diz Costa

Em entrevista de António Costa no 'CM' de hoje que pode ler aqui: «(..) - Jornalista - Se for declarada a nulidade a Câmara vai ter de devolver muito dinheiro à Bragaparques? - António Costa - Se a nulidade for declarada a Câmara recuperará os terrenos da Feira Popular, que valem muitíssimo mais do que vale o Parque Mayer. Um dos problemas de fundo em tudo isto é que o processo de avaliação chegou a dados absolutamente extraordinários. Dou-lhe um exemplo para toda a gente perceber o desequilíbrio que aquele negócio teve para a Câmara. Depois daquelas operações todas, o preço do metro quadrado de construção de um teatro no Parque Mayer teria valor superior ao preço do metro quadrado para habitação e escritórios na Feira Popular. - Jornalista - Um grande negócio. - António Costa - Terá sido um excelente negócio para alguém menos para a Câmara. (...)»

sábado, janeiro 26, 2008

Cabo Espichel vai ser reabilitado. Obras começam este ano. É bom saber isso...


Li no 'Boletim Municipal' de Sesimbra que a zona do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel vai ser requalificada. Neste quadro, regista-se ali, foram doados à autarquia 41 000 m2 pelo empresário Xavier de Lima. Os fundos serão do Estado, da autarquia e da Confraria local, além de parceiros privados, segundo deduzo.

Sou um obcecado pelo Cabo e pelo Parque Natural. Gostei desta notícia, hoje de manhã... Obrigado, pela parte que me toca.

O telefonema da minha tristeza e revolta




É deprimente. É muito deprimente. E, pior: é talvez mais frequente e mais realista do que à primeira se podia pensar...
Por curiosidade e sem chacota, coloco ao seu dispor o tal pedaço de telejornal digno de um filme de Hollywood sobre o 3º mundo. Aqui, na versão RTP e aqui, na versão SIC, retirada do 'Expresso' on line (Não se esqueça de clicar na seta do centro do écrã, no caso da RTP, ou em baixo, no caso da SIC. Mais: se quiser ver em écrã inteiro, clique no desenhinho na barra de baixo à direita). E tem aqui também a transcrição do telefonema... A responsabilidade deste estado de coisas não é dos dois voluntários contactados pelo INEM: é do ministério da Saúde.

Protocolo para parte dos solos «da» AP de Lisboa

Zona ribeirinha de Lisboa decidida na segunda-feira - A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Governo assinam na próxima segunda-feira, o protocolo que determinará que terrenos sob jurisdição da Administração do Porto de Lisboa (APL) vão passar a ser geridos pela autarquia, segundo o semanário Sol.
DD

Novo partido (de Manuel Alegre)?

A possibilidade de um novo partido, que tem vindo a ser encarada entre os socialistas apoiantes de Manuel Alegre, estará naturalmente em cima da mesa da reunião do próximo dia 9 de Fevereiro - data em que Alegre junta em Lisboa os militantes do PS que o apoiaram nas presidenciais.
DN

sexta-feira, janeiro 25, 2008

A bronca na AR

Ouvi na SIC-N mas já não apanhei. Tinha havido uma bronca na AR. Já sei qual foi: «PSD, PCP e Bloco abandonam audição a Amaral Tomaz - A presença de Amaral Tomaz na Comissão de Orçamento e Finanças poucas horas depois da sua saída ter sido confirmada pelo primeiro-ministro, levou os grupos parlamentares do PSD, PCP e Bloco de Esquerda a abandonarem a sala por considerarem que não fazia sentido ouvir o secretário de Estado "em gestão" e "demissionário"."Seria a primeira vez na história que ouviríamos um membro do governo que está em gestão e cuja demissão foi aceite", afirmou o deputado do PCP Honório Novo

Processo Bragaparques: CML aprova em sessão de hoje defesa de nulidade do negócio

A CML acaba de aprovar por maioria que em tribunal o Município deve defender a nulidade do negócio com a Bragaparques... e que tudo deve voltar à estaca zero. A CML decidiu também que vai ser representada no processo «por um advgado externo», «indicado pelo director dos Serviços Jurídicos». Leia o take da Lusa no DD, aqui.
.
«Finalmente», diz Ruben
Sobre estas questões, a Lusa registou a opinião de Ruben de Carvalho: «O vereador comunista Ruben de Carvalho afirmou que a proposta hoje aprovada remetia para os mesmos processos que o relatório da sindicância considerou serem passíveis de nulidade.
Ruben de Carvalho registou, contudo, a "estranha, mas esclarecedora" votação, referindo-se ao facto de o PSD e o movimento Lisboa com Carmona terem aprovado as medidas tomadas na sequência do relatório da sindicância, mas terem votado contra a proposta sobre a permuta.
"Ninguém ficará propriamente surpreendido", afirmou, acrescentando que "finalmente começam a tomar-se medidas para se encontrar uma solução de acordo com o PDM e o interesse da cidade".»
Pode ler mais notícias aqui, aqui e aqui.

Projecto de Regulamento já está on line para debate

2008-01-25
Projecto de Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa em apreciação pública
Submeter à apreciação pública o novo Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa a entidades vocacionadas para a promoção de programas, projectos ou actividades de carácter cultural, social, recreativo e desportivo que prossigam o interesse público municipal, foi uma das deliberações tomadas na reunião de Câmara do dia 23 de Janeiro.
In site da CML.
Ver aqui o Regulamento: clicar nos vários links que ali vai encontrar.

O despacho

Pinto Monteiro deve estar a chegar a Lisboa, vindo da reunião de Madrid. Logo, logo, vai proferir o despacho que prometeu de imediato. Mais rápido era difícil. Esteja atento. Despacho sobre o quê? Leia aqui.
Actualização
São 21 horas. O despacho já está feito: Cândida Almeida vai coordenar a investigação. Marinho Pinto diz que não fica surpreendido, claro: como advogado, sabia que ia provocar esta saída. Vamos acompanhar. Ele quer também ir ao Parlamento e acha que deve haver uma comissão parlamentar de inquérito.
Nova actualização, sábado, 26
Claro que Jerónimo de Sousa apoia o inquérito. Disse-o e está registado pela Lusa, aqui.

Bendada: uma aldeia em guerra

Li na Lusa. Ainda ninguém me tinha falado nisto. Lamento dizer-lhes mas lá perto da minha aldeia aquilo anda feio. Há quem fale de faroeste, de guerras de famílias. O padre da terra parece que tem tudo a ver... Tudo por causa de uma antena de telemóveis. Coisa estranha. Chatice. Leia mais aqui.
A foto é do 'Sol'.

Ideias para o Parque Mayer vão servir de base a plano de pormenor

«Lisboa: Concurso ideias para Parque Mayer recebeu 30 propostas
25 de Janeiro de 2008, 18:05
Lisboa, 25 Jan (Lusa) - O concurso de ideias para o Parque Mayer recebeu trinta propostas, sendo os melhores projectos escolhidos dentro de cerca de três semanas para servirem de base ao plano de pormenor para aquela zona.
"Foram apresentadas trinta propostas, o que é demonstrativo do interesse das pessoas, já que este foi um concurso aberto", disse à Lusa o vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa, Manuel Salgado (PS).»

Ontem: activistas sindicais nas ruas de Lisboa


Milhares de Activistista Sindicais reafirmam em Lisboa a confiança na luta!
24-Jan-2008
Milhares de Activistas e Dirigentes Sindicais manifestaram-se hoje em Lisboa pelo Direito à Negociação Colectiva, por melhores salários e trabalho com direitos. A Manif iniciou-se frente à CIP a Confederação dos Patrões e prosseguiu até ao Ministério do Trabalho, levando assim o protesto dos trabalhadores contra as duas faces da mesma moeda, a política de direita ao serviço dos interesses de uma classe de previligiados à custa da intensificação da exploração dos trabalhadores.
Ver site da DORL: aqui, aqui e aqui.


Precários da CML

Uma coisa já sei com segurança: dos actuais 1 038 avençados, só cerca de 250 é que já estavam na CML em Janeiro de 2002, quando Santana chegou. Todos os outros, quase 800, foram recrutados nos dois mandatos do PSD.

Instância arbitral na CM de Lisboa

«O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), enviou hoje (3ª-feira) aos sindicatos (STML, STAL e SINTAP) uma proposta para a integração dos trabalhadores avençados num quadro de direito privado do Município, que passa pela criação de um tribunal arbitral», seguindo pareceres do Prof. Jorge Leite - li no Sol.

Espaços verdes de Lisboa podem ficar «um caos»

O assunto já esteve na Assembleia Municipal, onde foi aprovada uma moção sobre a escassez das verbas para manutenção de espaços verdes na Cidade pelas juntas de freguesia. Agora, o assunto é retomado: "«Foi assumido um compromisso com António Costa para mantermos o protocolo em vigor, mas o vereador Sá Fernandes não o está a cumprir. Afinal quem manda na Câmara?» , questiona João Mesquita (de uma junta PSD). (...) Uma situação que Mesquita prevê que se transforme «no caos dos espaços verdes de Lisboa». "
Sol

O incrível Santana Lopes, sobre Lisboa

«(...) o principal são "as obras e os projectos para a cidade, que não se sabe quais são".
"A Câmara Municipal deve falar dos problemas dos seus munícipes, falar de obra, é para isso que as pessoas são eleitas", defendeu.
"O Bloco de Esquerda e o PS votaram a favor do acordo [feito com a empresa Bragaparques que levou à permuta dos terrenos da antiga Feira Popular em Entrecampos pelo Parque Mayer] que hoje pedem para ser anulado", lembrou.
"Hoje andam a pregar inocência política como se não tivessem nada a ver com as deliberações tomadas", acrescentou.»
RTP / Lusa

Processo Bragaparques, Lisboa

Anulação
«Quanto a uma anulação do negócio com a autarquia, Hernâni Portovedo adiantou que a Bragaparques tenciona vir a pedir indemnizações: "Se se confirmar, vamos pedir responsabilidades a quem de direito".»
DN

Advogados da CML
«(…) a não representação dos mandatários autárquicos na audiência de ontem poderá ser vista como uma finta a favor de António Costa, que com esta jogada ganha tempo.»
CM

«(…) fonte do gabinete do presidente da Autarquia não esclareceu se a decisão das juristas tinha sido comunicada e concertada com António Costa, mas considerou-a uma atitude "compreensível e normal" pelo facto de serem "as mesmas pessoas que têm vindo a defender o contrário", e explicou que serão agora designados novos advogados.»
JN

Adiamento
«A acusação justifica o pedido de adiamento da audiência devido à (…) existência de dois novos documentos que podem vir a ter relevância para este processo o relatório da sindicância ao Urbanismo da Câmara e a acusação do Ministério Público a seis pessoas, no âmbito do processo-crime relacionado com os mesmos factos.
JN

Indemnização
«Por não querer avançar por enquanto com o pedido de indemnização, que tem um prazo de três anos para desencadear, a Câmara de Lisboa não respondeu positivamente a um ofício nesse sentido que lhe foi dirigido pelos serviços do Ministério Público junto do Tribunal de Instrução Criminal.
Seja como for, o MP "pode substituir-se à câmara e exigir a indemnização do erário público", explica o responsável pelo PCP em Lisboa, Carlos Chaparro.»
Público

Assembleia Municipal
O PCP, «que sempre defendeu a ilegalidade de todo o processo, diz que a intenção dos socialistas que governam a câmara de não submeter a deliberação que será tomada hoje pelos vereadores ao escrutínio dos deputados da assembleia municipal contraria igualmente a lei.
O raciocínio é simples: se este órgão foi chamado a pronunciar-se quando se tratou de firmar o negócio, também deve ter uma palavra a dizer nesta tentativa de o desfazer. (…) Os comunistas entendem que António Costa violará a lei se não submeter a deliberação à assembleia municipal.»
Público
.
40 milhões já voaram
Em taxas não recebidas e em indemnizações. Diz o Relatório da Sindicância.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Os «domínios»..


É este o uso que fazemos dos vários serviços...

Ai, televisão, televisão...


Eis os «shares», segundo a Marktest...

Petição: Profissionais do Espectáculo


Nova Lei ainda vem piorar as coisas
«Por detrás de um espectáculo de Dança, Teatro, Música, Circo, Cinema ou Audiovisual esconde-se uma realidade preocupante, a realidade com que os profissionais das Artes do Espectáculo se confrontam nas suas condições de vida e de trabalho.
«Actores, músicos, bailarinos, coreógrafos, encenadores, realizadores, técnicos de audiovisual e tantos outros profissionais têm vindo, ao longo dos anos, a ser confrontados com condições de trabalho cada vez mais precárias, com graves consequências para a sua vida pessoal e profissional, situação esta que se irá agravar se a Proposta de Lei n.º 132/X, apresentada pelo Governo e aprovada pela maioria PS na Assembleia da República, for promulgada.
«Pela valorização das Artes e da Cultura!
Assine a petição: clique neste link.
Primeiros signatários: Manuel Gusmão, Odete Santos, Carmen Santos, Alexandre Branco, José António Gomes, Aida Tavares, Manuel Augusto Araújo, Urbano Tavares Rodrigues, Rui Mendes, Mário Barradas, José Casanova, Mário Jacques, José Morais e Castro, Madalena Santos, José Pessoa, João Oliveira, António Filipe …

Processo Bragaparques: adiamento por decisão do tribunal

O juiz marcou esta manhã «nova audiência prévia para o dia 25 de Fevereiro».
Lusa/SOL

Editorial: Não gosto mesmo nada disto

Editorial
Anda por aí uma tese barata, que, de facto, é lateral à ilegalidade das decisões em torno do Parque Mayer e da Feira Popular, mas que, na prática, alguns colocaram ontem no topo da análise como se fosse a questão central. Essa tese, que me incomoda, baseia-se numas contas feitas por alto e sem apoio em planos (o único critério legal, como os mesmos dizem sempre). Segundo essas contas, a CML lucraria umas dezenas de milhões de euros em anular as anteriores decisões da polémica. Assim, sem mais, como se esse fosse o fundamento da questão: cifrões, verbas, euros, milhões.
A Câmara lucra?! Mas é de lucro que se trata, puro e duro? Nem sei se isso é verdade. Aliás, repito, ninguém sabe nem pode saber honestamente, antes de haver planos para o Parque e para a antiga Feira Popular.
Mas sei que me choca que a questão seja colocada à partida nestes termos de deve e haver. Mas afinal a legalidade mede-se por aí, pelos milhões?
Veja a contradição: alega-se em tribunal a ilegalidade por violação do PDM e por falta de planos... e depois vem-se para a rua falar de milhões, calculados com base sabe-se lá em quê, esquecendo os tais planos e antes de eles serem elaborados. Que raio de lógica e de código de conduta é este?
Talvez até seja uma tese populista, quiçá simpática para muitos. Mas julgo que é um modo de pôr as coisas indecente e até pouco inteligente. (Por absurdo: e se os planos viessem a dar mais construção ainda a favor da Bragaparques na actual situação? Mas que não venha a acontecer isso, como não virá seguramente: o cerne da questão não pode ser esse mas sim a violação da lei).
Além do mais, parecem-me contas de merceeiro, de valor igualzinho ao das anteriores, agora contestadas em tribunal. O erário municipal sai mais defendido se a lei for cumprida: façam-se primeiro os planos e calcule-se depois o valor dos dois terrenos. Tudo o resto é falar por falar. Refiro-me a Sá Fernandes e à sua «avaliação» de ontem - Ver Nota (1) abaixo.
Não gosto disto. Quando vi tal barbaridade trazida para primeiro plano em duas das edições de hoje, pasmei.
Julgo que tal raciocínio, colocado assim sem mais como coisa central na questão em causa, demonstra mas é uma grande falta de formação ética. No mínimo.
Felizmente, o Presidente da CML, de forma bem construída, colocou ontem a questão onde deve ser colocada - e concordo com ele a 100%: na violação das normas imperativas de ordenamento do território.
_____________
(1) Por exemplo: no Público, edição impressa, li o seguinte esta manhã: (A CML) «entregou os terrenos de Entrecampos ao grupo de Braga pelo valor de 114 milhões de euros - 60 correspondentes a uma hasta pública de parte dos terrenos e 54 por troca com o Parque Mayer, avaliado num valor equivalente a cerca de metade da Feira Popular. Sá Fernandes, que sempre defendeu que a avaliação tinha prejudicado o município, diz que, caso possa voltar a vender os terrenos, a autarquia conseguirá por eles 190 milhões.»
190 milhões porquê? Por que não 200? Ou 250? Qual a base de cálculo? Sabe o que isto me parece? Uma brincadeira, um coelho tirado da cartola, uma irresponsabilidade. Lamento.

Terrenos do Porto de Lisboa

«O presidente da Comunidade Portuária de Lisboa (CPL) defendeu ontem a constituição de uma empresa mista para gerir eventuais terrenos que venham a ser entregues ao município de Lisboa (...)»

Processo Bragaparques: notas soltas

1. PCP sempre votou contra
«(...) Rita Magrinho, do PCP, recorda que o seu partido sempre se mostrou contra o negócio com a Bragaparques e considera que agora está aberta via para resolução deste caso.»
RR
2. Assembleia tem de ratificar
"(...) Em cima da mesa está ainda a possibilidade – proposta pelo PCP – de adiar a audiência preparatória convocada para esta quinta-feira. Para os comunistas, a nova posição que a Câmara levar a esta diligência deverá ser ratificada pela Assembleia Municipal.
Ruben de Carvalho, vereador do PCP, lembra mesmo que «o réu [na acção administrativa] é o município, que é composto pela Câmara e pela Assembleia»."
Sol
3. Aliviar as finanças municipais
«(…) Se António Costa conseguir que seja declarada a nulidade da permuta de cerca de metade (61 mil metros quadrados) dos terrenos da Feira Popular e da venda em hasta pública da outra metade (59 mil metros quadrados) à empresa Bragaparques, poderá aliviar o aperto financeiro que vive no município. (…)»

Tapada das Necessidades não pode fechar!

«A DG do Tesouro e Finanças pediu à Junta de Freguesia dos Prazeres para lhe entregar as chaves da Tapada. Em Comunicado, a CDU alerta a população para os perigos da Tapada ver o seu acesso condicionado aos moradores, e aponta a necessidade de lutar em defesa deste espaço.» (...)
Leia mais aqui.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Lisboa, Parque Mayer: promessa

António Costa acaba de explicar aos jornalistas as instruções que deu aos juristas da CML para amanhã se limitarem a declarar «o merecimento dos autos» no Tribunal onde corre a presente aacção sobre o processo Bragaparques - ou seja: uma posição «passiva».
Por outro lado, fez a promessa de que dentro de um ano haverá já obra no Capitólio - Parque Mayer.

Última hora: processo Bragaparques só é votado sexta-feira. Mas António Costa vai produzir despacho hoje

Uma grande alteração. Só sexta é que se vota a proposta de António para anulação do negócio da CML com a Bragaparques. Entretanto António Costa garante que vai produzir um despacho no mesmo sentido. Leia aqui, aqui e aqui.

Vale a pena eleger um tipo que na oposição diz uma coisa e quando tem poder diz o contrário? Honestamente, digam-me lá...

"A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou uma recomendação, exigindo da autarquia a «imediata cessação das pressões para que as juntas aceitem uma redução das verbas para a manutenção de jardins».
O vereador com o pelouro dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, contrapôs, contudo, que havia «má gestão dos recursos públicos» pelas juntas de freguesia na manutenção dos jardins, com empresas a «receberem metros quadrados de manutenção de espaços verdes que afinal não existiam»."
Interessante... Um homem que sempre quis estar à frente da História. Mas isso era quando Sá Fernandes não tinha pelouros. Agora, fia mais fino. Interessante. Não páro de me espantar. Bolas!

Saramago vem a Lisboa?


Seguramente, se a saúde o não impedir. É uma exposição na Ajuda. João Céu e Silva, DN: «A grande exposição A Consistência dos Sonhos sobre a vida e obra de José Saramago já tem data marcada para se apresentar ao público português: 23 de Abril. Ocupará mil metros quadrados dos salões do Palácio da Ajuda, mais 300 m2 do que a montagem original, no local onde agora estão em exposição as obras vindas do museu russo Ermitage.»
Entretanto, a melhor notícia: Saramago que já está melhor e em casa (TSF).

Menos verbas, não, em Lisboa

«Vários presidentes de juntas de freguesia eleitos pelo PSD ameaçaram ontem deixar de cuidar dos jardins e espaços verdes que estão sob a sua alçada se a Câmara Municipal de Lisboa não mantiver, no mínimo, as verbas que lhes foram transferidas para o efeito no ano passado, no âmbito dos protocolos de delegação de competências (...)». JN

Querida televisão


Não me venham dizer que não: se uma hora de televisão é muito, então que dizer de... 50 horas???? Veja com os seus olhos que a terra há-de comer: aqui! Querida televisão, tão queridinha...

«Em 2007, José Sócrates foi a personalidade que por mais vezes e durante mais tempo esteve nos noticiários de televisão da RTP1, RTP2, SIC e TVI. O Primeiro-ministro interveio na primeira pessoa em 1195 notícias que tiveram mais de 50 horas de duração.
O Presidente da República, Cavaco Silva, foi o segundo protagonista do ano, tendo intervindo em 682 notícias de 26 horas de duração.»

Tudo normal no blog

... Deu para perceber que o blog andou aqui uns dias meio parado???? Pois andou, sim. Era uma coisa qualquer aqui na net de casa e no fim-de-demana também...
Mas já está ok!
Pelo menos até sexta. Depois logo se vê...
Eu que estou sempre a refilar com o apoio a clientes nas grandes empresas, desta vez agradeço aos técnicos da PT-Sapo ADSL. Foram impec, como lhes disse várias vezes. Já os ouvi tantas vezes nestes dias (até à solução do problema) que hoje já brincava com um deles: «Um dia destes vou para aí dar-lhes explicações a vocês sobre o Thomson 516». Vejam lá as coisas que se aprendem nestes telefonemas de meia hora - porque sou um nabo nestas matérias como espero que seja evidente.
Obrigado a todos os que me ajudaram, malta (ficaram todos com o endereço do blog, caramba!).

A «democracia» feita futebol

… Onde mais se não numa prova democrática é que eu ia saber que na Sertã se jogava futebol profissional? Veja.

terça-feira, janeiro 22, 2008

Graffiti no Bairro Alto




Os graffiti no Bairro Alto (e não só) chocam. Um leitor enviou-me um «estudo»-denúncia da questão. Tem interesse. Pode ler aqui.
As fotos vinham junto...

Processo Bragaparques


«O Partido Comunista vai defender quarta-feira na reunião da Câmara Municipal de Lisboa a nulidade da permuta de terrenos do Parque Mayer com a empresa Bragaparques, anunciou hoje o vereador comunista Ruben de Carvalho.
"Aquilo que iremos defender amanhã na reunião de Câmara, em função do agendamento que foi feito, é, liminarmente, a anulação de todo o negócio que envolveu a permuta de terrenos do Parque Mayer por terrenos da Feira Popular e, posteriormente, a hasta pública dos terrenos restantes da Feira Popular", disse Ruben de Carvalho em conferência de imprensa.» E há mais na Lusa: aqui.
O negócio foi de tal forma que nem o PSD hoje o defende. Li na Lusa, reproduzida pelo DD aqui. Bolas! Agora ninguém quer queimar as mãos…
Leia também como Paulo Paixão, Expresso (aqui), e Margarida Davim, Sol (aqui), viram esta questão hoje à tarde.

Urbanização do Sporting

«A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje uma permuta de terrenos com o Metropolitano e a cedência de um direito de superfície ao Sporting Clube de Portugal para construção de 29 mil metros quadrados.
A proposta foi aprovada com a abstenção dos deputados municipais do PSD e Bloco de Esquerda e os votos contra do PCP e dos "Verdes".
A Câmara de Lisboa cede ao Metro uma parcela de terreno no Cais do Sodré, onde está construído o terminal fluvial, e o Metro cede à autarquia "o direito de construir sobre o terminal do Campo Grande", explicou o presidente da Câmara, António Costa (PS).» (…) Lusa. Leia mais aqui.

Empréstimo a Lisboa: TC quer mais informação

«Costa falou hoje dos “esclarecimentos adicionais pedidos pelo Tribunal de Contas em relação ao empréstimo que a autarquia quer contrair referem-se a "datas e à natureza de algumas dívidas".
"São quatro ou cinco perguntas que têm que ver com datas e a natureza de algumas dívidas", disse António Costa aos jornalistas, à margem da reunião da Assembleia Municipal.
O pedido de esclarecimentos do Tribunal de Contas, o segundo desde que o processo deu entrada, foi hoje dirigido à Câmara, que responderá até ao final da semana.
"São questões novas que o tribunal entendeu colocar e nós respondemos", desdramatizou António Costa.”» (…)
Lusa. Leia mais aqui.

Precários da Cãmara de Lisboa

«António Costa (PS), enviou hoje aos sindicatos uma proposta para a integração dos trabalhadores avençados num quadro de direito privado do Município, que passa pela criação de um tribunal arbitral.
O autarca anunciou o envio de documentação aos "três sindicatos mais representativos" dos trabalhadores do município durante a reunião da Assembleia Municipal.
Na carta, António Costa pede aos sindicatos que apreciem as propostas de criação de uma convenção de arbitragem, um tribunal arbitral e um regulamento de arbitragem.»
(…) Lusa, aqui.

Lisboa: negócio nulo, defende o PCP desde sempre

“«Defendemos que primeiro se deve anular o negócio e depois elaborar os termos de referência e o plano de pormenor», disse o vereador comunista Ruben de Carvalho, que remeteu mais explicações para uma conferência de imprensa hoje à tarde.
O PCP tem vindo a defender a nulidade do negócio desde a sua concretização, tendo solicitado a impugnação judicial ao Ministério Público em Março de 2005.”
Sol, transcrevendo a Lusa

Parque Mayer, Lisboa

Concurso público internacional: reabilitação do Capitólio. Pode ler aqui. «O concurso visa a adjudicação a uma equipa projectista do desenvolvimento do projecto de reabilitação do Capitólio, reconvertido à sua traça original (projecto 1925-1931), resolvendo os problemas estruturais e funcionais existentes.»

Bairro Alto, Lisboa

Um grupo de cidadãos expõe, no Fórum Cidadania, o que se passa no Bairro Alto e pede uma presença da CML. Por todas, selecciono estas referências: «- O estado deplorável do valiosíssimo edifício onde se encontra a Hemeroteca Municipal, cujos andaimes fazem parte da paisagem há cerca de 10 anos!; (…) - A ausência da CML enquanto agente mobilizador junto do Governo no sentido de se manter naquela zona o Conservatório Nacional e outros organismos públicos; - O galopante empobrecimento do bairro quer por via do desmantelamento/deslocalização dos seus equipamentos, quer por via da proliferação de condomínios fechados, situação que, a prazo, destruirá a sua essência: os laços de proximidade, vizinhança e entre-ajuda que ainda subsistem. A lógica que está a ser seguida está longe de se coadunar com o conceito de cidade de bairros que a CML diz defender (…)».
Leia mais aqui.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Amanhã no Forum Lisboa

Os Vereadores do PCP na CML apresentam amanhã, às 15.30, no 3º andar do Forum Lisboa a sua posição sobre o Processo Bragaparques. Vamos ouvir na altura uma declaração política de Ruben de Carvalho sobre a matéria. É uma conferência de imprensa que vai fazer doutrina.

Terça-feira na Assembleia Municipal de Lisboa

Amanhã, na Assembleia Municipal de Lisboa, o PCP e os Verdes apresentam várias propostas sobre Lisboa.

Deputados do PCP
São apresentadas amanhã à AML quatro propostas do PCP:
- Votos de pesar pela morte de duas grandes figuras, cada um na sua área: Luiz Pacheco (editor e escritor) e Homero Serpa (jornalista).
- Alteração à lei eleitoral das autarquias: «O Projecto de Lei subscrito pelo PS e PSD com vista à alteração da Lei Eleitoral para as Autarquias Locais testemunha a profunda identificação de objectivos e politicas que une os dois partidos. Este projecto elimina a eleição directa das Câmaras Municipais e visa garantir, de modo artificial e administrativo, uma maioria absoluta a quem detém a presidência. Esta opção traduzir-se-á num prejuízo do funcionamento colegial dos órgãos autárquicos, na redução do nível de fiscalização democrática e na ampliação da margem para uma gestão menos transparente.»
- Recomendação à CML sobre um refeitório encerrado: «1. Que proceda a um levantamento do estado de todos os refeitórios municipais e tome medidas para a sua conservação e beneficiação; 2. Que tome as medidas necessárias para permitir a reabertura do refeitório do Palácio dos Machadinhos, no mais curto espaço de tempo (possível), sendo entretanto garantidas alternativas aos trabalhadores.»

Os Verdes
«Através da Recomendação sobre o “Aeroporto da Portela”, “Os Verdes” aconselham, entre outras questões, a CML para que no âmbito do processo de revisão do PDM, salvaguarde para aquela área apenas usos de Espaços Verdes de Utilização Colectiva, Localização de Equipamentos e Serviços Públicos, que interceda junto da ANA, para que esta leve a cabo investigações e acções de monitorização do local antes do seu encerramento, e que garanta ainda à Assembleia Municipal que qualquer intervenção naquela área será alvo de um Plano Urbanístico, sob orientação da Autarquia.
«Por seu turno, a Recomendação sobre o “Estacionamento em dias de futebol” propõe, por sua vez, a realização de campanhas de sensibilização para o uso dos transportes públicos na deslocação dos espectadores para o estádio, bem como, uma efectiva fiscalização policial, com remoção imediata dos estacionamentos abusivos, quer de carros particulares, quer das viaturas do comércio ambulante.»

domingo, janeiro 20, 2008

Natal na Câmara de Lisboa afinal custou dinheiro?

Muitos dos que viram os ensaios acharam que aquilo era uma espécie de implante kitsch nos Paços do Concelho. Eu pensei logo isso e disse-o. Mas engoli: pensei que era uma prenda do Santander comprada numa loja chinesa (sem desprimor).
Mas não: sabemos agora que aqueles cantos ditos de Natal custaram um balúrdio. Para o que aconteceu, foi mesmo um balúrdio.
Assim, não.

Não é grande coisa, não!

O presidente do PND, Manuel Monteiro, veio dizer que tem mais militantes do que o CDS. Disse isso todo ufano. Como se isso fosse grande coisa. Se for verdade, isso não abona nada em favor nem de um nem de outro, verdade se diga...

sábado, janeiro 19, 2008

O parque de estacionamento do PSD

Há um cheque da Bragaparques depositado na conta do PSD? Qual é a admiração? O que admirará é que seja uma verbinha tão insignificante, salvo seja. (Só na conta do PSD? Procuraram bem?) A empresa não faz obras? Não pode ter feito uma obra para o PSD? ... Ah! É ao contrário? ... Bom, então, ... o PSD não pode ter fornecido algo à empresa? Por exemplo: uma assessoria técnica sobre um parque de estacionamento, sei lá... Há-de haver uma explicação. Aguardemos. Amanhã ou depois saberemos. Ah, foi só financiamento? Então está tudo nos termos da legislação, tenho a certeza. Amanhã saberemos também.

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Nova ponte e novas vias em Lisboa

«Costa quer Governo a pagar remodelação na rede viária - Bruno Simões Castanheira, JN - Nova ponte vai trazer 69 mil veículos por dia para a capital - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), vai debater com o Governo as intervenções que a localização do novo aeroporto e da nova ponte implicam na capital, sobretudo na rede rodoviária. (...)»

Os primos, o Governo e as câmaras...

Escrevi hoje um artigo sobre o relacionamento díspar do Governo com a CML e com outras câmaras. Acho que terá interesse em ler:
"(…) congratulo-me porque no caso de Lisboa as coisas andam depressa e bem.
É o que vale ter primos no Governo. É a tradução política de um aforisma popular que me apetece adaptar: «Quanto mais primo, mais me arrimo»..."
(...)

Processo Bragaparques

Carmona e restantes arguidos concertados para beneficiar a Bragaparques - Câmara de Lisboa: acusação arrasa arguidos no caso dos terrenos do Parque Mayer - 18.01.2008 - 09h01 - José António Cerejo, Público - A única coisa que a acusação do Ministério Público não afirma é que Carmona Rodrigues e os restantes arguidos obtiveram algum benefício pessoal com a permuta e venda dos terrenos do Parque Mayer e da antiga Feira Popular a uma empresa do grupo Bragaparques. Fora isso, é toda a sua intervenção neste processo, ao longo de três anos, que é apresentada como obedecendo a um único objectivo, concertado entre eles: beneficiar a empresa Parque Mayer, SA, detida pela Bragaparques. (...)
Público

Parque Mayer - Feira Popular

Anulação de permuta é solução - FILIPE MORAIS , DN - Reunião decide na quarta-feira qual a posição oficial da autarquia no processo - O executivo municipal de Lisboa poderá vir a apresentar, na próxima quarta-feira, uma proposta que determine a anulação da permuta de terrenos entre a autarquia (Entrecampos) e a empresa Bragaparques (Parque Mayer). (…)

Costa discute com o Governo novas redes viária

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), anunciou ontem que vai debater com o Governo as intervenções que a localização do novo aeroporto e da nova ponte implicam na capital, sobretudo na rede rodoviária. (…)
CM

Zonas portuárias

Terrenos dos portos passam para as câmaras. Portanto, terrenos da APL passam para a CML. Todos? Ou só os de uso não portuário? Ler aqui.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

O que esteve em cima da mesa ontem na Câmara de Lisboa

O que esteve em cima da mesa ontem na Câmara de Lisboa foram as vertentes do complicado processo do novo aeroporto em Alcochete. Coisa complexa: 1. Ambiente; 2. Acessibilidades; 3. Corredores; 4. Futuro da Portela (pistas e local)...

Leia no site da CML.

A chover no molhado em Lisboa

«Remeti para a Câmara o pedido de orientações que me foi feito pelos serviços jurídicos», explicou o presidente, que entende não estar «em condições de dar novas orientações aos serviços sem uma nova orientação da Câmara» - explicou António Costa ao 'Sol'.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Acusados de prevaricação

Três eleitos do PSD são agora acusados. Caso Bragaparques a começar a doer. Ler aqui. E aqui.

Infelizmente... em Lisboa, hoje...

Cheira a gás. Em vários pontos da Cidade. Ler aqui. Alguém da Lisboagás veio dizer à TSF que não é fuga de gás. Então é o quê?

Rendas elevadas nos Bairros Municipais de Lisboa

O PCP contesta o aumento de 5,7% para boa parte das rendas dos Bairros Municipais de Lisboa. Isto, em bairros ditos sociais… Mais um agravamento da vida de centenas de milhares de pessoas na Cidade.
Ler aqui.

Freguesias de Lisboa

Os jornais têm referido que cinco freguesias (pequenas) de Lisboa irão constituir uma associação ou união para rentabilizar as conversações com a CML em torno de verbas a descentralizar e acções a concretizar.

100 milhões em Lisboa

Como se sabe, o Tribunal de Contas parece ter dúvidas sobre a validade de facturas no valor de 100 milhões para efeitos de autorização do empréstimo dos 400 milhões. Pedidas explicações, a CML tem todo o interesse em fornecê-las para que a proposta aprovada possa fazer caminho.

Menezes em tremeliques

1.
«Se alguém acha que pode fazer melhor do que Santana Lopes e eu, que avance». Mais ou menos. A ideia é esta. Quando um líder vai por aqui, está mal e vai sair depressa. Menezes entrou há semanas e já se sente assim? Que raio de partido este. Com PSDs destes, Sócrates respira fundo, apesar de a última sondagem do «CM», já esta semana, não lhe dar mais de 35% e 32% ao PSD.
2.
Interessante que Santana Lopes tenha ontem vindo dizer que não entende que vereadores do PSD tenham votado a favor das consequências da Sindicância ao seu mandato... pois se estava tudo legal... Só para rir, mesmo.
O que Santana não registou é que só um(a) dos seus três vreeadores pôs os pés na dita sessão.
3.
O que agora me dá para entender: afinal Negrão não veio à sessão nem se fez representar, o que é estranhíssimo, para não ter de ouvir Santana, ou para não ter de votar contra as propostas que estavam em cima da mesa... para não ter de ouvir Santana.

Questões essenciais na CM de Lisboa, hoje, na sessão

Hoje, a CML debate questões essenciais para os próximos tempos na Cidade:
1. Aeroporto em Alcochete;
2. TGV, corredores, canais;
3. 3ª Travessia do Tejo: onde, acessibilidades;
4. Destino do local do actual aeroporto, se e quando for desactivado.

terça-feira, janeiro 15, 2008

Casas da EPUL para jovens

Jovens ludibriados com as casas da EPUL. Ler aqui.

RiR: a bronca das isenções... e ainda falta a questão da publicidade cedida pela CML... Um dia falaremos disso

CML dá 6,5 milhões de euros ao Rock in Rio. Valor corresponde ao valor de taxas isentas. Cidadãos por Lisboa contestam.
PD

domingo, janeiro 13, 2008

O triste chavascal


Constâncio é que sabe. Em causa: a sua ida ou não ao Parlamento para explicações sobre as histórias escuras do BCP. Constâncio é que manda. Ontem era como segue, com as coisas a mudadrem de hora a hora... Às 19 era assim (Constâncio vai). Às 21 assim (Constâncio adia e é normal). E às 23 assim (Constâncio recusa ir. Ponto.). Como será hoje e amanhã e depois? Que desplante. Que chavascal. Que exposição pública.

Sindicância e contra-ataque do PSD

Autarquia vai negociar eventuais direitos com os promotores lesados - Diário de Notícias - A atitude conciliadora do presidente António Costa foi enaltecida por diversas fontes municipais da oposição, que elogiaram a aceitação de muitas propostas ... E «até 23 de Janeiro, os vereadores poderão apresentar outros casos suspeitos e susceptíveis de serem investigados.»
Obras de João Soares estão na mira do PSD - Jornal de Notícias - O alargamento das investigações ao tempo em que João Soares presidia aos destinos da capital foi uma das reclamações do PSD, aceites por António Costa, ... Exemplos: «"El Corte Inglês", construído sem licença, os edifícios de realojamento da Quinta do Cabrinha, construídos em leito de cheia, o Hotel Ópera, erguido na zona de protecção dos pilares da Ponte 25 de Abril,» e «vários prédios na Quinta da Granja, em Benfica, cujo licenciamento violava o plano de pormenor.»

sábado, janeiro 12, 2008

Pequenas notas de sábado de manhã

1. O CDS está muito revolucionário. No 'Sem Mais', um jornal que agora me chega como suplemento do Expresso, numa coluna de opiniões partidárias, aparece Francisco Lopes como pertencendo ao CDS. Um CDS muito revolucionário, garanto...
2. O efeito Bruni. Sarkozy tem agora menos preferências nas sondagens do que tinha no Verão. Há quem diga que é o efeito Bruni. Está pois estabelecido o preço do amor: de 70 para 48%: 22% a menos - é quanto vale a cantora ex-modelo. Aparentemente, Sarkozy «tá-se bem»
3. PS sem maioria absoluta. Sondagem 'Expresso' de hoje:
- PS: 43,3%
- PSD: 32,5
- CDU: 8
- BE: 6,6
- CDS: 6%.

Atenção, música neste blog

Para ouvir o som dos vídeos, agora tem de retirar o som da música de fundo (o desgraçado do Rui Veloso, que se tem farto de rodar..). É só ir lá (junto do corvo) e clicar no triângulo.

Desafinado-Stan Getz In The UK

Sempre belo

Venda de património do Estado (hospitais desactivados, prisões etc.) dá bronca das grandes... como era de prever

Agora já há esta bronca (em Lisboa, mas há mais): as Mónicas. Amanhã serão outras. A EPL / Penitenciãria parece que já foi negociada, mas ainda «faltam» coisas como os quartéis, os hospitais a desactivar (contra tudp e cpntra todos...), o IPO - vocês verão. A coisa é apetecível, o apetite~é muito, as amizadezinhas (nem digo que seja do ministro, ele mesmo - mas há sempre alguém que ... não resiste..., há sempre alguém que diz... sim!

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Câmara de Lisboa e sindicância


Perto das 21 horas, terminava a sessão da CML. As principais consequências estão. (A heroína da Clo colocou o 'take' «no ar» às 23:06! Bom esforço.)
Nas edições impressas da imprensa de hoje e nos seus sites, há notas interessantes de jornalistas que aguentaram a maratona:

DN - Filipe Morais: aqui.
PD / Lusa: «… O vereador comunista Ruben de Carvalho frisou tratar-se de um «programa ambicioso e complexo». «Esperemos que o actual executivo tenha condições para o pôr em prática, sendo que o PS não está isento dos erros que nos propomos corrigir», afirmou, insistindo na «responsabilidade política» das conclusões da sindicância. …»
PD / Lusa - Mais medidas anti-corrupção. Aqui.
Expresso - Paulo Paixão também ouviu «Ruben de Carvalho (PCP): "A sindicância que deu origem à deliberação comprova todas as situações de irregularidades, de diversa ordem, para as quais o PCP sempre chamou a atenção, ao longo dos últimos seis meses. Por detrás dos casos apurados, há uma responsabilidade política. Quanto às medidas aprovadas, esperamos que o Executivo as possa colocar em prática".
Mais no Expresso: «… cada vereador tem até dia 23 de Janeiro para apresentar aos serviços uma lista de processos que considere susceptíveis de serem investigados, o que coloca na mira também os mandatos de João Soares (além da parte do de Santana Lopes que não foi investigada)…». E ainda (Expresso): Como decorreram os trabalhos? Paulo Paixão responde: «… grande número de medidas aprovadas» - por exemplo: «a criação de uma comissão para a promoção de boas práticas»… - «(duas dezenas, quase todas subdivididas em vários pontos, muitos deles negociados durante a reunião, o que levou a rectificações e aditamentos, feitos pela oposição)…».
Público - Ana Henriques - O PSD esteve quase ausente, mudou de opinião e Saavedra votou com os outros eleitos. Pode ler aqui.

IPO Lisboa: decisão

Haverá decisão até ao fim do mês sobre a localização do novo IPO, diz o ministro.

Bem me parecia que não era só ideia da CIP...

Bem antes da CIP, já a AMDS tinha apontado a hipótese Alcochete: «... A Associação de Municípios da Região de Setúbal, em Maio de 2007, (...) apontou, “face às interrogações e dúvidas conhecidas em relação ao aeroporto”, se “criassem condições para estudar, em concreto, uma alternativa à Ota, avançando, desde logo, a hipótese do Campo de Tiro de Alcochete”. (...)»

Almada: um bom exemplo, nos tempos que correm...

Almada encerra ano com saldo positivo e sem dívidas - Jornal Margem Sul - 6 horas atrásA Câmara Municipal de Almada encerrou 2007 com um saldo positivo de 9,5 milhões de euros e sem dívidas a fornecedores. Em comunicado, a autarquia revela...

Últimas da maratona de hoje

A CML passou o dia todo a debater uma proposta complexa de António Costa sobre medidas sequentes à Sindicância. Os trabalhos iniciaram-se às 10 da manhã e ainda não terminaram - com apenas um curto intervalo para almoço. Está-se agora na ponta final e vai-se votar ponto a ponto. Se tudo correr bem, dentro de meia hora acaba esta maratona - mais uma, apenas mais uma.

Beato-Montijo, quer Viegas

José Manuel Viegas não quer a ponte Chelas-Barreiro e sim Beato-Montijo. Ler.

A Lista de Santana e Carmona

A CML já lhe fez a vontade. O Tribunal de Contas tinha pedido a lista de credores da CML (curto prazo), ou seja: dos fornecedores a quem «se» deve. A CML já enviou o material.

Proposta que a CML vai apreciar hoje está bem explicada por GP no 'JN'

Hoje reune extraordinariamnete a CML para apreciar uma proposta de António Costa, visando dar resposta deliberativa à Sindicância. Uma razia. Os jornais resumem assim a questão:
Actos nulos vão ficar caros a Lisboa - Diário de Notícias - Lisboa - 5 horas atrásA declaração de nulidade de alguns loteamentos, sugerida pela procuradora da República Elisabete Matos na sindicância aos serviços municipais de urbanismo, ...
Costa impõe disciplina férrea no Urbanismo - Jornal de Notícias - 5 horas atrásApertar a malha a quem trabalha nos serviços do Urbanismo para que não persistam as situações de promiscuidade e conflito de interesses identificadas na ...
Costa vai acabar com duplo emprego - Correio da Manhã - 6 horas atrásSegundo a proposta a que o CM teve acesso, o presidente da autarquia pretende uma “verificação mais exaustiva de todos os pressupostos legais”, ...
Costa reforma Urbanismo - Fonte: Diário Económico Publicado há 7 horas - ...que tenham entrado nos Serviços de Urbanismo da Câmara de Lisboa nos últimos três anos, nos quais tenha sido detectada intervenção...acusados pela sindicância ou que envolvam alienação de solo municipal. A proposta faz parte de um pacote de restruturação dos serviços...

Utentes contra a Carris...


Os utentes da Carris constituíram-se em Movimento. Hoje estiveram no MOPTC para fazer entrega de 7 000 assinaturas.
Leia aqui o comunicado do Movimento e aqui uma notícia da Lusa sobre a ida ao ministério. O JN também traz a nootícia.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Aeroporto de Lisboa é em Alcochete. Ponte nova é entre Chelas e o Barreiro

Hoje, pelas 13.30, Sócrates disse que o novo aeroporto vai ser em Alcochete e que a terceira ponte será rodo-ferroviária entre Chelas e o Barreiro. Acabou o tabu. O ministério das Obras Públicas já divulgou o relatório do LNEC no seu site. Já pode consultá-lo. Está aqui. Pode abrir e consultar.
Se lhe interessar, eis a Nota do PCP sobre o assunto.

Parabéns

Parabéns, MD. Talvez nem tu saibas, mas este teu artigo é o mais visitado de todo o teu jornal. Boa!
Digo isto ao mesmo tempo que lamento que o 'Sol' on line nem tenha referido a Nota que o PCP hoje divulgou sobre a Sindicância - ao mesmo tempo que divulgou outras similares emitidas depois da nossa. É pena que assim seja. Devem ser os celebrados critérios editoriais...

Flamingos voltam ao Seixal


Há uns oito mil flamingos no estuário do Tejo. Mas tinham desaparecido há anos. Agora voltaram. É uma alegria. Registo-a aqui, como registei o regresso das cegonhas ao Fundão e dos grilos à Praça do Município - mas o coitado deve ter morrido. São pequenos nadas? Não sei. O Al Gore que diga... Eu gosto de saber estas coisas.

Interlúdio

Nuno Santos é que sabe? Última hora: os Gato Fedorento vão para a SIC. Começam em Setembro. Diz que foi uma espécie de operação relâmpago. Balsemão cobre, Nuno brilha, Gato factura, eu rio-me à brava com os gajos... Estamos no melhor dos mundos... Ouvi na SIC ou SICN há bocado...

RiR de vento em popa em Lisboa

A Câmara dividiu-se mas o RiR vai prosseguir: as edições de 2008 e 2010, um El Dorado para a organização (brasileira) do evento, vão de vento em popa. Alguém devia pedir uma comparação com o que se passa em Madrid. Cheira-me. E gostava de saber se é verdade que os 400 mil de contrapartidas de cada edição são cobertos com excesso de publicidade em locais onde devia ser a CML a facturar mas que este ano vai ser a Better World (BW quer dizer Mundo Melhor - seguramente para Medina pai e filha, sim, como sempre disse: cada vez better, acho eu).
Leia aqui.

Mais decisões de hoje (sessão):
Novo Aeroporto: Câmara de Lisboa convoca reunião para discutir estudo do LNEC - Fonte: Agência LUSA Publicado ontem às 23 horas - Lisboa, 9 Jan (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa convocou para quarta-feira uma reunião...durante a reunião do executivo municipal. Entre esses documentos consta o...futuro aeroporto internacional de Lisboa. "Combinámos que o Governo nos enviará...
há 1 hora Lisboa: Helena Roseta defende sindicância aos serviços de obras municipais - Sol
há 2 horas Lisboa: Sá Fernandes defende nulidade de loteamentos - Sol
há 5 horas Lisboa/Sindicância: Ex-autarcas devem ser responsabilizados por alegadas ilegalidades - CDU - RTP

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Luíz Pacheco morreu. A Câmara de Lisboa presta homenagem

Luíz Pacheco morreu no passado sábado, 5 de Janeiro. Nasceu em Lisboa a 7 de Maio de 1925. Tinha 82 anos. Além da vida que frontalmente assumiu, fica a memória de um homem livre, do editor de coragem, do crítico frontal, do escritor de talento.
Foi um homem de vida livre, avesso a cânones e convenções e fez dessa dimensão da sua personalidade o cerne de uma criação literária testemunho constante da sua ânsia de ser livre e descomprometido com tudo e todos, excepto com o seu próprio caminho.
(...) O nome de Luíz Pacheco ficará de forma incontornável na História da Literatura Portuguesa da segunda metade do século XX.

Siga a sessão pública da Câmara de Lisboa (que está a decorrer) em directo via LisboaLisboa


Clique duas vezes sobre a imagem e tenha uma surpresa....
A partir de agora, e sempre que houver sessão pública, ela pode ser vista eouvida através deste blog. Ponto.
Um aviso: não seja apressado: a coisa leva uns segundos a estar completamente no ar e a estabilizar. Mesmo assim é muito mais rápido do que ir à fonte (CML): o sistema demora bastante mais, sei lá porquê!
Quer então ouvir (se a sessão ainda estiver a decorrer, experimente: clique nesse link aí a seguir)
Aqui.

PCP defende que as decisões feridas do vício de nulidade devem ser de imediato suspensas


Relatório da Sindicância ao Urbanismo da CML dá razão ao PCP e condena gravemente os seis anos de gestão PSD com o apoio fundamental do PS (...)

O PCP congratula-se por se confirmar mais uma vez que os eleitos da CDU têm mantido uma linha de conduta de honestidade e competência, como consta dos princípios que sempre defendemos e que levamos à prática nas autarquias de maioria CDU desde o 25 de Abril.

Esta Nota do PCP / Lisboa pode interessar-lhe.

terça-feira, janeiro 08, 2008

Defeitos...

Andam a pedir-me que inclua aqui uma nota com remissão para o texto de Santana Lopes em que ele põe de rastos a luminária Pacheco Pereira. Estão bem um para o outro… Eis uma amostra: «Ser narciso é um defeito? Seguramente. Mas como ele adorava ter esse defeito!...»
Blog de PSL, post sobre artigo de JPP
É neste texto que PSL chama a JPP o «adamastorzinho»...

Rock in Rio: mais polémica

O Forum Cidadania lamenta... a propósito do Rock in Rio, que ande o carro à frente dos bois...: «(...) 1. Mais uma vez, ANTES de qualquer protocolo estar assinado, já o promotor estava a publicitar por toda a cidade o evento, com base em «nada». 2. ANTES do protocolo ser sequer discutido em reunião de CML, o Pelouro dos Espaços Verdes anunciou-o à imprensa como se o estivesse, AML, incluída. 3. Mais uma vez, ANTES do promotor ter cumprido 1 claúsula que fosse do protocolo referente à edição de 2006, é-lhe assegurada a organização por mais edições. (...)».

Olha que giro... afinal a coisa é ainda mais séria...

A Assembleia Metropolitana de Lisboa, o IPO, a sua localização… e o Bloco

«Eleitos do PS, do PSD e até da lista de Isaltino Morais juntaram os seus votos aos do PCP contra a mudança da sede do IPO. Bloco de Esquerda absteve-se.» (…) Jorge Talixa, Público
Leia aqui isto e muito mais. (Isto já vem de 20 de Outubro, note-se: foi nessa data que esta moção foi aprovada).
.
Estão a ver? O Bloco, sempre o Bloco... Depois venham dizer-me que sou eu que ando com o BE atravessado na garganta... Que vergonha, meus amigos do BE. Abstenção?! Leram?

segunda-feira, janeiro 07, 2008

«É uma ilusão», diz o PCP

O mundo afinal não é tão rosa como o ministro quer. Que desilusão...

CGTP


Estafeta contra a precariedade. De Braga a Lisboa. Meados de Fevereiro. 2005 vai ser um ano dos diabos para o mundo do trabalho e para quem vive de reformas.

Urbanização Belenenses

Complexo Desportivo do Restelo: Belenenses e Câmara de Lisboa constituem comissão para desbloquear Projecto Imobiliário - Fonte: Sol Publicado há 2 horas - Complexo Desportivo do Restelo Belenenses e Câmara de Lisboa constituem comissão para desbloquear Projecto Imobiliário A Direcção do Belenenses e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiram hoje constituir uma comissão conjunta...

Antes mais cedo do que mais tarde

Dêem atenção a este senhor. Daqui por uns meses, dão-me razão. Cavaco Silva quer que ele dirija o PSD antes mais cedo do que mais tarde. O «povo PSD» não o aceita ainda muito bem, segundo me dizem. E ele mesmo diz que o Porto é o seu tecto. Mas o seu dia chegará cedo. Talvez antes das legislativas e das autárquicas de 2009.

Tapada das Necessidades necessita mesmo... de requalificação urgente

A Tapada tem é de ser requalificada, que bem precisa. Já lá entrou? Então entre... Vai ficar admirado como é que uma «peça» que depende de vários departamentos governamentais se encontra naquele estado de degradação - e mesmo assim, os moradores e a junta têm sustentado a coisa... Leia esta notícia da Mónica Costa no JN de hoje.
O que a Tapada menos necessita é de ser encerrada - a CML defende por unanimidade exactamente o contrário, como a CDU propôs e Rita Magrinho ontem lembrou.

Ainda

É ofensiva a maneira como o ministro das Finanças hoje à hora de almoço se dirigiu a quem tinha qualquer dos três canais de televisão ligado. No meio de um directo com as câmaras de TV de cócoras, o governante, que saiu cá fora fazer o sacrifício de alinhavar uma peça de propaganda com ar de enfado e nula convicção, às tantas sai-se com esta:
- 2008 vai ser ainda melhor que 2007.
Sublinho: «ainda melhor».
Ainda?
Qual será o português que acompanha o ministro nesta peça de propaganda, qual será o português para quem 2007 foi ao menos bom ou até muito bom, para poder ouvir calado: «2008 será ainda (ainda!) melhor que 2007»? (Claro: fora os tipos a quem a Caixa empresta 500 milhões para comprarem mais BCP para depois lá porem na administração os tipos que lhes emprestaram a massa...).

domingo, janeiro 06, 2008

Custa...




Custa vê-los ir um a um. Esta semana foram dois: Homero Serpa e Luiz Pacheco.

sábado, janeiro 05, 2008

Neve na Serra



Estas belíssimas imagens, que seleccionei de um lote, chegaram agora mesmo ao meu mail acompanhadas de uma mensagem familiar com muita piada. Tenho pudor de a inserir aqui, mas não resisti a colocá-la no site de apoio... Pode ir lá, se tiver curiosidade. Mas sobretudo: delicie-se com a neve na Serra da Estrela.

Mau calendário em Lisboa

Depois de várias publicações dos nomes e da recusa oficial de os confirmar, continua a novela dos efeitos colaterais da Sindicância, como era de prever...

Escrevi isto no Carmo e a Trindade. Julgo que lhe pode interessar - leia-o enquanto vou dar um passeio pela baía de Sesimbra num dia especial de nevoeiro, ondulação forte e gaivotas com a vida complicada...
Começa assim o que vai ler: «Eis como o calendário das coisas pode estragar um procedimento que, adoptado noutro cenário, teria sido aplaudido...»
.
E não deixe ler o que escreveram Filipe Morais e Luisa Botinas no 'DN'. Aqui.

Uma carta em Lisboa

Dou de barato, mas a título informativo, não deixa de ser mais uma peça. A Inês Boaventura, 'Público' (Parabéns, mamã) e a TVNet têm a carta (pelo menos estas duas redacções têm). Duarte Moral, assessor de imprensa da CML, não comenta e Sá Fernandes diferiu.
Pode ler aqui o que escreveu Inês Boaventura.
E, se tiver interesse, oiça aqui esta reportagem da TVNet sobre o assunto.