Infografia: DN
É quase meia noite. Embora seja verdade que a CDU subiu 20% a sua votação de 2004, nada me apaga o sabor amargo que sinto. Aliás, como li algures, a subida (enorme, acrescento eu) da CDU (esta noite) é abafada pelo rsultado do BE. Deve ser isso.
Por outro lado, e mais importante, o aviso ao PS também está feito. Sócrates, a partir de Setembro-Outubro, passa a governar em maioria relativa. Eventualmente faz o que fez António Costa em Lisboa: absorve o Bloco e passa a ter maioria absoluta - se lá chegar. Quem se lixa é o País.
Eis então os números para esta hora (CM):
PSD - 31,7 - 8 deputados
PS - 26,6 - 7 (grande, mas grande derrota. Enorme derrota. Estrondosa derrota)
BE - 10,7 - 2 (por absorção de muito do que o PS perde)
Eis então os números para esta hora (CM):
PSD - 31,7 - 8 deputados
PS - 26,6 - 7 (grande, mas grande derrota. Enorme derrota. Estrondosa derrota)
BE - 10,7 - 2 (por absorção de muito do que o PS perde)
Actualização de última hora: BE elege três eurodeputados (JN)
CDU - 10,7 - 2 (9,1 em 2004, desta vez mais 90 mil votos - o melhor resultado dos últimos 15 anos)
CDS - 8,4 - 2
CDS - 8,4 - 2
Aqui ao lado, na Espanha, o PP teve 41% e o PSOE 38.
38 é diferentíssimo de 26, Senhor Engenheiro.
Jerónimo de Sousa já comentou. Assim. E: o Comité Central do PCP reúne-se terça-feira para analisar resultados eleitorais.
Chamo a sua atenção para este exercício de Pedro Magalhães no 'Margens de Erro', já esta tarde:
PSD: 95 deputados; PS: 72 deputados; CDU: 24 deputados; BE: 23 deputados; CDS: 15; deputados; MEP: 1 deputado. É apenas uma extrapolação, quase escolar, mas dá que pensar.
.
20 comentários:
Absorve!!!
Somos 3!
Siiiiiiim.
Parabéns.
O Bloco absorveu muito do PS. Mais um pouco e o PS desaparecia para dentro do Bloco.
ahhhhhhhhahhhhhhhhhhhhhahhhhhhhhhhhhh
então e o PCP vai outra vez transformar a derrota em vitória???
Derrota do PCP?
Derrota???
Crescer 20% é derrota?
Essa parece vinda da direita.
Ou vem mesmo?
Que maus fígados, JCM! O BE ter ficado em 3º não é problema algum. O que interessa é que BE + CDU já são 22%! E achas mesmo que o Costa absorveu o BE? Sabes muito bem que não foi isso que aconteceu... onde é que está o teu alegado rigor na informação?
O meu raciocínio é simples:
1. Por ter tido aqueles votos - que são os do BE, Sá F foi eleito;
2. Por ter sido eleito, pôde entregar-se nas mãos de Costa, mesmo que anulando os votos do BE;
3. Depois disso, a escada é apenas descendente.
Já percebi: voltou a esponja.
APAGA EM FORÇA. Os argumentos são estes, não concorda, logo apaga!
E é bom que aprendam alguma coisa com o Bloco. Não tarda nada que "desapareçam para dentro do Bloco".
Apaguei e apago sempre que a coisa se repete: havia lá uma grave ofensa (ao PCP).
Nada se altera lá porque se tornaram num porto de abrigo de descontentes do PS que amanhã estarão noutro porto, provavelmente no PS outra vez...
O Miguel ontem foi de uma sinceridade límpida: «Agradeço aos eleitores do PS».
Fez bem e está tudo dito.
Ofensa ao PCP?
Dizer que ganha sempre é uma ofensa? isso não verdade? não ganha sempre?
Sabe uma coisa Srº José Carlos Mendes?
O Senhor não tem, como o seu partido não tem, respeito pela democracia e pela diferença de opiniões. Só isso.
O PCP é o centro do mundo, o dono exclusivo da verdade. Análises para alem deste valor são impossíveis. E quem não pensar assim é traidor. E é corrido porta fora, sem dó nem piedade, mesmo que tenha prestado serviços imensos ao partido.
Chamar demagogia à análise que o PCP faz é uma ofensa, em meu modesto entender.
Concordo com o anónimo que diz que o Sr. não tem respeito algum pela democracia "ou és por mim ou és contra mim". Para onde queria que fossem os votos daqueles que estão descontentes por terem votado no PS. Queria que fossem para o CDS.
Pois eu espero que até ás legislativas ainda haja mais votantes no PS a deixarem de o ser e espero que votem no BE, e se algum votante no PCP ficar desagradado por atitudes como a sua também deverá votar no BE.
Não sei se o estou a ofender use o lápis azul á vontade. Pense no que a esquerda pode fazer com os votos que teve contra a direita um exercício que sei é dificil para si mas vai ver que não doi.
:)
Na minha aldeia dizem assim:
- Vozes de burro não ouve Deus.
Aquele Povo lá sabe.
Aqui em Lisboa, oiço muitas vezes outra que também me agrada:
- Para mal educado, mal educado e meio.
Outra questão muito simples: se alguém pensa que usa o meu blog, que me dá um trabalhão em cada um dos 365 dias do ano, para me chatear, não me conhece e está muito enganado.
Trabalhem, parasitas.
Trabalhem e trabalhem.
Usar os votos para a defesa de valores de esquerda?
Quer que puxe outra vez do exemplo da CM de Lisboa - onde os votos do BE estão a suportar sabe o quê, não sabe?
Voltando atrás: neste blog não há licença para ninguém me chatear.
Burro só pode ser o Senhor e as suas respostas são vozes de burro.
Muito trabalho? Concordo. ACRESCENTE, muito trabalho pago por aqueles que, em Lisboa, pagam impostos. Porque o senhor é pago pela CML, sem que alguem perceba o que o senhor por lá faz. Creio que nada.
Senhor José Carlos Mendes,
O Senhor é um ditador.
ze carlos, estás a passar dos limites. evitas o debate e quase sugeres que os que pensam diferente de ti não participem no debate. é uma pena, mas mais perdes tu.
Gosto de ser algumas coisas estranhas.
Por acaso, nem burro nem ditador.
Por acso também, não me lembro de ter apagado nenhuma «ideia»: apenas ofensas e calúnias. Ah, e também as manobras de diversão - para que ningué,m se monte no meu trabalho.
Quanto à CML: toda a gente sabe muito bem o que ali faço. Sou jornalista de origem. Sou consultor de comunicação de profissão. Sou assessor de imprensa na CML. Mais claro do que isto é impossível.
... E não ganho na CML assim tanto. Muito menos do que quase sempre me atribuem aqui no blog os «voyeurs» que adorariam que eu falasse disso...
Obrigado ao anónimo imediatamente anterior porque sei que o seu colmentário é muito franco e honesto. Mas a pessoa até sabe que não tenho nada de ditador e nada de burro e que «ódios» não são comigo... Não é, «camarada»??
Assessor de imprensa?
Do PCP, presumo?
Pago pela CML, presumo também?
Estas são as boas contradições do sistema. Paga para ser atacado.
É assim na China? E assim na Coreia? É assim em Cuba?
(cito estes 3 países tendo em conta o que foi dito no último congresso).
Calúnias? Diga o que entende por tal. E d~e a sua opinião sobre questões que lhe colocam. E admita que até terá vantagem retórica: um jornalista domina a escrita, o que não será o caso de muitos dos que escrevem comentários.
Apagar é gesto de quem não gosta de ser contrariado, não gosta de ouvir opiniões contrárias, de quem se serve do poder para impor a sua "verdade". Isso é pensamento ditatorial. Ou não será? Ou só é consura quando exercido por outrem?
Escrevo isto apenas porque a arrogância na vitória sempre me incomodou.
1º O meu nome consta das assinaturas para a formalização do bloco de esquerda, fui um dos seus subscritores e sempre tive simpatia pelo movimento.
2º Votei na CDU e passo explicar porquê:
Acho que a honestidade e o trabalho devem ser premiados e Ilda Figueiredo bem o merece. Não é por acaso que Ilda Figueiredo surge no ranking do PE no 11º lugar ( 1º Português) e Miguel Portas no 398º lugar. Não é mesmo nada por acaso, o último está mais cá do que lá e trabalha muito pouco. Mais, diz uma coisa em Lisboa e deixa sentido de voto em sentido contrário no PE como aconteceu recentemente aquando de uma resolução sobre os ataques de Israel á Palestina. Não me custa nada, mesmo sendo de esquerda, reconhecer valor a quem o merece na direita ou seja onde for, por ex., Nuno Melo, Paulo Rangel ou Francisco Louçã são brilhantes parlamentares, António Pires de Lima é um excelente gestor, são pessoas que fazem falta ao País independentemente das suas convicções politicas.
Não votei no BE porque perdi a confiança no partido, não me agrada a sua estratégia, agrada a outros o que é normal, e sobretudo não queria premiar quem pouco faz., o que é moda em Portugal, onde vale mais fingir que faz do que fazer.
Fiquei surpreendido, muito desagradavelmente surpreendido, com a maneira como lidou com o episódio Vital Moreira na manifestação ou com o seu comportamento na CML.
Compreendo, mas não aprovo, a estratégia dum partido onde parecem não haver pessoas de idade onde parece que só aparece nos cartazes e é candidato quem é jovem e bonito. Funciona mas permitam-me não estar de acordo. Noto no BE uma arrogância crescente, de quem sabe que chegará ao poder, o oportunismo do poder.
3º O resultado das eleições:
Inquestionável o excelente resultado do BE e do PSD, Muito bom o do CDS. Mau, o do PS e, infelizmente, completamente merecido, ainda devia ser pior (e não fico feliz por dizer isto). Excelente também o resultado do PCP, por muito que o queiram assombrar, esteve á beira de eleger um terceiro deputado, subiu a sua votação, voltou a ganhar o Alentejo e Setúbal. Tem subido com consistência e não ao sabor apenas de um voto de protesto, dum oportunismo político ou de uma moda promovida pela comunicação social. Luta com sinceridade e raramente é alvo de uma palavra de apreço, é constantemente ostracizado pela comunicação social e as suas actividades desvalorizadas, as pessoas que o representam por muito que façam nunca têm valor ou só são bons quando saem. Ficou atrás do BE e então? Não vejo nisso qualquer problema. Problema, e sério, vejo é na subida da direita na Europa, na continuação no cargo de uma pessoa como Durão Barroso ou outro como ele, aí sim vejo um grande problema.
VG
Não concordando nalguns considerandos do comentário anterior é porem minha obrigação enaltecer este espirito.
Assim vale a pena. A liberdade é um valor inquestionável, mas sabemos que muita gente a trás na boca e pouco na prática, a começar pelo autor deste blogue, que apenas v~e os seus como os maiores e tão os outros são tratados como cavalgaduras.
Vamos ver quanto tempo resistem estes comentários, embora o anterior possa servir a estratégia do autor do blogue, que não era certamente a ideia de quem fez o comentário.
A democracia é uma coisa bonita mas nos outros e para nós.
Enviar um comentário