terça-feira, junho 30, 2009

Centro de emprego - essa é boa

.
(...) ainda me recordo da gestão camarária do PSD de Santana-Carmona, e lembro-me bem do centro de emprego que era a CML para os boys laranjinhas.
JOSÉ REIS SANTOS, blog Eleições 2009, Público
.

Morra lá depressa para eu ganhar umas coroas

.
Investidores compram seguros de vida a idosos - Quando pensávamos que já tínhamos visto tudo em matéria de produtos financeiros, surgem notícias sobre um ramo que aposta na morte atempada do cliente. Luís M. Faria
,

O visionário

.
Acho que é com estas e com outras que o PS está a perder o pé hora a hora. E não há maneira de os ver a travar. Cada dia traz mais uma. Hoje foi esta:
Teixeira dos Santos: “A crise aproxima-se do fim” - Teixeira do Santos, ministro das Finanças, considera que os dados revelados hoje pelo INE são “sinais positivos que indicam que a crise se aproxima do fim”.
.

Definitivos

.
PSD - 31,7
PS - 26,5
BE - 10,7
CDU - 10,6
CDS - 8,3
.

segunda-feira, junho 29, 2009

Basta de CDU por todo o lado!

.

.
Vou enviar a todos os directores e editores da comunicação social nacional do País a seguinte carta aberta:
.
.
.
-
.
.
.
Sr. Director, Srs. Editores,
Com as minhas saudações, aceitem que utilize o meu direito de lhes chamar a atenção para dois factos:
1º - É um exagero o que têm feito com a comunicação da CDU de Lisboa;
2º - Não devem vocês empenhar-se de tal modo («engajar-se», como dizíamos nos anos 70), pois correm o risco de vir a ser acusados de influenciarem o resultado das eleições, desequilibrando tudo a favor da CDU.
E isso é perigoso. Essa é uma suspeita que não quererão que paire sobre as vossas cabeças.
É quase um anátema que cairá em cima de vocês, meus senhores.
De facto, recentemente, tem sido uma inundação de tal modo abundante de notícias da CDU da capital, que por todo o lado oiço reclamações.
Aliás, nos últimos 4 anos tem sido assim sistematicamente.
Um furor.
Um escândalo.
Mas não há outras forças políticas a quem se dedicarem?
Queixa-se o Bloco e com razão.
Queixam-se o PS e o PSD e com mais do que razão.
Queixam-se Sá Fernandes, Roseta e Carmona - nalguma coisa haviam de estar de acordo: basta de CDU.
Gostaria, aliás, que me indicassem qual o e-mail para onde devo encaminhar as Notas da CDU de Lisboa, de modo a ter a certeza absoluta de que ninguém as vai ler a partir de agora.
Porque já chega de tanta cobertura mediática.
Fica-me uma dúvida: quem lhes paga a obsessão pela CDU?
Não é coisa normal, senhores. Não é coisa saudável, «gentlemen». Não é coisa agradável de ver, «messieurs».
Desculpem, mas não me agrada nada este cenário, cavalheiros.
Peço pois a melhor atenção e algum comedimento. Em defesa do equilíbrio. Em nome lei da compensação. Em abono do contraditório.
Não precisam de insistir de modo tão incisivo.
Deixem correr o marfim. Deixem o mundo rolar naturalmente. Não queiram ser gulosos. A CDU não se acaba hoje. Há mais CDU amanhã. Não queiram esgotar tudo de uma só vez. Não afunilem na CDU: alarguem: deixem espaço para outros.
Basta de CDU nas páginas dos jornais, nas aberturas dos telejornais, nos «breaking news» das rádios.
Agradeço, pois, que tomem urgentemente as «vossas» medidas.
Sempre a considerar-Vos, Senhores do Mundo.
JCM»
..

Outras coisas com piada

.

- Luís Patrão ganha 7000 euros por mês na TAP, além de presidir ao Turismo de Portugal...

- Um assessor principal do quadro da CML «acumula as suas funções na autarquia com a gestão de várias sociedades comerciais, incluindo imobiliárias e empresas de construção civil» sem autorização – mantém AJ Cerejo, Público

- Conta-quilómetros a zero como se nada tivesse a ver com a condução da governação do país – Jerónimo, sobre Ferreira Leite (‘Sol’)

- Lisboa - Terceira versão do Terreiro do Paço não será definitiva -Por Margarida Davim, Sol -

Já se contam três versões para o novo Terreiro do Paço. Ainda deverá haver mais uma antes

das obras arrancarem. E as críticas continuam

.

Sem concurso e sai mais caro do que a encomenda

.
Portal na Internet para a transparência das obras públicas foi adjudicado sem concurso29.06.2009 - Instituto da Construção e Imobiliário invocou "urgência" para fazer um contrato por ajuste directo à Microsoft por 268 mil euros. A empresa já apresentou facturas que duplicam este valor.
Público
.

Magia, mesmo

.

Sócrates traz magos da campanha 'online' de Obama

O PS quer que os meios 'online' que criou para a próxima campanha eleitoral tenham no eleitorado um efeito próximo daquilo que tiveram as plataformas usadas por Barack Obama, nos EUA, e que o levaram a ser o ocupante da Casa Branca. Amanhã, traz a Lisboa dois responsáveis dessa equipa....

,

Novo regime de reabilitação urbana

.
Reabilitação Urbana: Novo regime apresentado hoje no LNEC
Expresso - Lisboa, 29 Jun (Lusa) -- Representantes de inquilinos, proprietários, arquitectos e engenheiros participam hoje na sessão pública de apresentação do Regime Jurídico de...

.

EMEL: prejuízos

.

Lisboa: Parque moderno "assusta" clientes da EMEL Mais Acções

Fonte: Diário de Notícias
RSS
| Publicado há 45 minutos
...Alfama, é o mais moderno do país e também o que teve o pior resultado financeiro para a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL). Só em 2007 o prejuízo rondou os 150 mil euros. Segundo a empresa, cada lugar de estacionamento neste silo rendeu em...
.

domingo, junho 28, 2009

Até ele acha

.

Soares diz que Governo está com «dificuldades»

.

Fundação Saramago

.
José Saramago quer que a Fundação seja pólo cultural de Lisboa
O Mirante - O escritor José Saramago pretende que a fundao com o seu nome se torne um polo cultural da cidade de Lisboa quando se instalar na Casa dos Bicos, cedida pela Câmara Municipal de Lisboa...
.
.

Tanto tiro no pé numa só semana!

.
Não dá para eu entender que o PS de repente dê tantos tiros seguidos no pé. Só nos últimos dias, depois das Europeias (em apenas um a semana), já lá vão coisas como estas - e Manuela Ferreira Leite a rir-se:
1. Apontar como cooperante um tipo qjue dois dias depois se vem distanciar: António Carrapatoso, ex-senhor Vodafone.
2. Esconder e ver mostrada uma fundação privada criada com dinheiros públicos que serve para pagar logo aquele programa do fornecimento de Magalhães, promovidos pelo Governo (e a Sá Couto a rir-se, porque recebe muito e na hora - fora o resto das enolventes).
3. Querer convencer-me de que não sabe do negócio PT / TVI (com Prisa / PSOE à mistura - mas ter dito logo que apoiava Moniz para o Benfica e vir depois ter de bloquear a coisa via «goldenshare».
4. Ter afinal adiado o TGV, fazendo a vontade ao PSD, TGV que há um mês era tão essencial quanto há tempos o era o aeroporto na Ota. Mas ao mesmo tempo ter deixado na dúvida esta semana se a Ponte Chelas / Barreiro e o aeroporto em Alcochete são ou não para avançar já. Recordo a este propósito que os «Municípios querem acompanhar obras do novo aeroporto de Lisboa -24-06-2009 11:49», como li no «Setúbal na Rede».
5. Soube-se agora também que o MAI teve a lata de adjudicar a vigilância costeira a uma tal INDRA, suspeita de corrupção com os SEF. Li aqui, há dias.
Tudo isto numa só semana. É muito.
... Não admira que a Marktest já dê maioria ao PSD e que Santana já ande arrogante como sempre mas com ar de anjinho... Por este andar, Sócrates vaio fazer tudo para ter não maioria absoluta, não maioria relativa, mas uma grande derrota outra vez... É a ele que o PS deve agradecer isso, se acontecer.
... Isto para já não falar da chatice que tem sido esta semana com notícias de novos arguidos no caso Freeport, do PS, amigos e companheiros de Sócrates, os quais se situam num círculo cada vez mais próximo de Sócrates e ainda as notícias de dentro do processo de que não haveria exclusão de ninguém nas investigações - o que levou toda a gente a lembrar logo que no caso «Cova da Beira» a investigação excluiu Sócrates das investigações, o que significa, por outras palavras, que Sócrates ainda não foi investigado nesse caso e sabe-se lá o que virá quando o for, se o for.
.

Que latosa...

.
Só por exemplo... só cinco entre centenas de exemplos democráticos...
Que lata. Mas que grande latosa. Como se nada tivesse acontecido, aí o temos.
Já agora: isto não é uma grande lata política e mais uma tentativa de lavagem?
,

27 e 11

-

28 Junho 2009 - 00h30

Decisão: Legislativas a 27 de Setembro e autárquicas a 11 de Outubro

Duas eleições em 15 dias

O Presidente da República anunciou ontem que decidiu marcar as próximas eleições legislativas para o dia 27 de Setembro, correspondendo assim à (...)
-

sábado, junho 27, 2009

TVI, PT, PSOE e Prisa (2)

.

Mas alguém pensa que alguém acreditou que o Governo não sabia de nada? (Aliás, nestes dias de atrapalhações, do lado do Governo só tem aparecido confusão e desorientação. Não acalmem, não, e depois queixem-se - e não venham dizer que a culpa é do LisboaLisboa, como costumam aqui escrever alguns amigos meus, muito preocupados porque aqui se põe o dedo na ferida - quando deviam estar preocupados é com a própria ferida). Digo mais: Sócrates não vê que esta ideia da compra da Media Capital da Prisa pela PT foi mais uma casca de banana disfarçada de solução para um problema de afrontamento da TVI a Sócrates? Aquilo a que chamaram fuga de informação, é claro para mim que foi uma cabala preparada. E, se calhar (inclino-me a dizer: certamente), com o dedinho de alguns dos que agora ele diz estar a conquistar à direita... Um dia se saberá... E isto que li não ajuda nada a clarificar a coisa...:

Palavras do Presidente foram decisivas para forçar Sócrates a vetar compra da TVI.

.

Vale a pena ler também

.

Mas que grandes investigações!

.
É bom lembrar estas coisas. Lembram-se disto? «(...) como aconteceu nos casos Portucale, que retirou o ex--ministro Luís Nobre Guedes da mira da investigação, e no da Cova da Beira.
Neste último, foram arquivados liminarmente os indícios que sugeriam o recebimento de ‘luvas’ por parte de José Sócrates, à época secretário de Estado do Ambiente, para viabilizar um negócio de reciclagem de lixos na zona da Cova da Beira».
.

Uma equipa e peras

.
A Matemática de Sócrates está errada. Ele juntou-os para somar votos. mas a verdadeira preocupação de quem olha de fora é outra: com ideias vindas desta banda, Sócrates estará a somar ou a subtrair votos? Ele chama-lhe ou manda chamar-lhe «conquistar independentes de direita». Mas engana-se, na minha opinião. Acho que, assim, a acção do PS só pode ficar ainda mais social-democrata.
Eles são: Henrique Granadeiro, António Carrapatoso, Daniel Proença de Carvalho, José Miguel Júdice, Carlos Monjardino e António Mexia - li no 'CM' agora mesmo. Que grande equipa... A mim, mais me parece uma equipa do PSD dentro do PS. Mas Sócrates lá sabe.
.

Marktest

.
Outra vez as sondagens a iludir.
.

sexta-feira, junho 26, 2009

Autárquicas têm data

.
O Governo marcou a data das autárquicas: 11 de Outubro.
.

E quanto a dívidas no tempo de Santana, estamos entendidos

.
Anda aí a começar a esperada campanha de Santana sobre três ou quatro tópicos. Um deles, o da dívidas que ele diz que não, que é um mito. Pois bem: aí tem os números do Tribunal de Contas, para acabar com a discussão. Aqui.
.

Alcochete, Freeport e PS

.
Acabo de ouvir na TSF que a SIC Notícias está a anunciar que José Inocêncio é a partir de hoje arguido no caso Freeport. Eu explico: trata-se do candidato do PS e depois presidente da CM de Alcochete quando em 2001 a CDU perdeu as eleições por uma unha negra. Nessa derrota, contou muito o projecto Freeport, então chumbado a algumas horas da votação e depois aprovado uns dias depois.
Tudo se liga nos bastidores. Leia aqui.
.

Ah, bom!

,
Pagamentos à JP Sá Couto passam pela fundação

26.06.2009

A Fundação para as Comunicações Móveis tem servido para o Governo fazer os pagamentos do e-escolinha à JP Sá Couto, fabricante dos computadores Magalhães.
E a Fundação para as Comunicações Móveis (FCM).
.

Cavaco marca as legislativas depois

.

Data das autárquicas pode ser conhecida amanhã

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, afirmou esta quinta-feira que a data das eleições (...)
.

Provedor

.

Jorge Miranda sai da corrida

O constitucionalista Jorge Miranda resolveu retirar a sua candidatura ao cargo de provedor de justiça por uma questão de “dignidade pessoal”, num dia (...)
.

Coisa rarérrima

.
6 Junho 2009 - 00h30

Defesa: Militares recusam almoçar nas messes

d.r.
António Lima Coelho, presidente da ANS, garantiu que milhares de militares aderiram ontem ao protesto

Levantamento de rancho em protesto

Milhares de militares recusaram ontem almoçar nas messes em protesto contra aquilo consideram ser a “degradação” da carreira militar e prometeram (...)

Outra?

.
Esta não conhecia. É de Fevereiro, mas não tinha lido. Mandaram-me por mail. Pode ver aqui.
.

quinta-feira, junho 25, 2009

Praça do Comércio

.
.

Transportes na Região

.

· Autoridade Metropolitana de Transportes reuniu-se hoje Mais Acções

Fonte: Jornal de Negócios

RSS

| Publicado há 3 horas

...Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL) reuniu-se hoje pela primeira vez...António Costa, presidenta da Câmara de Lisboa. Segundo adiantou um comunicado do ministério...Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo; Eduardo Borges Pires...
.

Bruno Soares

.

· Autor do projecto para o Terreiro do Paço acolheu grande parte das críticas, mas mantém alguns aspectos polémicos Mais Acções

Fonte: Público

RSS

| Publicado há 4 horas

...sua intenção não é transformá-lo “numa sala de estar de Lisboa”, papel que o arquitecto acredita estar reservado ao Rossio...que deverá contar com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, o arquitecto Bruno Soares irá apresentar as suas propostas...

.

Mitos

.

· Os «mitos» que Santana tenta desfazer Mais Acções

Fonte: Agência Financeira

RSS

| Publicado há 1 hora e 52 minutos

Candidato à autarquia de Lisboa insiste que herdou dívidas da gestão...governação na Câmara Municipal de Lisboa. E quer desfazê-los: aos mitos do aumento...As despesas totais daCâmara de Lisboa atingiram, em 2001, um valor recorde...
.

Esquartejar mais Monsanto, não: providência cautelar

.
Providência cautelar proposta pela PCP foi ontem aprovada.
.

Bela Vista mais rebentada com Sá Fernandes no Ambiente

.
Fonte: Visão
RSS
| Publicado ontem às 23 horas
Lisboa, 24 Jun (Lusa) -- Vereadores da oposição na Câmara de Lisboa questionaram hoje a realização de um piquenique e um...sábado, numa iniciativa em que a autarquia foi parceira. Lisboa, 24 Jun (Lusa) -- Vereadores da oposição na Câmara de...
.

Terreiro do Paço

,
  • Lisboa Projecto do Terreiro do Paço reformulado apresentado hoje Mais Acções

    Fonte: Expresso
    RSS
    | Publicado há 38 minutos
    Lisboa, 25 Jun (Lusa) - O projecto de requalificação do Terreiro...na sequência do debate público é hoje apresentado. Lisboa, 25 Jun (Lusa) - O projecto de requalificação do Terreiro...projecto, que mereceu parecer favorável da Câmara de Lisboa, foi alvo de várias críticas, a última das dos deputados...
    ,

quarta-feira, junho 24, 2009

Outro

.
Só continuo a perguntar: quem vai repor os dois mandatos perdidos da CDU em Alcochete (perdidos com este boicote, repito)?
.
Veja este dossier do 'CM':
.
.

TVI, PT, PSOE e Prisa

.
Claro como água: é o PSOE a dar uma ajudinha ao PS (TVI agreste para Sócrates e tal... comprem lá isto e cortem-lhes o pio e tal...)
.

Teatro Taborda

.

Lisboa: Obras do Teatro da Garagem no Teatro Taborda levam a abertura de inquérito Mais Acções

Fonte: Visão
RSS
| Publicado há 3 horas
Lisboa, 24 Jun (Lusa) -- O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), anunciou hoje a abertura de um inquérito...questão levantada pelo vereador comunista Ruben de Carvalho. Lisboa, 24 Jun (Lusa) -- O presidente da Câmara de Lisboa, António...
.

Envolvimento e aproximação

.

Secretário de Sócrates interrogado

Rui Gonçalves desempenhou um papel fundamental no processo de aprovação do Freeport em Alcochete. Por isso, foi ouvido como testemunha na passada sexta-feira, mas não é de excluir que, tal como aconteceu com Carlos Guerra, antigo presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), venha a ser constituído arguido. (...)

terça-feira, junho 23, 2009

Datas

.

23 Junho 2009 - 15h09

Legislativas e autárquicas

PR admite eleições em simultâneo

Na véspera de receber os partidos com assento parlamentar para discussão acerca da data das eleições legislativas, o Presidente da República, Cavaco (...)
.

Ainda o túnel: «reprise» no Odéon

.
- Santana fala em «birra», António Costa fala em obra inacabada porque «ficou por pagar»
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), reiterou hoje que o túnel do Marquês não é concluído porque a obra «ficou por pagar» e arrasta-se um contencioso ...
.

.

Mais um ano

.

Contas de 2005 da Câmara de Lisboa chumbadas Mais Acções

Fonte: Fábrica de Conteúdos
RSS
| Publicado há 5 horas
As contas de 2005 da Câmara de Lisboa foram chumbadas pelo Tribunal de Contas que revela num relatório...como os da Feira Popular. A administração de 299 da Autarquia de Lisboa é a quarta consecutiva a ser chumbada pelo Tribunal de Contas...
.

Aeroporto

.

Novo Aeroporto - Autarcas contestam medidas preventivas excessivas e esperam avanço da obra Mais Acções

Fonte: Expresso
RSS
| Publicado há 2 horas
...medidas preventivas do Novo Aeroporto de Lisboa consideraram hoje que as limitações...medidas preventivas do Novo Aeroporto de Lisboa consideraram hoje que as limitações...previsto", acrescentou. O Novo Aeroporto de Lisboa e os seus impactos no território estiveram...
.

Freeport à pressão

.

Freeport: "Estão a realizar-se diligências com carácter de urgência" - PGR Mais Acções

Fonte: Visão
RSS
| Publicado há 29 minutos
Lisboa, 23 Jun (Lusa) - Diligências com carácter de urgências estão a ser realizadas no âmbito da investigação ao caso Freeport, disse hoje à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República, escusando-se a avançar pormenores.
.