sexta-feira, novembro 17, 2006


.



Lisboa
Equipamentos culturais

«Coligação PS/PCP - 1990-2002 / Equipamentos (criados) na área da cultura» / Um leitor fez aí em baixo um comentário muito interessante: uma lista de equipamentos culturais criados nos onze anos da Coligação. A direita já vai no início do seu sexto ano… e nada. Eis então a «listazinha» que envergonhará de certeza Amaral Lopes lá bem no fundo: é de qualquer um se sentir frustrado por ver a diferença abismal: «Arquivo Fotográfico, Casa Fernando Pessoa, Gabinete de Estudos Olisiponenses em Benfica, Museu Republica e Resistência, Bedeteca, Videoteca, Fonoteca, Obras de recuperação do Museu da Cidade, recuperação do Museu Bordalo Pinheiro (cujo edificio tinha sido cedido aos Parodiantes de Lisboa), Museu do Teatro Romano, recuperação do cinema Roma (Fórum Roma – Fórum Lisboa), aquisição do S. Jorge, reabilitação total do S. Luís, Reabilitação total do Teatro Taborda, Reabilitação do Convento das Bernardas e instalação do Museu da Marioneta, Casa do Fado e da Guitarra, em Alfama, projecto da Biblioteca Orlando Ribeiro (ja inaugura por Santana Lopes), Galeria da Mitra, Galeria Gynasio, Galeria "Sala do Risco" junto à Sé.
Bom, faça agora o leitor a lista dos equipamentos abertos durante a gestão Santana/Carmona na cultura. Depois comparamos. É só porque alguns têm memória curta!»
E digo eu: temos mesmo uma memória de passarinho. Isso é um facto. Às vezes dou comigo próprio a ouvir a canção de embalar de Amaral Lopes e a deixar-me ir na maviosa conversa do senhor. E isso acontece comigo. O que não acontecerá com o cidadão mais distante destas coisas e mesmo com s jornalistas: o senhor, a quem o oiça, levanta os pés do chão… Artes…
Mas agradeço a recensão: confesso que nem eu já me lembrava de tudo isto. Mas também: são onze anos de actividade. Pode ser que a direita nos próximos seis (seis? Ah, pois, já só faltam três!) desate a fazer coisas de repente. Quem sabe? Oxalá que sim…

.

3 comentários:

Anónimo disse...

O que representa no actual passivo da CML esas auisições ? O que representa no actual orçamento da CML a manutenção destes equipamentos?

Alface

PS Isto não é uma crítica implícita nas perguntas. É tão só prestar factos transparentemente,também relevantes, para avaliar o mérito das decisões, agora que já decorreu algum tempo.

Anónimo disse...

Provavelmente hoje representa pouco, porque estão todos sem dinheiro. Garanto-lhe que os gastos em publicidade no tempo de Santana Lopes foram bem maiores do que na cultura. E sabe os equipamentos ficam.. os subsidios a fundo perdido podem dar menos trabalho mas vão-se no tempo. Mas de qualquer modo até admito que se npossam reformular alguns equipamentos. Mas então façam-no!

Anónimo disse...

O Pavilhão Carlos Lopes e o Parque Mayer não iam ser remodelados com dinheiro do casino. Onde anda esse dinheiro já que as obras nem vê-las