sexta-feira, janeiro 06, 2006

Blog retomado!

Hoje é dia 6 de Janeiro: um dia especial: dia de reis e de rainhas. Parabéns.
Como prometi, retoma-se hoje aqui outra viagem.
Uma promessa cumprida. Coisa rara.
É ver o governo Sócrates. E vamos ver se Carmona Rodrigues cumpre as suas 180 medidas para os primeiros 180 dias. Estes terminam a 28 de Maio. Dia aziago.
Por coincidência, esta retoma da vida do «lisboalisboa» acontece em momento cheio de novidades para as bandas da Câmara de Lisboa.
Vamos por partes, então.

Nogueira Pinto

É a mulher de quem se fala. Porque se entendeu com o PSD para fazer maioria absoluta na CML, a juntar à maioria absoluta que o PSD já tem na Assembleia Municipal. Depois de um período de oposição, que se disse firme, no Executivo Municipal, Nogueira Pinto chegou a acordo com Carmona.
Habitação social, Baixa-Chiado e UCCLA são as suas áreas de intervenção.
Só se surpreenderam os mais distraídos – e há alguns, parece.
Incógnitas, por ora, só mesmo da parte de uma parte do PS nesta matéria de pelouros, lugares (mais lugares) em conselhos de administração de empresas municipais etc..

Carrilho

O líder da bancada do PS na CML fica. Por ora, fica. Terá havido um momento de hesitação há algumas semanas. Mas depois, com as posições dissonantes de Dias Baptista, foi nítido que o grupo de Carrilho estabilizou e ganhou consistência.
A ver vamos, como diz o cego da minha terra.

Casa de Garrett

Campo de Ourique vai ver Manuel Pinho, ministro da Economia, demolir a Casa de
Almeida Garrett para ali ver surgir um condomínio com jardim japonês? Se depender da CML, sim. Mas há novidades que talvez possam ainda salvar algo: os serviços de Urbanismo, atempadamente, e o IPPAR deram parecer favorável à preservação do imóvel. Que se encontra, ao que parece, em péssimo estado. Mas há que preservar o lugar. «Que não se ponha lá simplesmente um aplaca» para recordar o visconde político e escritor – disse Ruben de Carvalho, que acusou a CML de desleixo e desinteresse no processo.

Cemitérios privados?

Parece que se corre o risco de que os cemitérios de Lisboa venham a ser privatizados. Agora que há uma maioria na CML, pode avançar e fazer caminho aquela ideia avançada há dias por um vereador: abrir concurso para entregar a uma empresa os crematórios que vierem a ser construídos.
Não é a primeira vez que isto aparece.

Mandar executar e não pagar

Na CML, instalou-se no mandato passado uma técnica terrível: manda-se fazer e não se paga. Muita gente queixa-se disso. Mais: haverá situações em que, depois de mandar fazer, o responsável deu às de vila-diogo e nem sequer deixou os processos assinados e prontos para pelo menos seguirem o seu curso. Conclusão: quem vier atrás que feche a porta. E não há sanção possível, dizem-me. Quem se lixa, claro, são os particulares que de boa fé e por necessidade corresponderam aos pedidos dos serviços. Que já se sentem envergonhados. Dois anos ou quase três sem pagar é muito, mesmo muito. E haverá empresas que tarde receberão, não só porque não há dinheiro, mas ainda porque os processos dos seus pagamentos ainda estão em cima de secretárias bem recuadas na fila das burocracias.

Outros registos diversos

Filme sobre o fado – A EGEAC vai patrocinar um filme de um realizador espanhol sobre o fado. Qualquer coisa como 1,2 milhões de euros. E talvez não fique por aqui – logo se verá. É bom que a CML participe. Isso mesmo disse Rita Magrinho há dias.

Turista acidental – Jorge Coelho vai trabalhar para a Associação Turismo de Lisboa? Consta isso mesmo, acredite: algo como um plano turístico plurianual. Mas acaba de ser apresentado publicamente um plano de promoção turística da região. Coelho afinal também sabe de turismo?

Audi blindado – Lembram-se do carro blindado que tranquilizava Santana Lopes com a sua paranóia da insegurança? Está a leilão por metade do preço, dois anos e meio depois. Se tiver aí no bolso 60 mil euros, é seu.

Guerra feroz – Na área do Urbanismo, vai uma guerra aberta dos diabos entre alguns directores e ex. Uma situação escabrosa que vai dar bronca, quase de certeza. Cruzam-se as acusações. Por ora, ainda só viradas para dentro. Falta chegarmos a algum «mensalão».

Deputado exilado? – Pina Moura não garantiu a vitória total aos seus patrões da Iberdrola na entrada na EDP. Vai de castigo para a Argentina. Como é deputado do PS, será agora um deputado no exílio.

Blog escolar – Mais vale tarde do que nunca? Pois há coisas que começam bem cedo. Alunos de uma escola primária lá da minha zona estão agora, com professores e pais, a construir diariamente um blog seu. Daqui a uns anos, estes alunos vão ter vaidade em dizer que colaboraram neste blog. Visite, que vale a pena: http://eb1aldeiajoanes.blog.pt

Sem comentários: