quinta-feira, julho 31, 2008

Ricardo (também não) faz falta

Vários desafios para que me pronuncie sobre a carta de Ricardo Sá Fernandes (PS) em prol do irmão José (BE?), que protege.
Para já, só meia dúzia de linhas.
Digo desde logo que naquela manhã, quando folheei o «Público» e encontrei aquelas linhas, fiquei um pouco intrigado. Pareceu-me uma coisa de intriga e pouco digna. Pensei que era demasiado óbvio o que estava em causa: se perder o pelouro, o irmão volta a depender dele. Esta informação, que me foi dada alto e bom som na Nannini há dois anos por alguém bem próximo, mas coberta com o chapéu-de-chuva da dedicação à causa pública que prejudicaria a dedicação ao escritório, na altura deixou-me em estado de choque.
Portanto, no imediato, pensei que este artigo era uma confusão imprópria de um jurista: ele é defesa de si mesmo mas parece que o é do irmão e, pior, é juiz em causa própria.
Em termos pessoais, ou melhor, do relacionamento entre os dois irmãos, de duas uma: ou JSF soube antes e concordou e então garanto que estão ambos angustiados e desataram a fazer asneiras; ou RSF avançou sozinho, prejudicando o irmão – e isso cheira-me mais a traição e desmascaramento do que a política de serviço público.
Em termos políticos, trata-se de um texto absurdo. É a entrega de José Sá Fernandes nos braços de António Costa. Pior: é quase uma imposição - «Fique com ele». E é uma antecipação. Está a oferecer. Ou seja: antes que António Costa diga que não há lugar para ele nas listas do PS porque tem mais candidatos do que lugares… Sá Fernandes (Ricardo) dá como certo que Sá Fernandes (José) merece estar a tempo inteiro na CML.
Tenho pena que as coisas se passem assim.
Acho que, noutro quadro, de facto JSF podia ser útil. Assim, não.
Sinceramente, não. E lamento ter de escrever estas poucas linhas.
.

Uma vergonha para Lisboa

Têm-me ligado de colectividades. Em causa: a rejeição da proposta do PCP para isentar as organizações populares de taxas de ruído e de ocupação de espaço público.
Vocês imaginam o que eu tenho ouvido?
Uma das pessoas contou-me inclusive que a sua colectividade ainda está a pagar as «tranches» dos Santos Populares e das Festas de Lisboa. Ao todo, 5 mil euros.
Isto é uma barbaridade.
Animam Lisboa e ainda pagam por cima.
Uma vergonha para Lisboa e para a sua Câmara Municipal.
.

Canal LX

Canal LX nasce na internet - A cidade de Lisboa é o pano de fundo para o novo canal que nasce na internet e cujas emissões se iniciam oficialmente no mês de Agosto. Dirigido à população activa de ... Meios & Publicidade 31, Jul 2008 - 11:46

CML / Simtejo

Câmara de Lisboa paga dívida à Simtejo - A autarquia de Lisboa e a Simtejo chegaram ontem a acordo, quanto à regularização da dívida do município para com a concessionária do grupo Águas de Portugal (AdP). (...) Jornal de Negócios 31, Jul 2008 - 14:30

Ditadura, diz Ruben

O monstro do Largo do Rato já era. Só o PS votou a favor de um projecto que, no mandatop anterior, merecera despacho favorável do PSD. Coisa estranha: este projecto só persegue quem e quando está no poder... Margarida Davim, Sol, assisitu à discussão para nós e diz às tantas: "(...) Mais duro nas críticas, o vereador comunista Ruben de Carvalho afirmou que o plano dos arquitectos Valssasina e Aires Mateus é um exemplo da «ditadura da arquitectura da modernidade». (...)"
.

quarta-feira, julho 30, 2008

Açores

In Público on line

Reabilitação precisa-se

Urbanismo: Crise afecta reabilitação de prédios em Lisboa - Fonte: Diário Económico Publicado ontem às 22 horas - Começa a acentuar-se a quebra no número de processos de urbanismo que entraram na Câmara de Lisboa de acordo com os dados disponibilizados pela autarquia. Desde Abril que a curva tem vindo a cair, coincidindo com o período de crise que o país atravessa.

A grande confusão

DE, BE, JSF, HR... Aqui. Na minha terra, em casos destes, diz o Povo: «Com a verdade me enganas».
.
.

terça-feira, julho 29, 2008

Silenciar o PCP é um objectivo da comunicação social quase toda. Não está à discussão: é assim.

Se eu fosse editor ou director de um órgão de comnunicação social, demitia-me. O PCP está a ser completamente silenciado. De forma cirúrgica. Mas não se cala. Ainda esta semana distribuiu notas sobre nada menos do que 13 assuntos. Pode ler aqui. São mais de 10 páginas A4 cheias de ideias para a Cidade.
.

Sócrates já conheceu melhores dias. Portas, nem falar


D. Maria II e São Luís ao barulho...

Uma palhaçada difícil de entender no século XXI. No meio disto tudo, meteram o São Luís ao barulho e Diogo Infante meteu-se ele mesmo ao barulho.
Mas entretanto Pinto Ribeiro parece que já demitiu Fragateiro - mesmo se não conseguiu substituto. Mas isso pouco importa: ninguém lhe pedirá contas: nem por isto nem pelo contrário... O Expresso on line disse uma coisa ao princípio da tarde e outra às 17.49!
.

Música!

Tem músicas aí ao lado para ouvir enquanto navega...

Fraude rasca

Há uns dias, circulava por tudo o que é sítio esta coisa de «Sócrates criar um novo imposto», tipo Robin dos Bosques: tirar aos ricos e dar aos pobres, melhor, neste caso: dar ao Estado. Mas é uma fraude rasca, muito rasca, digna de um espírito terceiro-mundista ou de um esperto saloio que julga que pode tripudiar em cima dos jornalistas e da nossa comum ignorância. Não foi uma coisa séria. Eugénio Rosa desmascarou logo a coisa. Mas eu só agora tive acesso ao seu estudo, feito com o rigor intelectual dos grandes. Não foi criado nenhum imposto novo. Apenas uma norma que leva a antecipar a recolha do IRC das petrolíferas. Ou seja: Sócrates é beneficiado porque pode gastar mais e mais depressa. O Estadpo não é beneficiado nem num tostão. Palhaços! Leia e conclua: de forma saloia, mais uma vez tentaram enganar-nos... Idiotas. Falsos. Trafulhas de baixo nível - é o que são. Como se pode confiar em quem não tem altura nem postura nem dignidade de Estado e é capaz de uma tal barbaridade política? Até o execrável Paulo Portas se mostrou mais honesto. Fiquei mesmo bera depois de ter lido Eugénio Rosa.
.

segunda-feira, julho 28, 2008

Diversos de uma tarde complicada

IPO
Lisboa: Parque da Belavista recebe futuro IPO de Lisboa - com investigação e ensino
Visão- 28, Jul 2008 - 18:11
Câmara de Lisboa e Ministério da Saúde assinam acordo
O futuro Instituto Português de Oncologia pretende ser mais do que um hospital. Vai englobar investigação, ensino pré e pós-graduado, apoio psicossocial e um hotel para...
Expresso 28, Jul 2008 - 16:05

Ermida
Ermida Nossa Senhora da Conceição transformada em pólo cultural
A exposição "Espera por mim", com obras de quatro artistas plásticos portugueses, inaugura na terça-feira a renovada Ermida Nossa Senhora da Conceição, em Lisboa, como...
Público - Geral 28, Jul 2008 - 15:59 Enviar por email

Frente Ribeirinha
CML e ATL promovem debate sobre Frente Ribeirinha
A Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Turismo de Lisboa realizam amanhã, dia 29 de Julho, às 9h30, no auditório do Lisboa Welcome Center, em Lisboa, uma apresent...
Casa Sapo 28, Jul 2008 - 14:04
Turismo de Lisboa quer calendário de intervenções como "compromisso político"
A Associação de Turismo de Lisboa (ATL) defendeu hoje que o plano da autarquia para a zona ribeirinha tenha um calendário que funcione como "compromisso político" e se...
Público - Local 28, Jul 2008 - 13:10

Corrupção à solta
Processos de corrupção em risco de arquivamento
Entre os processos cuja investigação corre o risco de ser arquivada estão os de corrupção na Câmara Municipal de Lisboa. Fonte da Procuradoria-Geral da República refer...
RTP - Nacional 28, Jul 2008 - 11:20 Enviar por email

Tribunal Arbitral (integração de trabalhadores precários da CML)

Recebido este comunicado, divulgo-o aqui: «O Núcleo de Apoio ao Tribunal Arbitral para a Adequação dos Vínculos do Pessoal do Município de Lisboa em Regime de Direito Privado informa todos os interessados do seguinte:
1- O Tribunal suspenderá a sua actividade a partir das 16,00 horas do dia 04/08/2008, retomando os seus trabalhos no dia 01/09/2008;
2- Durante o referido período, o Tribunal encontrar-se-á encerrando ao público;
3- A contagem de prazos para a prática de actos no processo suspende-se na pendência do mesmo período.

A Assessoria Técnica do Tribunal Arbitral».

Edifício (F. Valsassina) projectado / Largo do Rato

PSD diz (agora) que há interesse de António Costa e que «deve haver grandes pressões» para a aprovação do edifício projectadop para o Largo do Rato / Avenida Alexandre Herculano. Ana Henriques, Público, explica: «Um dos co-autores do projecto, Frederico Valsassina, e o responsável pela holding a que pertence a empresa que está a desenvolver o empreendimento imobiliário do Rato, Diogo Vaz Guedes, fizeram parte da comissão de honra da candidatura de António Costa à Câmara de Lisboa.»

A santinha da Ladeira...

... a caminho da não-existência. Aqui.
.

A piada do ano em t'shirt


«Eu e o rei somos bons amtgos desde o 1º dia», afirma Chávez ao mostrar a piada na televisão: a t'shirt foi uma oferta de Juan Carlos durante o reencontro.

Sucessão

Carlos César vai fazer o último mandato no PS Açores. Quem se segue daqui a 4 anos?
.

domingo, julho 27, 2008

EPUL e outras empresas municipais são pauzinhos na engrenagem

Sobrou para António Costa - é assim que o mais importante dos episódios que assolam o BE, Sá Fernandes e o PS desde quinta à noite em Lisboa. Tudo por causa do sector empresarial da CML. Leia o que escrevi aqui.
:

Amigos, amigos

Amigos é outra loiça. Nazaré que o diga.
.

Açores: conflitos com Belém foram propositados, diz ela

Há eleições regionais a 19 de Outubro e algumas pessoas começam a dar mostras de nervosismo. Mas agora vem MFL falar de manobras de diversão e desvios de tiros (expressões minhas) em matéria de autonomia e Estatuto respectivo. Aqui.
.

Pátio D. Fradique

Câmara corre risco de ficar sem o pátio Dom Fradique - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 9 horas - ...saíram do papel. Restituição pode ser pedida A Câmara de Lisboa expropriou o Pátio Dom Fradique há sete anos, mas nunca avançou...que o conjunto de casas propriedade da Câmara Municipal de Lisboa serve de abrigo a traficantes, indigentes e jovens que não...
.

sábado, julho 26, 2008

Carnide fantástica!


Conhece Carnide? Um exemplo em matéria de comunicação. Aceda ao site da Freguesia e folheie todas as páginas disponíveis aqui. E, já agora, aceda à newsletter hoje distribuída (esta noite, mais propriamente): aqui. Clique em «abrir imagens» para uma boa visualização...

Valeu a pena? Então crie os dois atalhos e fique com mais dois instrumentos ao seu dispor para saber Lisboa...

:

sexta-feira, julho 25, 2008

É excessivo, diz Câncio

Reparou que até Fernanda Câncio achou de mais? (ANGOLA NÃO É NOSSA - Fernanda Câncio, jornalista).
.

Fantasioso - diz Aguiar...

Nem todos gostaram do parecer de Freitas para o Futebol. E, ao que parece, nem todos o apreciam juridicamente... Leia esta.

Repito (e repitirei) o desafio ao PS-Lisboa...

Reponham lá os conteúdos do Programa Eleitoral de António Costa nos sites da campanha que foram ezvaziados recentemente, ao aproximar-se o ano de mandato e os balanços habituais. É um gesto bonito. Feio foi tirarem. Mas emendem a mão que ainda vão a tempo. Os cidadãos deixaram de ter o direito de saber o que foi prometido, o que foi cumprido e o que falta cumprir? Não, pois não. Vá lá: reponham a coisa. «Démocracie oblige», como diria Mário Soares. (?)
.

Ainda a EPUL


Leio no DN, escrito por Luisa Botinas, a propósito da votação sobre a EPUL: «A vereadora Rita Magrinho disse ao DN, a propósito desta deliberação, que para o PCP, "a EPUL, apesar de empresa municipal,não deve assumir competências que são eminentemente ligadas ao executivo. Não é a questão legal que está em causa. Entendemos que deve ser a câmara a fazer a cidade e não uma empresa. A EPUL não pode ser uma SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana) gigante. As competências na área do licenciamento ou na elaboração de planos de pormenor devem ficar na câmara. Senão, para que servirá a direcção de reabilitação urbana?"».

E eu acrescento: na mesma deliberação, aprovada pelo PS e pelo Bloco, condicionava-se o aumento da massa salarial (aumento dos salários dos trabalhadores da EPUL) à «produtividade e à situação financeira da empresa» - portanto uma delçiberação digna de qualquer partido de esquerda... E o Bloco vai nisto! Ou melhor: Sá Fernandes foi nisto...
:
Actualizações
1. Em declarações a Ana Clotilde Correia (Lusa), Sá Fernandes justifica-se, explica e desdenha da Concelhia do BE. Nem meia dúzia são: «os três ou quatro...», disse...
2. Nos comentários deste post aqui há muito molho para estudar.
3. Em declarações do «Gabinete de Sá Fernandes» vertidas para um blog («Direito de resposta»), há mais do mesmo. Ver aqui (nos comentários).
4. Louçã põe água na fervura. Fazenda nem tanto.

.

Nota desta noite: Bloco contra Sá Fernandes: guerra aberta e na praça pública. Bloco não poupa António Costa

Pode ler o que Gina Pereira escreveu no 'JN' e a referência feita no Expresso. Ainda ontem escrevia num comentário aí em baixo que o BE devia era tomar conta do seu barco. Cá está. Não tomou.
Mas chamo a sua atenção para o seguinte: o comunicado desta tarde é muito mais violento do que o Expresso leu. Não só contra Sá Fernandes mas também contra António Costa, a quem acusa de duas coisas simples: não cumprir o acordo com o BE e vergar Sá Fernandes. E segue-se a uma escalada de divergências (a mais visível das quais talvez tenha sido o momento em que Pedro Soares abandonou o Gabinete em ruptura).
E, já agora, leia Pedro Soares no «JN» transcrito num blog aqui: quanta divergência! (E aquela de o Gabinete de Sá Fernandes reclamar um «direito de resposta» no blog de que tantos do Gabinete fazem parte? Não lhe cheira a esturro?
.

quinta-feira, julho 24, 2008

Momentos Zen

Momento Zen nº 1
Eu escrevi isto aí em baixo: «Imbróglio santanista. Mais um. Apenas mais um - Uma entidade religiosa e a CML. 2006. Li aqui. Cedência de terreno que não podia ser cedido. Santana, Eduarda Napoleão, Carmona e Helena Lopes da Costa».

Momento Zen nº 2
Alguém escreveu na sequência um primeiro comentário assim (às três e tal da manhã): «E não só Essa noticia ainda mostra que aprocissão vai no adroeu chamar lhe ia, quanto TUDO se descobrir, O MAIS PORCO e sordido exemplo de uma gestão de gente sem sem escrupulos e onde a lei servia para brincar.Esperemos que todos os factos sejam conhecidosE conhecem se porque houve uma pessoa que sendo honesta e séria se atravessou. Ate ser esmagada por eles. A ela se deve.»

Perguntei apenas.
«Quem?»

Momento Zen nº 3
O mesmo alguém respondeu que «é uma mulher. 20 anos de carreira, Atravessou se aos bandidos e iam na matando. Foi a unica pessoa que pelos seus proprios pés pediu invesygações e sindicancias. A CM nunca fez nada. Pediu investihgção criminal. Silenciosamnete. Sem andar a fazer se de estrela.Saiu de onde estava. Os outros ficaram. Eles continuma a ter acrro e agnhar 3000 euros. Ela não. eles tinham CV vergonhosos: sem expereicnia. Ela não. 12 paginas de CV na área, Premio nacional naquela área, livros publicados, cidadaniaEles não. a vida deles em primeiro.Eles ficaram. Ela saiu. Eles estão bem. E eu gosto demasiado dela para dizer quem é esta Mulher que defrontou os poderes e as teias negas da CM de Lisboa.»
.

CML não paga a horas

Lisboa continua a liderar atrasos nos pagamentos às construtoras - A Câmara de Lisboa mantém-se no grupo de 10 autarquias mais incumpridoras nos prazos de pagamento às empresas de obras públicas, liquidando as suas dívidas... - Jornal de Negócios 24, Jul 2008 - 18:00
.

Túnel do Rego

Quinta-feira - TC "chumba" trabalhos a mais no Túnel do Rêgo e responsabiliza equipa de Carmona - O Tribunal de Contas detectou irregularidades na obra do Túnel do Rego, nomeadamente em trabalhos a mais, concluindo pela responsabilidade sancionatória dos responsáve... - Sol - Sociedade 24, Jul 2008 - 18:44
.

O prédio que ardeu

Lisboa: Prédio na Avenida da Liberdade só pode ser habitado após obras - Fonte: Agência LUSA
Publicado há 7 horas - Lisboa, 24 Jul (Lusa) - O prédio contíguo ao imóvel na Avenida da Liberdade, em Lisboa, que ardeu no início de Julho só poderá ser novamente...autarquia da cidade. Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa refere, citando o auto de visoria inicial do prédio...
.

quarta-feira, julho 23, 2008

Aeroporto da Margem Sul

18:02 - Novo Aeroporto: Construção deverá arrancar em 2011, prevendo-se a conclusão "cinco ou seis anos" - NAER - Lisboa, 23 Jul (Lusa) - A construção do novo aeroporto de Lisboa, no Campo de Tiro de Alcochete, deverá arrancar em 2011, prevendo-se a conclusão das obras "cinco ou seis anos" depois, disse hoje o presidente da comissão executiva da NAER - Novo Aeroporto. ...
.

Chamaram-me estúpido (neste blog) e eu não apaguei. Devo ser mesmo estúpido...

Se o insulto tivesse sido dirigido a outra pessoa, teria apagado logo, como é evidente. Mas, comigo, sou assim: mesmo estúpido, idiota, tanso, frouxo.
Foi aqui. É o comentário nº 5. Leia, por favor.
.

Limpeza geral

(Esvaziei esta imagem para condizer com o que vai ler...)
A propósito do 1º ano de mandato, há quem sinta a obrigação de fazer comparações entre o que se prometeu e o que se fez. É da natureza das coisas da política, não é? Poi sentão, experimente procurar o Programa Eleitoral de António Costa na net.
Uma razia.
Uma limpeza geral. Tão geral que até me parece muito suspeita.
Como se alguém tivesse andado a limpar a história e nem quisesse ouvir falar do assunto, sabe-se lá porquê.
Que vazio! Que instrumento de avaliação! Que meios ao dispor da Comissão de Honra que Costa prometeu aos eleitores que iria seguir o cumprimento do Programa passo a passo…? Li na época: «Comissão de Honra vai fiscalizar aplicação do programa eleitoral - António Costa pediu à sua Comissão de Honra que participe na elaboração do programa eleitoral da sua candidatura e que seja “crítica e exigente” a fiscalizar a sua aplicação, caso vença as eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa...»
Espero que estes ilustres tenham uma cópia em papel. Eu tenho. Posso emprestar. (Mas se alguém tiver em formato digital, peço que me envie para o mail: consta aí algures na coluna da direita do blog.)
Na net, nem pó.
«Os dez primeiros passos»: zero. Confirme aqui.
«Súmula Programática»: zero! Veja com os seus próprios olhos: aqui.
«Programa eleitoral Unir Lisboa»: zero. Nada, nada, nada: error!
«Jornal de Campanha»: nada! Niente! Zeríssimo!
How convenient...
Desafio daqui os responsáveis do PS-Lisboa a reporem estes sites no ar. Obrigado. Aliás, sei que seríamos muitos a agradecer.
.

Área Metropolitana

«Modernização» na AML. «... dos 89 milhões de euros levados a concurso entre Novembro do ano passado e Julho de 2008, 26 milhões destinam-se às 119 candidaturas já aprovadas, de acordo com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), Fonseca Ferreira.» Zambujal, na Amadora, e o projecto de requlificação de Almada-Poente são dois casos salientes.
.

Eufemismos

«Desaparecidas», «em parte incerta» - parecem poemas. Mas servem só para dizer uma coisa dura mas simples: ou alguém as roubou da esquadra ou alguém da esquadra as roubou. Um dia destes aparecem na mão de alguém num vídeo idêntico ao da Quinta da Fonte. Somos um país de poetas. Mortos? Vivos? ... Vivaços.
.

Imbróglio santanista. Mais um. Apenas mais um

Uma entidade religiosa e a CML. 2006. Li aqui. Cedência de terreno que não podia ser cedido. Santana, Eduarda Napoleão, Carmona e Helena Lopes da Costa.

Dá que pensar, não dá?


Marktest
.

terça-feira, julho 22, 2008

Muito prega Frei Tomás. Faz o que ele diz. Não faças o que ele faz... - diz o Povo e tem razão

O Conservatório Nacional de Lisboa, antigo Convento dos Caetanos, está em mísero estado de conservação. Disso, não há dúvida. E devem ser feitas obras. Indiscutível. A Câmara vai amanhã deliberar que o Governo seja intimado a proceder em conformidade: que faça as obras. Façam-se então obras. Preserve-se então o Conservatório. Mas... que autoridade tem a CML nesta matéria? Quantas centenas de edifícios municipais estão em estado miserável? E em que estado estão tantos equipamentos públicos municipais? E o Pavilhão Carlos Lopes - para não irmos mais longe?
Bem prega Frei Tomás...
.

Orçamento da CML revisto

Lisboa: Assembleia Municipal aprova primeira revisão orçamental de 2008 - Fonte: Sol Publicado há 52 minutos - ...correspondente a uma receita anual para o município de cerca de 5 mil euros. A abstenção do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa viabilizou hoje a primeira revisão orçamental de 2008 que afectou ao orçamento 39 milhões de euros, montante destinado sobretudo...

Coisa séria, diz o PCP

Gato por lebre na Zona Ribeirinha Oriental de Lisboa
PS NA CÂMARA DE LISBOA (COM OS VOTOS DO BE E DO MOVIMENTO DE HELENA ROSETA) FAZ PASSAR GATO POR LEBRE.
O que se está a querer para a Zona Ribeirinha Oriental de Lisboa é apenas um fato à medida dos planos de especulação privada.
...
Ler mais aqui.

segunda-feira, julho 21, 2008

Repescagem

«Os esquecidos da zona ribeirinha de Lisboa - Público, 18.05.2008 - De Chelas e Marvila, na zona oriental de Lisboa, a Pedrouços, já na fronteira do concelho com Oeiras, a frente ribeirinha da capital conta com vários enteados, zonas não abrangidas pelos planos de requalificação do Governo que se cansaram de esperar por promessas de concretização sempre adiada...» Reli aqui e fez-me bem recordar...
.

Atenção a esta...

Cidadão português condenado por downloads ilegais
.

Penitenciária para a UN

Luz verde para cedência do Braço de Prata e desactivação da Penitenciária de Lisboa...A autarquia lisboeta está a negociar com o Estado a cedência do edifício do Estabelecimento Prisional de Lisboa, de forma a permitir a sua utilização como imóvel pertencente ao campus da Universidade Nova de Lisboa, albergando entre outras valências residências universitárias. De acordo com uma no...
Construir 21, Jul 2008 - 03:30
.

Debater as energias

A energia e o futuro da Área Metropolitana de Lisboa: Forum de 3ª-feira marca debate. Ler aqui.
.

domingo, julho 20, 2008

Auto

Leio e fico banzado. Já não há mais ninguém para elogiar o Governo? Isto vem assim mesmo nos jornais on line de hoje: «Secretário-geral do PS encerra Congresso Nacional da JS - José Sócrates enaltece "visão progressista e não conservadora" do Governo - José Sócrates encerrou esta tarde o Congresso Nacional da Juventude Socialista (JS) com vários elogios ao Governo a que preside, sublinhando a "visão progressista e não conservadora" do Executivo PS, ao orientar a sua política não para a juventude, mas "para a sociedade que é boa para a juventude".» ...

sábado, julho 19, 2008

Bastidores do PS e do PSD agitam-se a um ano de eleições

Ler aqui: Seguro a aguardar como um gato. Menezes a deitar as garras de fora. Passos Coelho com novo clube de pensadores. Ler aqui.
Assim vão os bastidores dos dois maiores partidos (melhor, das duas maiores federações de poder).
Noutro registo: ai, Valentim, Valentim… Vai recandidatar-se à CM de Gondomar, diz.

Peixeirada

Biancard para a Frente Ribeirinha

Lisboa/Frente Ribeirinha: José Miguel Júdice ficou "muito contente" com a escolha de Biancard da Cruz - Lisboa, 18 Jul (Lusa) - O advogado José Miguel Júdice ficou "muito contente" com a escolha do arquitecto João Biancard da Cruz para o suceder na liderança da sociedade que irá gerir a reabilitação da Frente Ribeirinha da capital. ... Leia.

sexta-feira, julho 18, 2008

Site da CML

O site da Câmara Municipal de Lisboa, o único português avaliado por um estudo internacional dedicado às páginas web de autarquias, não surgiu nos lugares cimeiros em ... Critérios: privacidade, usabilidade, conteúdos, serviços e participação dos cidadãos.
iGov 18, Jul 2008 - 12:46

CPLP

CPLP aprova criação de banco de leite humanoOs «oito» Estados membros da CPLP aprovaram hoje, em Lisboa, um conjunto de propostas a apresentar na Cimeira da organização, a decorrer na próxima semana, na capital ...
Diário Digital 18, Jul 2008 - 15:29

Autoridades

Transportes: Autoridades Metropolitanas aprovadas na generalidadeA proposta de lei do Governo para as Autoridades Metropolitanas de Transportes de Lisboa e Porto foi hoje aprovada na generalidade, no Parlamento, com votos contra do ...
Visão 18, Jul 2008 - 15:55 Enviar por email

E o IVA da EMEL?


PCP apresenta requerimento
Os Vereadores do PCP na Câmara de Lisboa fizeram hoje mesmo chegar ao Sr. Presidente da CML um requerimento no sentido de que seja apurado se a EMEL respeita a baixa do IVA introduzida a 1 de Julho. É o seguinte o teor desse requerimento: «Ex.mo Sr. Dr. António Luís Santos da Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa / REQUERIMENTO / A recente descida do IVA deve traduzir-se em benefício dos consumidores e utentes. Mas, como recentemente tem sido noticiado, há empresas que abusivamente baixaram o IVA nos seus programas informáticos apenas nominalmente, pois para o consumidor e utente nada se alterou.
Um desses casos foi denunciado pelo PCP na Assembleia da República: a GALP estava até então a imprimir nos recibos a taxa de 20% de IVA mas o total a pagar pelo cliente era exactamente o mesmo que pagava até 30 de Junho, com a taxa a 21% - o que se traduz numa ilegalidade.
Ao Gabinete do PCP na CML têm chegado informações de que nos parques de estacionamento da EMEL e das empresas concessionárias estará a ser adoptada a mesma conduta ilegal.
Assim, nos termos da alínea s) do nº 1 do artigo 68º da Lei nº 169/99, na redacção dada pela Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro, bem como ao abrigo do disposto no art. 4º do Decreto-Lei nº 24/98 de 26 de Maio, os Vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa vêm requerer a V. Exa. se digne informar:
1. Se a baixa da taxa de IVA de 21 para 20% foi devidamente introduzida na programação informática da EMEL e das empresas suas concessionárias.
2. Se essa baixa da taxa se repercute no custo real para o utente.
Com os melhores cumprimentos / Paços do Concelho, 18 de Julho de 2008

A Vereadora do PCP / Rita Magrinho
Agradecemos divulgação.
»

Gostaria que lesse isto

Caro leitor, há coisas interessantes. Gostava que lesse isto, designadamente o comentário nº 5. Agradeço que divulgue. Obrigado.
.

quinta-feira, julho 17, 2008

Sem comentários


Contas da Marktest...

Literatura, Direitos Humanos e Ambiente na Casa dos Bicos com a Fundação José Saramago

Lusa, Ana Clotilde Correia: «Lisboa: Saramago vai ter projecto de "agitação" na Casa dos Bicos - 17 de Julho de 2008, 17:55 - Lisboa, 17 Jul (Lusa) - A Fundação José Saramago ocupará a Casa dos Bicos em Lisboa com um projecto de "agitação" que promove a Literatura, os Direitos Humanos e o Ambiente e não leva "em ombros" o seu patrono, garantiu hoje o escritor.
"Só em circunstâncias muito excepcionais é que a Fundação José Saramago se ocupará da pessoa que lhe deu nome", afirmou o autor prémio Nobel da Literatura. ...»
.

Por onde é que o Urbanismo parte a Câmara de Lisboa?

Numa questão tão importante como é o urbanismo que a CML quer para a Zona Ribeirinha Oriental, a Câmara partiu por onde é natural que partisse: PS, BE, Carmona e sua bancada e Roseta e sua bancada aprovaram. O PSD absteve-se. O PCP votou contra. Ana Clotilde Correia (Lusa) reume os argumentos de cada bancada e também os do PCP: "Para a vereadora comunista Rita Magrinho, o que está em causa com o documento estratégico para zona ribeirinha oriental é «substituir o PUZRO por um instrumento atípico que não está previsto na legislação».«O estratégico deste documento é apenas o enunciar de um conjunto de oportunidades para quem tenha perspectivas naquela área», defendeu. O vereador comunista Ruben de Carvalho afirmou que o vereador do Urbanismo Manuel Salgado «pode não passar à História como o novo Marquês de Pombal, mas corre o risco de ser o novo Padre António Vieira». Ruben de Carvalho referiu-se ao documento estratégico como uma «fórmula arquitectónica-gramatical», sem validade jurídica, e acusou Manuel Salgado de «fazer os que os socialistas fazem, que é meter coisas em gavetas» e «meter na gaveta a revisão do PDM [Plano Director Municipal]»."
.

Que giro!

Há aí um blog que é feito por muita gente de Lisboa: um gabinete inteiro e ainda mais uns quantos. Um partido inteiro dentro de um blog. Pois bem: ao fim de 17 meses de vida, contas feitas, vai em 38 mil entradas.
O meu, só meu, meuzinho... pus aí um contador em 18 de Abril de 2006 (27 meses) e... veja o número de entradas.
Uma diferença de dez meses para uma diferença de quase 100 mil leitores!
My God!
.

quarta-feira, julho 16, 2008

As agências europeias do Cais do Sodré

Manuela Correia põe o dedo na ferida: lesões ambientais. O 'Público' ampliou. O Cidadania LX foi atrás, e bem. Paulo Ferrero, no final do post, aponta o dedo aos responsáveis: APL e Governo. E podia ter acrescentado a CML da altura (Pedro Santana Lopes e Eduarda Napoleão, ambos do PSD) a quem competia ter defendido a gestão urbanística equilibrada nesta parte tão sensível do território de Lisboa. Um leitor, arquitecto, sublinha que afinal há dinheiro. Faltam é boas ideias.
É por causa de coisas destas que vale a pena a blogosfera. Obrigado, Cidadania LX.
.

Resumo da imprensa do dia. Hoje vai a esta hora. Mas a partir de amanhã, juro que vai logo às 7

jornaiserevistas.com
Veja ali em cima as capas todas, sobretudo as do dia... Agora as manchetes e chamadas de 1ª página:
Diário de Notícias
Estado paga tratamento de alcoólicos no privado
As férias dos nossos políticos
Constâncio relança debate do nuclear contra o cenário da crise
Promessa de nova casa faz duplicar 'refugiados' de Loures
Público
Crise para as famílias vai agravar-se mais no próximo ano
FC Porto garante lugar na Liga dos Campeões
Guantânamo - Primeiro vídeo a ser divulgado está a ser usado para libertar preso...
Dia negro na bolsa leva BCP a mínimo histórico
Correio da Manhã
Metralhadoras roubadas à PSP
90% dos moradores da Quinta da Fonte recebe subsídios
Pinto da Costa quer desviar Miccoli do Benfica
Vitor Constâncio - Famílias devem 129% do seu rendimento
24 Horas
Cardoso - "Se o meus filho não nascesse naquela hora, morria"
Juíza que ia decidir o futuro de Esmeralda saiu do caso
SIC acusa RTP de ter roubado imagens do tiroteio de Loures
690 mil euros - Murat fica rico com indemnização de jornais ingleses que noticia...
Jornal de Notícias
Constâncio alerta para crise ainda maior
Tribunal arbitral confirma FCPorto na Liga dos Campeões
Concessionária da A23 condenada a indemnizar automobilista
Tiros de caçadeira contra posto da GNR da Póvoa de Varzim
A Bola
Mourinho vai ter Quaresma
Rui Costa não volta sem Aimar
Paulo Bento até ao fim
Cajuda quer entrar na Champions
Record
Bento à Ferguson
Aimar - Continua braço de ferro
Dragões confirmados na Liga dos Campeões
Grimi fechado por 5 épocas e com cláusula de 25 milhões
O Jogo
Indisponível à hora de envio deste resumo
Diário Económico
Trambolhão dos bancos arrasta bolsa de Lisboa
Crise na economia portuguesa continua em 2009
Pedro Silva Pereira - "Credibilidade de Ferreira Leite não é sustentada"
Euro ultrapassou os 1,60 dólares, dificultando a vida a quem exporta
Jornal de Negócios
IMI - Escritórios, terrenos e lojas também vão pagar menos imposto
Portugal afunda
Bolsa perde, mas afinal a culpa não é dos estrangeiros
China perto de tirar Portugal do topo das vendas para Angola

Mais duas!!!! Isto é possível???

De uma esquadra de polícia? Outra vez? Aqui.
.

Por onde é que Saramago parte a Câmara de Lisboa?

Parte por aqui: a Casa dos Bicos. Ana Clotilde Correia, da Lusa, escreveu.
O 'Sol on line' transcreveu.
Você lê.
Eu interpreto.
Esta é a Casa dos Bicos, Campo das Cebolas, Lisboa.
Eis então a sede da Fundação José Saramago em Lisboa.
.

Um ano, um flop - disse-se na Assembleia ontem. Costa confirma que a CML «ainda está em estado crítico»

- "A 15 meses das eleições não se vislumbram melhorias para a cidade. Os problemas que existiam permanecem", disse ontem na Assembleia Municipal o deputado do PCP João Saraiva.
Catarina Prelhaz, Público
- Terça-feira - Primeiro ano de Costa na Câmara criticado em Assembleia Municipal - Precisamente no dia em que passou um ano desde que António Costa se sentou na cadeira da presidência da Câmara de Lisboa, a reunião extraordinária da Assembleia Municipal...
Jornal de Notícias 15, Jul 2008 - 23:5
- Câmara: Lisboa em estado crítico - Correio da Manhã Publicado há 5 horas - António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, fez ontem o balanço de um ano de mandato: “Tirámos Lisboa dos cuidados intensivos, mas a cidade ainda está em estado crítico.”
.
Nota
As próximas autárquicas podem ser só em Dezembro do ano que vem, se as legislativa forem em Outubro. Já pensou nisso?
.

terça-feira, julho 15, 2008

Campo de Tiro em brasa

Há problemas novos numa questão velha: o Campo de Tiro a chumbo / Monsanto. A coisa está cada vez mais longe de uma solução consensual. Paulo Paixão / 'Expresso' escreve o que investigou hoje. Aqui.
.

Revisão em baixa. Quer dizer que estamos pior do que dizem

16:55 - Inflação: Banco de Portugal prevê aumento para 3% este ano Lisboa, 15 Jul (Lusa) - O Banco de Portugal reviu hoje em alta a previsão da taxa de inflação portuguesa para este ano, antecipando um aumento para 3 por cento, face aos 2,4 por cento avançados em Janeiro.
16:49 - Banco de Portugal: Banco central reviu hoje para 1,2 por cento previsão de crescimento da economia portuguesa Lisboa, 15 Jul (Lusa) - O Banco de Portugal reviu hoje em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano, antecipando agora uma expansão de 1,2 por cento, face aos 2,0 por cento antecipados em Janeiro.
.

Isto está lindo...

«O posto da GNR da Póvoa de Varzim foi hoje atingido com dois disparos.»
Público Última hora
.

CRIL: 4 mil assinaturas

CRIL: Moradores de Santa Cruz entregam petição com mais de 4 mil assinaturas contra projecto -Fonte: Sol Publicado há 9 horas - ...a CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa) cumprisse de forma efectiva a sua função...freguesia de Benfica e Assembleia Municipal de Lisboa, representa um desrespeito pelos Cidadãos...Procuradoria Geral da República, a Câmara de Lisboa e o bastonário da Ordem dos Advogados...
.

As capas ao seu dispor todos os dias de manhã


Quer visionar todos os dias as capas de tudo o que é editado em Portugal? Pois então, veja que eu descobri agora mesmo: revistas e jornais.
Pus aqui o «Meia Hora», como forma de dizer que gosto da maneira como é feito. E para lembrar uma amiga editora...

Empréstimos

Moita já pode pedir 5 milhões - A Câmara da Moita, liderada pela CDU, já tem autorização do Tribunal de Contas para contrair um empréstimo de 5,1 milhões de euros. A entidade (...)
Isto quer dizer que o de Lisboa vem a caminho.
.

Eleições intercalares foram em 15 de Julho do ano passado

Faz hoje um ano, foi assim: aqui.

Passado um ano, é assim:
- Lisboa quase paralisada um ano após as eleições - Jornal de Negócios - Portugal - 6 horas atrás - O maior município português foi parar, há precisamente um ano, às mãos de António Costa, com a vitória nas eleições intercalares. ...
- Balanço de um ano de António Costa - Rádio Renascença - 19 horas atrás - As dificuldades financeiras marcaram o primeiro ano de mandato de António Costa à frente da Câmara Municipal de Lisboa. Faz... um ano que....
.

Os incidentes da Loures - opinião preocupada mas serena de Jerónimo

Há que haver uma política de integração - eis, em síntese. Aqui.
.

segunda-feira, julho 14, 2008

Julgamento do caso Bragaparques / Parque Mayer / Feira Popular

Bragaparques: Assembleia Municipal aprovou permuta sem pressuposto de que havia direito de preferência - Modesto Navarro
14 de Julho de 2008, 14:20 - Leia mais aqui: Lusa, SO - Lisboa, 14 Jul - O ex-presidente da Assembleia Municipal (AM) de Lisboa Modesto Navarro (PCP) garantiu hoje em tribunal que quando foi aprovada a permuta de terrenos da antiga Feira Popular nunca foi tido em conta qualquer direito de preferência da Bragaparques.
Segundo declarou em tribunal Modesto Navaro, que presidia à Assembleia Municipal aquando da aprovação (em Março de 2005) do negócio da permuta de terrenos da autarquia da antiga Feira Popular pelo Parque Mayer, para que os deputados municipais tivessem em conta este direito de preferência ele teria que ter sido aprovado na autarquia, o que não aconteceu.
Questionado sobre uma carta da Parque Mayer enviada à autarquia relativa ao direito de preferência da Bragaparques sobre parte dos terrenos da antiga Feira Popular, Modesto Navarro esclareceu: o direito de preferência "não era matéria que fosse analisada pela autarquia".
"Tinha de ser analisada e votada pela Câmara a concessão do direito de preferência para que a Assembleia Municipal a tivesse em conta" quando aprovou a permuta, afirmou.
Modesto Navarro disse ainda que a carta relativa ao direito de preferência foi por si enviada à Comissão de Acompanhamento do Parque Mayer e aos líderes das bancadas da AM, mas frisou: "A Assembleia Municipal votou a permuta sem o pressuposto de que havia qualquer direito de preferência".
"Quando tivemos conhecimento pelos jornais que na acta da hasta pública era dito que a Assembleia Municipal tinha aprovado o direito de preferência, pedi esclarecimentos da situação", afirmou, adiantando que foi enviada uma comunicação ao presidente da autarquia a propor a anulação da hasta pública.
Modesto Navarro adiantou que na altura foi igualmente comunicado o caso à Inspecção-Geral da Administração do Território, ao Tribunal de Contas e ao Procuradoria Geral da República.
Durante a sessão de hoje foi igualmente ouvido um ex-deputado municipal, do Bloco de Esquerda, que afirmou que a Assembleia Municipal votou e aprovou a proposta da autarquia, que apenas se referia à permuta, sem mencionar qualquer direito de preferência da Bragaparques.
...

Um senhor ordenado, o da senhora, sim, senhor...

Um escândalo com um ordenadão conhecido (e os outros?). Mais um. Neste caso, na EDP Renováveis. Um quadro do chamado Compromisso Portugal. A ganhar muito mais de 300 mil euros por ano. Que bom. Neste País. São técnicos destes é que andam a dizer que é excessivo (falam assim) falar de «crise». Pois, pois... Leia aqui.
.

Incêndio em Lisboa

Causas e consequências num artigo de análise assinado por Romão Lavadinho no Público de hoje. Uma visão global e interessante de como se devem evitar estas tragédias e suas causas sociais e jurídicas. A abertura diz quase tudo: «Afinal, o incêndio no 23 da Av. da Liberdade veio clarificar melhor a política de habitação do Governo e das câmaras municipais.»

.

Poupança na CML em 190 viaturas

Câmara de Lisboa poupa 73 mil euros por mês com cortes na frota de carros - A Câmara de Lisboa vai reduzir a frota municipal em 190 viaturas, uma acção que permitirá uma poupança mensal na ordem dos 73 mil euros (876 mil euros por ano). - Jornal de Negócios 14, Jul 2008 - 00:16
.

O pior momento para sacudir a água do capote

Veja o que são os contratos locais de segurança, para onde são propostos e como se enrolam os responsáveis em torno do quando, so porquê do como...
.

domingo, julho 13, 2008

Santana arranja lenha para se queimar ainda mais junto de Cavaco

Por um lado, vem o PR e diz que quer e vai manter a isenção política, querendo com isso garantir oficialmente que, a pesar de ser amigo e tal de Ferreira Leite, vai manter-se «out». Por outro vem Santana, que é desbocado de propósito, com a sua habitual língua afiada - que alguns pensam que é só queda para o disparate - e zás: ferra-lhes aos dois com esta da aliança que nenhum deles nem sequer se preocupa em disfarçar, como ele afirma...
Nem que viva cem anos, não se safa enquanto Cavaco estiver em Belém. Mas também, a verdade é esta: amor com amor sepaga. Lembram-se do artigo de Cavaco antes de Sampaio demitir Santana?
Isto, que para mi ou para si não tem interesse nenhum: estar nas boas ou nas más graças, para ele não é assim, que só sabe singrar com microfones e congressos e cargos políticos...
.

Casa dos Bicos

Lisboa: António Costa quer ceder Casa dos Bicos a Saramago - Fonte: Sol - Publicado ontem às 10 horas - ...autarquia e a fundação será celebrado«muito em breve»em Lisboa, «com a presença do próprio escritor» Depois de António...por manter as instalações em boas condições. A Câmara de Lisboa discute quarta-feira uma proposta do presidente, António Costa...
.

A dois carrinhos

Isto é o que se chama jogar em todos os tabuleiros... Leia aqui. Só mesmo os nossos irmãos brasileiros para engendrarem coisas assim...
.

sábado, julho 12, 2008

Contratos?

O ministro Rui Pereira, em vez de assumir a luta contra os gangs e contra as máfias, sai-se-me com esta coisa dos contratos locais de segurança. Uma espécie de acordo vinculçativo para implicar as autarquias e outras entidades locais nas soluções do problemas - o que, parecendo bom assim sem mais, vindo de quem vem, deve ser algo para diluir, diluir, diluir e mesmo sacudir a água do capote.
De facto, esta ideia dos contratos locais de segurança aparece na hora certa para ser rejeitada. Não sei o que significa. Não é explicitada. Percebe-se logo que se trata de implicar as câmaras. O que já devia ter acontecido mas noutro registo: ouvir os poderes locais, reunir com eles, promover o policiamento de proximidade, formar as polícias e os agentes da GNR de forma pedagógica e civilizada. Fortes com os fortes (= grandes criminosos) e fracas com os fracos (= cidadãos indefesos) em vez do contrário.
Aparecer com uma coisa que pouco adianta, os tais contratos, é uma peneira para tapar o sol. Não resolve nada mas, provavelmente, vai servir para o Governo atirar para cima das autarquias com a responsabilidade e a culpa da falta de segurança nas ruas. Em ano de eleições legislativas (mas também autárquicas) e com as sondagens do PS tão em baixo, isto dará um jeitão (ao Governo e a Sócrates). Mas, contraditoriamente, os autarcas do PS, que têm de fazer primeiro a campanha de Sócrates, não vão gostar nada disto. Veremos no que dá.
.

Catilinária da ACA-M contra a CML

A ACA-M não é nada meiga para com a CML. Em comunicado que hoje me chegou via mail, diz às tantas que «(...) a presente vereação da mobilidade da CML não se limitou a descredibilizar o sistema de radares. Não querendo assumir a política de segurança rodoviária da vereação anterior, tem demonstrado uma preocupante incapacidade para executar as medidas aprovadas pelo executivo e/ou anunciadas pela vereação:
- não sabe o que fazer aos radares e por isso criou uma comissão que não funciona e nada decide;
- não concretizou a medida das zonas trinta, vinda da vereação anterior;
- desfez algumas das alterações dos semáforos que beneficiavam o peão - nas Av. República e Av. Liberdade;
- não cumpriu a promessa de melhorar a segurança na 2ª Circular;
- não cumpriu a promessa de resolver até Maio deste os vinte pontos negros que identificou;
- não cumpriu a promessa de repintar todas as passadeiras junto das escolas;
- a medida da tolerância zero ao estacionamento em segunda fila não teve consequência; após duas ou três semanas de fiscalização em Setembro/Outubro, está hoje suspensa;
- não procedeu à expansão da rede de faixas BUS;
- não concretizou praticamente nenhuma das medidas que o executivo camarário aprovou desde Agosto de 2007.»
.

Prémio E a Polícia serve para quê?

1.
Veja estas imagens. Foi em Loures. Armas de guerra na mão de delinquentes. E ninguém quer acabar com isto. A Máfia chegou e instalou-se e ninguém quer dar conta.
2.
E chega mais um palmarés para Sócrates, este embrulhado no 'Sol on line' de hoje: «Mais 12%Criminalidade disparou em Portugal - Por Sónia Graça - Nos primeiros três meses de 2008, a criminalidade urbana aumentou 12,1% face ao mesmo período do ano passado»...
.

Agendar ou não agendar uma proposta - eis a questão

«PCP faz
queixa
de Costa
a procurador
da República
- 00h14m - nuno miguel ropio (JN) - A falta de agendamento das propostas do PCP, por António Costa, nas reuniões camarárias de Lisboa, levou a vereação comunista a queixar-se a Pinto Monteiro da suposta ilegalidade da postura do líder autárquico.»

Radares falham

Radares de Lisboa: Cinco avariados desde Abril, outros com falhas há um ano - Associação - A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) alega que cinco radares em Lisboa estão avariados desde Abril e que, há um ano, vários falham na detecção de infracçõ... - Visão 12, Jul 2008 - 07:1
.

Ganda bronca

Está a acontecer o que não convinha nada a Sócrates que acontecesse: a malta do staff está a ficar nervosa e dá sinais externos disso mesmo... É o pior que pode acontecer a um político como Sócrates: ter de começar a largar a arrogância e a dar-se a ver como pessoa normal. Isso vai matá-lo. Eis a notícia do 'CM' de hoje: «Polémica - Primeiro-ministro foi mal informado - Sócrates comete gafe com imposto - Afinal os carros eléctricos já são isentos de qualquer imposto.»
Eu sei o que Sócrates já chamou uma série de vezes ao tipo que oenganou... (Mas há aqui um drama: se continua assim, Sócrates arrisca-se não a perder a maioria absoluta - mas a perder a maioria, ponto. E isso é ainda pior para o País - ou será igualzinho, em termos concretos da nossa vida diária?)
.

sexta-feira, julho 11, 2008

O blog morreu


1. Isto mais parece um cemitério de blogs – escrevi em 8 de Junho. Leia aqui.
2. Disseram na altura os editores que isso era um ataque e um leitor chegou mesmo a escrever sem delicadeza que «os cães ladram e a caravana passa». Leia aqui, se quiser.
3. No dia 24 de Junho, comentava de novo que havia um cemitério de blogs em Lisboa. Eram vários. Entre eles, o «Crónicas».
4. Confirme: desde esta data que nada ali mexe. O blog morreu.
.

O Expresso descobriu algo muito forte?

Visite o site deles às 23.30. Aqui.
.

Tal e qual como eu já escrevi. Bastou Ferreira Leite tomar posse...

Carmona Rodrigues não se recandidata à Câmara de Lisboa - Público.pt - Carmona Rodrigues anunciou, no programa “Diga Lá Excelência”, realizado pela PÚBLICO e Rádio Renascença, que não se vai recandidatarà Câmara Municipal de Lisboa ... Há dias escrevi: «- Carmona Rodrigues insiste? Manuela FL dá-lhe a volta?» - e deu. Começava a ser demasiado claro. Ponto.
.

Orçamento participativo


Prática democrática directa e simples (em Sesimbra, por exemplo) e folclore complicativo (aquele esquema diabólico que se quer implementar em Lisboa). Ainda por cima, anda-se por aí a espalhar que nas autarquias da CDU não há verbas afectas às decisões das populações neste processo. Ou é ignorância com grande descanso ou é má fé. Seja o que for é mau. Em Sesimbra, por exemplo, 500 mil euros estão afectos ao Orçamento Participativo. Simples, meu caro Watson.

.

Paredes do Bairro Alto: duas paredes não é nada

Houve os encontros do Bairro Alto sobre os «graffitis». Uma troca de ideias. Houve os protestos. E houve a promessa da CML. O que é preciso: remoção e manutenção. Oiça umas coisas aqui.
.

Associação de Valorização do Chiado preocupada

"O Chiado está árido. Cada vez mais é necessário ter preocupações com a área envolvente e o espaço público."
.

Ainda o episódio lamentável da transferência de Diogo Infante

Que as coisas correram de modo pouco delicado na saída de Diogo Infante, isso é indiscutível. Mas o que aconteceu? E porquê esta cena? Cada fonte acha que... E há mesmo várias versões oficiais, pelos vistos. Esta é apenas uma delas: «António Costa ficou furioso com Pinto Ribeiro e uma fonte da Câmara afirmou ao ‘Correio Indiscreto’ que, se isto acontecesse no futebol, o ministro estaria sujeito a um processo disciplinar e seria suspendido de toda a actividade. E, se fosse um clube, descia de divisão (li aqui, hoje)
Outra versão assegura que Sócrates telefonou a Costa (que terá concordado) e que Costa é que não avisou Rosalia (vereadora da Cultura). E há uma componente nova desta última versão: esse aviso não terá acontecido por causa de Rui Pereira, director municipal.


.

Calendário eleitoral de 2009

Eleições PS quer que legislativas antecedam autárquicas em 2009 - Sol - O PS manifestou-se hoje contra a simultaneidade na realização das eleições legislativas e autárquicas de 2009, defendendo que as do Poder Local deverão encerrar o ciclo eleitoral do próximo ano

quinta-feira, julho 10, 2008

Tubarões, oyé!

É um oceanariozinho para em inglês lhe chamarmos: Sea Life Center. Aqui. No Porto de Rui Rio. «Tudo o que é moda, ponha-se na minha filha» - diz o Povo lá da minha terra. Por que não?

Radares

Radares detectam menos infracções - Os 21 radares instalados em Lisboa estão a começar a cumprir o papel para o qual foram criados: diminuir a velocidade nas estradas da capital. No primeiro semestre do ... Correio da Manhã 10, Jul 2008 - 19:2

Por estas e por outras é que Sócrates cada vez dorme menos...

(Aximage, 'CM')
.

Prémio Somem os maus e os muito maus e falem comigo


(Expresso)

Duas derrotas de Sócrates

1. Empate técnico
2. Desilusão de 60%
Aqui.

Prémio Casa roubada, trancas à porta ou também: Depois do cavalo morto, cevada ao rabo...

Proprietário do prédio que ardeu vai fazer obras - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 6 horas - ...capital, serão alvo de obras de consolidação, a cargo do proprietário, revelou ontem o vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa. A vistoria realizada aos vários edifícios afectados pelo incêndio de domingo concluiu pela necessidade de obras de consolidação...

Prémio Vivemos num País seguro e democrático, pois então


Não sabia? Fica a saber. Mas a PJ nega. Claro. Havia de confirmar, não...

«(...) tal como foi, por exemplo, a montagem dos microfones no gabinete do ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, que permitira gravar todas as suas conversas, caso o sistema tivesse funcionado, na altura em que a gestão de algumas empresas municipais estava sob suspeita. Ao que o DN apurou, o sistema não funcionou, ficando as conversas imperceptíveis.Mas, tal como o DN ontem noticiou, algumas missões do DCPAT são realizadas sem que exista um autorização legal. O departamento é criticado, nomeadamente, por realizar acções que se desconhece de onde vem a ordem. Como, por exemplo, a escuta ambiental de reuniões ou a vigilância a pessoas sem ligações a suspeitas de crime.A direcção nacional reagiu a esta noticia do DN, negando a existência de acções ilegais.»
Licínio Lima, DN
.
No que se refere a Carmona Rodrigues, acrescem duas coisas: 1. Havia suspeitas sobre as administraçóes de empresas municipais (Sérgio Lipari na Gebalis, por exemplo, suponho) e portanto fico sem perceber se esta escuta era legal ou não. Licínio Lima não é muito claro aqui. Mas, mais surpreendente: a incompetência de quam montou o esquema... que nunca funcionou e as conversas ficarm «imperceptíveis». Ilegais e incompetentes, de uma vez só - é muito. Você não acha?
.

quarta-feira, julho 09, 2008

Avalie-se a degradação dos prédios devolutos e outros

«... O executivo municipal aprovou uma proposta do PCP que saúda o «desempenho do corpo de bombeiros e serviços de segurança e protecção civil que intervieram no combate ao incêndio».
A proposta, aprovada com um voto contra do movimento Lisboa com Carmona e uma abstenção do PSD, exige a continuação do «apoio aos moradores dos edifícios vizinhos afectados pelo sinistro, sem prejuízo das responsabilidades do proprietário do edifício onde aquele se desencadeou».
É ainda defendido que se prossiga à «avaliação do parque edificado degradado e devoluto da cidade, quanto à dimensão, distribuição territorial, estado da degradação e de ocupação».
A proposta sublinha as «actuais inconsistências legais, financeiras e de meios para o exercício das competências municipais com vista a garantir adequadas condições das edificações urbanas».
Sol on line
.

O Casino Lisboa sempre vai servir para alguma coisa. Até que enfim.

há 1 hora e 37 minutos - Lisboa: Proprietário fará obras de consolidação das fachadas - Sol - projecto do novo Museu dos Coches, em Lisboa, foi apresentado hoje: Um museu branco suspenso no ar - Fonte: Sol Publicado há 3 horas - ...uma colecção única no Mundo e que Lisboa vai passar a mostrar num novo museu que...contrapartidas da concessão do jogo no Casino de Lisboa. Apesar dos atrasos que se têm verificado...os conflitos com a Câmara Municipal de Lisboa e a recente demissão de José Miguel...
.

Zona ribeirinha no 'Diário da República'

Reabilitação da Baixa Pombalina: Sociedade Frente Tejo publicada em Diário República 15 dias depois de Júdice desistir da presidência - Fonte: Sol - Publicado há 2 horas - ...Tejo, que vai gerir a recuperação de algumas áreas ribeirinhas de Lisboa, foi hoje publicada em Diário da República, 15 dias depois de José...de opinião devido a qualquer ruptura com o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.
.

Mas que raio de imbróglio é este?

Mas afinal
o que é isto?
Alguma
brincadeira
de miúdos?
Leia com atenção

o que o Sol on line
publica hoje...
.
«Novas concessões rodoviárias - Sócrates explica-se a Cavaco - Por Luís Rosa - Ontem O primeiro-ministro entregará hoje um dossiê a Cavaco sobre custos das novas concessões rodoviárias. Estudos solicitados há já dois meses pelo Presidente podem não existir...»
Mas como assim? Eu próprio ouvi Sócrates a dizer que existem e que estão na net. Anda tudo doido? Ó Luis, investiga lá mais um pouco essa coisa e conta à gente. Usa a tua carteira profissional para explorar este filão e para ires mais longe, meu.

.

Mau, mau, Maria...

Havia gente a morar no segundo andar do prédio que ardeu anteontem em Lisboa, apurou Telma Roque. E mais: «nos três dias que antecederam o fogo, reparou que a porta principal deste imóvel se encontrava aberta. "Fui fechá-la mais do que uma vez e desloquei-me à PSP duas vezes para alertar para a situação", contou (um morador do prédio ao lado), acrescentando que nenhum dos moradores foi ainda interrogado pela Polícia Judiciária».
.

Soluções há-as. Mas quem as quer aplicar?

Viagem aos prédios devolutos da capital A proliferação de prédios devolutos em Lisboa voltou ao centro das preocupações com o último incêndio na Avenida da Liberdade.
Rádio Renascença 09, Jul 2008 - 02:36
.

Vá lá também, pf!

Lisboa: Exposição sobre Brasília a bordo de Navio-Escola Uma exposição a bordo do Navio-Escola Brasil, da Marinha brasileira, que retrata a saga da construção de Brasília e também a sua beleza arquitectónica, chega a Lisboa amanhã e pode ser visitado a 12 e 13 ...
Diário Digital - Cultura 09, Jul 2008 - 06:51
.

Já lá foi? É só clicar

Assunto: Código do Trabalho - Devemos votar NÃO ao código que nos vai fazer recuar emquestões laborais ao século XIX. No final do século XIX os deportados nasAntilhas só trabalhavam 12 horas diárias e um preso em França 9 horas. Comeste Código, a trabalhar 13 horas diárias ficamos a ser tratados pior quedeportados.Vão à pagina http://diarioeconomico.sapo.pt/ e percorram o lado esquerdo até onde está a "caixa" VOTAÇÃO, e votem. O nãoestá a ganhar mas por pouco mais de 50%, mas ainda votou pouca gente. Épreciso que os tipos do Diário Económico e do SAPO sintam que há muita gente contra.
Recebida de Ulisses Garrido por mail.
.

Começou o esbanjamento dos hospitais do Estado em Lisboa

Hospitais 00:05 - Desterro à venda por 10 milhões - É o primeiro hospital a ser posto à venda depois de o Governo de José Sócrates ter decidido requalificar toda a oferta hospitalar em Lisboa.
.


terça-feira, julho 08, 2008

Adivinhe de quem são estas frases e quando e a propósito de quê foram produzidas

Adivinhe quem escreveu estas frases que mão amiga acaba de me fazer chegar:
«O Governo... decidiu - e muito bem! Quem pode censurá-lo por essa decisão? Se o não fizesse, não faltariam críticas contra a indiferença dos poderes públicos... Faz bem, portanto o Governo em não seguir a opinião dos opinosos... mostrando... aos portugueses que não acreditam às vezes em si próprios, que nós vimos de longe e vamos para longe. Ou não fosse a nossa Hiostória uma viagem à volta do Mundo que se repete constantemente!»
Isto é delicioso... Dou-lhe umas dicas como hipótese sobre o autor ou você arrisca? E quando é que isto foi dito ou escrito? E a propósito de quê?
.

Diogo Infante reagiu ao corte de 50% nas verbas do Maria Matos mas também ao convite para o D. Maria II...

«Governo deverá demitir direcção do teatro nacional e nomear Diogo Infante / 08.07.2008, Isabel Coutinho e Maria José Oliveira / Ministério da Cultura convidou Infante para substituir Carlos Fragateiro na direcção artística do teatro nacional. Pedido de demissão de José Castanheira terá precipitado decisão da tutela...» (Público, hoje).
O artigo refere mais adiante que Diogo Infante poderá ir para a direcção do DMII. Infante «terá mesmo referido esse convite».
.

Ainda o IMI

Contributo de um leitor que trabalha na Baixa:
«Porque não se alteram as isenções na zona da Baixa e se obriga a pagar IMI aos prédios propriedade de Bancos e Empresas, deixando apenas isentos os que estão habitados com rendas antigas? Toda a zona da Baixa por ser "zona histórica" está isenta.E os devolutos que pagassem a dobrar. Da janela do meu local de trabalho vejo alguns prédios inteiros que estão devolutos, porque os bancos foram ter as suas sedes em zonas mais "in", ou porque fizeram tantas fusões que só precisam de metade dos trabalhadores, e agora sobram prédios.»
.

Manuel Salgado

... Açores e Lisboa. Frente Ribeirinha. O que é isto?
.

A 13ª enzima da obesidade. proconvertase 1

Foi descoberta e já sabem como actua. JN.
.

Prémio «Eu não acredito»

Ná. Eu não acredito. Não, mesmo.
.

Apostam que ganha Jorge Coelho?

A disputa do TGV...
.

SEDES (PS-Guterres e PS-ex-Sócrates+PSD) discorda de PS-Sócrates

Anda aí um comunicado da SEDES a discordar do Governo Sócrates. Mas, afinal, quem é essa SEDES? Veja.
.
Conselho Geral:
- Luís Campos e Cunha, economista e ex-ministro das Finanças de Sócrates, que saiu do Governo ao fim de poucos meses em desacordo com o primeiro-ministro;
- Amilcar Theias, ex-ministro do Ambiente de Durão Barroso;
- Fátima Viegas; professora universitária;
- Fernando Ribeiro Mendes, ex-secretário de Estado da Segurança Social de António Guterres;
- Henrique Neto, empresário e militante do PS;
- Paulo Sande, director do Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa;
- Pedro Magalhães, professor universitário;
- Pedro Pita Barros, economista.
.
Dirá você: «Ena, tanto PS». E, claro, tem razão: isto não deixará de preocupar Sócrates. Mas não por causa das ideias: apenas por causa dos números (eleições à porta...).
.