domingo, outubro 07, 2007

Rigor é preciso

«Face à concentração dos sindicalistas, elementos da GNR rodearam-nos com uma fita plástica tentando que permanecessem no local ao mesmo tempo que identificavam algumas pessoas.»
.
Até hoje, nenhum promeiro-ministro mostrou estar à vontade com os protestos populares e sindicais que lhe estraguem a festa (como disse e bem Jerónimo).
E muitas vezes tenho visto a GNR e a PSP ao serviço desse temor e dessa incomodidade dos políticos em relação ao povo que se manifesta nas deslocações oficiais de propaganda e farra.
Se a polícia ou a GNR estão de faca afiada para uma manifestação para não incomodar Sexa, isso é repressão. Se houver carga policial, isso é violência repressiva do Estado contra cidadãos.
Mas se não, cuidado.
E sempre muito cuidado com a palavra «fascismo».
É bom que não haja confusões. Eu vi os meus amigos Orlando Gonçalves e Sérgio Ribeiro (e outros, claro) serem arrecadados demasiadas vezes em Caxias por causa do que escreviam no «nosso» Notícias da Amadora de então. Tinha 19, 20 anos e acabava de chegar a Lisboa e à Faculdade. Vinha de longe. Não percebia no início. Depois percebi tudo de repente. Até hoje. Estarei sempre deste lado da barricada. Mas sem confusões e com muito rigor.
.
Actualização
Resposta às críticas de José Sócrates: Jerónimo de Sousa diz que se protestos fossem só de comunistas teria maioria absoluta - 07.10.2007 - 17h28 Lusa - O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse hoje que "bem gostaria" que os protestos contra o actual Governo socialista envolvessem apenas comunistas, já que seria um sinal de que teria "maioria absoluta" em próximas eleições. ... Mais: Sócrates insultado por manifestantes no lançamento de plataforma tecnológica

2 comentários:

Anónimo disse...

Fascismo não é, mas que parece, parece...

Anónimo disse...

Não confundm as coisa, o Socrates tem tiques autoritários, mas lembram-se do Cavaco, dos policias contra policias, das cargas na Ponte 25 de Abril, as maiorias absolutas é no que dão.

È claro que estas mini-manifestações são organizadas e controladas pelo PCP, que existe em muitos sctores da população trabalhdora, um misto de revolta e de derrotismo face ao Sovrates isso é uma realidade.

Agora estes mini protestos têm um marca , e não vale procurar escamotear isso.

Nem percebo porque carga de água o Jeronimo de Sousa nega o óbvio,a não ser que tenha dúvida da eficácia deste tipo de mini-protestos...