quarta-feira, outubro 31, 2007

De facto: trabalhadores despedidos. Na propaganda: critérios são sagrados. Resultado lateral: BE dividido

O que se vai passar, não sei. Mas há pessoas que cumprem os critérios e foram despedidas. Oxalá tenha sido um engano. E que retomem o serviço. Há critérios a cumprir? Há regras a seguir?
Os vereadores do PCP pedem toda a informação. E vão de certeza agir politicamente. Entretanto, o BE ficou completamente desorientado, e com razão. Leia algum destes links:
Câmara Municipal ea Empresa Municipal Funchal 500 Anos, que pretende ...
Sá Fernandes exige «rigor e transparência» na rescisão com ... - Destak - 1 hora atrás: Em comunicado, a concelhia do BE de Lisboa, que elegeu o vereador José Sá Fernandes na autarquia da capital, defende que os «trabalhadores da Câmara não são ...
BE de Lisboa denuncia cartas de despedimento na Câmara de Lisboa - Esquerda - 2 horas atrás: O BE de Lisboa salienta ainda que a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade que qualquer dispensa de avençados devia ser objecto de informação prévia à ...
“Parece que tem de ser o PS a fazer em vez dos eleitos…” - Jornal Regional - Portugal - 2 horas atrás: Essas críticas foram extensivas ao mais que provável encerramento do Posto da GNR de Vila Nova de Tazem já que, segundo Armando Almeida, “ninguém da Câmara ...
Actualização
Bloco exige
BE faz exigências a Costa - Sol - <>...

Eléctrico 24

está on line uma petição a solicitar à Carris e à CML «QUE DÊEM INÍCIO AOS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS COM VISTA À REABERTURA, A CURTO PRAZO, DA LINHA DE ELÉCTRICO 24, DO LARGO DO CARMO A CAMPOLIDE, INCLUINDO A EXTENSÃO AO CAIS-DO-SODRÉ!». Eu já assinei. Assine-a também, entrando por aqui.

Reunião no PS analisa CML

... A gestão dos recursos humanos tem sido vista com cuidado, destrinçando os diversos tipos de avençados. Pouco mais de uma centena foi dispensada, dentro da legitimidade. Contratos de prestação de serviço com menos de três anos são rescindidos.Quanto aos assessores, neste momento não serão mais de sessenta e Cardoso e Silva confessou que ele os dispensou sempre, quer no Banco, quer na Câmara, por preferir tratar directamente com as pessoas que detêm asdecisões.Uma coisa é certa é necessário reduzir as despesas com o pessoal, embora a grande maioria aufira ordenados relativamente baixos, daí dever ter-se em conta caso a caso as horas extraordinárias, que se não podem cortar dado ser um complemento do ordenado e a nova equipa da CML não presente causar danos às famílias dos seus funcionários. A seu tempo se verá quais as horas dispensáveis, embora haja correcções a fazer.Ficámos também a saber que saem da Câmara por morte, aposentação ou qualquer outro motivo cerca de 200 funcionários por ano e que neste momento só num ou noutro caso excepcional se vai admitir pessoal. (...) Luisa Boléo, Site do PS/Lisboa, rubrica «Opinião»

PSD entre a AR e o referendo para o Tratado

(...) Mota Amaral, ex-presidente do Parlamento, defendeu, por seu turno, que o Tratado de Lisboa deve ser referendado em simultâneo pelos 27 Estado-membros “para lhe dar mais força”.Castro Almeida, que elegeu 16 conselheiros, propôs o referendo para questionar os portugueses sobre a integração europeia, consulta que nunca foi feita.
E Vasco Graça Moura escreve hoje no 'DN' um artigo intitulado «Quem tem medo do referendo?»...

Jornalistas

Sindicato pede um minuto de silêncio - 2007/10/31 - Briefing - O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apelou à participação, na próxima segunda-feira, de toda a classe profissional num minuto de silêncio como forma de assinalar o Dia Europeu dos Direitos dos Jornalistas e a luta por melhores condições laborais.

RiR 2008

Em 2008, o Rock In Rio faz-se em dois países: Portugal e Espanha. Arganda del Rey, nos arredores de Madrid, verá nascer a cidade do rock com alguns elementos importados do Parque da Bela Vista em Lisboa.» (...) SIC.
Acabou-se o descanso do Parque da Bela Vista...

PIDDAC pobrezinho


Inês Cardoso, JN, esteve a estudar o PIDDAC e a conversar com deputados sobre a matéria. No que toca a Lisboa, para lá do Metro (extensão da Linha Vermelha até ao aeroporto, para a qual estão reservados 56,8 milhões. De fora ficam outros tantos projectos de expansão da rede que no ano passado mereceram inscrição - ligação Amadora-Este/Reboleira (15,6 milhões), Rato/Estrela (11,3) e S. Sebastião/Campolide (2,043)) e da zona ribeirinha - que já tinha verbas há dois anos e nada aconteceu (reabilitação das Docas entre Santa Apolónia e o Jardim do Tabaco. São 18 milhões de euros para um projecto que se arrasta desde 2005 e cuja previsão de finalização é adiada dois anos - de 2008 para 2010) - é um PIDDAC mesmo pobrezinho. Ler aqui.

Pinto Monteiro: «Não tenho poderes nenhuns»...

Eu avisei que ele ia dizer tudo. E que coragem não lhe faltava. Assim foi. Veja no Expresso on line o artigo de Carlos Rodrigues Lima: «Durante este ano, foram realizadas 7.497 escutas telefónicas nos vários processos que estão a correr nas polícias (PJ, PSP, GNR, SEF). O número foi adiantado esta terça-feira pelo Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, durante a sua audição na Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República. Confrontado com a possibilidade de os serviços secretos poderem fazer escutas, o responsável máximo do Ministério Público "exigiu" que as mesmas sejam controladas por um juiz. "Isso é sagrado", declarou o PGR. (...)»

terça-feira, outubro 30, 2007

Marktest afirma...


«Em Outubro o PS não foi além dos 36.9% de intenção de voto, o que significou uma quebra mensal de 11% e uma quebra homóloga de 12%. De facto, o valor alcançado por este partido foi o mais baixo desde Novembro de 2005.
Já o Partido Social Democrata alcançou em Outubro uma percentagem de intenção de voto de 35.9% (ficando apenas a um ponto percentual do primeiro classificado). O valor alcançado pelo PSD significou uma subida de 30% face a Setembro e uma subida homóloga de 21%. É ainda de salientar que esta percentagem de intenção de voto foi a mais elevada desde Novembro de 2005.
A coligação CDU (PCP-PEV), reforçou a terceira posição com uma intenção de voto de 12.3%, atingindo uma subida mensal de 14%.
O Bloco de Esquerda regressou ao quarto lugar, com uma intenção de voto de 8.1%. Este valor representou uma subida mensal de 8%, no entanto relativamente ao período homólogo observou-se uma quebra de 16%.
O CDS-PP ocupou a quinta posição, protagonizando a maior descida percentual em termos de intenção de voto. Em Outubro este partido não foi além de 2.9%, o que correspondeu a uma quebra mensal de 65%. Este valor foi também o mais baixo desde Setembro de 2006.»

Eixo Norte/Sul: «algumas críticas» relativas ao «último troço»

O Eixo Norte / Sul não é só peras doces... O arq. Guilherme Alves Coelho põe o dedo em algumas das feridas. Veja aqui o seu artigo sobre esta matéria.
Resumo das cíticas: «1. Ausência de publicitação do projecto... 2. Desresponsabilização ou demissionismo por parte das entidades responsáveis... 3. Falta de cumprimento dos objectivos da Câmara... 4. Obra inacabada... 5. Negligência de obra e da fiscalização em relação à sinalização vertical... 6. Discriminação das populações a poente do eixo...»

«Velhos» cinemas de Lisboa

Os cinemas de Lisboa são marcas na Cidade. Sempre foram. Inseri no Cidadania LX uma série de fotos que me chegaram por mail. Abra este link e veja.
Lembre-se do cinema do Apolo 70, do Condes, do Monumental... Estão lá todos, acho eu. Embora nos comentários esteja ainda colocado um desafi: vamos juntar os restantes. Você também pode ajudar. Tem o meu endereço de e-mail aí em cima, no cabeçalho do blog.
.
Actualização
A lista acabou por ficar ainda mais completa, afinal, com uma nova remessa, vinda de mão amiga. Pode ver mais, então, aqui.

Paranóia securitária?

Adivinhem onde é que eu li isto: ««Cuidado com os espiões que lá estão a recibos verdes. Ainda pra mais com vencimentos altíssimos. Os que passam informação para a oposição...»
Outro: «Mas também há espiões aqui na dmau. e vieram pra cá logo que o ex vereador tomou posse...» (sic).
Um medronho da Gardunha a quem adivinhar!
(Já agora: desapareceu o grilo cantante da Praça do Município. Será que algum humano o descobriu e...? Espero que não, que tenha ido embora porque de noite está frio.)

Moita Flores mergulha no PSD

«... Mas o quilinho de arroz dava-me jeito», escreveu ele a um adversário interno para as eleições de Novembro da Distrital de Santarém. Se tiver interesse, pode ler aqui.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Castanha e medronho lá de longe...


Um pequeno interlúdio que só fará bem ao leitor: em cima, a castanha que já desponta e assoma nos ouriços dos castanheiros da Serra da Gardunha; em baixo, o medronho, já a pedir para que o provem ou mesmo que o transformem em aguardente...
Fotos: JLG, a quem agradecemos este intervalo nos assuntos de Lisboa.

Resposta do PCP à «fonte PS»

PCP acusa socialistas de > - Sol - ... Em causa está uma proposta dos vereadores comunistas Ruben de Carvalho e Rita Magrinho...

domingo, outubro 28, 2007

Plataforma Por Monsanto

Monsanto: Mais de 200 cicloturistas contra campo de tiro
Diário Digital - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, suspendeu a prática detiro em Monsanto, até que uma nova solução seja encontrada. ...

Coordenação precisa-se!

CML, EPAL e EDP deviam juntar-se nesta guerra contra a degradação de Lisboa

O espaço público está degradado em Lisboa. Está mesmo a ficar perigoso. Já não se trata de caçadas danificadas: não, agora, a Cidade desatou a engolir camiões. Sem dramatismos: há aí perigos vários à solta.

sábado, outubro 27, 2007

Os pelouros e o resto

Já que falei do site da CML: vá a esta página, se quer saber quais os pelouros de quem e quem são os eleitos da CML todos.

Tão pouco?

Bem quero evitar estar sempre à tareia no BE. Mas é inevitável. Há coisas que ultrpassam a minha compreensão.
Então, em três meses de mandato, aquela malta toda do Gabinete, ao todo, produziu isto? Nem acredito. Alguém me chamou a atenção para este link. Vá lá e julgue por si... Não deve ser verdade. Deve ser o a página do site que está desactualizada.

Sócrates e a RTP

Hoje à hora do almoço, na RTP. Sócrates estava a expor as razões tantas para os portugueses estarem satisfeitos. E que exportamos tecnologia e que já chegámos a isto e mais àquilo.
Diálogo que se segue:
Jornalista da RTP - Mas, Sr. Primeiro-Ministro, como é que os portugueses podem sentir essas melhorias?
Sócrates - Então, se vocês lhes disserem...
Ou seja: o importante é o que dá na televisão: é mesmo a única coisa que interessa.
(Acho que ele se deu conta aqui e arrepiou logo caminho... e repetiu as magníficas coisas em que «estamos bem»).
.
Não consigo evitar as seguintes associações a esta ideia deSócrates:
1ª - Esta semana pela primeira vez em muitas, muitas semas e meses, as sondagens começaram a massacrá-lo, colocando o PSD muito em cima do PS (a 1 ou 2 pontos percentuais: PS, 37% e PSD nos 36%)), o que Sócrates não perdoa aos portugueses.
2ª - Esta semana, Sócrates teve «só» 4 horas e 17 minutos de televisão! Mas nem isso lhe valeu. A cisa está a ficar descontrolada (Santana e Menezes, juntos, três e pouco; Durão, 2 e tal). Vá lá que Jerónimo teve quase quesa uma hora...
3ª - Esta semana, Sócrates levou com a ressaca da manif de 18 de Outubro em cima: todos, todos os comentadores falaram da sua imponência. A própria PSP falou de 200 mil (a maior, em Fevereiro, tivera já 150 mil)...
.
É muito para um homem só. Sem dúvida.

Requalificação profunda do espaço público de Lisboa, precisa-se - diz proposta do PCP


Primeiro acto (quarta-feira passada)
PCP apresenta proposta para a próxima sessão da CML sobre a requalificaçãp do espaço público em profundidade. Pode ler aqui a proposta na íntegra.
Segundo acto (ontem à tarde)
"Lisboa: PS acusa PCP de «número politiqueiro» por apresentar proposta «redundante»" (In Sol on line).
Terceiro acto (ontem à noite)
PCP classifica de desqualificada esta opinião e reafirma a validade e profundidade da sua proposta. Ler no LL2, aqui.

Mais uma cratera com camião dentro. Desta vez na Infante D. Henrique


Ontem às 19.30 aconteceu isto... Mas já está aberto o trânsito: «Avenida Infante D. Henrique, em Lisboa, no sentido Santa Apolónia – Expo. A circulação esteve interrompida desde ontem devido à ruptura de uma conduta da EPAL, que causou uma cratera de grandes dimensões na rua da cintura do porto de Lisboa. Um veículo pesado deixou cair parte da carga na cratera e os meios para remoção tiveram que ocupar a avenida paralela.»
RR

Praça da Figueira: Santana dá milhões

Câmara de Lisboa - Os milhões da Praça da Figueira - Foi Santana Lopes, dias antes de ser primeiro-ministro, em 2004, que deu luz verde ao pagamento de 3,5 milhões à Bragaparques (...). Culminou tudo no pagamento de 3,5 milhões à Bragaparques, por um projecto de requalificação que, além de não competir à CML pagar, foi por esta orçado em apenas 689 mil euros.
Sol

Porto de Lisboa

Júdice já está ao serviço - Sol - Recorde-se que José Sá Fernandes anunciou para o final de Outubro o anúncio do resultado de um levantamento dos serviços <

Gebalis


Lisboa: António Costa propõe novo conselho de administração da Gebalis - Fonte: Sol Publicado ontem às 14 horas - ... na próxima reunião do executivo municipal António Costa propõe ainda...eleições intercalares em Lisboa e enviado o processo ao Ministério...bairro sob gestão da empresa municipal com o cantor Toy, apoiante...Reabilitação Urbana (SRU) de Lisboa Ocidental e exerceu funções...

sexta-feira, outubro 26, 2007

Tapada das Necessidades


«Lisboa: CDU defende gestão partilhada da Tapada das Necessidades para melhorar condições do jardim - 26 de Outubro de 2007, 18:03 - Lisboa, 26 Out (Lusa) - A CDU de Lisboa defendeu hoje que a Câmara seja parceira dos ministérios com tutela sobre a Tapada das Necessidades para assegurar a menutenção daquele espaço verde e a sua "devolução" aos lisboetas.
Numa visita ao espaço com dez hectares, a vereadora comunista Rita Magrinho apontou as carências de manutenção, das estátuas e edifícios vandalizados aos caminhos estragados, e afirmou que a CDU vai apresentar propostas na Câmara e na Assembleia Municipal para recuperar a Tapada.
A CDU defende que a Câmara deve fazer uma parceria com os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Economia, Defesa e Agricultura e partilhar a gestão e manutenção do espaço, que por enquanto é "irregular".»

Assim, sim...

José Sá Fernandes defende manutenção da medicina do trabalho na Câmara - O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, defendeu hoje que a Medicina do Trabalho da autarquia deve ser mantida, rejeitando... Sol - Política - 26, Oct 2007 - 20:10

Santarém

Dá-me que pensar. Não me choca que os comunistas tenham pelouros em câmaras do PSD. Naturalmente que não. Nada me incomoda por se tratar de Moita Flores. Incomoda-me, sim, o «timing» disto. Ou seja: Tudo bem. Mas... porquê isto agora? Vem no JN de hoje:
"Estou disponível para colaborar com Moita Flores Há um ano, a deputada do PCP, eleita pelo círculo de Santarém, foi afastada da Comissão da (…)

Se odinheiro também conta...

Diz o DN de hoje: AEROPORTO NO SUL POUPA 3 MIL MILHÕES . E agora?

Nem os do PSD?

Poucos sabem quem é Menezes, nem sequer os eleitores do PSD todos os sabem... diz uma sondagem.

Feist acusado

«O vereador da Câmara de Lisboa Pedro Feist está acusado de sete crimes de difamação agravada e pode ser punido com pena de prisão até cinco anos, segundo uma notificação do Ministério Público a que o CM teve acesso
As participações são de trabalhadores municipais, penso que da área do Despoto da CML.

Quem o não conhecer que o compre

Santana no seu melhor. Sem apelo nem agravo. Aqui e aqui.

Tudo começou aqui: 25 de Fevereiro de 2005

Foi assim que tudo começou. Um dia peço a um amigo para me ajudar a criar um blog. Era, segundo o google, «Sexta-feira, Fevereiro 25, 2005». E o primeiro post foi a Declaração seguinte:
Declaração de Arranque
Este «blog» é um carro de combate. Confesso. E só prometo duas coisas: vou ser honesto, e não vou ceder a pressões. Aqui você vai encontrar muitas coisas que nunca ninguém disse sobre a Cidade de Lisboa - como está e o que dela fizeram nestes últimos anos. Tudo o mais... que vão dar uma volta. Volte aqui todos os dias, a partir das onze da manhã - excepto sábados, domingos e feriados - salvo em caso de emergência... Bem-vindo!
.
Desde este dia, nunca mais parou. Hoje tem vida própria. Impõe-se-me(-nos).

Um pouco de estatística: em 2005, fiz apenas 123 posts. Em 2006, fiz 1151. E neste ano, em apenas dez meses (ainda mal «completados»), 2123 posts. Progressão interessante em quantidade. Quanto à qualidade, você e eu sabemos que isto tem altos e baixos. Mas uma coisa é certa e segura: o «carro de combate» não pára.

Podem vir aí mais inundações

Junta de Freguesia de Alcântara diz que Câmara não resolve o problema das inundações
25 10 2007 11.21H
A Junta de Freguesia de Alcântara acusa a Câmara de Lisboa de não tomar medidas para impedir as frequentes inundações causadas pela chuva, apesar de estarem «identificados os sítios» problemáticos.
Todos os anos as inundações nas ruas de Alcântara são um autêntico quebra-cabeças para quem ali mora ou passa de carro.

quinta-feira, outubro 25, 2007

Reabilitação do Pavilhão Carlos Lopes: proposta do PCP

Dada a incompreensível situação de abandono e degradação em que se encontra este inportante equipamento únco e necessário, é bem-vinda a proposta do PCP. Nem sequer falta dinheiro para isto... Que diabo...
Leia aqui.

Espaço público: uma proposta do PCP

PCP quer programa geral de reabilitação do espaço público - Sol - Ruben de Carvalho e Rita Magrinho querem que este programa estejaconcluído até ao fim do ano para que depois seja possível mobilizar...

À mama... agora vão jogar em Helena Lopes da Costa?

Desculpe... Quase meio milhão para quê?
Empresa de publicidade reclama dívida em Tribunal - TVI - Barcarena,PortugalA Interact diz que, de Santana Lopes a António Costa passando por CarmonaRodrigues, os diferentes executivos camarários nada fizeram de concreto para pôr ...

Fiquem atentos, por favor...

Procurador-geral da República será ouvido no Parlamento na próxima terça-feira

Isto é possível?

Capucho diz nada saber sobre venda do Autódromo - Jornal de Notícias - 5 horas atrás - (...)Recorde-se que o valor solicitado pela Parpública à Câmara Municipal de Cascais foi de 35 milhões de euros, mas o valor real do Autódromo do Estoril pode ...

Faixa ribeirinha de Lisboa

Lisboa tem estruturas portuárias de há 2.800 anos - Diário Digital - A faixa ribeirinha de Lisboa tem vestígios portuários de há cerca de2.800 anos, disse à Lusa a arqueóloga do meio náutico Maria Luísa Blot, que apresentará ...
Aviso à navegação: repare que no final desta notícia do DD está o crédito LUSA. Mjuitas vezes nem sequer incluo essa menção aqui, mas se abrir o link, verá sempre que RTP on line, DD, PD, Público Última Hora etc. vivem à custa da agência noticiosa(mas é normal que assim seja). Agora o que é justo é justo: cumpre fazer aqui as honras à Lusa.

Cooperação Lisboa-Pequim

Com a deslocação de António Costa à China, vai haver áreas de cooperação privilegiada entra as duas capitais, o que é normal. DD: «Algumas dessas possíveis áreas de cooperação, segundo presidente da autarquia Lisboeta, são o ambiente e a gestão de tráfico (...)».
Espero que Sá Fernandes não tenha de entrar no baile, ou então vai ter um problema sério com o Bloco, a julgar pelo que se ouviu há uns tempos, aquando da discussão sobre a ida à China de uma delegação da Assembleia Municipal! Já agora: o que tem o BE a dizer desta vez? Quando há nessa ocasião a Assembleia deslocou a Pequim uma delegação, o BE recusou sequer integrá-la e não se cansou de espingardar contra. E agora? Espero que Carlos Marques faça as honras da casa na próxima sessão da AML... Mas sei que não fará. :) Desculpem o intimismo deste sinal gráfico.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Jogos Olímpicos fora de Lisboa?

António Costa não quer que lisboa se candidate aos Jogos Olímpicos. Pode ler aqui. (Por lapso, inseri o post no Cidadania, mas também lá fica muito bem...)

Querer quer... mas quem é que já se esqueceu «daquilo» (gestão de Santana Lopes que ela integrou)?

Lopes da Costa quer ganhar Câmara de Lisboa - 2007/10/23 22:15 - Candidata à distrital de Lisboa do PSD comprometeu-se a vencer as eleições - A candidata à distrital de Lisboa do PSD Helena Lopes da Costa comprometeu-se hoje a vencer as eleições autárquicas da capital e «a resolver o problema de Oeiras», concelho presidido pelo ex-militante social-democrata Isaltino Morais.

O êxodo continua

Famílias optam por residir na linha de Cascais e zona Norte - Concelho de Lisboa continua a perder habitantes 23.10.2007 - 14h47 - Lusa - O concelho de Lisboa continua a perder habitantes a favor das zonas limítrofes com as famílias a dirigirem-se preferencialmente para a linha de Cascais e para a zona Norte, revela um estudo sobre fluxos migratórios hoje divulgado.
Mais:
Lisboa perde habitantes A Margem Sul é um destino privilegiado... - Um estudo divulgado por diversos órgãos de comunicação social refere que, entre 2005 e 2007, as famílias que deixaram Lisboa privilegiam cada vez mais a Margem Sul, nomeadamente os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita...Rostos (24/10/2007

terça-feira, outubro 23, 2007

Ano e meio a contar leitores

80 000 visitas
O contador ali ao lado direito acaba de passar as 80 mil visitas de leitura em ano e meio. 4400 por mês. Mais de 140 por dia em média, contando férias, domingos e feriados, sendo que na mior parte dos dias de trabalho ronda as 300.
Vou continuar, sem dúvida. Vale a pena. E repito: Traz outro amigo também! Envie um mail a 10 amigos para que enviem a dez amigos com o link de acesso ao LisboaLisboa. Valeu?

Medicina do Trabalho da CML em risco de extinção

A vereadora comunista na Câmara de Lisboa Rita Magrinho alertou hoje que o serviço de Medicina do Trabalho da autarquia está em risco com a «rescisão a 100 por cento de 14 médicos e psicólogos do serviço». (...) Rita Magrinho, que se fez acompanhar do deputado municipal João Saraiva, sublinhou que os eleitos da CDU farão tudo para que a Medicina do Trabalho não seja extinta.
.
Actualização
Uma nota do Gabinete de António Costa (também referida aí neste post em comentários anónimos que agradeço) refere o óbvio: que não foi extinta (nem podia: esse poder é da CML e da AML) a Divisão a que pertence a Medicina no Trabalho. É como o polícia que me apreendesse o carro e deixasse a carta e dissesse: «Você pode andar de carro: não lhe tirei a carta...».
Diz o 'Sol on line': «Presidente da Câmara garante que divisão da Medicina do Trabalho não vai ser extinta - O presidente da Câmara de Lisboa garantiu hoje que a Divisão de Saúde, Higiene e Segurança não vai ser extinta, apesar de os médicos responsáveis pela Medicina do Trabalho terem recebido avisos de rescisão de contrato (...)».
.
Mais informação:
Medicina do Trabalho em risco - Fonte: Notícias da Manhã - Publicado há 7 horas - A vereadora comunista na Câmara Municipal de Lisboa Rita Magrinho alertou ontem que o serviço de Medicina do...visita aos serviços de Medicina do Trabalho da Câmara de Lisboa, sublinhou que aquele serviço corre sérios riscos de encerrar...
- há 10 horas Lisboa: Presidente da Câmara garante que divisão da Medicina do Trabalho não vai ser extinta - Sol
- há 16 horas Medicina do Trabalho da CML em risco de extinção - Diário Digital
- há 17 horas Lisboa: Medicina do Trabalho da CML em risco de extinção devido a despedimento de trabalhadores - Agência LUSA

Clube de Tiro deve sair de Monsanto

Monsanto: Cicloturistas juntos pela saída do Clube de Tiro - Diário Digital - O projecto que o clube de tiro entregou à Câmara de Lisboa, destinado aimpedir o ruído ea contaminação dos solos pelo chumbo, previa aconstrução de um muro ...
Mais: «a Plataforma Por Monsanto associa-se ao encontro informal de esclarecimento e sensibilização promovido pela Federação Portuguesa de cicloturismo e utilizadores de bicicleta a realizar dia 28 de Outubro de 2007 a partir das 10,00 horas no parque de estacionamento do parque recreativo da Serafina no Parque Florestal de Monsanto».

... E asim se fabrica dinheiro. Querem ver que ainda vai haver um pedido de indemnização nos Tribunais

TGV limita construções - Correio da Manhã - As medidas preventivas, neste caso, surgiram na sequência da polémicaaprovação pela Câmara de Lisboa do loteamento nos terrenos da antiga Fábrica do Sabão. (...)

Prémio «A Obsessão Comunista»



Sérgio Ribeiro, imperdível, com o humor de sempre, no seu ‘Anónimo do Século XXI’:
(…) – Agora aquela manifestação temos de reconhecer que ultrapassou as expectativas.
– Foram os comunistas...
– Mas não serão demais?...
– Pois são, mas temos de bater nesta tecla… já que não podemos bater neles. (…) – E agora, em frente… nada cá de referendos e essas coisas…
– Mas tu prometeste…
– Era preciso fazer promessas, fi-las… e filei-os.
(…) – E, ainda por cima, há para aí uns gajos a gritar a luta continua.
– Pois… são os comunistas.
– Além disso, parece que há também um engraçadinho que nos chama tratantes.
– É um comunista… ainda se nos chamasse tratadores… sim, porque nós estamos a tratar dos interesses de uns poucos e dos nossos… e da saúde de todos.
(…)

Pinto Monteiro: «Não tenho medo de nada» (revista Tabu, Sol)

O que terá ele para dizer e para nós ouvirmos? Quantas barrigas de pernas estarão a tremer neste momento? Dizem jornais de hoje: «Em causa declarações recentes do procurador-geral da República - PS aceita audição se Pinto Monteiro entender que tem esclarecimentos a prestar 22.10.2007 - 19h15. O porta-voz do PS, Vitalino Canas, disse hoje que, se o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, entender que tem esclarecimentos a prestar no Parlamento, na sequência de declarações recentes, os socialistas aceitarão a audição. Primeiro-ministro confiante que lei seja cumprida relativamente a escutas telefónicas . Pinto Monteiro disposto a ir ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre escutas . (... PD).
Repito: Pinto Monteiro quer mesmo ir lá! Eu bem lhes digo que coragem não falta ao homem. E mais: ele já avisou: sai dali, volta para o Supremo. Ponto.

Aeroporto

Diz Menezes, segundo o CM: “O PSD vai analisar os estudos da CIP, o Governo também está a fazer estudos. O PSD tem técnicos, alguns dos quais ex-ministros ligados ao sector, que vão analisar esses estudos”...
Artigos Relacionados
17-10-2007 - 20:24:00 Estudo defende manutenção da Portela
26-09-2007 - 17:53:00 Ota: Alenquer e Azambuja admitem processar Estado
25-09-2007 - 00:00:00 Mário Lino mantém liderança na Ota
24-09-2007 - 17:34:00 Aeroporto: Estudo entregue a Lino até final do ano

A purga

Santana Lopes afasta barrosistas de comissões - Nem um único rosto se manteve nas presidências de comissão parlamentares atribuídas ao PSD. As mudanças foram ontem oficializadas... (CM)
E diz «logo» Ferreira Leite e com razão: Então e a «união do partido?» ('Sol'). Isto é uma espécie de limpeza étnica contra os barrosistas mais destacados.

Outra vez Teixeira Pinto?

BCP: Jardim Gonçalves assume divida do filho ao banco e pode demitir-se - O presidente do conselho geral e de supervisão (CGS) do BCP, Jorge Jardim Gonçalves, comprou os créditos que o banco detinha sobre empresas controladas pelo seu filho Filipe Jardim Gonçalves, e poderá demitir-se.
E pensa o accionista influente: «Volta, Teixeira Pinto, estás perdoado»...
Actualização
Às sete e tal da tarde de ontem, o 'Expresso' grantia, no entanto, que não há demissão: «BCP informa CMVM - Jardim Gonçalves não se demitiu - Depois de notícias que davam como provável a demissão de Jardim Gonçalves, o banco informa os mercados que o fundador fica.»
E eu pergunto: e se ninguém abrisse a boca? Eram 12 milhões e tal que ficavam nos bolsos ou não? E os casos de que nunca saberemos? Por isso é que a banca é um grande negócio: a privada e a pública, digo-lhe eu...

Novos bilhetes Carris-Metro

Até que enfim...


segunda-feira, outubro 22, 2007

Ana Paula Vitorino à Reuters: travessia Chelas- Barieiro, Vovo Aeroporto, TGV...

(...) Vamos ter, pela primeira vez, uma ligação ferroviária facilitada e de grande capacidade a ligar porto de Sines e porto de Setúbal à plataforma logística do Poceirão, passando pelo Porto de Lisboa, plataforma logística do Ribatejo. É um investimento parcialmente imputado ao investimento que estamos a fazer...
Quando temos para a parte ferroviária 1,2 mil ME imputados à nova travessia, uma parte é alta-velocidade, outra para o sistema convencional de passageiros - suburbanos e longo curso - e outra parte é para as mercadorias.
R: Como está a decorrer este projecto?
APV: Está a seguir os prazos previstos. Temos os estudos técnicos todos concluídos, Temos os pareceres de consultores independentes e estamos, neste momento, a constituir uma comissão técnica com a Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Barreiro e Administração Central para analisar as implicações que uma nova ponte (vai ter). Agora de uma forma mais sistemática. (A equipa) vai dar um parecer. Uma equipa que, até ao final do ano, vai ter os seus trabalhos concluídos.
R: Um parecer final das implicações que a nova ponte vai ter?
APV: Sim, tanto os negativos como os positivos. Espera-se que os positivos ultrapassem os negativos, obviamente. São claros os benefícios. Um exemplo: a ligação ferroviária entre Entrecampos e Setúbal, que hoje demora uma hora, passa a demorar ligeiramente menos do que meia-hora. Como são vários milhares de pessoas que fazem essa ligação... Há benefícios financeiros mas também sociais de várias centenas de ME.
R: A ligação Chelas-Barreiro não está em questão.
APV: É, porque não se trata de uma ponte de alta velocidade. Temos de um lado a linha do Alentejo e temos a linha do Norte. Queremos ligá-las. Ou era só para alta-velocidade, e aí depende do que é que nós tínhamos previsto... Aquilo que é mais importante para pessoas sao os transportes suburbanos e, em termos de transportes de mercadorias e de longo curso, temos de ligar essa duas redes.

Universo empresarial da CML


Lisboa: Decisão sobre reestruturação de empresas municipais até ao fim do ano - Manuel Salgado (Actualizada) - Fonte: Lusa - Publicado há 63 minutos: ... Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL). Em declarações à...do Atlas de Habitação de Lisboa, o vereador socialista disse...defendendo...

Prémio para quem descobrir o grilo cantante da Praça do Município

Não é alusão política: é mesmo a sério. Há um grilo cantante que agora oiço ao sol quando atravesso a Praça do Município.
Um prémio para quem o descobrir e chapar com a sua localização aqui num comentário ou no meu e-mail (está aí em cima, no cabeçalho do blog).
O bichinho é resistente. E canta que se desunha em toda a manhã. Já o ouvi a várias horas...

Coisa estranha com a reposição de calçadas em Lisboa

Num bairro, a calçada devia ter sido reposta pela EDP. Não o foi. E a empresa justifica-se ao 'CM': «(...) a reposição do pavimento, por determinação da Câmara Municipal de Lisboa, só pode ser executada com o mesmo tipo de pavimento existente, do tipo calçada 2000. O fornecimento deste pavimento, do tipo e nas condições exigidas pela fiscalização da CML, era exclusivo de uma única empresa que cessou actividade. (...)»
Só uma mepresa? E cessou a actividade? Ou a EDP está a mentir (o que não acredito) ou isto é muito estranho.

domingo, outubro 21, 2007

Veja um vídeo de Sócrates com a auto-condenação da sua actual política: «É bem a marca de uma governação falhada»

As broncas do discurso inflamado de Sócrates contra o desemprego: o antes e o agora. Antes de mais, leia isto (clique sobre este link).
Agora veja o vídeo que lhe «linko» já aí mais abaixo. É sobre «a marca». É esse mesmo o título que lhe dou: «A marca da governação falhada». Sabe então que a taxa de desemprego hoje é de 8,5%. Há dois anos e meio, Sócrates achava 7,1% gravíssimo. Veja este vídeo 'linkado' aqui: Dizia ele: «Isso é bem a marca de uma governação falhada!» (clique sobre este link)»... E estava ele a falar de 7,1%. Quanto maior falhanço este agora, com 8,5% de desemprego!
Pela boca morre o peixe, diz o Povo. E diz bem.

A besta continua à solta

Um idiota chapado, é o que é. Pode ter a pachorra de ver do que se trata, aqui. Um burro que usa e abusa da carta branca que o passaporte de anti-comunista lhe dá junto da direcção do 'Diário de Notícias' - o que não me espanta. Mesmo nada. Tudo em sintonia. Lamento pelas pessoas interessantes que aquela redacção tem.
O autor desta sandice chama-se alberto gonçalves (sem maiúsculas, que as não merece). E já lhe enviei para o e-mail (albertog@netcabo.pt) os links das coisas que já escrevi sobre ele, por causa dele, em legítima defesa. Envie-lhe também a sua opinião. Já que ele nos massacra nos 50 e tal mil exemplares do 'DN', temos ao menos o direito de lhe enviar a nossa opinião numa meia dúzia de e-mails, não?

Não estraguem a festa, pá, que isto está porreiro

Isto está tão porreiro, pá. Dá cá um bacalhau. A chatice é quando aparecem «76% dos inquiridos alemães, 75% dos britânicos, 72% dos italianos, 65% dos espanhóis e 63% dos franceses» a querer um referendo sobre o já chamado Tratado de Lisboa. Ainda esta coisa de os comunas criticarem, como sempre, vá lá, com isso ainda posso. Mas isto... E agora também até este chato do António Barrreto e dizer que o tratado é anti-democrático. Mas um tipo não pode concentrar-se nestas pequenas coisitas.
Fontes: VD/Finantial Times; Público

sábado, outubro 20, 2007

Até ele?

Entre amigos, quantas vezes o dizemos? Quem é que ainda nunca disse meio no gozo meio a sério que «esta coisa deve estar sob escuta» quando os telefones fazem aqueles estalidos que todos conhecemos? Mas o próprio Pinto Monteiro? Oh, diabo.
Ele diz hoje no 'Sol' que acha que tem um telefone sob escuta porque faz uns barulhos estranhos. Oh, diabo!
.
Actualização
No sábado, no domingo e hoje, nos jornais, tem sido um sururu com estas declarações sobre escutas e com aquela coisa dos duques e viscondes da casa que orienta... É preciso não conhecer Pinto Monteiro e a malta do seu tempo desde Porto de Ovelha (nascimento e até à primária) e Sabugal (4 anos de escola primária - o mesmo Professor Cavaleiro que marcou a nossa meninice e os nossos examos principais da época) até à Guarda (7 anos: Liceu), mas sobretudo Coimbra (5 anos: Direito)... é preciso nem imaginar a vivência que ele teve na minha região (como estudante e depois disso)... para estar com interpretações destas. Pinto Monteiro sabe do que fala, nós sabemos do que ele fala. Não estávamos era à espera de que alguém não tivesse mesmo medo de nada e falasse abertamente como só aquela geração daquela zona sabe falar quando quer e está segura do que se passa...
Passei a minha meninice a ouvir falar do Pinto Monteiro e das suas peripécias, sobretudo da boca de um primo meu, seu companheiro de muitas «jornadas» de vivências diversificadas (digamos assim). Sei que arrojo e coragem não lhes faltava mesmo...

Dizem as freguesias: Governo não cumpre a lei (verbas)

OE 2008: Associação Nacional de Freguesias discorda de verbas atribuídas a poder local - Seixal, Setúbal, 20 Out (Lusa) - O presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) acusou hoje o Governo de desrespeitar a lei das finanças locais na atribuição de verbas disponibilizadas no Orçamento de Estado 2008 para o poder local.» - 20:25 Sábado, 20 de Out de 2007

Segunda Circular



Isto está em crise. Nem entendo muito do futebol dos grandes. Mas fico sempre incomodado quando a 2ª Circular se porta mal. E hoje é o caso. Faltam 4 minutos para, na Luz, acabar o tempo regulamentar.
O Sporting já hoje perdeu em casa com o... Fátima. Por 1-2. Coisa estranha.
O Benfica está a perder por 0-1 em casa com o Vitória de Setúbal.
Bolas!
O que me encanta nisto é que aqueles que os derrotam são tão pequeninos e tão pobres... que raio se passará com os milhões que ganham estes treinadores e jogadores dos dois grandes de Lisboa?
Gong. Último minuto. Vou publicar isto. O Benfica deve perder... O árbitro acaba de dar 4 minutos de compensação. Já não se safam. São para aí um quarto para as 11: mais ou menos umas 22:44... Carregar no «Publish», bumba!
Alto! No momento em que carregava no «publicar mensagem», golo do Benfica.
Por isso: Actualização: Mentira: aos 3:25 dos 4:00 dados pelo árbitro, o Benfica afinal empatou. Mas, honestamente, mesmo sendo, como oiço na RTP, «um grande golo», este jogo passou sem honra nem glória. Resultado final: 1-1. Não deixa de ser meio luto na Segunda Circular.
(Hoje deu para entrar pelo futebol dentro, como se vê)...

O símbolo invertido. Onde se detecta que Pacheco Pereira nem foi original nisto...

Ando há que tempos para escrever esta curiosidade histórica. Lembra-se de há uns tempos, por raiva por causa da viragem no seu PSD, Pacheco Pereira ter feito um post no seu blog em que colocou como ilustração as setas do PSD de pernas para o ar? (E hoje, por acaso, voltou á imagem desta vez em rotação. Se não se lembra de nada disso, veja aqui).
Pois bem: descobri - com ajudas - que isso não aconteceu agora pela primeira vez na hoistória das publicações em Portugal.
Em 1807, as tropas francesas invasoras tomaram conta da «Gazeta de Lisboa». Como marca, no cabeçalho, a publicação passou então a ostentar (em jeito imperialista) as águias francesas. isto desagradou a todas as sensiblidades políticas em Portugal, evidentemente.
Em 1808, José Agostinho de Macedo, padre, feroz anti-revolucionários de qualquer espécie, feroz anti-franceses invasores, criou uma publicação que pouco tempo durou (uns meses) e, às tantas, como reacção às invasões francesas, passou a colocar-lhe no cabeçalho uma águia de pernas ao ar (imagem invertida) invertida.
Uma das referências a este facto encontra-se na obra de José Manuel Tengarrinha «História da Imprensa Periódica Portuguesa» (Lisboa, 1989) onde, na página 63, se regista que a «Gazeta do Rossio» apareceu às tantas com a tal águia invertida: «À cabeça tinha uma vinheta com «águia de pernas para o ar», além da referência "Com Privilégio do Desgoverno"».

Esgotos precisam obras

O 2 de Maio é um bairro camarário a precisar de obras. Fica na Ajuda. O saneamento é das coisas que mais incomoda as pessoas quando não funciona bem. E agora? Leia aqui.

Desilusão nos Loios

A CML desilude os moradores dos Loios. «Não há um tostão», disse-lhes Sá Fernandes. Vai ser assim até sabe-se lá quando. Leia mais aqui.

APL sob suspeita

Suspeita de crime no porto de Lisboa - A administração do porto de Lisboa (APL) está a ser investigada pelo Ministério Público por suspeitas de gestão danosa. Segundo apurou o Correio da Manhã, a investigação...Correio da Manhã - 20, Oct 2007 - 01:10

Previsível

Helena Lopes da Costa avança para Lisboa - Helena Lopes da Costa vai apresentar a sua candidatura à distrital de Lisboa do PSD na próxima terça-feira. A deputada já informou por telemóvel o novo líder do PSD,... Diário de Notícias - 20, Oct 2007 - 02:10

Para acabar de vez com a aleivosia

Toda a gente sabe que há umas semanas Sá Fernandes veio dizer que com umas alterações o tiro poderia continuar em Monsanto. A reacção da malta assustou. Por isso esta euforia de agora. Falta de firmeza e de segurança. É o que é. Mas ha quem tenha seguança e saiba o que quer. Ruben de Carvalho é de certeza uma dessas pessoas. Veja aqui a sequência das coisas.

sexta-feira, outubro 19, 2007

A propósito d Clube de Tiro: fogachos mas de pólvora seca

Nos dois dias últimos, por causa do Clube de Tiro, houve uma inusitada batalha em torno do protagonismo e do mérito do despacho que o Presidente da CML e o Vereador dos Espaços Verdes produziram.
Começo por dizer que concordo a 100% com a saída do Clube de Tiro de Monsanto, como já tantas vezes aqui se escreveu.
Neste momento, estou a escrever sobre outra diferente coisa: política, lisura, seriedade.
Injustificadamente, há quem esteja a querer os louros deste despacho exclusivamente para Sá Fernandes. Isso mesmo verifiquei num blog de apoio a Sá Fernandes, sem pudor. Abusando ao mesmo tempo de um texto da Plataforma por Monsanto.

1º fogacho: pólvora seca
Leio no tal blog de apoio a Sá Fernandes: «Comunicado da Plataforma (por acaso está lá escrito: Plaforma, uma simples gralha sem importância – assim fosse o resto) por Monsanto apoia decisão do Vereador José Sá Fernandes».
Mas isso é mentira. A Plataforma em lado nenhum atribui o despacho a Sá Fernandes. Nem podia fazê-lo. Eis o que a Plataforma escreveu: «A decisão tomada…» (claro que não a atribui apenas a SF, nem podia). E mais adiante: «Saudamos esta a decisão justa…» (o mesmo: não isolam o mérito, nem podiam). Tirei tudo isto do mesmo blog: ou seja: está lá tudo. De um lado, o que a Plataforma disse, do outro, as conclusões que o blog retira e que são completamente falsas. Em lado algum vejo o tal «apoio à decisão do Vereador tal ou tal».
Nem podia ser. A Plataforma sabe muito bem que o despacho é conjunto: António Costa mais Sá Fernandes. Não faria qualquer sentido outro formulário para lá daquele que a Plataforma utilizou. Claro. O resto são fogachos de pólvora seca dos assessores de Sá Fernandes.

2º fogacho: segunda mentira, segundo abuso
Leio no mesmo blog: «A Plataforma por Monsanto saudou a rejeição do projecto apresentado pelo Clube de Tiro, e a coragem e dignidade da decisão do Vereador José Sá Fernandes.»
Mas não é verdade: o que a Plataforma elogiou foi outra coisa, um pouco ao lado: o despacho conjunto do presidente da CML e do citado vereador. De ambos, repito; não de um determinado vereador. De facto, leio no mesmíssimo blog: «A Plataforma elogiou a "dignidade e a coragem" da decisão tomada, por despacho, pelo presidente da Câmara, e pelo vereador Sá Fernandes
É tudo muito abusado.

Pressinto que os assessores de António Costa (e se calhar não só eles) não devem estar a gostar nada disto.

Conclusão
É muita sede de ribalta. Isto não passa de sede de elogio público. Mas por maus caminhos, porque estão a envolver na sua trafulhice uma organização de cidadãos. É sede de reconhecimento popular. Mas essa manifestação de público aplauso individual e de protagonismo pessoal, aqui, não existe. Tudo foi forjado. É muita boa vontade, mas sem bases. Com pés de barro. Isto é de meninos aprendizes de feiticeiro (de aprendizes de como fazer política). Mas que não vão longe. Acho que não podem ir longe. Pelo menos, não por este caminho.
Seriedade política, procura-se!

PS / Coimbra

Acusação de financiamento ilegal. Investigado por Luis Rosa, Sol. Leia aqui.

CML: fim da medicina no trabalho?

Sindicato e trabalhadores da Câmara de Lisboa alertam para riscos - Sindicato e trabalhadores da Câmara de Lisboa afirmam que a medicina do trabalho e o programa de prevenção de alcoolismo está em risco, com os técnicos responsáveis há vários anos pelo projecto a caminho do desemprego, noticia a Lusa.
Libério Domingos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa afirmou que treze dos médicos do sector da medicina no trabalho, trabalhando no regime de avençados, receberam «um anúncio antecipado de rescisão».

Uma vergonha!

Esta foi a maior manifestação de sempre ou lá perto.
Já não me lembro de ver tanta gente junta
Mas... a nossa imprensa não deu por nada... Se isto não é manipular, então o que é manipular? Procurei uma foto da manif dos 200 mil de ontem. Vi-me grego. E isso é uma vergonha para o jornalismo português, meus amigos. Quem não entender isto, não entende nada.
Por fim, lá estava esta foto no Diário Digital. Honra lhe seja feita.

Afirma o presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses

Mais IMI: pior vida em Lisboa - Jornal Avante! - ... Com esta anunciada decisão da Câmara de Lisboa, maior ainda vai ser o êxodo. Mas não só por causa do IMI: as rendas são insuportáveis, os senhorios não ...

Lisboa, Bairro 2 de Maio

Bairro 2 de Maio exige melhorias nos esgotos e nos arruamentos - Diário de Notícias - ... Responsáveis da Gebalis afirmam estar a aguardar verbas da Câmara deLisboa para executar as obras em falta. Maria da Graça Mendes mora alidesde que...

quinta-feira, outubro 18, 2007

Ruben de Carvalho: «Não há irregularidade» na decisão do Presidente da CML sobre o Clube de Tiro

O vereador comunista Ruben de Carvalho considera, por seu turno, não encontrar "nenhuma irregularidade no assunto", embora reconheça a celeridade com que o presidente da Câmara e o vereador do Bloco de Esquerda emitiram o despacho.
Segundo Ruben de Carvalho, "a avaliação da proposta do Clube de Tiro foi feita, o parecer foi negativo e o presidente e o vereador agiram em conformidade".
"Nós não estamos de acordo com a permanência do Clube de Tiro em Monsanto. Não mudamos de posição, apenas acolhemos uma proposta para a criação de um compasso de espera até haver uma decisão, sobretudo atendendo aos 17 postos de trabalho que estão em causa", argumentou à Lusa Ruben de Carvalho.
Leia também a posição da Plataforma por Monsanto: aqui: Lisboa: Plataforma por Monsanto saúda decisão sobre clube de tiro - Agência LUSA .

Mais de 200 mil no Parque das Nações

Milhares desfilam contra políticas de emprego - Mais de 200 mil trabalhadores de todo o país concentram-se no Parque das Nações, em Lisboa, em protesto contra as políticas económicas do Governo e em defesa de uma Eu...TSF - 18, Oct 2007 - 17:10

«Diz» que é uma espécie de brincadeira...

Da parte de Sá Fernandes deve se uma espécie de brincadeira com coisas sérias. Os factos são:
- Segunda-feira, na sessão da CML, apresentação de proposta sobre o Campo de Tiro em Monsanto. Resultado da votação: manter o campo provisoriamente, até que os Serviços municipais analisem. Por quanto tempo? «Algumas semanas».
- Terça-feira Sá Fernandes diz aos jornalistas que terá este parecer «ainda esta semana».
- Quarta-feira: leio na net o resumo do parecer dos Serviços.
- Quinta-feira (hoje): jornalistas informam-me de que estão convocados para uma conferência de imprensa às 15 para dar a conhecer o despacho do presidente da CML sobre o parecer dos Serviços relativo ao Campo de Tiro.
«Estamos» a enganar quem?
Concluo: pois bem, SF já sabia muito bem quando ia ter o parecer, se é que não o tinha já, no momento em que a CML discutia o assunto. Politicamente, é legítimo deduzir esta conclusão. E nem preciso de forçar muito a imaginação...
.
Não é estranho isto tudo? 1º: ser SF a divulgar; 2º: ser divulgado à comunicação social antes de informar os vereadores; 3º: ser marcada a conferência de imprensa para a hora da MANIF...
Coisa tão abstrusa!

Costa na China

O presidente da CML está na China. Tudo bem. Mas deste vez não vi o Bloco a manifestar-se contra a visita, como fez aquando da deslocação de uma delegação da AML à China, que o Bloco até recusou integrar. Então e agora, Carlos Marques? Será que este deputado municipal está a perder qualidades?

A manif nos jornais

Pelo Emprego e por direitos
Eis como é vista nos jornais a manif da CGTP logo à tarde no Parque das Nações:
Manifestação: CGTP não conta com sindicatos europeus num protesto à porta da Cimeira de Lisboa da UE - A manifestação realiza-se sob o lema "por uma Europa social, empregos com direitos" e tem como objectivos protestar pela situação económica e social do país e com as p...RTP - Economia - 18, Oct 2007 - 06:10
Alta vigilância em Lisboa - A capital portuguesa vai estar sob alta vigilância hoje e amanhã. Três mil agentes da PSP foram mobilizados, o trânsito será condicionado em zonas como as Amoreiras e ...Diário de Notícias - 18, Oct 2007 - 02:10
Alta segurança em Lisboa - Três mil agentes da PSP vão assegurar hoje e amanhã a segurança da cimeira de líderes dos 27 países da União Europeia. A iniciativa insere-se no âmbito da presidência ...Correio da Manhã - 18, Oct 2007 - 01:10
Sindicatos da Beira Interior levam mais de 800 pessoas à manifestação - CGTP protesta em Lisboa contra políticas do Governo De Castelo Branco seguem mais de 500 pessoas e, da Guarda, serão 326. Contestar as políticas do Governo e da União...Diário XXI - 18, Oct 2007 - 01:10
Mega-protesto em Lisboa - Em dia de reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, em Lisboa, a CGTP realiza esta quinta-feira uma manifestação que pretende alertar para as questõ...Rádio Renascença - 18, Oct 2007 - 00:10

CML: Plano financeiro os cortes cegos e outros

Câmara: Plano de saneamento financeiro em Lisboa: Corte em subsídios chega a 25 milhões - CM - Publicado há 7 horas: ... autárquico para 2007. Na Câmara Municipal de Lisboa o tema dominante ontem era o da investigação... saneamento financeiro da Câmara Municipal de Lisboa, aprovado terça-feira passada em Assembleia Municipal, prevê um tecto máximo de 58,1...

Refeitórios da CML: a opinião dos sindicalistas

Sindicato espera por responsabilidade política - Diário de Notícias - Lisboa - 3 horas atrás - O Sindicato dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa (STCML) espera que também sejam apuradas responsabilidades políticas, no caso que envolve a...
Suspeitas nas cantinas são antigas - Jornal de Notícias - 4 horas atrás - As suspeitas de irregularidades no funcionamento dos refeitórios da Câmara Municipal de Lisboa não são novas e já levaram, no passado, funcionários da CML...

quarta-feira, outubro 17, 2007

Plataforma por casa

Plataforma pelo direito a ter uma casa entrega petição... Público.pt - ... individuais compõem a Plataforma, que no encontro com Jaime Gama será representada por Miguel Graça e pela vereadora lisboeta Helena Roseta, entre outros.

Mostrem lá a comunicação, senhores do Governo. Queremos vê-la...

A União dos Sindicatos de Castelo Branco acha que o ministro Rui Pereira está enganado: era um cordão humano, aquele da Covilhã, e por isso não era necessário comunicar. Mas vá lá, adimitindo que ra necessário. Ok. Então e a outra manifestção, aquela ali mesmo em frente dos professores? Pergunta a União: «Onde está a comunicação da manifestação de apoio ao primeiro-ministro». «Só é preciso comunicar as acções de protesto? Será que as acções de apoio estão automaticamente legalizadas?», questiona a estrutura sindical. Ler aqui.

Ainda os refeitórios da CML

Os refeitórios da CML estão sob investigação. Os partidos deram a sua opinião. Se tiver interesse, leia aqui.

Luna

Pedem-me para voltar a colocar a Luna na 1ª página. Já está. Mas se quiser mais, há aí mais abaixo. É só abrir este link...

Um caso. Apenas um

O jardim da Praça de Londres, um caso entre muitos de degradação do espaço público: uma vergonha. Que bode expiatório arranjará agora Sá Fernandes? Sabe-se: isto de meter a mão no dia-a-dia da realidade não dá gozo nenhum. Mas é a vida: pelouro obriga...

Simulacro previsível

A UGT veio repetir o de sempre: que as negociações foram um simulacro. Mas, como sempre, acabará à mesa a assinar esse anual simulacro. E se alguém pensasse: isto é um simulacro de (união de) sindicatos?

Santa Maria!

Vá lá. Havia umas medalhas para a troca.

Déjà vu

Onde é que eu já vi isto?

Luz verde

AML dá luz verde a plano de saneamento - Margarida Davim, Sol - 2 horas atrás: «A Assembleia Municipal aprovou, esta terça-feira, o Plano de Saneamento Financeiro da Câmara de Lisboa, apesar das dúvidas levantadas pela oposição relativamente ao montante do empréstimo que a autarquia irá contrair... curto prazo aos fornecedores da Câmara de Lisboa. Isto, apesar de os deputados do PSD – com maioria absoluta na Assembleia Municipal – terem questionado ...».
.
Posição da CDU
Ainda Margarida Davim, no Sol on line: "... para comunistas e verdes – que votaram contra a proposta do PS –, a principal preocupação relativamente ao plano apresentado centra-se na situação dos trabalhadores avençados da Câmara e no aumento da carga fiscal sobre os munícipes. José Luís Ferreira, do PEV, acusou mesmo o executivo PS de Carlos Marques, do BE, respondeu com o compromisso firmado em troca do apoio bloquista ao plano do PS: «Fica escrito preto no branco que os trabalhadores avençados que configurem contratos de trabalho camuflados têm de ser integrados e que não haverá despedimentos».
João Saraiva, do PCP, lembrou ainda que o plano prevê «um aumento substancial do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) já no próximo ano» e a revisão da tabela de taxas, licenças e tarifas, que «se irá traduzir em aumentos da carga fiscal sobre os munícipes». Uma situação que, no entender do PCP, irá agravar «as condições de vida dos habitantes da cidade»."

terça-feira, outubro 16, 2007

CML: refeitórios sob suspeita

Lisboa: Câmara enviou para o MP auditoria a refeitórios por suspeita de ilegalidades - 16 de Outubro de 2007, 20:11 - Lisboa, 16 Out (Lusa) - O vereador das Finanças na Câmara Municipal de Lisboa (CML), Cardoso da Silva, revelou hoje ter enviado ao Ministério Público (MP) as conclusões de uma auditoria interna …
A notícia foi dada pela SIC. Pode ler aqui.

Os silenciamentos

Não é só a comunicação social que silencia as posições do PCP. Segundo João Saraiva, deputado do PCP na Assembleia Municipal de Lisboa, a actual maioria tem feito algumas das suas... leia aqui.

O túnel do Rossio: utentes da Linha de Sintra falam

Túnel do Rossio reabre a 16 de Fevereiro - O Túnel do Rossio em Lisboa reabre a 16 de Fevereiro. A garantia foi dada, esta terça-feira de manhã, pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.TVI - Informação - 16, Oct 2007 - 17:10. Túnel do Rossio: Utentes lamentam novo atraso na abertura - A Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS) lamentou hoje o novo atraso na reabertura da estação ferroviária do Rossio, anunciada para 16 Fevereiro pelo ministro d...Diário Digital - 16, Oct 2007 - 15:10

Editorial

O problema e as soluções
Maria José Nogueira Pinto foi definitiva: disse a António Costa que não. Que não queria ser parte do problema (já não seria parte da solução depois do que vimos) da Baixa-Chiado. Ela que em tempos chefiou, como vereadora do CDS na coligação de Carmona, a equipa em que se incluiu Manuel Salgado, hoje vereador ele próprio, na equipa de António Costa.

Hoje, Costa disse à Lusa que era cedo para falar de substituto/a para Nogueira Pinto. Primeiro, a CML vai debater o que quer fazer com a Baixa. Depois, as equipas.
Modelo certo, a meu ver.

Mas o que se passou antes, depois do convite público e publicado a MJNP? Quatro coisas, pelo menos, que condicionaram a participação da ex-vereadora: 1. A divulgação canhestra da sua ideia sobre as lojas chinesas; 2. Uma grande sede de protagonismo, e de domínio aparente na altura, da parte de Sá Fernandes sobre este assunto; 3. Uma estranha invasão de campo de Manuel Salgado que toda a gente interpretou como um anunciado chuto em Nogueira Pinto, mesmo que não fosse essa a intenção pessoal do autor da declaração; 4. Um silêncio ensurdecedor da parte de António Costa que deve ter doído a Nogueira Pinto.
Devem ter sido estas as circunstâncias. E, aparentemente, António Costa não gostou do modo como as coisas decorreram. De facto, o presidente da CML disse hoje que «a questão foi suscitada de forma prematura, porque a prioridade é a reapreciação do plano». Ou seja, o presidente da Câmara veio hoje dizer que na altura não era o tempo de discutir as pessoas. Mas discutiram-se. A várias vozes.

Resultado: tudo como dantes, vamos ao debate de ideias e objectivos, depois o modelo e a a estrutura (provavelmente todos lucrávamos se fossem os Serviços da CML a orientar o caso). E por fim as pessoas.
Assim, pode ser que ganhe a Baixa e que ganhe Lisboa.
.
A título de curiosidade, leia «Nogueira Pinto não quer perder tempo com a Baixa», no DN.

Fundação Champalimaud

Lisboa: Projecto Fundação Champalimaud apresentado hoje ao executivo municipal - 16 de Outubro de 2007, 17:54 - Lisboa, 16 Out (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), considerou "prestigiante" para a capital acolher a sede da Fundação Champalimaud, projectada pelo arquitecto Charles Correia …

MJNP pediu escusa

Caso da Covilhã já tem filhotes

Só ele. José Magalhães, prolixíssimo, como sempre. Se tiver pachorra, veja como ele vê o caso da Covilhã. Aqui. E já agora, acrescente-lhe os casos de Beja: uma patrulha da GNR que pára e analisa os carros de som de uma manif e avisa os sindicalistas não sei de quê e, agora, a polícia a acompanhar um plenário de trabalhadores - como ontem foi afirmado por Judite de Sousa na RTP. Coisas normais, segundo António Vitorino. Nada a assinalar, vamos ler um dia destes no blog oficial do MAI...

Pronto, já descobriram a forma de resolver o problema: agora falta só não vir ninguém dizer o contrário...

Conclusão do novo aeroporto voa para 2027 se a opção for Alcochete - 2027 pode ser o ano de abertura do novo aeroporto internacional de Lisboa caso o primeiro-ministro, José Sócrates decida construir a infra-estrutura em Alcochete. ... Jornal de Negócios - 16, Oct 2007 - 06:10.

Carrilho, oyé

Tal como se tinha escrito há muito, muito tempo (referi a coisa, já há nove meses aqui), está para breve. Pelo menos, já está escrito aqui... e dado como certo: só não (se) sabe quando é que vai (acontecer).

«Levantada a proibição do campo de tiro - Uma proposta do PSD, votada favoravelmente pelo movimento "Lisboa com Carmona" e por Helena Roseta, viabilizada com a abstenção do PCP, de um vereador do PS e de Manuel João Ramos, permite ao clube de tiro de Monsanto voltar a funcionar, até que os serviços camarários analisem o projecto apresentado para o local
Não vale a pena estar com conversas: esta decisão de hoje destina-se a salvaguardar 17 postos de trabalho e é válida apenas até que seja analisada a questão que já está em cima da mesa dos Serviços municipais. Uma questão de semanas, portanto. Ao fim de tantos anos, não será isso que vai matar Monsanto. Já o andar um responsável político a prometer que isto com correcções pode ir lá e o campo até poderá não sei quê, isso, sim, sem qualquer análise dos Serviços, pode ser fatal para a seriedade política da questão.

Paque Expo

Hotel de luxo "abraça" torre Vasco da Gama Estava previsto que começasse a funcionar a tempo do Euro 2004, mas as habituais demoras nos (…)

Adriano morou nos Olivais

Lisboa: Adriano Correia de Oliveira terá nome em escola dos Olivais - A atribuição da medalha de ouro da cidade ao cantor, resultou de uma proposta do presidente da Câmara, António Costa (PS) e dos vereadores comunistas Ruben de Carvalho... RTP - Cultura - 15, Oct 2007 - 22:10

Parque Mayer

... O vereador comunista Ruben de Carvalho classificou a proposta do PS/BE de «completamente inútil», referindo que a concretizar-se esta seria a sétima avaliação dos terrenos. Ruben de Carvalho reiterou que todo o processo está «inquinado» pela ausência de um plano de pormenor, que defina índices de construção e usos.

segunda-feira, outubro 15, 2007

Dia 18


Hoje, Bairro Azul

Moradores do Bairro Azul exigem percursos pedonais seguros ...exige aos responsáveis do Metropolitano e à Câmara Municipal de Lisboa que tornem os percursos pedonais legíveis, iluminados...carta a enviar ao presidente do Metro e da Câmara de Lisboa, a agência Lusa teve acesso, em que acusa as obras...

Hoje, nos Olivais

PCP exige início das obras das piscinas dos Olivais ...terça-feira na Assembleia Municipal de Lisboa. O complexo desportivo dos...quer ainda que a «Câmara Municipal de Lisboa mantenha a posse e gestão...sociais e desportivas em terreno municipal, desde a sua fundação...

Na sessão de hoje

Lisboa: Câmara quer fiscalização a «street racers»

Digam lá se não é um amor de bicho...

Chama-se Luna.

E é esta coisa linda. Vive em Évora. Tem 3 anos. E é uma ternura de cão. Como se vê.



Portela: 65 anos


Portela prepara-se para 'sobreviver' mais dez anos - Diário de Notícias - O Aeroporto de Lisboa festeja hoje 65 anos, no meio de novas obras quevisam garantir o seu funcionamento por mais dez anos, até à abertura dofuturo ...

Coisas estranhas

Tudo normal. O processo de anulação de dívidas dofilho de Jardim Gonçalves (uns milhões) ao BCP foi «nomal», dizem. Tudo isto é estranhíssimo: então o tipo deve milhões e anulam-lhe a dívida? Devo ter lido mal.
Mas não é menos estranho que tudo isso dse tenha sabido nas redacções - exactamente, exactamente - agora, depois da saída de Paulo Teixeira Pinto em guerra com o pai Gonçalves.

Há quem saiba estas coisas dos meandros...

PSD. No Congresso que ontem terminou, dizem, as coisas correram mal para certas franjas: «na Comissão Política Nacional, o grupo de Helena Lopes da Costa não consegue colocar ninguém». Lido aqui. Nota: «A nova Comissão Política Nacional do PSD foi eleita com 474 votos favoráveis. E quase 300 (293) nulos ou brancos» («Se calhar é bom sinal» - JPH, 'Glória Fácil').

Alteração climática ao vivo

Lisboa e Porto chegaram aos 35 graus - As estações meteorológicas da Baixa e Estrela, em Lisboa, e do Bonfim, no Porto, registaram 35 graus na terça e na quarta-feira passadas. Uma temperatura própria de um dos dias mais quentes de Verão registada em pleno... Correio da Manhã (14/10/2007).

Sessão de hoje da CML

Hoje é Notícia - Fonte: Agência LUSA - Publicado há 51 minutos - A Câmara de Lisboa discute hoje em reunião do executivo municipal, à porta fechada, uma proposta...vereadores da CDU na Câmara de Lisboa vão propor a extinção das...decorrer no final da semana, em Lisboa. O presidente em exercício...

Inovação no blog

Novidade tecnológica agradável: já pode ouvir música quando vê o blog. Vamos lá mas é a levantar esse som... A base já cá está (obrigado, LMM - Évora). Agora vou aprender a meter as minhas músicas, se as encontrar nessa coisa do tutorial ou lá o que é!

APL

Lisboa: Ministério Público não encontrou irregularidades no APL - A Administração do Porto de Lisboa revela que o Ministério Público não evidenciou infracções ou irregularidades financeiras na APL susceptíveis de desencadear qualquer...Rádio Renascença - 14, Oct 2007 - 21:10 Ministério Público não viu matéria para procedimento jurídico ao Porto de LisboaRTP - Economia- 14, Oct 2007 - 20:10Ministério Público não viu matéria para procedimento jurídico ao Porto de LisboaSol - Política- 14, Oct 2007 - 20:10

domingo, outubro 14, 2007

PSD Lisboa: mais um processo contra Helena Lopes da Costa

Foto tirada daqui. O autor do blog «Politicopata» assinalou HLC lá atrás, para que não houvesse dúvidas...
Esta foto foi a prova apresentada contra Lopes da Costa em processo interno no PSD / Lisboa. Tudo por causa desta foto: HLC apoiou Isaltino contra o PSD / Marques Mendes. E, diz-se no mesmo post, ainda levou uns assessores «seus» na CML para animar a coisa. Agora tem um processo interno. Exactamente quando se preparava para uma candidatura à Distrital. Paula Teixeira da Cruz vai sair e marcou eleições.

Blogs morrem

PG liquidou o seu «Bloguítica» de que era símbolo a bússola acima. O Bloco matou o seu «Lisboa é Gente» - e, em seu lugar, envia-nos para o site da CML... CMC fechou o seu «Tugir». Tudo isto nos últimos 15 dias. Uma verdadeira chacina na blogosfera.

E agora, para algo verdadeiramente espantoso... mesmo não sendo «Lisboa», vale a pena olhar para isto: O MAPA MUNDI VISTO PELO REGIME AMERICANO...

Tirado daqui.É assim que funciona o mundo para os americanos - militares, políticos, economistas... homens do «regime»? Se é assim, está tudo frito. (E está mesmo).

O prémio

A actual provedora da Casa Pia afinal foi até 2001 membro dos corpos gerentes da famigerada Fundação D. Pedro IV. Leia aqui.