sábado, junho 07, 2008

Editorial


Mudanças, demissões e complicações na CML

1. No Bloco
Hoje, o 'Expresso', anuncia que Pedro Soares se demitiu do Gabinete de Sá Fernandes na CML, onde era adjunto, chefe de gabinete e responsável político. Além disso é vereador substituto de Sá Fernandes. Que é raro faltar. Mas já tem falatado. E se voltar a acontecer, Pedro Soares será quem o substituti, o que não pode deixar de colocar porblemas de vária ordem.
Tudo isso por causa de uma reunão de Sá Fernandes com o PS no Rato.
Não que tenha havido da parte de Pedro Soares ou de Sá Fernandes a frontalidade de informarem os motivos reais da demissão: diz Pedro que é para dirigir as campanhas do Bloco a nível nacional, já que é coordenador nacional de Autarquias; diz Sá que tem pena de que ele se vá embora do Gabinete. Acho mal. Deviam assumir.
Isso, quando, ao mesmo tempo, Pedro Soares nos quer convencer de que as críticas que deixa cair sobre Sá Fernandes e o não cumprimento do acordo PS/BE não têm qualquer importância e tudo está no melhor dos mundos.
Pior: Pedro Soares veio fazer aquele número de que não sabia da reunião e do seu conteúdo, e que foi Miguel Coelho que o informou (o que deixa ainda pior a situação entre o BE e Sá Fernandes: ao fim e ao cabo, não é ele o coordenador autárquico do BE? Coordena o quê, então?). Mas quanto à reunião: não sabia? Erro dele, falha dele. Podia sabê-lo. Eu sabia. (Clique neste link, e, depois, clique no link que lá encontra... tão simples ter sabido da reunião...).

2. Nos 'Cidadãos'
Hoje diz o 'Sol' que Manuel João Ramos abandonou a Câmara, onde era vereador na lista de Helena Roseta. Está desiludido. A CML não dá andamento nem sequer às propostas aprovadas...
Hoje, no mesmo 'Sol', Helena Roseta publica um artigo a garantir coisas de luta pela Cidade de Lisboa - mas sobre a questão da semana, a demissão de MJ Ramos, zero. Acho mal. Devia assumir.
Helena quis ocultar? Não, nem podia. Terá querido apenas, naturalmente, não dar mais ênfase. Mas em política, como está à vista, quanto menos se quer mais se vê.

3 comentários:

Anónimo disse...

Li o Expresso e tudo indica que o Pedro Soares bateu com a porta do Sá Fernandes. E não foi meigo! Uma aposta como o Sá Fernandes não se aguenta?

Anónimo disse...

Zé Carlos, os CPL não ocultaram nada sobre a "saída" de Manuel João. No jantar de dia 29 de Maio, informámos todos os presentes - incluindo jornalistas - disso mesmo, ou melhor, da substituição de Manuel João, como vereador na CML, por Manuela Júdice. De facto essa questão não teve grande eco nos jornais. Talvez porque se percebeu que Manuel João continua com os CPL, limitando-se a não nos representar nas reuniões da CML. Como as nossas propostas sobre as diferentes áreas, são feitas por quem é mais tecnicamente capaz, o Manuel João continuará a assumir a mobilidade. Não terá é de estar nas reuniões, como tantas vezes esteve. Apenas isso.

Anónimo disse...

Quanto ao artigo do sol, foi-nos pedido, e entregue, há 3 semanas, antes do nosso jantar, e do anúncio aos nossos apoiantes da substituição do Manuel João Ramos. Se o Sol não o publicou na altura, foi por razões que nos escapam. Obviamente o artigo nada dizia, tão só porque quisemos que os Cidadãos por Lisboa soubessem directamente pelo Manuel João, no jantar, da sua decisão.