domingo, novembro 30, 2008

Um coitado - é o que é...

A um coitado que estava a gozar no seu arrastãozeco (não consigo escrever sem til, embora as regras recentes a isso obriguem), escrevi este comentário que já está lá online:
«D., Bem sei que é este ar reguila contra o Partido que te dá vantagens várias e as audiências atinentes. Ou seja: entendo que este é o trabalho que assumiste: criar espaço para que te convidem como comentador e te paguem para novas reguilices e novos espaços / audiências / receitas…
Mas pergunto-te: será que precisavas de ser tão rasca?

Rasca, rasca, rasca - garanto-te que é isso que estás a ser quando vais por este caminho sem dignidade.
Mas tudo bem: ganha lá os teus dinheirinhos cada vez mais chorudos e com eles coça-te.
Sobrevivência económica - aceitaria.
Opulência sem dignidade - rejeito.
E tu, D., estás já neste patamar.
Coitado de ti.
Garanto-te que é assim que te vejo: coitado de ti.»
.
Já agora, aconselharia este e outros coitados a lerem isto no insuspeitíssimo «Correio da Manhã»...
.

Santana para Lisboa?

Santana, não: aqui. Santana, sim: aqui.
.

Apoio a Milu: números enormes do PS. Impressionantes!

Cegos, surdos e mudos, ainda que de qualidade, reunidos ontem no Rato deram todo o apoio à ministra mais impopular de Portugal. Em frente. Está tudo bem. Eram 80 ou 90, todos membros da Comissão Política Nacional do PS. Portanto: presenças de qualidade.
Não viram nada de anormal no facto de, num universo de 150 mil professores, 120 mil estarem na rua contra a apoiada.
Apoiado, digo eu.
Isto faz-me lembrar outras notícias de há uns meses. Exacto: fui ver. Em Fevereiro, foram 150. Também deram todo o apoio. Não eram qualificados, mas no mesmo local... e com o mesmo desfecho. E daí para cá é o que se tem visto.
.

Os três lados da análise

1.
Veja como é que do lado do PCP se caracteriza a atitude de Manuel Alegre ea do BE. A questão foi abordada logo nas primeiras horas de trabalho do Congresso: «Sábado - Jerónimo fecha porta a "entendimentos artificiais" com PS e Bloco de Esquerda - O PCP iniciou hoje o XVIII Congresso, em Lisboa, com Jerónimo de Sousa a fazer um discurso crítico ao PS, à sua ala esquerda, e fechou a porta a entendimentos artificiais...».
Açoriano Oriental 29, Nov 2008 - 23:02.
2.
Veja-se agora como é vista a postura do BE do outro lado, do lado do PS.
Bem diferente... Claro!
3.
Finalmente, veja como Louçã vê a coisa: «Hoje - Louçã percebe que Sócrates aprecie apoio de Sá Fernandes - Fonte: Portugal Diário - Publicado há 84 minutos - ...dirigente do BE falava à margem de um conferência de imprensa, em Lisboa, na qual apresentou propostas para novas regras de supervisão...à recente cisão entre o vereador independente da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, e o BE, no final da sua intervenção...»
.

Congresso

Jerónimo fecha porta a "entendimentos artificiais" com PS e Bloco de Esquerda - O PCP iniciou hoje o XVIII Congresso, em Lisboa, com Jerónimo de Sousa a fazer um discurso crítico ao PS, à sua ala esquerda, e fechou a porta a entendimentos artificiais...
Açoriano Oriental 29, Nov 2008 - 23:02
RTP - Nacional- 29, Nov 2008 - 15:10
Comunistas fecham a porta a PS e Bloco - PCP iniciou este sábado o XVIII Congresso, em Lisboa, com Jerónimo de Sousa a fazer um discurso crítico...
Portugal Diário 29, Nov 2008 - 22:20

Dois monumentos, um local

Câmara dá o mesmo local para dois memoriais - Diário de Notícias - Lisboa - 5 horas atrás... membro da Fundação Aristides de Sousa Mendes, não deixa, todavia, de fazer um reparo: "Que lá na Câmara de Lisboa há descoordenação, isso há. ...

Orquestra

Metropolitana a pente fino - Diário de Notícias - Lisboa - 5 horas atrás - "Saio com as contas limpas, todas as dívidas foram pagas e para isso muito contribuiu a Câmara de Lisboa eo dr. António Costa", afirmou a pianista ...

João Soares para Santarém? - Não, diz o próprio

Soares não avança contra Moita Flores - João Soares recusa concorrer à presidência da Câmara de Santarém. O antigo autarca de Lisboa foi sondado pela concelhia, mas invocou o seu cargo de presidente da assem...
Sol - Política 29, Nov 2008 - 09:57
.

sábado, novembro 29, 2008

Pavilhão Carlos Lopes. Petição

Mensagem chegada por e-mail e que tem o meu apoio:
Ao longo de várias décadas, o Pavilhão Carlos Lopes (PCL) foi o local de referência do desporto na cidade de Lisboa. Várias gerações de desportistas, mulheres e homens, jovens e adultos, tinham no PCL o seu pavilhão desportivo onde treinavam ou jogavam "em casa". Quem acompanha o desporto em Lisboa sempre acreditou que uma intervenção de fundo permitisse restituir aos desportistas a sua "casa" e que de novo o PCL voltasse a ser um local de referência da prática desportiva de Lisboa, até porque a cidade ostenta uma carência acentuada em instalações cobertas para a prática de desportos colectivos de usufruto dos clubes, nomeadamente, dos escalões etários mais jovens.. Depois de vários anos com muitas promessas e de "certezas" sobre a aplicação das contrapartidas do Casino, este executivo da Câmara Municipal de Lisboa quer livrar-se do problema e oferecer o PCL para a instalação do Museu Nacional do Desporto. A existência de um Museu Nacional do Desporto constituiu um objectivo importante para afirmar o desporto e as práticas associativas como parte integrante da cultura humana. Contudo, tal propósito não pode anular ou impedir a importância da própria prática desportiva e antes lhe deve estar associada. E se existe capacidade financeira para se proceder a esta remodelação museológica, certamente que na ordem de prioridades caberá também a capacidade financeira para reabilitar o PCL para a prática desportiva regular.
Não queremos que o PCL seja apenas um lugar de memórias desportivas.
Queremos que o PCL volte a estar ao serviço da prática desportiva de Lisboa..
As/os subscritoras/es da petição «QUEREMOS O PAVILHÃO CARLOS LOPES PARA A PRÁTICA DESPORTIVA»:
Manuela Miranda (andebol), Arnaldo Pereira (futsal), Teresa Diniz da Fonseca (andebol), Rita Isabel Martins (futsal)
.

Este ridículo publicista e propagandista chamado Emídio Rangel atreve-se a cada coisa...


Aquele homem que um dia disse que tão bem vendia uma pasta dentífrica como um Presidente, lembram-se?, referindo-se à sua conhecida habilidade a manipular a informação e a transformá-la em propaganda, melhor, em publicidade e promoção como se de sabonetes se tratasse… lembram-se?... aquele mesmo Emídio Rangel que foi rei e senhor na SIC e dela fez o que se sabe como instrumento de várias políticas de vários políticos… lembram-se?... esse mesmo. Aquele que depois manipulou a RTP durante o tempo que pôde. Esse mesmo.
Esse está agora muito incomodado porque um jornal achou que devia dar atenção à azáfama de um sindicalista.
Claro, isso incomoda-o porque este sindicalista não segue a linha amarela.
Mário Nogueira não está à venda. E isso incomoda Rangel, porque isso incomoda Sócrates – aquele que há-de autorizar a licença do quinto canal de TV que há-de ser dirigido por Rangel – diz-se.
Se Mário Nogueira fosse um sindicalista serventuário, se não incomodasse a ministra e o Primeiro-Ministro, oh! Isso seria outra loiça. Então, Rangel daria largos elogios à sua azáfama de sindicalista e acharia que o ‘Expresso’ teria todas as boas razões para publicar um dia da agenda do sindicalista (repito: se fosse amarelo).
Rangel é um homem ridículo, que usa o ‘Correio da Manhã’ para os seus negócios com Sócrates. Ou seja: para fazer auto-promoção indirecta.
Como o sindicalista incomoda Sócrates, Rangel chama propagandistas aos jornalistas que descreveram a sua agenda diária no ‘Expresso’.
Logo ele, Rangel, que na SIC e na RTP fez da informação promoção e publicidade e propaganda de terceira.
Miserável Rangel. Ridículo Rangel. Miserável intelectual, este Rangel.
.

Há algo em curso acelerado. Para marcar o território

Exemplo: José Sá Fernandes entrou à força no Aquaparque Jornal de Notícias - 8 horas atrás - O vereador dos Espaços Verdes, na Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, entrou esta sexta-feira à força nas instalações do antigo Aquaparque, no Restelo, ...
.

Lisboa, Rua Mateus Vicente. Moradores protestam, PS chuta para canto


Um cartaz. Um simples cartaz. Colocado pelo PS no local «do crime». Mas como se foi o PS que aprovou a coisa? Um caso de legalismo obsessivo. Um caso de inabilidade política no momento da aprovação. Um caso de alijamento tentado de responsabilidades. Ou o poder da Cofina.
Tudo no 'DN'.

.

PCP apontado por SJA como «caso único na Europa» (em termos de influência)


A propósito do Congresso, São José Almeida foi ouvir Ruben de Carvalho e vários outros pensadores sobre as razões por que as sondagens dão ao PCP as subidas eleitorais de que tanto se fala. Leia aqui. Caso único na Europa, diz a insuspeitada SJA. «tem uma invejável influência social, política e eleitoral, surgindo até nas sondagens e estudos de opinião com hipóteses de recuperação de eleitorado». E muito mais. Leia mesmo.
.

Que vergonha

Só «17% dos fundos do QREN estão aprovados» (leio no 'DN' de hoje). E, pior ainda: «mas só 1% foi pago». Isto num país que se quer desenvolver. Mas que raio impedirá o Governo de ser rápido a apreciar as candidaturas? Tem havido fundos que acabam por ficar retidos em Bruxelas por causa deste especialíssimo Simplex!! Simplex, uma ova. No mundo real é que se vê que não h´~a simplex nenhum, mas antes um burocratex despudorado. O QREN, meus senhores, é para projectos estratégicos de desenvolvimento nacional... Olha se não fosse!
.

«Sá Fernandes apoia Costa» e...

... «Quero acreditar que não o faça - embora essa seja uma das acusações em cima da mesa - por simples cálculo político e carreirismo, apesar de ser medianamente claro que ele irá dar a cara pela recandidatura de António Costa nas eleições do final de 2009.»
JM, dir. DN
.

Fazer lóbi à americana pode vir a ser legal

Maioria admite regulamentação do 'lobbying' - leio no DN.
.

Eu acreditaria em mim - diz Loureiro a Fernanda

Aqui. Só há uma 'distoniazinha' no texto de FC: num alinha diz que Dias Loureiro trata sempre Cavaco Silva por 'Prof' mas umas linhas abaixo põe o homem, entre aspas, a dizer 'o Cavaco' para aqui, 'oCavaco' para ali... É que não bate a bota com a perdigota. Mas eu acredito na FC.
.

Costa cataloga o Bloco - de repente

Um leitor do blog 'Arrastão' registou o seguinte:
«Deixo aqui as palavras de António Costa ontem na Quadratura do Círculo:
A. Costa:
- “O BE é uma amálgama de Trotskystas e Estalinistas, que não conseguem esconder a sua verdadeira face: Um partido onde não há liberdade de expressão nem liberdade de acção”.
Moderador:
- Isso sigifica que está excluída uma coligação com o BE para as próximas autárquicas?
A.Costa:
- “Claro que não está excluída"».
.

sexta-feira, novembro 28, 2008

Miguel Almeida, braço-direito de PSL na CML, junta-se a Santana e a Helena como arguido

Lisboa/Casas: Miguel Almeida (PSD) constituído arguido Diário Digital - 2 horas atrás... Almeida por um crime de abuso de poder no âmbito da investigação à atribuição de casas pela Câmara de Lisboa, disse hoje o próprio à Agência Lusa. ...
.

PTC não aceita e critica MFL

Paula Teixeira da Cruz está indisponível para candidatar-se à ... Rádio Clube - 4 horas atrás... indisponível para ser candidata à presidência da Assembleia Municipal de Lisboa, numa lista com Santana Lopes como candidato à presidência da Câmara. ...
Teixeira da Cruz critica Manuela Ferreira Leite Expresso - 2 horas atrás - Sobre a escolha de Pedro Santana Lopes como candidato à Câmara de Lisboa, a presidente da Assembleia Municipal começa por dizer "não sei quem é o candidato ...
.

As tentações de Helena

António Costa está sempre à tareia. Pedro Soares congratula-se com o trabalho...
.

Prémio Veja a mina sina

«“Considero lamentável toda essa história. Sá Fernandes tem sido um dos vereadores que mais se tem empenhado na boa qualidade deste mandato”, afirma António Costa».
In site da RR
Como quem dissesse. «Se acham que este é mau, haviam de ver os outros que tenho de aguentar».
Merece o prémio, sim., senhor. Parabéns.
.

quinta-feira, novembro 27, 2008

«Fait divers»

Aproveito esta nota para um acoisa séria e outra ligeirinha: 1. Ricardo Costa é o novo director adjunto do 'Expresso'. 2. Neste momento, na paginação momentânea da homepage do site do jornal, os dois irmãos, Ricardo e António, abrem e fecham a página. Um pelo novo cargo, o outro por causa do traçado da Ponte Chelas-Barreiro.
.

Ainda a Ponte Chelas-Barreiro na sessão de ontem da CML

O traçado é o que está em causa. Paulo Paixão, do 'Expresso', apanhou bem a coisa. Aqui.
.

Asembleia Metropolitana e Nova Alcântara

A AML não quer a «construção de nós ferroviários e alargamento da plataforma de depósito de contentores» sem um «estudo que comprove a necessidade da sua ampliação face às alternativas existentes» e sem o Estudo de Impacte Ambiental. Leia mais aqui.
.

Protesto

Registe o meu protesto firme contra a generalidade dos títulos desta manhã no que toca à Ponte Chelas-Barreiro. A CML não rejeitou a Ponte. O que está em causa são apenas duas coisas: 1. a amarração do lado de Lisboa: em túnel ou em viaduto; 2. a altura d tabuleiro no Rio. E mais uns trocos em rede viária na Cidade. O resto, tudo igual. O MOPTC até já disse que sim, que vai analisar... Os títulos dão a entender que não vai haver ponte. Protesto!
.

D. Estefânia

Hoje - Novo movimento em defesa do Hospital Dona Estefânia insiste num pediátrico independente - Fonte: Público Publicado há 64 minutos - ...hospitais pediátricos" é lançado hoje em Lisboa com o grande objectivo do Hospital Dona...agora dirigido à Câmara Municipal de Lisboa e à Assembleia da República. O cirurgião...existência de um hospital pediátrico em Lisboa, quando ao mesmo tempo está estabelecido...
.

Novidade, novidade é isto

A companhia russa Lukoil quer comprar a espanhola Repsol.
.

quarta-feira, novembro 26, 2008

Actualizei a história de hoje BE / JSF

Talvez queira ler.
.

Até o Metro Sul do Tejo vai chegar ao Barreiro!!!

Leia aqui.
.

Chelas-Barreiro: modos ferro e rodo mantêm-se - quer a CML


17:24 - Terceira Travessia: Câmara de Lisboa dá parecer desfavorável a nova ponte Lisboa, 26 Nov (Lusa) - A Câmara de Lisboa aprovou hoje em reunião do executivo a emissão de um parecer desfavorável à Terceira Travessia sobre o Tejo (TTT), entre Chelas e o Barreiro. Do que se trata? De alterações, como bem refere o «JN». Ao contrário do que a generalidade dos títulos poderia levar a crer, não é rejeitada a ponte em viaduto, mas apenas a sua entrada na Cidade de Lisboa - que deve passar de viaduto a túnel: «A proposta hoje aprovada rejeita a entrada da ponte em Lisboa em viaduto e defende uma solução por túnel "desde que não acarrete impactos ambientais ou afectação da estrutura essencial e recursos no subsolo ou ainda comprometa as condições essenciais ao desempenha atribuído às infra-estruturas do Porto de Lisboa"» (Lusa).
É Ana Henriques, do Público, quem, a esta hora, melhor relata as votações e as afirmações havidas: o taco a taco de que AH fala foi uma boa notícia. Leia-a aqui.
.

Pontos nos is

1º - Vitalino Canas está enganado: o acordo que existe foi celebrado entre o BE e o PS, não entre Sá Fernandes e o PS. Para o caso, é o mesmo, na prática: Sá mantém tudo. Mas foi como eu digo e não como VC disse...
2º - JSF está enganado ou esquecido: o BE não pôs em causa a sua legitimidade? Pôs sim. Não pode é legalmente obrigá-lo a renunciar. Só isso.
3º - Quanto às próximas eleições: ninguém quer falar delas, excepto Costa que já apelou à unidade. Mas com quem? E com base em quê? Trata mal Roseta em público. Afasta ou ajuda a afastar Sá Fernandes do Bloco...
Excepcionalmente, coloco aqui os vídeos da SIC com VC e JSF. Não há lá nada com a opinião do BE sobre esta matéria. Abra.
.

E dura, e dura, e dura

Eis como é que ele se impõe: Porto, Évora - o que se queira.
.

Incomunicabilidade, diz Fazenda

Há 25 minutos, a TSF inseria a nota de que Luis Fazenda lamenta que tivesse de ser tomada a decisão de cortar com Sá Fernandes. Acredito: uma situação inusual e difícil.
Mas há mais noticiário sobre o assunto, cada qual sob seu prisma.
Incomunicabilidade. Segundo a RR (com a Lusa) às 4 da manhã, Luis Fazenda diz que foi essa a razão: «"O grau de incomunicabilidade chegou ao absoluto. (...) O dirigente bloquista acusou ainda o vereador de comunicar "como factos consumados" as suas decisões e de ter uma "relação prévia, alinhada com o presidente de Câmara, de onde excluiu o Bloco de Esquerda"».
No entanto, para João Pedro Henriques, DN, a questão é mais funda: «houve, por outro lado, "uma grave cedência aos interesses económicos que colonizam a cidade de Lisboa", com a "aceitação pela CML de intervenções na frente ribeirinha, como a concessão sem concurso de uma extensão do prazo de negócio da Liscont/Mota-Engil no terminal de Alcântara"».
Para Ana Henriques, Público, o acento tónico estaria no facto de ter desaparecido «o provedor dos cidadãos de Lisboa».
Registo também para a ruptura entre o BE e o Gabinete de Sá Fernandes. Leia a segunda parte desta notícia no site da RTP, que transcreve a Lusa.
Actualizo
À tarde, e a Janete Frazão, do CM, Luis Fazenda e Pedro Soares abriram a alma: «O responsável garante que o BE vai marcar presença nas eleições autárquicas de 2009, embora ainda não estejam nomes definidos. 'Só teremos avanços depois da convemção nacional de Fevereiro', adiantou. Sobre um eventual apoio à vereadora dos Cidadãos por Lisboa, Helena Roseta, Luís Fazenda apenas comentou: 'Neste momento estamos concentrados em preparar a nossa própria alternativa'. Também Pedro Soares, coordenador autárquico do BE, recusa, para já, avançar com nomes para uma candidatura a Lisboa. O responsável refere que o BE tem apenas uma certeza. 'Independentemente do modelo ou do candidato, vamos lutar para que seja aplicado o programa 'Lisboa é Gente'. Mas elogia o trabalho desenvolvido por Helena Roseta.»
Em jeito de rescaldo, veja o que no Bloco se pensa sobre isto tudo: aqui, aqui e aqui...
O BE da fama de elogiar Roseta já não se livra: ver aqui...
..

Escreva...


... o que lhe vou dizer: a partir de hoje, a estrela de Sá Fernandes apaga-se. É um morto (político) em seviço (do PS) na Praça do Município. Deixou de dar pica: jornalistas e seus leitores apagam a chama. No 'Sol' desta noite, o artigo sobre a matéria do dia neste campo (a moção de Luis Fazenda à concelhia do BE), ao fim de duas horas, teve 35 leitores... Longe vai o entusiasmo.
Também interessante é que esta matéria, a moção de Luis Fazenda, não tenha merecido até ao momento (passa da uma da manhã) uma única linha nem no blog do BE na CML nem nos sites distrital ou nacional do Bloco.

.

terça-feira, novembro 25, 2008

ERT-LVT

A Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (ERT-LVT) sucede às regiões de turismo. E já tem novo presidente: Rosa do Céu, presidente auto-suspenso eleito pelo PS em Alpiarça. Aqui.
.

Não vai atrasar - diz Carlos Humberto, Barreiro


O Presidente da CM do Barreiro falou sobre a posição de António Costa no que toca à nova Ponte, Chelas-Barreiro. Foi uma «reacção à posição assumida pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa quanto à TTT».
«Carlos Humberto admitiu, no final, à Comunicação Social que, com base nos contactos entre ambos, António Costa “está de acordo com a ponte com as funções rodo-ferroviária e com o traçado”. Na opinião do edil barreirense, o autarca lisboeta apenas “defende os interesses do seu concelho”, motivo pelo qual não considera que tal seja um “elemento que contribua para atrasar a concretização da TTT com ambas as funções”.»
In Rostos on line
Eis a proposta da CML para a Ponte: Apresentacao_Terceira Travessia do Tejo_-19 Novembro
[2008-11-20]
.

Não se livram, diz o PCP

O PCP acaba de emitir uma nota sobre as responsabilidades políticas de António Costa e do PS, mesmo que recorram à habilidade de entregarem a Limpeza Urbana a Sá Fernandes... Leia a nota aqui.
.

segunda-feira, novembro 24, 2008

Quem pensar que isto agrada à São Pedro de Alcântara engana-se. Mas redondamente...

Lisboa: Costa reforça poderes de Sá Fernandes Presidente da autarquia anunciou uma reformulação dos pelouros distribuídos aos vereadores - Portugal Diário 24, Nov 2008 - 18:2
Cá para mim, isto já é azar da Concelhia de Lisboa do PS e da São Pedro de Alcântara em geral: já com Carrilho foi o que foi. Depois, com aquela confusão Dias Baptista / Gaioso Ribeiro, foi o que foi. E agora António Costa... a correr em pista própria para preparar outros futuros, segundo tudo indica. O homem não tem mesmo sorte nenhuma com os candidatos que o Rato lhe manda. Assim, como é que ele distribui as coisas?
.

Terreiro do Paço / Praça do Comércio

Terreiro do Paço? Praça do Comércio? Não. Nada disso: Praça TMN. Isso, sim, é bonito: azul de tom especial e branco. Tão linda, a sala de visitas de Lisboa! Finalmente descarada, Lisboa rende-se à TMN também pela Avenida acima e no Marquês. Uma debochada, esta Lisboa: entrega-se e vende-se à primeira que lhe aparece...
.

Limpeza

Note o esvaziamento de Marcos Perestrello. Que singnificará? Vai ser assim: «De acordo com o presidente da autarquia, Sá Fernandes herda as áreas do Espaço Público e Limpeza Urbana do vice-presidente, Marcos Perestrelo, acumulando com os pelouros do Ambiente, Espaços Verdes e Plano Verde.
Por sua vez, o vereador do Urbanismo e Planeamento Estratégico, Manuel Salgado, recebe do presidente da autarquia o pelouro do Licenciamento Urbanístico Comercial, ficando responsável agora por todo o tipo de licenciamentos.
A vereadora Ana Sara Brito, que tinha os pelouros da Habitação e Acção Social, acumula com o Abastecimento e Mercados, que recebe do vice-presidente, que por sua vez herda de António Costa a pasta da Protecção Civil.
O presidente da autarquia ficará agora responsável também pelo pelouro do Tráfego, que recebe do vereador Marcos Perestrelo.
Com esta reestruturação, o vereador Marcos Perestrelo fica responsável por todas as Obras Municipais, mantendo o pelouro do Desporto.» (In DD)
Ups!

Operação montada expressamente, dizem os vereadores do PCP na CML

Um caso a pensar: António Costa mandou convocar a imprensa para... lhe dar a conhecer o Plano e Orçamento que a oposição ainda não conhecia... Magnífico! O PCP protestou de imediato.
Isto, a propósito da apresentação inopinada do PA e OM para 2009, assim.
PCP acusa executivo camarário de «propaganda política»O PCP acusou hoje o executivo municipal de Lisboa de estar fazer «propaganda política» ao apresentar hoje a sua proposta de Plano de Actividades e Orçamento para 2009 ...
Sol - Política 24, Nov 2008 - 19:28

O ensaio da cegueeeeira


domingo, novembro 23, 2008

Bloco contra Sá: curto e grosso

Aqui. E aqui.
.

Avenida


- CML quer Av. da Liberdade sem estacionamento à superfície - Diário Digital
- há 10 horas Vereador do Urbanismo: «Vitória da persistência», diz Manuel Salgado - Sol
- há 10 horas Plano para a Avenida da Liberdade prevê fim do estacionamento à superfície
- Lisboa: nova Avenida da Liberdade vai mesmo avançar - Fonte: Portugal Diário Publicado há 6 horas - O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa diz que o Plano de Urbanização da Avenida...PUALZE) «é da maior importância para Lisboa» e representa um caso de «vitória da...Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo [CCDRLVT] que permitiu...
- Urbanização: Câmara debate abertura de discussão pública para plano que retira estacionamento da Av. da Liberdade - Fonte: Sol Publicado há 11 horas - ...de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT). Em declarações à...acções ao Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo. A Câmara de Lisboa discute quarta-feira a abertura de um período...
.

Cavaco Silva distancia-se de boatos

Cavaco também acha que a antecipação é uma boa lei da Comunicação. Pode ler o comunicado na íntegra aqui.
.

E o burro sou eu? - como diria o outro

Dias Loureiro entra em cintradição não só com António Marta mas consigo até mesmo. Leio no Sol: «Em 2002, Dias Loureiro anunciou a Oliveira e Costa que queria voltar à política. «O modelo de gestão aqui não é um modelo que me agrade, não há reuniões...», justificou.O ex-secretário-geral do PSD deixou então todos os cargos executivos e passou a não executivo, tendo ficado até 2005 «com apenas dois dossiês: tentar que a Caixa Galiza comprasse uma participação na SLN e, por outro lado, com o dossiê dos plásticos e dos automóveis».
Questionado sobre o Banco Insular, de Cabo Verde, Dias Loureiro disse: «Não tenho nenhum conhecimento. Nunca participei em nenhuma reunião onde fosse decidido comprar um banco insular».
A propósito do negócio SIRESP, Dias Loureiro disse que só soube pelos jornais, que Daniel Sanches apenas fez o despacho enquanto ministro e que «foi tudo investigado».
Dias Loureiro assegurou nunca ter falado com o Presidente sobre o BPN e disse estar «de consciência tranquila», garantindo que, desde 2002, não tem nada a ver com o BPN
..

BE e Sá

Acho que por uma vez é didáctico ler os comentários inseridos aqui.
.

Infelizmente tem de ser assim...

Juízes recusam participação em órgãos desportivos e cargos de confiança política - Os juízes decidiram hoje rejeitar a participação dos magistrados em órgãos desportivos e em cargos de confiança política através da aprovação por unanimidade do compromisso ético, no congresso da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.
.

Rebaixar o tabuleiro ou não

Terceira Travessia: Especialista defende que rebaixamento do tabuleiro da ponte delimita actividade do Porto de Lisboa - Fonte: RTP Publicado 2008-11-22 - ...para a cidade mas má para o Porto de Lisboa". "Eu compreendo o ponto de vista da Câmara...Municipal, que está a pensar na cidade de Lisboa. Mas não são só os interesses da cidade...sobre o tema na Sociedade de Geografia de Lisboa. Segundo Mário Lopes, a opção apresentada...
.

Matinha

Nos terrenos da Matinha, que eram de Luis Filipe Vieira e agora são do BES, diz António Costa que está pronto e em análise na CCDR o plano que prevê «o desmantelamento do viaduto da entrada sul do Parque das Nações (na Avenida Marechal Gomes da Costa) e o prolongamento das zonas pedonais até ao rio Tejo, com a eliminação dos armazéns do Porto de Lisboa e a da linha férrea portuária. Para esse efeito, António Costa sublinhou que decorrem negociações também com a Administração do Porto de Lisboa visando a passagem para o domínio da cidade da doca do Poço do Bispo. "O local ideal para a criação da piscina de mar aberto de Lisboa", acentuou.O Plano de Pormenor de Matinha foi desenhado em 2005 pelo gabinete de arquitectura Risco, para a sociedade GESFIMO (do Grupo Espírito Santo), que gere o fundo imobiliário Fimes Oriente, detentor de duas parcelas de terreno da antiga fábrica do gás, cuja aquisição à sociedade Inland, de Luís Filipe Vieira, fora prometida por contrato em 2004. O negócio só se concretizou em 2006.»
DN
.

sábado, novembro 22, 2008

E quem o nomeou?

Leia isto e depois isto:
E eu acrescento: foi Manuel Pinho, ministro da Economia, quem nomeou Manuel Sebastião para a Autoridade da Concorrência.
.

Bah! - diz Sá

«Sá Fernandes diz que apenas está a "cumprir o acordo que assinou com Lisboa" desvalorizando a reunião da próxima terça-feira. O vereador frisou que "a concelhia" sempre esteve contra a realização do acordo em Lisboa" pelo que "sucessivamente foi mostrando a sua discordância".»
DN
Não sabia que se podia argumentar assim para opinião pública ver...

sexta-feira, novembro 21, 2008

Outra coisa...


Mudemos então de plano geo. Lisboa lá longe, a 2 horas e meia, 300 km. Vamos para outra zona do Googgle-earth: Gardunha, a serra; Fundão, a cidade: Academia de Música e Dança (da Misericórdia), e um dos Agrupamentos de escolas, no caso o da Gardunha mesmo. Hoje, um concerto interessante. Coisa rápida e agradável. 60 minutos, 30 executantes (seis adultos, 23 infanto-juvenis), 30 peças musicais (20 clássicas, 10 de música tradicional portuguesa), homenagem a Carlos Paredes, evocação de José Afonso. Santa Cecília, a música, os músicos... amanhã celebra-se o dia dessas realidades. Gostei. Gostei ainda mais de saber que se trata de um projecto de aprofundamento de música numa parceria Agrupamento de Escolas/Academia de Música e Dança. E que os alunos têm aulas na Escola com professores da Academia. Boa ideia. Pais e familiares dos jovens encantados. Os 15 professores estrangeiros presentes, no âmbito de outro programa, o Comenius (as coisas cruzam-se aqui - que interessante), mostraram-se interessados: uma jovem professora lituana, lá à frente, fartou-se de tirar fotos: bom sinal. Haja música.
.

Já são muitas as coisas em que António Costa discorda do PS...

António Costa discorda da recusa em ouvir Dias Loureiro sobre BPN - TSF Online - Lisboa, Lisboa, Portugal - No programa Quadratura do Círculo, da SIC Notícias, o socialista AntónioCosta, presidente da Câmara de Lisboa, disse não entender os motivos da recusa...
.

Quando fizeram o Orçamento tinham bebido muito?

Mais uma falha no OE. Desta vez, falta lá a rubrica de 5 milhões que havia no do ano passado para pagar salários aos presidentes de junta. «O PCP anunciou que já apresentou uma proposta para reintroduzir no OE o artigo com a verba consagrada no ano passado para pagamento aos autarcas: cinco milhões de euros, mais o respectivo aumento para 2009."Esperamos que seja feita justiça e, mais que justiça, o cumprimento de uma lei", afirmou o deputado Honório Novo» (DN).
.

Esta tem piada

As continhas e recontinhas de Ana Paula - Correio da Manhã - 4 horas atrásA cena passou-se no Fórum Lisboa, na presença do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e do líder da concelhia do PS, Miguel Coelho, ...
.

Mamarracho: promotores , direitos e Direiro

Prédio do Rato pode ir a tribunal - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 6 horas -...construção polémica O projecto de um prédio no Largo do Rato, Lisboa, foi aprovado em 2005, mas a maioria dos actuais vereadores... Os promotores revelaram ontem, ao JN, a intenção de vir a processar a Câmara de Lisboa por esta recusar a respectiva licença de construção...
No meio disto tudo, onde ficará o Direito, ele mesmo?
.

Não é cedo para pensar em eleições


Não é cedo para pensar em eleições. Esta semana consumou-se mais ainda a divisão final entre Sá Fernandes e o Bloco (Pedro Soares deu-lhe mais tareia no 'JN', Nunes da Silva tratou-o ostensivamente por «Sr. Vereador Sá Fernandes» e o blog oficioso do BE na CML hostiliza cada vez mais as suas posições).
Entretanto, Costa absorveu Roseta também. Isso, aconteceu já depois de durante algum tempo o Bloco, abandonado por Sá Fernandes, ter divulgado à socapa a hipótese de concorrer com Helena Roseta – que lhe respondeu na prática que só se fosse sob a bandeira dos Cidadãos por Lisboa.
Hoje já não sei se Roseta se prepara para concorrer ou se se prepara para ser integrada na lista de António Costa.
Talvez nem ela mesma ainda saiba.
O horizonte ainda é muito difuso, parece-me.
Boa altura, portanto, para pensar no assunto.
Proponho-me por isso, tomar hoje mesmo entre mãos a reflexão sobre questões de peso político e de eleições em Lisboa.
O PS e António Costa têm razão para andar preocupados com a perspectiva eleitoral para Lisboa em 2009. Na mais provável das hipóteses, as eleições legislativas vão realizar-se antes das autárquicas. Imagine-se que as legislativas são a 5 de Outubro (e as autárquicas umas semanas depois). Na mais provável das hipóteses, o PS perde nesse dia a maioria absoluta. Mais um marco negativo e indutor para piorar as hipóteses do PS e de António Costa em Lisboa, entendo eu.
Basta analisar e fazer contas.

Primeiro dado: a abstenção
Em 2005, votaram 282 443 eleitores lisboetas, ou seja: 52,65 %. Mas dois anos depois, com a divisão do PSD e as mudanças e guerras no PS, apenas 196 041 sentiram vontade de ir às urnas: 37.39%. Menos 86 000 pessoas, menos 15,3%. É muito a menos!
Segundo dado: o PSD
Supondo que o PSD anula Carmona e se une, poderá somar uma percentagem próxima, no mínimo, dos 35%. Em 2005, Carmona (PSD) teve 42%. Em 2007, Carmona com 16,7 % e Negrão com 15 e tal somaram 32,4%. Santana tivera 40,4% em 2001. Ou seja: o PSD unido tem mais votos. É a lei da vida eleitoral.
Terceiro dado: o rombo Roseta
De mais de 37% em 2005 com Carrilho, o PS passou para 29,5% em 2007. Se se considerar que Roseta obteve um pouco mais de 10%, imagina-se o rombo político que isso representou.
A CDU tem oscilado entre os 10 e os 12% nos últimos 8 anos. O Bloco foi de 4% por ele mesmo para 7 (e depois para 8) % com Sá Fernandes.
Quarto dado: quanto valem Roseta a Sá fora dos seus abrigos?
A pergunta é apenas uma: Roseta e Sá, absorvidos em listas do PS/Costa quanto valem? Tenho razões para pensar que se anularão pessoalmente a tempo de pouco valerem. Sá Fernandes valia pelo que perdeu: independência, capacidade de agitar as águas, dedicação desinteressada. Roseta valeu pelo que está a perder: a característica, por muitos considerada qualidade, de se constituir em tribuna crítica do PS oficial, à semelhança de Manuel Alegre, mas com uma distância em relação a ele: é que ela saiu do PS para se fazer a um rumo próprio na CML. Ora tudo isso se perde para a opinião pública quando se vendem modos de agir seja a troco do que for. Não sei se é o caso, mas lá que este caso tem todas as características disso, tem.
Em todo o caso, Roseta ainda recentemente se preparava para concorrer em pista própria. E isso quando já estavam quase concluídas as negociações que deram a actual coligação tardia…
Resumindo
Dificilmente António Costa poderá chegar à vitória (e de certeza nunca com maioria absoluta), mesmo que coligado com Roseta e Sá Fernandes.
.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Reforço de serviços, diz Perestrello

'(...) A autarquia está «a desenvolver um programa de reforço dos serviços de higiene Urbana em várias zonas da cidade», com recurso à contratação de 50 novos trabalhadores. «Este reforço de trabalhadores, somado ao alargamento do horário das operações de limpeza, tem como objectivo a melhoria da prestação de serviço em zonas da cidade sujeitas a maior pressão, designadamente as zonas do Castelo, Alfama, Mouraria, Bairro Alto e Olivais»' (in Ambiente on line).
Apesar desta intenção de mero reforço, os trabalhadores do sector, ao que sei, marcaram emsmo a tal greve.
Pode ler aqui o comunicado de Marcos Perestrello, no site da CML.
O mais interessante nesta matéria é a seguinte pergunta de um Anónimo feita num blog do BE que pretende ainda invicar o tal Acordo do BE com o PS e que esceveu apenas o seguinte: «Façam-me um desenho a ver se percebo. O Bloco já não tem vereador mas ainda tem acordo com o PS? Valha-nos Santa Efigénia...». Foi hoje, «Quinta-feira, 20 Novembro, 2008».
.

Fotos, milhões de fotos




Quer ter acesso às fotos da «Life»? Vá a este link.


.

Nova linha do Metro em perspectiva

há 7 horas Governo está a estudar novo plano de expansão do Metro de Lisboa - Portugal Diário
.

Lixo: greve de 11 a 18 de Dezembro

Lisboa: Trabalhadores do lixo anunciam greve de cinco dias entre 8 e 11 de Dezembro - Fonte: RTP - Publicado há 4 horas - ...Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Lisboa, incluindo cantoneiros, motoristas e pessoal...Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, adiantou que se a greve tiver os mesmos...vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa desmentiu anteriormente a intenção de...
.

Lisboa: salas de chuto, não - diz Goulão

Lisboa já não precisa de salas de chuto, diz João Goulão - Fonte: Diário Digital - Publicado há 54 minutos - ...feira, 20 de Novembro de 2008 18:00 Lisboa já não precisa de salas de chuto, diz...não se justificarem 'salas de chuto' em Lisboa devido às respostas existentes, enquanto...O que tem acontecido, nomeadamente em Lisboa, é que por força do desenvolvimento...
.

Ponte Chelas-Barreiro: processo vai prosseguir

Terceira Travessia : Propostas da CML são «viáveis» - RAVE - Fonte: Diário Digital - Publicado há 2 horas - ...alterações propostas pela Câmara de Lisboa (CML) para a Terceira Travessia do Tejo...últimos meses, as sugestões [da Câmara de Lisboa] são viáveis e representam pequenas...pelo Diário Económico. A Câmara de Lisboa propõe o abaixamento do tabuleiro da...
há 3 horas Terceira Travessia : Propostas da Câmara de Lisboa são "viáveis" - RAVE (C/Audio) - Jornal de Notícias
Terceira travessia: várias propostas foram estudadas - Fonte: Portugal Diário - Publicado há 4 horas - ...Transportes disse que muitas das sugestões propostas pela Câmara de Lisboa para a terceira travessia do Tejo foram estudadas e avaliadas...agência Lusa. «Boa parte das sugestões da Câmara Municipal de Lisboa foi estudada e avaliada conjuntamente com o Governo e, particularmente...
.

Estamos a gozar com quem, António Prôa?

O PSD estás frenético em algumas situações sobre as quais quer à viva força ser parte do problema... Ontem, falando da Ponte Chelas-Barreiro, António Prôa chegou a disparar um abuso intelectual: «"Vai ser o caos. Com as obras e com mais 40 mil carros diariamente", disse António Prôa» - assim li no 'DN', escrito por Luisa Botinas e portanto fidedigno. Como é isso? Com as obras e? Mas enquanto há obras não há Ponte. Não há carros a mais. Isto é querer dar a passada maior que o pé... intelectual.
Julgo que o autor da «boutade», que foi vereador efectivo do PSD na CML, quis dizer outra coisa: primeiro com as obras vai haver muito pó e desorganização; depois, quando a ponto estiver a funcionar, vai entrar muito mais trânsito em Lisboa.
Mas não disse. Disse apenas «e». Mentiu. Deliberadamente, de certeza, para lançar a confusão num assunto sério.
Olhem só a lábia desta malta. Mas então não foi o PSD e Santana e Prôa, claro, que fizeram aquele canal de CO2 aberto para dentro da cidade que dá pelo nome de Túnel do Marquês?
Estamos a gozar com quem?
.

Chelas-Barreiro: as condições da CML e a «disponibilidade» de Mário Lino

(...) o PCP não discorda de uma ponte mista, mas não aceita que a câmara "apresente uma lista de obras para o Governo pagar, desgarradas do PDM", disse Rúben de Carvalho.
Quarta-feira - Terceira travessia sobre o Tejo - Governo disponível para apreciar proposta da CML - Sic - País 19, Nov 2008 - 23:38
.

Aconselharia o bom senso...

(...) Das vozes que têm vindo a comentar a situação, realça a de Marçal Grilo, o antigo ministro da Educação do Governo de Guterres. Ontem, ao "Diário Económico", disse que "a suspensão (do processo de avaliação dos professores) pode fazer parte desse acordo para que, durante um pequeno período, se possa fazer uma reflexão séria de um parte e de outra". (...)
..

Greve?

Trabalhadores da Higiene Urbana ameaçam parar - A recolha de lixo pode parar uma semana em Lisboa, caso a Câmara decida privatizar o serviço na Baixa do Chiado e na freguesia de Santa Maria dos Olivais.
Setúbal 19-11-2008 16:40

Vender para tapar buracos da EPUL

Lisboa/EPUL - 19-11-2008 21:33 - Autarquia tapa buraco financeiro com venda de lotes
A Câmara de Lisboa aprovou a venda de três lotes de terreno para fazer face ao buraco financeiro da EPUL.
.

quarta-feira, novembro 19, 2008

Bairro Alto em apaziguamento

Costa produziu um novo despacho sobre horários no B. Alto. Os comerciantes estão mais satisfeitos: ... este despacho pode viabilizar a abertura de estabelecimentos comerciais sem que seja entre as 17:00 e as 03:00 em qualquer dia da semana. "A associação congratula-se com este despacho... »
.

Ligar as pontas só para não fazerem de nós burros

As pontas ligam-se todas lá atrás. Veja isto. Leia o nome do autor e memorize-o por quatro segundos. Agora, leia isto e confirme: mesmo autor. Objectivo pessoal (por isso se serve do blog): limpar a imagem de Ferreira Leite (falo a partir daquilo que julgo ser o seu próprio prisma de observação).
Agora refresco-lhe a memória: logo que foi dada a notícia da constituição de Santana como arguido em casos de ilegalidades e mesmo de crimes na CML, o mesmíssimo autor dos textos acima identificados e linkados desatou a vociferar todos os dias: «Aqui d'El Rei que a Câmara dá casas a esmo e de borla, acudam que há malta dos partidos todos entalados». E conseguiu o que para ele era essencial: abafar o caso 'Santana arguido'. Fez isso, por exemplo, aqui, em que espalhou a coisa por uma série de gente, para dispersar as atenções de cima de Santana...
A mesma técnica usada das duas vezes: há umas semanas e hoje...
Que falta de imaginação.
Recordo: na altura, há uns quinze dias apenas, previ que este nome ia aparecer aí algures ligado a um tacho governamental ou autárquico logo que Santana ou amigos possam compensá-lo.
Mantenha-se atento.
.
E leia o que eu escrevi aqui, aqui e aqui - sendo que, para melhor perceber tudo, deverá abrir os vários links aí inseridos. Isto liga-se tudo. E cada dia que passa mais se confirma essa tese...
.
.

Figurões e tachões

Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada... Veja aqui e caia para o lado. (Obrigado, C., por teres enviado).
.

Truque publicitário apanhou-os a todos descalços, sobretudo a Santos Silva


Há que sublinhar: o tipo que inventou este truque está de parabéns. Alguma vez houve um tal frenesim com a líder do PSD? Em meros termos de marketing, foi um achado. E qualquer tipo que venha comentar está a ajudar à festa.
Por isso, calo-me já.
Mas não sem antes dizer duas coisas: a 1ª é que Santos Silva fez de promotor de eventos de Ferreira Leite, com aquela sua habitual falta de senso; a 2ª é que pressinto que nas próximas sondagens o PSD sobre para os 31 a 32% (nas últimas, as de Outubro, não passou dos 28%). Sócrates pode agradecer a Santos Silva, o desocupado da governaçáo e omnipresente ministro «dos Assuntos Parlamentares».
Aliás, Santos Silva está transformado em «acusador público», como oportunamente registava esta tarde o 'Blasfémias', aqui.
.

terça-feira, novembro 18, 2008

MFL enlouqueceu? (Ou quis outra coisa? Género: já que não falam de mim pelas boas razões, então pelo menos que falem de mim pelas más)

Isto está mau! MFL saiu-se mal e levou porrada de criar bicho.

Política
Ferreira Leite pergunta se «não é bom haver seis meses sem democracia» - Hoje às 17:43 - A propósito da reforma do sistema da justiça, a líder do PSD afirmou, esta terça-feira, que não se deve tentar fazer reformas contra as classes profissionais. Por isso, num tom irónico, Manuela ferreira Leite questionou se «não seria bom haver seis meses sem democracia».

Greve no lixo?

Lisboa: Recolha de lixo pode parar - Correio da Manhã - 5 horas atrás - Os trabalhadores do departamento de Higiene Urbana da Câmara Município de Lisboa poderão vir a paralisar durante cinco dias durante a segunda semana de ...
Funcionários de recolha do lixo de Lisboa poderão parar - Fábrica de Conteúdos - 5 horas atrás - A decisão de privatização em alguns locais foi anunciada pelo vice-presidente da Câmara, Marcos Perestrello, que disse ter já em sua posse estudos-piloto.
.

Chelas / Barreiro: vista do lado de cá e vista do lado de lá

Travessia do Tejo: Discussão instalada na Câmara de Lisboa - Fonte: Rádio Renascença - Publicado há 20 minutos - ...pesado ao nível de veículos na cidade de Lisboa - são mais 60 mil que entram na cidade...Saldanha Serra. O presidente da Câmara de Lisboa devolveu as acusações ao PSD e afirmou...de Câmara o parecer desfavorável de Lisboa á proposta do Governo. Apresenta também...
Entretanto, da banda de lá:
Barreiro - APA promove Sessão de Esclarecimento sobre Terceira Travessia do Tejo Efeitos negativos “temporários”, os positivos “continuaram enquanto o projecto existir” - Fonte: Rostos On-line Publicado há 9 minutos - ...acessibilidades da Área Metropolitana de Lisboa (AML), percebemos que havia algo que faltava...termos de peso, aos concelhos a Oeste e de Lisboa e do corredor poente”, o que diz ter...sublinha que facilita o acesso de Lisboa à Margem Sul, para além de “criar...
.

Bem é preciso. Será «possível»?

Simplificar a Comunicação da Administração Pública - Data: 18 de Novembro de 2008 Local: Auditório Euro, Ministério das Finanças, Terreiro do Paço, Lisboa Organização: Português Claro Mais informações: Site do evento...
18, Nov 2008 - 00:05

Nazis que se dizem do Benfica agridem perante a polícia e ficam impunes. Agridem polícia e... nada

Sindicato dos Jornalistas condena agressões a repórter - Diário Digital - 9 horas atrásNo meio da confusão, quando os adeptos tentavam destruir material de um câmara, um dos polícias que interveio ficou ligeiramente ferido na cabeça, ...

Marcelo irrita grupo parlamentar do PSD

Mais uma guerra intestina. Desta vez é o PSD na AR contra Marcelo. Leia aqui.
.

Mais um (dirigente do PS) contra

Ontem - Falar Claro: Vera Jardim reconhece erros na avaliação dos professores - Fonte: Rádio Renascença - Publicado há 34 minutos - Novembro está a ser marcado pelos milhares de professores que vieram a Lisboa manifestar-se contra o sistema de avaliação. Vera Jardim afirma no Falar Claro desta semana que é preciso "mais diálogo"...
.

segunda-feira, novembro 17, 2008

PS soma e segue divergências internas

TSF
.

«E o burro sou eu?» - uma bela síntese

Ministério e despacho clarificador (para «clarificar de uma vez por todas» - veja a arrogância deste «de uma vez ppor todas). «Mais vale» clarificar... Há professores que começam a ver a luz ao fundo. Leia aqui. Vale a pena.
.

Trabalhem, meninos rabinos!

Guardei os comentários mentirosos. Mário Nogueira acabou de esclarecer-me na TVI sobre duas coisas: o Memorando de Maio passado (ou lá perto) e a manif de 15 passado. Dada a falta de informação e distorção da verdade (= mentira), apaguei, claro, como sempre. E asim será também sempre que me venham com as alianças PCP/PSD em Freguesias de Lisboa. Tinha-me escapado uma insinuação. Guardei-a com o resto.
Para que não duvidem, esclareço que me guio pela minha cabeça na edição do blog - o qual se destina a mim e a quem o consulta e não a quem quer uma arma gratuita contra mim. Trabalhem, meninos!
.

Estranhíssimas coisas acontecem neste Governo: o ministro das polícias auto-acusa-se

Um dos artigos mais visitados do site: «Ministro da Administração Interna Rui Pereira apresenta livro que arrasa a polícia portuguesa - O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, vai estar na apresentação de um livro que afirma que a polícia está «mal preparada, desmotivada e sem condições de trabalho», havendo agentes que passam fome, com uma vida familiar desestruturada e problemas de saúde (...)».
Sol

Nem se acredita


Educação - Sócrates entregou Magalhães só para a fotografia - Por Margarida Davim, Sol - Hoje José Sócrates esteve na Escola do Freixo, em Ponte de Lima, a entregar computadores aos alunos do 1.º ciclo. Mas, depois de o primeiro-ministro ir embora, as crianças tiveram de devolver os Magalhães (...)
Que fantochada frívola.

Site brasileiro de música


Música até fartar.
Basicamente brasileira. Aqui.
Faça atalho para o seu desktop e vá ouvindo à medida...

Saudação aos profs

Hoje, finalmente, a ministra abrandou um pouco. Amanhã vai à AML uma saudação do PCP. Aqui.
.

Piscina dos Olivais

Para quando a reabilitação e abertura da Piscina? Aqui.
.

Jardim da Praça de Londres merece melhor sorte. Guerras de alecrim e manjerona, diz Feliciano David


Sá Fernandes, mais uma vez, armou uma guerra com uma junta de freguesia. Desta vez, por causa da reabilitação da Praça de Londres. Em vez de se entender com a junta, preferiu a guerra. Uma guerra que não passa de alecrim e manjerona, diz Feliciano David hoje no 'Público': «A CDU já por várias vezes interpelou, na assembleia de freguesia, o presidente da junta, censurando-o por ter deixado degradar o jardim. Agora, este mostra-se disposto a gastar 39 mil euros do magro orçamento da freguesia, ou seja, mais de metade da dotação anual prevista para o apoio social à população carenciada da freguesia, dispensando o dinheiro da câmara, a quem compete a obra, obviamente por razões políticas. O vereador do Bloco de Esquerda reincide no mau relacionamento com as juntas e quer mostrar serviço e "alindar" o jardim antes das eleições, gastando 139 mil euros sem recorrer aos serviços dos jardineiros da câmara. Não se entendem. Mas quem os entende? Entendam-se, senhores autarcas, e acabem com esta polémica que só os desprestigia. Recuperem o jardim! Assim o exige o bom senso e a cidade de Lisboa.»

.

Manipulação, diz Manuela

Guardar os subsídios agora e distribuí-los depois - é disso que se trata. Aqui.
.

Chelas-Barreiro

Onde é que Luis Filipe Vieira liga com Chelas-Barreiro? Lismarvila, investigações e avenida de entrada na Ponte. Aqui.
Segue-se discussão pública, de certeza. Aqui.
.

Ai, Vital, Vital... quem te viu e quem te vê

Gostava que lesse este. É por estas e por outras que Sócrates toma depois atitudes execráveis. (Mas por que é que Vital não se dedica mais ao Direito Constitucional e se ocupa noutras coisas?)
.
E Manuel Alegre, o poeta com os pés no ar? Mário Nogueira responde-lhe (ver, no DN de hoje, artigo de João Pedro Henriques): «"Pouco informado" - Com a sua entrevista, Manuel Alegre conseguiu também irritar o líder da Fenprof. Isto por ter dito que "este movimento de professores já ultrapassa largamente os sindicatos", questionando a representação das estruturas sindicais.Falando à TSF, Mário Nogueira, disse, ironizando, que iria fazer chegar a Alegre informação sobre a capacidade mobilizadora dos sindicatos, para que o deputado do PS "fique mais descansado".
E depois garantiu: "Com estes sindicatos, com esta pujança, representatividade, sindicalização e capacidade de promover a mobilização e unidade dos professores, penso que não são precisas mais palavras para perceber que os sindicatos em Portugal junto do sector dos professores são de facto muito representativos."»
.

Além dos «very-lights» perigosíssimos



Tudo por amor ao Benfica, claro...

.

domingo, novembro 16, 2008

Professores

O PS perdeu a tramontana em matéria de Educação. Dá que pensar: dirigentes do PS querem que na rua militantes do PS se engalfinhem com toda a gente em defesa de... Milu!
É tal a obsessão em salvar a face da ministra que vale tudo, até um levantamento popular? Mas não querem realmente resolver o problema que têm entre mãos em matéria de relacionamento com os professores? O que vejo é que, por um lado, a ministra não cede nada e por outro Sócrates lá vai dando uma aberturazinha. Mas depois leio esta... Um manual? Tipo 'Cartilha do Marialva'? Tipo Catecismo? Vão bugiar!
Para compelemento, leio estas notas de um «professorzeco» nos comentários dos Alertas Expresso de ontem.
E isso é mais que mau.
.

Mais um problema para Sócrates: menos votos, sobretudo se Alegre avançar com outra lista

Alegre está em reflexão e tem dificuldade em aceitar vir a integrar as listas do PS:
- ... não será candidato a deputado nas próximas legislativas?
- Dificilmente.
DN, hoje
.

sábado, novembro 15, 2008

Sócrates não pára!! Já vem aí o carro "Magalhães"

'NOVAS TECNOLOGIAS DO GOVERNO
Depois do sucesso com o computador Magalhães o governo de José Sócrates, acaba de lançar mais uma ideia inovadora. O carro Magalhães. Um carro acessível ao bolso de qualquer Português.'
Recebida agora mesmo por e-mail. Veja o modelo do carro aqui.
.

Eu estava lá



Na minha aldeia, o São Martinho vale pela Feira da véspera! Mas este ano a ASAE não quis que assim fosse. Estragou a festa e a GNR ajudou à festa. Meteram-se com o bar da Festa anual da aldeia e chatearam os comerciantes que animam a aldeia uma vez por ano.
O que ganhou com isso a ASAE? Nada.
E a GNR? Nadinha.
Mas perderam todos uma boa oportunidade de estarem quietinhos.
Fico muito preocupado porque uns senhores, a mando de outros senhores, conseguem ir a uma aldeola, abandonada lá longe no meio das serranias em todo o ano, e estragar o único dia diferente daquela gente de campo e de trabalho.
.
Um familiar meu fixou toda a história no seu recente blog - que, se assim for indo, promete...
.

Processos que o PCP levou ao Ministério Público relativamente à Câmara de Lisboa do tempo de Santana e Carmona

Num bate-papo aí mais abaixo, a propósito das responsabilidades de Santana, o meu amigo Guilherme Alves Coelho refere que alguns dos casos constituem graves ilegalidades.
Para recordar quem não se lembre, remeto para a lista desses casos que publiquei no blog de apoio aqui há uns meses. Pode consultá-la aqui.
.

O Bloco e a liberdade de opinar

.
Gostava que lesse com atenção isto: a peça principal e os comentários. Está em causa Sá Fernandes e as suas posições na CML alinhadas com Costa contra o BE - o que foi denunciado e bem por Pedro Soares, responsável nacional autárquico do BE. O que está escrito nos comentários por alguém presumivelmente arrigante e ligado ao BE, é um caso elucidativo. Apenas mais um. Uma pessoa qualquer, que nem assina, permite-se falar em nome do BE e permite-se afirmar altiva mas anonimamente que no BE há liberdade, que SF faz o que entende, e que Pedro Soares tem a liberdade de ter outra opinião... Tudo isto escrito desavergonhadamente e sem assinar... Supra-sumo da batata...
.

Revista de imprensa / País / Lisboa

.
Maioria absoluta? Não se perdeu agora: foi háum ano... Agora, as sondagens há muito que não passam dos 38%
João Pedro Henriques (DN) falou com vários dirigentes socialistas sobre a tese de António Costa, presidente da CML, de que os problemas da ministra com os profs podem custar a maioria absoluta ao PS. Não sei que diabo de tese é essa. Pois se já não se vislumbra em nenhuma sindagem desde há um ano qualquer maioria absoluta do PS... Mas enfim.
JPH falou com dirigentes. Os quais, corajosamente, dizem que concordam com Costa. Mas por favor não ponha aí o meu nome.
Esclarecido.
Concordo que a dificuldade de Ana Jorge na AR foi chata. Mas daí até uma substituição a 10 meses das eleições, conecendo-se Sócrates e a sua transmontano-beirã teoria do antes partir que torcer, não acho que o lugar de Ana Jorge esteja em causa.
Um pouco diferente será o caso de Severiano Teixeira. A tropa anda numa polvorosa. E o homem não tem mesmo jeito. Cavaco - que agora mete a palavra em tudo, já avisou.
Mas mesmo assim, duvido que Sócrates proceda a remodelação agora. Só se fosse possível um secretariozito de Estado assumir as culpas e pirar-se... Agora o ministro? Não me parece.
Mas lá que em próximo governo estes e mais dois ou três ministros e uma boa dúzia de secretários de Estado não entram, isso é garantido.
.
Manifestantes e PSP
Nem de propósito, cá está mais uma patada de um desses ministros, precisamente de Severiano: diz o Sol que a PSP deixa de revelar as suas contas para o número de manifestantes.
«Depois da ‘invasão’ de Lisboa por 100 mil docentes, em 8 de Março, cuja divulgação irritou o Governo, as ordens foram para não contabilizar números daqui para a frente».
Ou seja: o ministro reconhece que as manifestações são grandiosas. Ou seja: que os números são desfavoráveis ao governo, a PSP está ao serviço do governo, o governo instrumentaliza a PSP a favor do PS.
E querem que a PSP goste disto? De ser instrumentalizada?
.

sexta-feira, novembro 14, 2008

Registos de fecho de edição

.

.Ponte Chelas Barreiro
Costa não gosta daquele estudo de impacto ambiental. Por isso vai pôr à votação um parecer contra a Ponte. Parece confuso. Mas foi isto que se percebeu do que a SIC expôs sobre um artigo do Expresso que ainda não me aparece no site...

Não: já cá canta: vá aqui! A chamada para este assunto foi paginada em cima à esquerda. Clique para ampliar.
Convém recordar esta Resolução do Conselho de Ministros de 3 de Abril de 2008.
.
Governador Civil de Beja é um ás
Com uma simples declaração, ao mesmo tempo que dizia que o segredo é a alma do negócio, o homem chamado Manuel Monge estragou tudo: a uma simples pergunta de um jornalista desbroncou-se logo:
- Está a falar da Martifer?
- É dela que se fala...
Daí a pouco a empresa emitia um comunicado desmentindo qualquer interesse na mina de Aljustrel.
Grande político. Uma honra para quem o nomeou...
.
Cavaco não larga Sócrates
Nunca nenhum PR interferiu tanto na governação. Sei que ele se está a vingar no PS daquilo que Soares lhe fazia. Mas Soares parava na economia. Cavaco entra pela economia, pela tropa, pelos Açores, pela Educação, por todo o lado. Hoje foi a Educação e o bombo da festa foi a ministra... Nunca as mãos lhe doam.
.

Atenção ao Bairro Alto esta noite

.

SAPO
.