sexta-feira, setembro 01, 2006

Câmara de Lisboa, no dia
da «rentrée»
Pegar o boi pelos cornos

O ‘Público’ de hoje dá forte e feio na história das construções sem licença feitas por grandes urbanizadores tratados com favorecimento, no entender de José António Cerejo.
No suplemento ‘Imobiliário’, do mesmo jornal, é tratado, em duas páginas, o tema do dia na CML: a construção em altura.
Um tema que vai ocupar muitas páginas nos próximos tempos.
A revisão do PDM, mais uma escondida da oposição, vai ainda dar muito que falar.
São alguns belos temas no dia da «rentrée» informal da Câmara de Lisboa.
Vai ser uma boa «rentrée», visto que para trás estão coisas do peso do prédio da Infanta Santo, o ‘Norman Foster’ na Boavista e outras pequenas minudências…

No «JN» de hoje, também esta temática assume foros de tema forte.
Eis um pequeno respigo:

Gabriela Seara, vereadora da CML, PSD
«A vereadora do Urbanismo na Câmara Municipal de Lisboa, Gabriela Seara, já fez saber que pretende promover "um debate público como nunca se fez em Lisboa", que deverá pôr em confronto todos os argumentos pró e contra a construção de torres na cidade.»
(in ‘JN’, hoje)

Rita Magrinho, vereadora da CML, PCP
«A promessa de que haverá um amplo debate público não tranquiliza a vereadora do PCP, Rita Magrinho, que lembra o que tem estado a acontecer com a revisão do Plano Director Municipal (PDM). "O debate sobre a revisão do PDM está por fazer", diz, explicando que o prometido acompanhamento dos trabalhos por parte da Oposição foi "interrompido" e, "a partir de determinada altura, deixou de se fazer". É nesse âmbito que, em seu entender, tem de ser discutida a questão da construção em altura e não quando estão em causa projectos concretos. A autarca lembra que o PCP votou contra os termos de referência deste plano, por não aludir ao sistema de vistas e ao facto de ser uma zona sensível, de risco sísmico e inundável.»

(in ‘JN’, hoje)

-

Sem comentários: