sexta-feira, dezembro 15, 2006



Baixa de Lisboa
Só isso?
A montanha e o rato

Soube agora mesmo: Carmona e Maria José Nogueira Pinto vão dar uma conferência de imprensa (conjunta, sim) daqui por meia hora – certamente para se congratularem com isto que acabo de ler no Público on line': «Praça do Comércio também contemplada / Lisboa: Governo assume requalificação da frente ribeirinha entre Cais do Sodré e Santa Apolónia / 15.12.2006 - 16h09 / Lusa / O Governo manifestou-se hoje disponível para assegurar a requalificação da frente ribeirinha entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia e o reordenamento da Praça do Comércio, onde se encontram ministérios, no âmbito do projecto Baixa-Chiado, em Lisboa. O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, anunciou em conferência de imprensa que, de um vasto conjunto de medidas preconizadas para a revitalização da Baixa-Chiado, estas são as duas intervenções consideradas "viáveis e prioritárias" pelo Governo».

Mais adiante:
«(…) Nunes Correia propôs à CML a constituição de uma sociedade gestora, já prevista no plano apresentado pela autarquia lisboeta, participada pelo Estado em 60 por cento através do seu ministério e em 40 por cento pela CML. (…) O ministro disse ainda que o Estado contará com a colaboração da Parque Expo, à qual será "confiada a operacionalização das intervenções"».

Eu não me congratularia tanto. É que isto é muito curto. A Baixa precisa de muito mais do que a zona ribeirinha. Talvez em termos de trazer outra vez moradores para a Baixa – objectivo que devia ser central –, esta seja até a parcela menos significante, acho eu. Mais: e as verbas?
Mas, pronto, oxalá que sim, que se comece. No entanto, isto cheira-me tudo a fogo de artifício e pouco sumo. É que esta zona é exactamente aquela em que a responsabilidae é do Governo e em que só o Governo tem jurisdição, designadamente a célebre zona ribeirinha, da APL.
Não é estar a entalar a Câmara? Ou estou enganadérrimo?

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ó Zé Carlos estás a ficar velho eh eh eh - atão só agora é que soubestes? foste o último a divulgar a novidade, pá... da próxima vez, mais rapidez, ok?
um abraço

José Carlos Mendes disse...

:)

Não tou interessado nessa corrida, caro senhor.

Tou, sim, na Cidade.

Easy.

Ou apago o mapa.

José Carlos Mendes disse...

:)

Não tou interessado nessa corrida, caro senhor.

Tou, sim, na Cidade.

Easy.

Ou apago o mapa.