sábado, dezembro 16, 2006

.


Lisboa
Alegado tráfico de influências e sua divulgação
Coincidências ou antecipações?

Vamos por partes: hoje na imprensa aparecem duas versões e de duas origens aparentemdente diferentes sobre a mesma questão: a descoberta de que um director municipal da Câmara de Lisboa é afinal sócio e era director até há uns tempos da empresa que desenhou o tal loteamento da Lismarvila na Fábrica de Sabões que colide com o TGV.

Nisto, há vários assuntos misturados e que convém analisar em separado.

1ª questão

Um alto funcionário nomeado pelo Presidente da CML está ligado a uma empresa que está envolvida num escândalo? Investigue-se e no final tomem-se as medidas. Claro que ninguém sairá incólume se houver de facto – como tudo indica que haja – essa promiscuidade…
É grave.
É o escândalo desta semana. Ou já tinha havido e é o segundo? Não me lembro. É que na CML agora é assim: um a dois escândalos por semana – e não pára…

2ª questão

A divulgação meritória destes factos: aqui a coisa é outra e fia mais fino. Aparece por duas mãos: por Sá Fernandes e pelo Público numa investigação de José António Cerejo. Soube do comunicado de SF ontem ao fim da tarde por um jornalista. Ora ao fim da tarde o artigo de JAC já estaria paginado. Coincidência inédita e estranha? Talvez. Mais estranho: nem um nem o outro se referem ao outro. E o ‘Público’ nem reporta o comunicado de SF. Estranho, mesmo. De certeza que a investigação de JAC começou há semanas, se bem o conheço. E, cioso como é das suas investigações, só por algo inédito daria um trunfo fosse a quem fosse, mas a Sá Fernandes. Terá escorregado?

O que terá acontecido? Parceria, «traição» ou coincidência estranha?
Um doce a quem descobrir alguma coincidência entre, por um lado, as notícias doutros órgãos de comunicação social, por exemplo o ‘JN’ e a ‘Agência Financeira’ (fonte: José Sá Fernandes) e, por outro, a investigação de José António Cerejo trazida para a edição do ‘Público’ de hoje.
Parabéns!

Quanto ao alegado tráfico de influências, ligações estranhas, corrupção etc.: bem descoberto e bem divulgado.
Coisas para investigar e deixar claro.
A palavra à CML e aos eleitos do PSD.
Que diabo. Agora, tudo lhes acontece. Ultimamente, é azar: nada lhes corre bem. Mesmo esta coisa da Baixa é uma espécie de castanha que vai rebentar na boca, uma coisa que sabe a pouco ou mesmo de sabor amargo…

.

12 comentários:

Anónimo disse...

O que o preocupa mais a 1º. ou a 2º questão.

José Carlos Mendes disse...

Gostava de ver uma investigada e a outra clarinha como água...

Anónimo disse...

Cá está mais uma vez a necessidade de "atacar" o Vereador Sá Fernandes.
Num dos links está uma notícia em que não há sequer uma referência ao Vereador Sá Fernandes, na outra, o que diz é que o Vereador Sá Fernades interpelou o Presidente Carmona.
Ou o Sr. José Carlos Mende sabe mais do que o que diz ou não dá para perceber o "post"

Anónimo disse...

Ora cá está Josá Carlos Mendes no seu melhor estilo a atirar pedras "gratuitas" a Sá Fernandes...e implicitamente a implicar António José Cerejo na mesma insinuação...
E que tal preocupar-se um pouco mais com o PCP e as suas intervenções publicas (veja-se a tristeza franciscana que foi a intervenção de Ruben de Carvalho no tão badalado Pros e Contras)...
E quanto ao facto em questão pelos vistos o jornalista que o informou do CI de JSF fe-lo mal ou não lhe disse tudo...é que os dados, ao que eu apurei, que li todo o CI, resultaram de uma consulta ao processo NESSE mesmo dia pelo vereador, que SIM continua preocupado com este processo!...
Veja la se escolhe ouro alvo caro Sr. que este já está a ficar cansativo, chiça, que obsessão....

José Carlos Mendes disse...

Posso ter opinião sobre os actos públicos das figuras públicas todas, mesmo todas?

E isso sem que se pense que estou a atacar as pessoas, mas apenas os seus actos públicos?

Bom sinal, eu preocupar-me com Sá Fernandes...

José Carlos Mendes disse...

Um anónimo escreveu aí em cima: «Ou o Sr. José Carlos Mende sabe mais do que o que diz ou não dá para perceber o "post"».

Respondo só isto. sim, sei mais - bastante mais - do que escrevi no post, isso é claro.

Mas quem estiver perto de Sá Fernandes tb pode saber.

E, atenção: nem Sá Fernandes nem JA Cerejo são os meus alvos neste caso...

Por hoje, fico-me por aqui.

Um dia talvez conte a história na primeira página dp blog.

Anónimo disse...

todo este caso só deixa bem à vista a sede de protagonismo do vereador Sá Fernandes, que fgosta mesmo é de por a boca no trombone, mesmo que não tenha sido ele a descobrir as tramóias. patético

Anónimo disse...

todo este caso só deixa bem à vista a sede de protagonismo do vereador Sá Fernandes, que gosta mesmo é de por a boca no trombone, mesmo que não tenha sido ele a descobrir as tramóias. patético

José Carlos Mendes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Acho que assim não vale, Zé Carlos. Devias explicar-nos essa coisa toda. Assim, fica tudo em meias águas... O tal jornalista Cerejo é que investiga e o Sá Fernandes é que sai primeiro com um comunicado? É isso? Ou é ainda mais grave?
O que é que te impede de contares o que sabes?

Joana Castelo

Anónimo disse...

Só não entende qual a grande admiração que agora se tem sobre a ligação dos Jornalistas aos politicos e vice-versa. Onde pensam alguns "ingénuos" que osd jornalistas vão buscar as noticias. Elas certamente não caem do ceu. É claro que o cerejos ou a ana henriques ou qualquer jornalista que escreva noticias sobre Lisboa tem contactos priveligiados em todos os gabinetes e nos serviços da Camara. E repito EM TODOS os gabinetes. ou não será assim?

José Carlos Mendes disse...

Não é disso que se trata.

A mim (logo a mim) é k me vêm falar de contactos com jornalistas.

Bolas!!