segunda-feira, dezembro 18, 2006




Segurança rodoviária em Lisboa
Classificação de artérias da Cidade
Sugestão de organizações não-governamentais

Eis uma muito boa sugestão hoje apresentada à CML por organizações não-governamentais com o Forum Cidadania Lisboa à cabeça. A destinantaria directa é a Dra. Marina Ferreira, vereadora da Mobilidade: «A CML poderia classificar as artérias da cidade de Lisboa em matéria de segurança, ou seja, estabelecendo uma hierarquia em termos de perigosidade para os condutores e peões (indexando número de acidentes graves, etc.), mas também em termos do mau estado do pavimento (buracos, quedas de árvores, intervenções avulsas na via pública, etc.) e do tempo de atravessamento dos peões em passadeira com semáforos, por exemplo.
Assim, todos os condutores e peões de Lisboa passariam a saber de antemão informações preciosas em termos de prevenção rodoviária, especialmente naqueles casos em que o desconhecimento gera sinistralidade.
Essa classificação poderia ser feita mediante atribuição de estrelas, seria actualizada ao instante, e poderia estar disponível num "site" interactivo especialmente criado para o efeito, a municiar pelos parceiros institucionais e pelos cidadãos, condutores ou não.
A CML poderia levar a cabo essa iniciativa em conjunto com o Automóvel Clube de Portugal, a Direcção-Geral de Viação e a ACA-M, recorrendo a mecenas, inclusive».

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Por favor, amigo Mendes, não dê ideias dessas senão na proxima reestruturação lá criam uma Divisão de Classificação e Gestao (uma palavra tão usada) de Vias. Porque não? O departamento de tráfego é tão pequenino.