Atenção: vai haver mexidas nos radares: retirada de uns e colocação de outros. Li aqui. E, já agora, um alerta: no Túnel do Marquês há uma ratoeira do diabo com esta coisa dos 50 à hora. Já fui apanhado duas vezes. Evite você que lhe aconteça o mesmo. O problema é o seguinte: um cidadão vai ali em quarta, em direcção ao Marquês, despreocupado, olha para o velocímetro, está tudo bem: nos 50, cravadinhos. O motor toma conta: parece que não precisa de travar. Mas às tantas, 100 metros depois da saída de Capolide, eis que piso começa a descer vertiginosamente. Você não olha para a velocidade, mas o motor, sem que você acelere, desata a puxar pelo carro. Já vai a 57, 58, 60. Quando dá conta e trava... já é tarde: já foi caçado.
Tenha cuidado com isto. É mesmo uma ratoeira. Quando a descobri, já era tarde...
3 comentários:
A mim tb ja me aconteceu! multado a 55, essa velocidade estonteante! o truque é ir a 40 e com o pezinho no travao, para garantir.....
Mas bem que podiam aumentar o limite para 60... sp dá outra margem de manobra....
Ab!
Repito um comentário feito por mim no passado ano, em 22 de Agosto de 2007 às 17:19.
Dizia então:
"Acho bem que o assunto seja repensado pelo novo Executivo Municipal.
Reparo com agrado que a velocidade prevista de 50 km por hora para a Radial da Buraca é afinal de 80 Km por hora. A velocidade de 50 era realmente muito ridícula e era inferior à de 70, permitida sobre o tabuleiro da Ponte 25 de Abril, ou à imediatamente a seguir, antes do Aqueduto das Água Livres, onde o limite é de 80, numa curva e contra curva. A velocidade aqui é exagerada e está bem provado pelos embates visíveis no separador central e nos protectores laterais. Apesar de tudo, julgo ainda que a Radial da Buraca não me parece mais perigosa que o IC19, pelo que não creio que fosse demais aceitar o limite de 100 km nesse local. O limite teria que ser e é reduzido para 50 no entroncamento com a 2.ª. circular.
As vias onde foram colocados os controlos de velocidade são vias especiais, onde deveriam ser permitidas velocidades superiores aos 50 km por hora, porque são em geral vias rápidas urbanas: têm em geral vias separadas e até a maior parte delas os cruzamentos desnivelados e sem habitações a ladear as vias. Uma coisa é circular-se na extensão da Avenida EUA em Chelas ou na Avenida Infante Dom Henrique; outra é circular-se na Av. Almirante Reis, na Rua da Escola Politécnica, na Travessa das Flores, na Rua da Madalena ou na Rua do Alecrim, por exemplo.... É claro que nas últimas vias que indiquei não seriam detectados tantos infractores, mas uma coisa garanto eu: os que fossem “caçados” mereciam bem mais o castigo da multa!
Além disso, os limites poderiam ser variáveis, como na Ponte Vasco da Gama, os “placards” até o permitem: Já imaginaram o que é circular na Av. da República ou subir o túnel do Marquês a 50 Km por hora às 2 da madrugada? Será o mesmo que às 18h00? Qual foi o critério para a escolha das velocidades e dos locais a controlar?
Passei à dias com a minha mulher na estensão da Av. EUA, foi a 40 Km por hora. Não poderia ir no limite de 50 senão arriscava-me a ultrapassá-lo e a ser punido por isso; em alternativa teria que ir sempre a olhar pró contaquilometros em vez da estrada, o que acho também perigoso. O resultado foi logo o aviso da minha mulher de que não queria que a levasse por aquele caminho outra vez..."
Alguma coisa já mudou desde então, nomeadamente a velocidade entre o viaduto Duarte Pacheco e o Aqueduto das Águas Livres foi reduzida para 60 Km/hora (e muito bem). A velocidade na extensão em Chelas da Av. EUA terá aumentado para 80 Km/hora. Espero que as minhas outras críticas possam ter também acolhimento favorável.
As velocidades indicadas também devem ter uma tolerância de 10 Km/hora. Agora é de 5% e esse valor representa 2,5Km/hora quando é de 50 Km/hora.
Zé da Burra o Alentejano
E neste momento a margem continua a ser de 5% nos radares? Mas esses 5 % equivalem apenas á velocidade máxima de 50 Km/h ou aplica-se também quando os limites são de 80 km/h?
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