terça-feira, setembro 30, 2008

Casas dispersas - estudo ainda por pagar em parte, queixa-se a Lusófona

Lisboa: Estudo da Lusófona custou centenas de milhar de euros, câmara pagou parte - Universidade - Fonte: RTP Publicado há 13 horas - ...a autarquia cede terrenos para construção. Os casos mais polémicos já estão a ser investigados. Lisboa, 29 Set (Lusa) - A Câmara de Lisboa pagou parte do estudo sobre o património disperso da autarquia concluído há cerca de um ano...

1 comentário:

Anónimo disse...

PJ propõe acusações no caso Gebalis « Noticiário « Actualidade « Página Inicial |

Exclusivo Expresso

Câmara de Lisboa
PJ propõe acusações no caso Gebalis
Judiciária encontrou indícios de crimes na empresa que gere a habitação social em Lisboa. Investigadores sustentam que houve gestão danosa e propõem acusações.

Carlos Rodrigues Lima
17:37 | Quarta-feira, 1 de Out de 2008



Link permanente: x




Nuno Botelho
Este processo corre ao mesmo tempo que a investigação sobre a atribuição de casas pela autarquia
A Polícia Judiciária já entregou ao Ministério Público o relatório final da investigação à Gebalis, a empresa municipal que gere a habitação social em Lisboa. Segundo confirmou ao Expresso fonte oficial da PJ, os investigadores encontraram indícios de gestão danosa, propondo ao Ministério Público para avançar com acusações.

O processo está agora na 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa que irá decidir o desfecho do caso. Este processo corre paralelamente à investigação sobre a atribuição de casas pela autarquia, que já tem como arguidos Pedro Santana Lopes e Helena Lopes da Costa.

A investigação à empresa "Gebalis, Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa", iniciou-se em 2007 na sequência de um auditoria interna à empresa. Fraccionamentos da despesa em empreitadas, obras lançadas por concurso limitado e por ajuste directo foram algumas irregularidades apontadas.

A auditoria elaborada pela comissão avaliou em especial as obras lançadas entre 2001 e 2006 pela empresa municipal, responsável pela gestão dos bairros sociais. O resultado revelou má gestão e descontrolo dos custos das empreitadas.

O Expresso tentou apurar quantos arguidos foram constituídos no processo, mas tal ainda não foi possível