terça-feira, setembro 16, 2008

Saramago escreveu sobre Lisboa. O texto foi agora mostrado num sítio / site com o seu nome

José Saramago aderiu à blogosfera? Não, meus amigos. Pelo menos não no sentido em que andam para aí a bocanar nos jornais e nos telejornais. O blog de Saramago é uma página, mais uma, da sua escrita.
O único texto da autoria de Saramago, dos 4 que já lá cantam, é sobre Lisboa e reza assim nas primeiras linhas:
«Palavras para uma cidade
Tempo houve em que Lisboa não tinha esse nome. Chamavam-lhe Olisipo quando os Romanos ali chegaram, Olissibona quando a tomaram os Mouros, que logo deram em dizer Aschbouna, talvez porque não soubessem pronunciar a bárbara palavra. Quando, em 1147, depois de um cerco de três meses, os Mouros foram vencidos, o nome da cidade não mudou logo na hora seguinte: se aquele que iria ser o nosso primeiro rei enviou à família uma carta a anunciar o feito, o mais provável é que tenha escrito ao alto Aschbouna, 24 de Outubro, ou Olissibona, mas nunca Lisboa. Quando começou Lisboa a ser Lisboa de facto e de direito? Pelo menos alguns anos tiveram de passar antes que o novo nome nascesse, tal como para que os conquistadores Galegos começassem a tornar-se Portugueses…
».
E foi inserido também um texto de Pilar del Rio (assina apenas como Pilar). O texto é a apresentação do novo livro de Saramago, «A viagem do Elefante», já pronto e em breve nos escaparates.
.
NOTA
PARA ACEDER AO SITE DE SARAMAGO, SE POR ACASO APARECER A LEGENDA «SERVICE UNAVAILABLE», POR FAVOR, REGRESSE AO «LL» E VOLTE A CLICAR. EMPRINCÍPIO ABRIRÁ LOGO. SE NÃO, REPITA ATÉ ABRIR. JÁ ME ACONTECEU SÓ ABRIR À TERCEIRA. MAS NUNCA DEIXOU DE ABRIR.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem é que quer perder tempo com o site do Saramago? o homem é intragável...não sei como é que os espanhóis ainda o aturam

Anónimo disse...

a senhora maria josé prieto é intragável. Não sei como ainda há gente que a atura.

Anónimo disse...

Querido, Mário José, o sr só pode ser um comuna do pior para defender o nosso ilustre nobel, parece que o sr a atura senão não se tinha dado ao trabalho de defender o seu camarada, já agora leu alguma obra dele ou é só para ficar bem a defender o nobel?

Anónimo disse...

Assim é que é, Dr. Paulo!
Assim é que é, Dra Maria José.
Eles são o eixo do mal,
E viva Portugal