sexta-feira, julho 10, 2009

Por acaso já li isto umas dez vezes e não consigo perceber o título

.
É que, tirando aquela do «magnífico trabalho» (já que pela minha parte isso não é bem assim, mas admito que isso é sempre discutível: já vi melhjor e já vi pior), não vejo que, no presente quadro de candidaturas e sabendo-se o que se sabe sobre esta matéria e sobre as personalidades e enquadramentos envolvidos, nem sequer me surpreendem estas frases - ditas num quadro determinado, sublinho.
Isto vai fazer o furor das redacções hoje, mas sem sustentação, entendo eu... A notícia é da Lusa e dis assim:
.

Lisboa, 10 Jun (Lusa) - O prémio Nobel da Literatura José Saramago declarou hoje apoio à recandidatura do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), nas eleições autárquicas de 11 de Outubro.

"Espero que seja presidente por muitos anos mais. Espero que isso aconteça. Oxalá! Mas é preciso fazer com que isso aconteça. As coisas não acontecem por si mesmas. É preciso fazê-las acontecer", afirmou José Saramago.

"Espero que isso venha a suceder, a tempo de ganhar as eleições e a tempo de continuar o magnífico trabalho que tem vindo ser desenvolvido pelo Município de Lisboa", acrescentou.

.

Nota de actualização às 19 horas

Outra coisa já um pouco de cariz diferente e com outras envolventes, mas que em alguns aspectos se cruza com a notícia anterior, é esta, que acaba de ser inserida no 'Expresso':

O candidato do PS à Câmara de Lisboa, António Costa, aposta em conquistar eleitores à sua esquerda. A apresentação formal da candidatura será na segunda-feira, no Jardim de São Pedro de Alcântara, agora com Carlos do Carmo a mandatário. Paulo Paixão

E digo francamente: não acho que seja à esquerda que estejam os perigos para António Costa nem os riscos da sua continuidade. Mas ele é que sabe com que linhas se vai coser nos próximos anos. Se bem me lembro, os apelos a uma coligação já continham estes dois nomes na sua primeira edição... Interessante...


Nova actualização (sábado de manhã)

Leio no 'Público' o que disseram Ruben de Carvalho e Modesto Navarro. Assim: «(...) o candidato do PCP à presidência da câmara, Ruben de Carvalho, recorda que Saramago já havia defendido uma convergência de esquerda na cidade nas próximas autárquicas, e que as declarações de ontem não permitem concluir se houve "uma mudança de posição".

"Não estava lá e não sei em rigor quais é que as declarações foram", frisou ainda o actual vereador, acrescentando que Saramago "é inteiramente livre de manifestar todas as opiniões que entender". Mas não gostava de contar com o apoio do escritor? "A candidatura da CDU merece o apoio de todos os camaradas", comenta Ruben de Carvalho. De resto, entre os comunistas as reacções às declarações de Saramago primaram pelo silêncio. "Considero-o muito, portanto prefiro não comentar o que disse", reagiu o líder da bancada do PCP na assembleia municipal, Modesto Navarro. (...)»

.

14 comentários:

Anónimo disse...

se por acaso onde consta Antonio Costa, consta-se Ruben Carvalho,
já percebias.Percebeste?

Anónimo disse...

Não bastava o Saramago. Também tinha que vir o fadista.
É azar, não é?
Ou será outra coisa?

Anónimo disse...

Gosto deste blogue mas, por vezes, fico preocupado com a saude do autor, tantas as contradições, tanta a cegueira.
Será mentira que a sua estratégia - e do PCP, claro - é a de escancarar as portas à direita na CML? E outro tanto no governo?
Será mentira que a estratégia do PCP passa sempre por "quando pior, melhor", sem darem um passo positivo na ajuda da resolução de muitos dos problemas do país?

José Carlos Mendes disse...

É claro que isso é obsessão. E muito repetida, já. De vez em quando lá vem essa de eu preferir a direita.
Uma grande mentira e uma ofensa pessoal enorme, digo-o francamente.
Mas em que cabeça cabe que prefiro Santana a Costa (é só ler-me por aí abaixo)? Só porque tenho os olhos abertos e só porque aviso que Santana se ri de cada tiro no pé dado por António Costa? Deviam era agradecer-me, ler-me bem, dar-me atenção e... já agora, seguir algumas das minhas opiniões. Lucravam mais e Santana ria-se menos.
Passo o tempo a escrever alertas a António Costa no sentido de não desperdiçar votos e a escrever que cada voto conta. Alguma vez escrevi isso a Santana?
Passo o tempo a expor as misérias e trapalhadas do tempo de Santana e do PSD, já com 65 processos às costas na Judiciária e já 13 arguidos no seu rol.
A pior gestão desde a implantação da República, segundo sei.
Basta de provocações.
Eu sou este.
Tudo o resto é paranóia anti-comunista.
Onde se pode ir tirar a ideia de que eu prefiro a direita? Mas onde?
Julgo que isso só pode ser provocação de alguém da direita mesmo.
Porque isso me ofende e ofende uma vida de mais de 40 anos a lutar pelos meus ideais em escrita publicada.
São grandes ofensas, essas.
Portanto, basta.
Basta de ofensas.
Passo a apagar. Ponto.

Anónimo disse...

Paranoia anti-comunista?
Dá para rir.
Ajudar António Costa é sua intenção?
Gargalhada!

Anónimo disse...

Fiz em tempos uma observação sobre a Gebalis e a resposta (não sei de do autor do Blog...) foi que o PSL e o AC eram a mesma coisa.É muito difícil perceber isso, especialmente para quem trabalha naquela empresa que, se o PSL lá chegar, corre o risco de ser encerrada.Então quem terá o empregozinho garantido serão os do costume...
E olhe que sou tão anti-comunista paranoico como tantos outros ( Saramago e Fadista...)

Anónimo disse...

QUAL ESQUERDA?

Onde é que politica do PS é de esquerda?

Fechou os concursos, meteu precários na rua, privatizou tudo o que é espaços verdes e prepara os residuos sólidos...

Esquerda? Isto? Quero lá saber do que fazem carlos do carmo e saramago...

Se o PCP se aliar ao PS de Costa, QUEM SAI DO PCP SOU EU.

José Carlos Mendes disse...

Gebalis.
Lembro-me bem desse comentário maluco de um leitor e da resposta que levou depois.
O editor do blog assina sempre.

Anónimo disse...

A natureza do ser Humano é mesmo malévola. O Saramago percebo. Recebeu a Casa dos Biscos da maõ do PS de A. Costa. As coisas pagam-se. Quanto ao Carlos do Carmo, devo vir a perceber depois.

Anónimo disse...

A Casa dos Bicos...

Foi um Bico de obra.

Anónimo disse...

E, de repente, sem mais, Saramago deixou de ser o maior. É apenas um militante (por quanto tempo?) que não segue a orientação do Partido.

Anónimo disse...

De facto é como se diz neste ultimo comentário, ao que o Homem chega. O seu ensaio pela Lucidez, defendia o voto em branco. Agora no Costa.

Se o Santana lhe der o Castelo de São jorge para fundação, estará certamente com ele e com o Sousa Lara.

Anónimo disse...

não é só o tremendo sectarismo que os anónimos da cdu vão oferecendo a todos os que não pensam como els, mais grave é ódio, a suspeição, a ignorancia e as mentiras que vão lançando sobre todos.

Anónimo disse...

Há um anónimo que comenta o "ensaio sobre a lucidez". Permita-me dizer-lhe que não é correcta a sua leitura.