terça-feira, fevereiro 12, 2008

TTT Lisboa / outra margem

Travessia: «Chelas-Barreiro», diz Costa - Portugal Diário - 8 horas atrás - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, afirmou, esta terça-feira, que qualquer das hipóteses, para a nova ponte sobre o Tejo, «conforme estão ...

2 comentários:

Anónimo disse...

Defendo uma travessia ferroviária para o TGV e outros comboios, entre Montijo e Chelas, por ser mais curta do que no Barreiro, e uma outra só rodoviária entre Algés e a Trafaria e Algés. Essa nova travessia rodoviária retiraria certamente bastantes veículos automóveis da ponte 25 de Abril, que ficaria assim disponível para receber o trânsito que já hoje utiliza a Vasco da Gama dada a saturação da 25 de Abril.

O trânsito do novo aeroporto far-se-ia assim, sobretudo pela ponte Vasco da Gama, já existente no Montijo, e que ficaria aliviada porque uma parte do seu actual trânsito transitaria para a 25 de Abril ou deixaria simplesmente existir porque os actuais utentes passariam a utilizar o comboio suburbano que servirá também o novo aeroporto de Alcochete.

A travessia em Algés poderá ser por ponte ou por túnel, mas a ser feita por ponte terá quer ser tão ou mais alta que a 25 de Abril. Por isso a melhor escolha deverá ser certamente o túnel, que daria seguimento à CRIL que termina de forma abrupta em Algés numa rotunda.

Espero que esta alternativa também seja estudada.

Zé da Burra o Alentejano

Anónimo disse...

Caro Zé da Burra

Este é um assunto sério. Hoje, domingo de Páscoa, milhares de automobilistas fazem quilómetros bicha para regressar a Lisboa.

Mas repara:

O Barreiro já tem uma ponte em crédito. A PVG era para ser construída no Barreiro. Mas o Lobie do Betão e do Alcatrão foi mais forte. A Lusoponte e o seu Viegas ganharam.
O país perdeu.
Não resolveu o problema dos congestionamentos na P25A. Não resolveu a ligação Norte-Sul (Prova: A construção da Ponte Benavente-Santarém para ligar a A1 com a A2).
Não resolveu o problema das ligações ferroviárias. A Via Férrea implantada na P25A acrescenta +30m no tempo de viagem para Alentejo e Algarve.
Agora o "seu" Viegas esfalfa-se para conseguir que o Montijo ganhe +2 Pontes, uma Beato-Montijo só ferroviária, outra Montijo-Barreiro que tem dias, num dia é Ferroviária, no dia seguinte é Rodoviária. Mas, como a construção do NAL e da Base Logística do Poceirão gerarão mais tráfego, terá de ser construída + 1 travessia (Algés-Trafaria).

Isto é 3 Travessias em vez de 1.
Já começa a perceber o que faz correr o passarão do Viegas?
É claro que os patrões facturarão muito mais em 3 travessias do que numa única travessia.

O Zé da Burra é contribuinte? Eu também.

Adivinhe então quem pagará as travessias Ferroviárias Beato-Montijo e Montijo-Barreiro?
O Zé, claro! ou seja, o OGE.
Uma Ponte Integrada de Lisboa a Chelas será paga pelas Portagens (60 a 90% em 10 anos de exploração!)

Por outro lado, com a desindustrialização, com o desinvestimento provocadas pela descolonização e pela apressada adesão à CE, o Barreiro definha.
Perde habitantes.
As Zonas antigas transformam-se em Cidades Fantasma.
Desertas.

Como inverter a situação?
-Promover a instalação de novas indústrias no Barreiro!
Certo!
Mas quem será o estúpido que vem instalar indústrias no Barreiro se, para recolher matérias primas ou entregar produtos manufacturados terá de gastar +50 Km por viagem?
Zé da Burra:
Não sei se reparaste! A Linha Férrea para as Praias do Sado sai do Barreiro (Sul e Sueste) e passa no Lavradio. A Linha que leva o combóio até ao Alentejo e Algarve passa na Penalva.
- Então porque é que o Viegas quer levar os combóios para o Montijo? Que não tem qualquer linha de Combóio? (O Ramal Montijo-Pinhal Novo já morreu!)
E já imaginaste o que será o Montijo com a amarração de 3 Pontes em duplo V? (PVG, Beato-Montijo e Barreiro-Montijo)!
E aceites que se feche a Baía da Moita/Rosário com este labirinto de Pontes Transversais e Longitudinais?

Lutei para que o Aeroporto viesse para para Alcochete. Era a solução que melhor servia o Distrito de Serúbal, Alentejo e Algarve.

Estou certo de que a Ponte Rodo-Ferroviária Barreiro-Chelas servirá muito melhor o País, a Zona Sul e a Península de Setúbal.

Os meus cumprimentos

DroMedÁRIO Lino