Os moradores do Bairro da Liberdade têm sido muito mal tratados pelo PS, pelo PSD e pelo Bloco na CML.
Mas muitos fazem muito sururu e deitam muita poeira ao ar com isto...
O PCP entende que é mais do que tempo de se encaminharem para soluções de realojamento os moradores em casas de risco no Bairro da Liberdade. Em Nota hoje divulgada, reforça-se a ideia de que «nem o PSD nem o PS (-BE) podem assobiar para o ar ou sacudir a água deste problema.
Dada a especial insegurança da encosta, a primeira decisão, que é da total responsabilidade da maioria PS-BE, deve, no entender do PCP, garantir as alternativas de realojamento dos moradores que habitam casas de maior risco.»
A Nota encontra-se transcrita na íntegra aqui.
5 comentários:
boa boa só se safam o CDS e o PCP claro o PCP sempre sem qualquer tipo de responsabilidades, até está na CML á 2 meses
lol! pois! que lata!
É preciso ter lata o PCP que esteve na Camara 10 anos porque não resolveu este caso
Caros amigos não recebi mandato de ninguém para vir aqui em defesa do PCP, mas cada um deve falar do que sabe.
Nesta situação, nada simples de resolução, julgo que a essência do problema não está na posição que o PCP agora toma relativamente ao problema. Na altura da coligação as zonas que foram evacuadas, por sinal, por uma boa causa pública (construção do eixo norte/sul)ainda havia política de habitação e bolsa para alojamento social para dar resposta à quantidade de famílias aqui envolvidas.
Em minha opinião, o problema está na situação criada. Concretamente, Santana Lopes e su muchacha Helena Lopes da Costa enveredaram numa direcção, Carmona e su hermana Gabriela Seara fizeram tábua rasa da posição política anterior e pumba! viraram 180º. Passados uns meses, entra António Costa e su compadre Manuel Salgado e zás! Querem outra coisa! Isto para não falar das promessas dos presidentes de junta à mistura, em matéria que sabem, que só o executivo camarário tem poder de decisão. Acho que são inconscientes ao ponto de pensar que afirmando ao povo que serão realojados às expensas da câmara, lhes minimizará as queixas e trará mais uns votos nas proximas eleições.
Não estou aqui a por em causa a legitimidade que cada executivo tem para mudar a direcção da resolução da coisa, que como digo julgo que é complexa. O cerne da coisa está em que deveria haver alguém para dar a cara e explicar as mudanças a quem ali mora e que incorre na possível perda de vida.
É obvio que com tanta viragem a população não confia e acha que o problema não é as suas vidas, que estão em causa, mas sim a má governação verificada ao longo do tempo.
(Aqui vai a farpa para o executivo presente) Onde está aqui a Gestão participativa ?! Será que deve ficar pelas reuniões com as Juntas de freguesia? Em situações como esta é que elas são por demais pertinentes. Infelizmente este caso, não se compadece com o brincar à gestão local e encará-la como trampolim para mais altos vôos. E aqui não é problema da articulação dos serviços, porque esses vão alertando para a coisa, mas sim no peso da responsabilidade da mudança da decisão estratégica (ora se diz que se estabiliza para recuperar, ora se estabiliza para construir de novo, ora se estabiliza para fazer espaço verde..) estas decisões competem aos políticos e quem ali mora tem todo o direito de saber por quem decide a razão da mudança! Estas coisas não se compadecem com procedimentos administrativos de mandados de evacuação e ameaças coercivas. É claro que são feitas de acordo com a lei mas no meio de tanta confusão as pessoas não as entendem.
Há que explicar o problema, a razão de mudança de planos e discutir as soluções possíveis, cara a cara e com todos os parceiros envolvidos no problema, concretamente, público, politicos e serviços.
Se algum dia aquela gente vier toda ribanceira abaixo, em conjunto com as casas onde moram o que se vai fazer ? Pumba inquérito aos serviços ! Os politicos ? Esses passam à margem do problema! Ele até veio do(s) mandato(s) anterior(es)...Ai Lisboa "(Portugal) dar-te conselhos é bem pouco original" e parafraseando de novo o Godinho (o Sérgio não o Rui (senão ainda dizem que é o PCP que me paga para andar aqui a comentar, ehehehe) Infelizmente tenho a mania de ser como o Casimiro, ver as coisas bem por dentro, com um olho no meio da testa!!! :). E desculpem aqueles que tiveram paciência para ler o desabafo até ao fim.
olha que para quem vem aqui muito descontraidamente falar deste assunto, até parece que não és do PCP não senhora e eu sou o Pai Natal ohohoh
Enviar um comentário