quarta-feira, outubro 11, 2006


Lisboa
Coitadinhas das arvorezinhas da Cidade
Gostam tanto delas!

Espero que se acredite (e transparece no que escrevo) que a Natureza me impõe o maior respeito. Já a hipocrisia não. Sobretudo quando disfarçada de coisa linda.
Lembram-se da anedota do «coitadinho do crocodilo»? Pois foi o que me lembraram logo os comentários feitos neste blog em defesa da retirada de propaganda da União dos Sindicatos de Lisboa de vários pontos da Cidade. «Coitadinhas das arvorezinas» - é o que querem que eu pense que eles pensam. Mas os factos, senhores?
Em resposta a tais comentários, era minha intenção colocar aqui uma foto da destruição do Parque da Bela Vista já por duas vezes para o Rock in Rio (era um espectáculo de equipamento, com milhentas árvores e zonas verdes a dar com um pau, inaugurado há meia dúzia de anos e que custou milhões ao erário municipal) ou falar aqui das árvores únicas do Jardim Botânico que vão ser postas em causa pelas obras previstas para o Parque Mayer – embora a lei obrigue a uma faixa de protecção de 50... São dois exemplos em que as arvorezinhas não foram assim tão estimadinhas...
Duas leituras de hoje
Mas acabo por recomendar duas leituras de hoje mesmo. É mais actual. (Mas não mais importante). São elas: a peça «Fundamentalismo», no
LxAutárquicas, sobre esta matéria e a carta inserida hoje no Cidadania LX, ssinada pelo Fórum, pela Quercus e pela Lisboa Verde. Chamo a especial atenção para este parágrafo: «É totalmente desnecessário o abate de qualquer árvore no jardim, pelo que consideramos ridícula a notícia de que terão que ser abatidas 40 árvores; quando o que na realidade deve ser feito é a plantação de mais árvores e o tratamento (não confundir com abate!) das existentes».
Não há almoços grátis
Já agora, chamo a atenção para a foto que ilustra este post. Lembram-se da magnitude de uma empresa que fez a limpeza do Jardim do Campo Grande? Pois ela é nem mais nem menos do que a tal que está contratada pela CML para monitorizar os serviços e as aquisições. A tal para a qual se borrifaram ostensivamente os serviços de aluguer ALD etc. de viaturas para a câmara. Chama-se Deloitte & Touch Quality Firm. Eu sabia que não havia almoços grátis.
Concluo
... que a realidade é sempre mais forte do que a ficção.

.

6 comentários:

Anónimo disse...

Oh! S e fosse só isso.
JCM, nem te lembraste de mais duas das boas, em matéria de ambiente na Cidade de Lisboa:
1. só fizeram estudo de impacto ambiental do Túnel do Marquês porque o Tribunal os obrigou;
2. nunca vi a CML m,andar vir com o Metro pela desgraçada obra de Santa Engrácia que já destruiu mais de um terço da Alameda Afonso Henriques.

Aí não se preocupam eles em marcar posição. São só os pendões da CGTP é que dão cabo do Ambiente em Lisboa...

Anónimo disse...

Arvores logo nas Arvores,li algures por aqui.Vâo ver como a CAMARA MUNICIPAL DE LISBOA trata as suas próprias ARVORES.visitem os viveiros da CML VEJAM.Pimentira,AV:BERLIM,Monsanto, Vila Correia,Etc.Etc.Etc.MAIS ninguem conhece a CML COMO OS funcionàrios.

Anónimo disse...

Mas a CGTP colocou ou não faixas presas às árvores? Isso é legítimo e responsável ou não?

A CGTP não devia ser uma organização exemplar no respeito pelos outros? Então porque polui o espaço que é de todos?

Anónimo disse...

E quem paga a remoção do lixo deixado pela CGTP?

É que eles não a retiram. Deixam aquela imensidão de faixas por toda a cidade ao abandono e a Câmara que a retire...

Anónimo disse...

Olha este. Anda a espalhar esta do lixo por todos os blogs.

Tão preocupadinho.

Agora mesmo lhe respondi noutro lado que olhe mas é para as toneladas de lixo que os empreiteiros espalham pela cidade todas as noites. Mas isso ele acha normal.

Mas eu acho que a USL e a CGTP nem sequer recusam recolher os pendões. A guerra foi desencadeada pela CML e não pelos siondicatos.

Não disfarcem. É isto que se passa.

Anónimo disse...

Mas prender faixas às árvores é correcto ou incorrecto?

É que é isso que faz a CGTP...

Já agora, parece que outras organizações sindicais já foram alertadas e na altura, de imediato acederam a retirar... Porque é que só a CGTP insiste na falta de civismo?