quarta-feira, setembro 17, 2008

Afinal, o Governo cede

Todos os dias há um ou mais episódios em que o Governo, tendo antes feito peito ao PR, acaba por rever a sua posição. Hoje na imprensa já são duas. O PS tinha feito frente ao PR mas já amoleceu: PS está a reponderar Estatuto dos Açores "O tempo é bom conselheiro". Quem o diz é Ricardo Rodrigues, vice-presidente da bancada parlamentar do PS, ao admitir que o partido está a ponderar os argumentos que têm vindo a ser públicos sobre o estatuto político-administrativo dos Açores, entre os quais se conta o do socialista António Vitorino que, na segunda-feira, subscreveu as dúvidas de Cavaco Silva sobre a questão dos poderes presidenciais. (...)
Agora é na Educação e na questão do 12º ano: Educação: Governo admite mudar lei para garantir 12º ano obrigatório até 2009 - Fonte: Diário Económico - Publicado há 7 horas - ...transferência de competências na educação até ao 9º ano. Mais dez autarquias deverão seguir o exemplo até ao final da semana. Lisboa e Porto, as duas maiores câmaras do país, para já não vão aderir ao projecto porque não têm condições. (...)
E o PR não pára: ainda hoje os jornais se fazem eco de mais duas: 1) Cavaco Silva dá razão ao PG-R por um lado e, por outro, 2) o PR «apela a que Governo e juízes se entendam». Recordo que o Presidente do Supremo veio reclamar mais ordenados para os juízes, função sindical mas com justificação política (qualidade da justiça «para impedir outros problemas» - e quando a jornalista lhe pede para explicar, Noronha diz apenas que não diz mais por ora).
Coitado de Sócrates, repito. A esta hora está farto de amaldiçoar a tal «convergência e cooperação estratégica». Digo eu.

Sem comentários: