sexta-feira, setembro 26, 2008

Campanha de branqueamento

Francisco Almeida Leite insiste em indexar a atribuição de casa por Helena Lopes da Costa ao nome de João Soares. Como se HLC estivesse a fazer um favor ao ex-presidente da atarquia... Onde é que este homem aprendeu a fazer jornalismo. É que ele insiste, insiste, insiste. Todos os dias. Hoje também. Lá está escrito mais uma vez que em 2004, no tempo de Santana, foi atribuída uma casa aos pais do «antigo telefonista de João Soares». Depois esta expressão: antigo telefonista de João Soares - como se o funcionário estivesse especialmente próximo, digamos, no Gabinete da Presidência... Isto é descaradamente uma campanha de poeira ar ar para esconder ou amortecer junto da opinião pública o facto de os arguidos serem oputros: Santana, Helena e Miguel - todos do PSD, todos da equipa de Sanana. Está na cara que assim é. Oops!

16 comentários:

Anónimo disse...

E a Ana Sara Brito é de que partido? De que equipa? de que coligação?

Anónimo disse...

Se a Vereadora tivesse vergonha na cara demitia-se

Anónimo disse...

Vereadora da CML não explica como obteve casa camarária
26.09.2008, Ana Henriques
A vereadora da Habitação e da Acção Social da Câmara de Lisboa, a socialista Ana Sara Brito, não explicou até ao fecho desta edição (21 horas) em que circunstâncias ocupou uma casa da autarquia durante 20 anos com uma renda de 146 euros.
O imóvel em causa é um segundo andar na Rua do Salitre, que a câmara lhe entregou em 1987, era Ana Sara Brito vereadora da Acção Social pela primeira vez e Abecasis presidente da autarquia. Terá então entregue uma casa a si própria? "Sou amigo dela e tenho a certeza que não o fez", responde o deputado Vasco Franco, à altura seu colega na vereação.
Um colaborador de Abecasis tem uma ideia vaga de o presidente da câmara ter decidido colocar a casa à disposição da vereadora, "que era então uma pessoa remediada e humilde". Também pode ter sucedido a casa ter chegado à posse do município já com Ana Sara Brito como inquilina, que teria, nesse caso, arrendado o imóvel ao particular que o detinha antes.
O PÚBLICO tentou, durante todo o dia de ontem, obter esclarecimentos por parte da autarca, sem sucesso: esteve sempre "em reunião". Divulgado pelo Diário de Notícias, o caso causou estupefacção na autarquia, onde Ana Sara Brito, que presidiu à Junta de Freguesia da Encarnação durante vários anos e foi apoiante de Manuel Alegre, é tida como uma pessoa de grande verticalidade. Alguma da correspondência do movimento de cidadania lançado por Manuel Alegre em 2006 tinha no endereço a morada da casa da Rua do Salitre.
Vasco Franco garante que nunca soube que Ana Sara Brito morava num fogo da câmara. Mas lamenta que "a situação seja vista à luz dos critérios de atribuição de casa usados hoje", segundo ele diferentes dos de há 20 anos. Na altura, as habitações de que a câmara era proprietária nem sempre se destinavam aos mais carenciados.
Para esses, a autarquia tinha os bairros sociais. A atribuição dos restantes fogos - o da Rua do Salitre, por exemplo - era, como ainda é hoje, discricionária. Chegou a servir para a câmara cativar quadros que doutra forma iriam trabalhar para outro lado. O voluntarismo que caracterizava Abecasis também pode ajudar a explicar favorecimentos que terão beneficiado muitas dezenas de pessoas que não necessitavam de apoio económico. Enfermeira de profissão, Ana Sara Brito só entregou à câmara a chave da casa em questão no final do ano passado, meses depois de ter voltado a ser vereadora da Acção Social.
146
euros é o valor da renda paga pela autarca lisboeta por uma casa no centro da cidade, um segundo andar da Rua do Salitre

Anónimo disse...

Vai a ver-se e a culpa ainda é do Abecassis...

A vereadora "vertical" nem sabia...

E o António Costa do Rigor caladinho... á! e o Sá fernandes não diz nada?!

Anónimo disse...

A casa foi adquirida pela Câmara no tempo de Abecassis. Só depois a casa foi dada à Vereadora. O ex-vereador Vasco Franco não pode dizer que não sabia, andou distrádo(?) Foi muito comentado na altura e dado que a casa era de grande valor económico era uma casa grande , no centro de Lisboa, a justificação na altura era o facto de ter de se encontrar habitação condigna, ao cargo de vereadora. Quanto a essa dos quadros terem uma casa para se fixarem á Câmara, só para rir. Se encontrarem algum exemplo digam.

Anónimo disse...

E do que é que estão à esoera para falar na pouca vergonha que foi a gebalis com o PSD? A vereadora Lopes da Costa tinha lá um boy que lhe fazia os fretes. Vejam o que se passou na gebalis nessa altura. Esse boy era o Vereador Lipari Pinto que depois também foi vereador da habitação e já tinha sido ensinado pela vereadora Helena. Entre empregos e casa tudo servia

Anónimo disse...

tanta coisa só para dizer que o PS é igual ao PSD nas trafulhices, como se alguém não soubesse que são iguais.

Anónimo disse...

E ninguém fala na casa com três pisos que foi dada pelo então Dr João Soares, à directora do DAGAI,Maria do Rosário Santos?? e que até hoje ela continua a habitar?

Anónimo disse...

Bom aí então têm muito que falar
Ele é Arquivo da Câmara, Paços do Concelho, Quinta Pedagógica, Casa de Monsanto.
Essa Senhora tem a maior folha de serviço que algum vez se viu. Se houvesse vontade de apurar responsbilidades muita coisa se teria visto . Mas não há

Anónimo disse...

Isto só prova o grande nível do António Costa. Enquanto o J Soares dava casa à sua directora Maria do Rosário e ao seu sucessor J Bastos, a HL da Costa entregava a chave de um apartamento à directora Rosa Sampaio, o A Costa convidou a Ana S Brito para a lista de vereadores quando teve a certeza de que ela já não precisava de casa da câmara. Isto é que é inteligência! Ou como dizia o saudoso mister: "E o burro sou eu???"

Anónimo disse...

"Um colaborador de Abecasis tem uma ideia vaga de o presidente da câmara ter decidido colocar a casa à disposição da vereadora, "que era então uma pessoa remediada e humilde"
Perguntar não ofende: será que entregou a chave de casa por já não ser uma pessoa remediada e humilde?
Abecassis amigo, o povo está contigo!
Lá onde estiveres, de certeza que te estás a rir, enquanto dás umas passas no teu fiel Ritz...

Anónimo disse...

A quem é que a Câmara entregou a casa da rua do Salitre? Querem ver que rebenta outra bomba!? Fónix! Que isto qualquer dia está pior que o Iraque!

Anónimo disse...

A propósito da casa da Maria do Rosário Santos,convinha que a PJ fosse lá fazer uma visitinha....Tapetes, móveis, objectos pertencentes ao Património Municipal etc. etc.O que é engraçado é que esta "Senhora"foi proposta pelo actual director municipal da cultura, para ser directora do Departamento de Bibliotecas e Arquivos!Vá lá que o Dr António Costa não estava distraído!!!!

Anónimo disse...

Tás enganado, meu! O António Costa tava mesmo distraído e assinou o despacho de nomeação da Dr.ª Maria do Rosário. Mas ainda foi a tempo de não o publicar no diário municipal!

Anónimo disse...

e quando é que se investigam as entradas da malta do ps na gebalis (com a helena e o lipari) e agora com o cintra? São às dezenas inclusive a mulher do cintra também lá entrou antes de ir para a cml e já depois da entrada do costa na cml.

Anónimo disse...

autarcas ps e mulhes também lá entram