quinta-feira, julho 13, 2006

Carris: menos carreiras, pior serviço, tudo mais caro!

Já se deu conta disto?
«Transportes em Lisboa: piores e mais caros», diz o PCP de Lisboa em comunicado de ontem. E explicita que, ao utilizar falsas justificações para os aumentos de preços e para as reduções de carreiras e supressão de outras (37 alterações, todas em prejuízo dos moradores), a Carris está a piorar os transportes em Lisboa. E sem justificações válidas, ao contrário do que a Carris afirma. O PCP não hesita em afirmar:

«A Carris está a mentir»

De facto, as linhas de Metro que se referem nos documentos da Carris ainda nem existem nem se sabe quando estarão operativas. Mas à pala disso, a Carris diz que corta já nas suas carreiras.
Argumento mais abstruso, não podiam inventar, aquelas luminárias. Eis o texto:

«Governo PS e Carris:
menos carreiras, pior serviço, tudo mais caro!»

«O Governo do PS e a Carris querem alterar e suprimir carreiras prejudicando ainda mais os utentes.
Com a desculpa de que daqui por uns anos haverá mais linhas de Metro, a Carris está a pretender alterar negativamente o seu serviço.
O PCP alerta a população e as forças políticas para duas situações: essa fundamentação é injustificada e ilegal; as consequências são muito gravosas, porque muitos bairros ficam prejudicados nas ligações, e porque aos fins-de-semana deixam de ter carreiras, bem como à noite.

Pagar mais por menos serviço

Resultado: as pessoas têm de pagar mais pelos passes, porque em muitos casos passam de tarifa urbana a tarifa suburbana; à noite e ao fim-de-semana, para se deslocarem têm de usar outro transporte porque não há autocarros da Carris; e, se tiver carro próprio e dinheiro, deslocar-se na sua viatura, com as consequências que se sabe: mais despesa e poluição.
As populações mais prejudicadas, em Lisboa e nos arredores, são, entre outras, as que residem nos seguintes locais: Ajuda, Alcântara, Campolide, Ameixoeira, Carnide, Marvila, Damaia, Moscavide, Odivelas…
Pagar mais por menos e pior serviço: é o que o Governo e a Carris querem fazer a Lisboa e localidades limítrofes.
O que faz falta é uma Autoridade Metropolitana de Transportes, cujo parecer seja vinculativo!

A Carris está a mentir

Diz a Carris que faz estas alterações porque a Linha Azul do Metro vai ser prolongada até Santa Apolónia; que a Linha Vermelha vai ser prolongada até Campolide e até ao Aeroporto; que vai ser normalizado o serviço fluvial nos terminais do Cais do Sodré e Terreiro do Paço; e porque vai ser reaberto o Túnel do Rossio.
Só não diz é quando é que tudo isso vai acontecer... Não diz, porque não pode. Porque ninguém sabe… Há obras destas que ainda nem foram adjudicadas… E são obras que levam vários anos!
Ou seja: a Carris está a mentir. A Carris, de facto, quer suprimir carreiras e aumentar os seus lucros, como sempre tem feito, penalizando os utentes, como sempre tem feito e como as populações da Ajuda (e outras) tantas vezes têm denunciado.
O PCP apela às populações para que continuem a lutar pelos seus direitos de mobilidade. Esta política economicista do Governo é negativa para os utentes.»

4 comentários:

Anónimo disse...

Então e as listas? Ainda não vi o meu valor pá!

Anónimo disse...

Privatizem essa me**a!! Acabava-se logo essas manias. Vejam a Vimeca. É um bom exemplo a seguir!!

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»