sexta-feira, julho 21, 2006

Lisboa, menina matreira!

As dívidas da CML e os truques

Quem julga saber que a dívida da CML é de x por ter lido nos documentos oficiais ou nos jornais, desengane-se. A dívida real é muito maior. Mas sempre muito maior do que a dívida oficial. E os números da dívida, nos papéis oficiais aparecem quase sempre truncados porque se separa a de curto prazo das restantes.
E mesmo assim, consideradas todas essas vicissitudes, resta ainda a magna questão dos truques. Que são muitos e a gosto, variando de serviço para serviço, de pelouro para pelouro. Mas que visam sempre uma e mesma coisa: camuflar a realidade...
Eis alguns, apenas alguns desses truques: só os mais «useiros e vezeiros»: aqueles de que os funcionários mais se queixam...


Truque nº 1
Dirigentes para funcionários: Faça primeiro que eu despacho depois. A contra-gosto, o funcionário faz, porque tem de fazer. Mas já sabe o que se segue: um calvário de regularizações, atrasos nos pagamentos por anos e anos. Telefonemas e faxes das empresas lesadas...
Consequência, quase sempre: para pagar é o cabo dos trabalhos: refazer e aldrabar procedimentos, etc..


Truque nº 2
Em cima das mesas de coordenadores de serviços, chefes de divisão, directores de departamento, directores municipais e similares e até de vereadores haverá papéis relativos a despesa já efectuada e não paga em valores incalculáveis. Ou melhor: em valores que cada qual só conhece da sua secretária... Era preciso somar isso tudo para se saber a realidade deste fenómeno que vem do santanismo e se prolonga agora neste mandato.

Assim, nada fica registado oficialmente. A dívida não existe. Quem fez o trabalho que se lixe.

Truque nº 3
Mas a coisa complica-se. Parece que a última invenção é ainda mais séria. Perante a impossibilidade de pagar mesmo dívidas de 2002, 2003, haverá responsáveis que dizem aos empresários e outros: «... Vá para tribunal... Assim, se a CML for condenada, seremos obrigados a pagar-lhe e passa à frente de tudo...».
Consequência paralela de uma eventual sentença condenatória da CML:
...«E assim me safo de reorganizar os processos ‘retroactivamente’».
Como se isso existisse.

8 comentários:

Anónimo disse...

Tudo quase certo como qualquer colaborador da CML sabe.

Só com um senão, isto não nasceu, nem se agravou particularmente na gestão Santana. Vem "sustentadamente" crescendo com taxas similares e os mesmíssimos truques, de à muitos, muitos anos, com todas as vereações de todos os partidos.

O problema é que, como à totalidade do Estado Português, chegámos mesmo muito perto do limite, tendo-o ultrapassado em alguns casos. Não há receitas "sustentadas" que cheguem para este delírio local nacional à Argentina!


PS E a lista? Ainda não vi a lista... tá tudo com medo?

PS2 Lisboa e algumas das suas Freguesias, algumas ex-gestão PCP, ambas matreiras... mas não vai ser por ter mudado que o problema se vai resolver. É mesmo cultural e trasnversal nacional!

Anónimo disse...

já agora seria bom perceber porque é que um dos chamados Fornecedores (ALves Ribeiro) é dos poucos a quem se vai pagando..... Será que tem alguma ligação a um certo Vereador??

Anónimo disse...

Não é o único a quem se vai pagando... apesar da relação com o Vice-Presidente, que nunca participa nas votações em que a Alves Ribeiro é apreciada. E isso acontece desde os tempos do Dr. João Soares quando era o seu responsável pelas finanças. Não é escondido, todos o sabem, está nas actas.

Porque é que se paga a alguns e não a outros? Há explicações mais profundas, mas uma menos profunda é que tem que se pagar alguma coisa a quem continua apesar de tudo a fornecer a CML. São uma espécie de banco encapotado...

Anónimo disse...

o meu amigo disse, num post do passado dia 11, a propósito dos assessores dos gabinetes dos vereadores, que publicaria, no dia seguinte, a lista de mais assessores de outros gabinetes... Até hoje!

Mas mais interessante é que o que dificultou é mentira... como se veio a demonstrar!

Assim se vê como se faz demagogia... Assim se vê a força do pc...

Anónimo disse...

Justificar o injustificável com o argumento da tradição - "isto não nesceu, nem se agravou particularmente na gestão Santana." - não convence. É preciso denunciar a existência destas situações anómalas e ilegais e acabar de vez com elas. O facto de todos os partidos partilharem estes "procedimentos" também não os justifica apenas põe a nu o segunte: como todos têm "telhados de vidro" ninguém atira pedras e a "tradição" vai manter-se ou vai ser difícil acabar com ela. Proponho: esqueçam o passado, acertem um "dia zero" e responsabilizem a sério quem daí para a frente pisar o risco.

Anónimo disse...

Concordo, mas para isso só despedindo Colaboradores e diminuindo as atribuições de serviço público da CML. O saldo novas vs antigas é negativo...

PS Mas não deixo de gozar com facto de quem atira pedras para o telhado do vizinho, finge que o seu não é de vidro também...

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

I like it! Good job. Go on.
»