segunda-feira, julho 24, 2006

Concentração em Lisboa
Fim aos massacres

Sob o lema «FIM AOS MASSACRES NO LÍBANO E PALESTINA! PAZ NO MÉDIO ORIENTE!», vai realizar-se depois de amanhã uma «CONCENTRAÇÃO EM FRENTE À EMBAIXADA DE ISRAEL».
É no dia 26 DE JULHO, às 18H30.
Eis as razões para esta acção:
«Os bombardeamentos constantes e diários levados a cabo por Israel sobre o Líbano, que se sucedem à violenta ofensiva contra o povopalestiniano em Gaza, são verdadeiros crimes e representam uma nova eperigosa escalada belicista no Próximo e Médio Oriente que só podemmerecer a nossa mais firme condenação. Os bombardeamentos já causaram centenas de mortos, entre os quaismulheres e crianças, e a destruição de importantes infra-estruturasvitais daquele país e que bem demonstram quão falaciosa é a procurados soldados israelitas. Nada justifica estas acções bélicas contra as populações civis.
Trata-se de uma acção belicista absolutamente desproporcional, tendo em conta o desequilíbrio da correlação da força militar...
Convém ter presente que Israel continua a ocupar territórios palestinianos, do Líbano e da Síria, sendo- à luz do direitointernacional- legítima a luta contra os ocupantes.
As acções bélicas de Israel só são possíveis com a cobertura dos EUA ecom a cumplicidade da União Europeia, incluindo a do governo português. Consideram insuportável o silêncio da ONU.

As organizações subscritoras
  • reafirmam a sua solidariedade com a luta do povo palestiniano pelaedificação de um Estado independente e viável, com a capital em Jerusalém Leste, e com o povo libanês na defesa do seu país e comtodos os povos do Médio Oriente, vitimas de agressão ou ocupação.- Desde já condenam a possível extensão do conflito. Em particular, qualquer agressão à Síria ou ao Irão, seja qual for o pretexto que vier a ser invocado;
  • apelam à ONU para intervir no sentido de pôr termo aosbombardeamentos, nos exactos termos da Carta, que estatui comofilosofia da organização a resolução política dos conflitos;
  • saúdam todas as organizações que em Israel se opõem à guerra e defendem a paz justa e duradoura para toda a região;
  • apelam a todos os portugueses para que se solidarizem com os povos libanês e palestiniano vítimas destas agressões e exigem do governo português uma posição de condenação dos ataques israelitas e de defesa de uma política que conduza à paz na região, com base no respeitodos direitos nacionais de cada povo;
  • convocam para o próximo dia 26 de Julho, às 18.30, uma concentraçãoem frente à Embaixada de Israel a fim de exigir o fim dos bombardeamentos e uma paz justa no Médio Oriente».

Organizações Subscritoras: APD – Associação Portuguesa dos Deficientes; Associação Amizade Portugal-Cuba; ATTAC PortugalBloco de Esquerda; CCPC – Conselho Português Para a Paz; CESP – Sindicato do Comércio e Serviços; CGTP-IN; Colectivo Múmia Abud Jamal; FEQUIMETAL – Fed. Metalúrgica, Metalo-Mec., Minas, Química, Farm., Petróleo e Gás; Intervenção Democrática; Juventude Comunista Portuguesa; Movimento Democrático das Mulheres; Núcleo de Almada do CPPC – Almada pela Paz; Núcleo do Seixal do CPPC; Opus Gay; Partido Comunista Português; SNTCT – Sind. Nac. Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações; Sociedade "Os Penicheiros"; STAL – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local; URAP – União de Resistentes Anti-fascistas Portugueses; USL – União de Sindicatos de Lisboa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»