quinta-feira, maio 24, 2007

Lisboa e os votos emprestados


Quem vai tirar votos a quem?

A entrada de dois independentes vai baralhar um pouco as previsões de alguns partidos.
Julgo que no eleitorado da CDU ninguém retirará nada de significativo. E que os pequenos partidos não passarão mais uma vez dos 0, qualquer coisa %!
Sem maior base de reflexão do que o que se sabe, o que se vê e se ouve, julgo que os votos vão rolar pelo menos assim:

1
Carmona vai beber muito no PSD, bastante no PS.

2
Helena Roseta vai retirar muita votação ao PS, bastante ao BE e um tanto ao PSD.

3
O PSD vai retirar votos ao CDS.

9 comentários:

Anónimo disse...

Logo a CDU pode perder um Vereador, o PS algun(s), O PSD bastantes, o CDS/PP perder o seu único deputado, o BE idem e as perdas irem parar a Helena Roseta e ao Carmona Rodrigues.

Matemática simples...

O Povo é que ainda não votou! Mas a matemática é simples...

José Carlos Mendes disse...

Isso é matemática??????

Isso é outra coisa qualquer...

Anónimo disse...

Será Verdade?! Já não são do PCP?

Intercalares na CML
Rui Godinho e Vítor Costa do PCP com António Costa
Rui Godinho e Vítor Costa, ex-vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, vão fazer parte da comissão de honra do candidato do PS a presidente da autarquia de Lisboa, António Costa

Imprimir
Enviar por mail

Fonte da candidatura socialista adiantou hoje à Lusa que, juntamente com outros nomes de vários sectores de actividade, Rui Godinho e Vítor Costa serão publicamente apresentados como membros da comissão de honra de António Costa na segunda-feira, ao fim da tarde, durante uma sessão na estação do Rossio.

Rui Godinho foi 'número dois' da coligação de esquerda «Por Lisboa» nas eleições autárquicas de 1989, 1993 e 1997, tendo sido vice-presidente da Câmara tanto com Jorge Sampaio, como no mandato de João Soares.

Vítor Costa desempenhou as funções de vereador do turismo entre 1989 e 2001 e foi o primeiro presidente da Associação de Turismo de Lisboa.

Lusa/SOL

José Carlos Mendes disse...

Só isto: Vitor Costa - e sobretudo Rui Godinho, de quem sou muito amigo - mas os dois sabem que já há muitos anos não arrastam um único voto.

É a lei da vida, sabe?

Anónimo disse...

Caro JCM,
Estranho nenhum candidato (mais que não seja em teoria) consigar 2 ou 3 votitos da CDU.
Mais que não seja, o PS já os foi buscar (a ser verdade, o Rui Godinho e o Vitor Costa), olhe que a Tia Arquitecta também vai buscar alguns, não acha?

Anónimo disse...

Calculo que ninguem tire nada à CDU. ja perdeu tanto que nao é possivel perder mais. Mas vamos ver se nao haverá surpresas amigo Mendes. Claro que Rui Godinho principalmente (que aprecio muito) e Victor Costa como pessoas inteligentes que sao e cujo trabalho na Camara (principalmente do primeiro) foi muito marcante e de grande qualidade so poderiam estar com Costa.

Anónimo disse...

São pessoas de valor ... é verdade ... mas votos em larga escala não conseguem tirar.

Anónimo disse...

ate pode ser assim... mas nao tou a ver malta do ps a ir com o carmona... mas posso estar errado.. ou entao nao!

José Carlos Mendes disse...

Dia 15 de Julho, à noite, a gente conversa.

Digo só isto: nas vésperas do 5 de Outubro de 2005, as sondagens davam a CDU de rastos: menos 3 a 4 pontos que o Bloco, perdia para todos e tal.

As sondagens deram sempre ao BE (por exemplo) mais entre 3 e 5 pontos do que depois teve; e deram sempre à CDU entre 4 e 6 pontos do que realmente teve.

No dia das eleições viu-se: para a CDU não houve cataclismo nenhum, como nunca há; para os outros não houve milagres - como nunca há...


--------


Quanto ao Vitor C. e ao Rui G., lamento, claro que lamento. Mas nem por sombras me incomoda. Não é por isto que vou deixar de ser amigo do RG.

(Se assim fizesse, não falava com a minha mãe, as minhas irmãs, os meus cunhados... Cada um vota em seu partido e sei lá se algum deles vota no meu! Nem me interessa..., sinceramente: a dimensão deste tipo de relações não é essa.)