segunda-feira, maio 28, 2007

Mais de 1400 em angústia em Lisboa

Recibos verdes
«A presidente da comissão administrativa da Câmara de Lisboa (Marina Ferreira) garantiu esta segunda-feira que os cerca de 1.300 trabalhadores a recibos verdes na Câmara de Lisboa têm emprego assegurado até à tomada de posse do novo executivo autárquico».
.
Actualizações
Aliás, tudo grantido até ao fim do ano, disse Marina Ferreira ao Sindicato, segundo a RR, e de acordo com a Nota de Serviço da CA da CML, a que pode aceder por aqui, bastando abrir o link que encontra em baixo nessa página que lhe indico.

6 comentários:

Anónimo disse...

E como é que essa inteligência se propõe ultrapassar os problemas legais que uma solução desse tipo acarreta?!? (se fosse como ela diz)

Para os contratos não serem renovados, deveriam ter sido denunciados antes de 1 de Maio de 2007, o que não se verificou. Assim, foram automaticamente renovados pelo mesmo período. Se os querem mandar embora, têm que lhes pagar o remanescente.

E prorrogação por mais um mês são alterações contratuais que diminuem os direitos dos trabalhadores e que estes se recusarão a aceitar. "It takes to to tango..."

Portanto, caso prático, os contratos foram renovados automaticamente e os direitos desses trabalhadores da CML estão assegurados pela Lei. A CML e a sua actual comissão administrativa estão obrigados a providenciar esse facto (se forem necessárias alterações orçamentais para cabimentar os contratos têm que o fazer, sob perigo de estarem a infrigir a Lei e a incorrerem nas penas nelas previstas).

Assim, claro que têm que pagar os recibos verdes. Agora, os que vierem a seguir que resolvam o problema.

Alface

PS Já agora, parece-me que a maior parte desses trabalhadores pode por a CML em tribunal de trabalho e exigir a sua integração face ao trabalho e às funções que exercem. É uma causa ganha em qualquer instiuição publica ou privada. Embora lenta...

Anónimo disse...

Apoiadissimo, Alface.
Abram os olhos e unam-se. Há um ano que alerto os colegas "recibo verde" para os ordenados milionários de certos assessores. Assim, não pode haver dinheiro para quem verdadeiramente trabalha há anos na CML e tem salário equiparado aos funcionários do quadro.

post-it

Anónimo disse...

Mas os assessores tb sao recibos Verdes. Entao em q ficamos. A minha Divisão esta cheia de recibos verdes que cairam dos gabinetes. Ver a situação dos recibos verdes assim desta forma tao linear é muito injusto. Ha recibos verdes que devem continuar como ha outros que nao estao la a fazer nada e nao deviam continuar. Se querem preencher os lugares abram os concursos acabem de vez com a pouca vergonha dos recibos verdes.

Anónimo disse...

Assessores com recibos verdes, até sim, na justa medida, mas com ordenados equiparados aos dos colegas dos serviços, com anos e anos de Câmara. E conhecemos todos tão bem as disparidades...

post-it

Anónimo disse...

Atenção que há de tudo nos recibos verdes dos Gabinetes. Há gente que está a recibos verdes há anos na CML e esteve agora em Gabinetes com uma adenda ao contrato (recebiam a proporção do que outros do quadro recebem quando são destacados para os Gabinetes), depois voltam ao serviço de origem (a parte da adenda cai com o Gabinete). Outros há (estão em minoria) que entraram para os Gabinetes e foram colocados entretantos nos serviços (o que trás grandes dúvidas, a não ser em casos muito particulares em que se ocupam de projectos concretos que estão a decorrer). A maioria caiu com os Gabinetes (conforme consta de cláusula do contrato) e está à procura de trabalho (é a vida e a maior parte deles concorda com esse facto e sabe que tem que ser assim). Todos, no total, não ultrapassam a centena a recibos verdes (o resto estava no quadro ou requisitado a entidades externas). Restam ainda muitos dos 1.400 e tal a recibos verdes...

A maioria destes são, infelizmente por um lado e felizmente por outro, muito necessários ao trabalho da CML. Esse é o grande drama de recursos humanos e financeiros da CML.

Espero para ver quantos novos vão entrar na nova Câmara... Não milagres, nem almoços grátis...

Anónimo disse...

Segundo a ordem de serviço 1/CA/2007 já foi feita a alteração orçamental que permite cabimentar a renovação de todos os contratos tal como previ.

Mais 6 meses para toda a gente.

Alface