sexta-feira, maio 25, 2007

O efeito Carmona em Lisboa


Segundo a Eurosondagem

Prevenção inicial: nas vésperas das eleições autárquicas de Outubro de 2005, a CDU aparecia sistematicamente com menos 4 a 6 pontos do que teve de facto (e o BE com mais 2 a 4 do que de facto teve). A CDU teve então perto de 11,5%.
Agora, «a» Eurosondagem divulgada esta noite: olhe para a imagem aí em cima.
E… conclua por si o efeito Carmona:
«E se Carmona Rodrigues não concorresse? As posições relativas dos candidatos não se alterariam, mas a principal beneficiária da distribuição de votos seria Helena Roseta, que conquistaria mais 6,7% para chegar aos 22,6% e a 4 mandatos.
Fernando Negrão aumentaria o seu quinhão em 5,4%, para se fixar nos 20,2% e na fronteira entre 3 e 4 vereadores. António Costa manteria confortavelmente a sua posição de liderança e com mais 2,3% ‘pescados’ no eleitorado de Carmona poderia chegar ao sétimo mandato, enquanto as décimas que cairiam nos ‘anzóis’ de Sá Fernandes e de Telmo Correia seriam suficientes para garantir a sua eleição.»
A propósito: o tal silêncio ensurdecedor de Paula Teixeira da Cruz para com um Carmona em complicação (registei isso no blog várias vezes) é agora alvo de referências de Carmona, claro: chegou a altura de «o seu a seu dono».

Sem comentários: