sábado, setembro 29, 2007

Subversão editorial

Como foi possível uma tal subversão editorial? Repare na sequência e no resultado:
- Ontem, às 10.30 horas, o PCP fez chegar às redacções esta Nota sobre a «Lamentável prática política do BE na CML».
- às 18, os alertas google começam a despejar no meu computador isto que aqui vai ver:
. há 14 horas Lisboa: BE acusa PCP de coligação com PSD e Carmona - Sol
. há 15 horas Lisboa: BE acusa PCP de coligação com PSD e Carmona Rodrigues
...
Quer dizer: o PCP toma a iniciativa e critica politicamente o BE. Jornalistas ouvem naturalmente a resposta do BE. Mas o que sai é a subversão da realidade: o que vem plasmado nos títulos é que o Bloco critica o PCP... Espantoso, não é? Como é que a resposta acossada a uma denúncia de prática política sobe a título e anuncia iniciativa política? Como? Mas como??
Responda o leitor. A mim, já me vai faltando a pachorra para critérios editoriais que dão sempre no mesmo: Allô, Bloco! Allô, Fulano! Allô, Sicrano!
E o resultado é sempre o mesmo: o PCP aparece em duas envergonhadas linhas bem escondidas lá no meio. E aparece nem se sabe porquê. Na verdade nem devia aparecer. Por causa dos critérios editoriais.
Sempre igual há anos. E assim será. São critérios editoriais, meu caro!
...
Pobre país que tais critérios editoriais tem de suportar.
.
Conto a coisa aqui também.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sr. José Carlos Mendes,

Como deve ser do seu conhecimento, esta falta de critérios editorias relativamente aos partidos e forças políticas são apenas uma gota no oceano, relativamente à falta de isenção da comunicação social.

Os meios de comunicação social são hoje responsáveis por acções propandísticas, que só servem para desvirtuar a verdade dos factos e da realidade da situação vergonhosa que se vive em Portugal actualmente.

Este desvirtuar da comunicação social infelizmente acontece em vários sectores da sociedade e já se está a tornar insoportável.

Um bem haja para a sua denúncia deste "falso" jornalismo que se faz actualmente.

Anónimo disse...

É bem feita!!!

José Carlos Mendes disse...

Que raio de mentalidade será esta de um tipo que me aparece aqui a dizer que é bem feita? Vem à minha casa dizer-me isso, este tipo. Que vontade de apagar. Só o não faço porque tenho o dever de ser maior do que ele ou ela...

Anónimo disse...

Caro José Carlos
Quando alguèm sómente escreve "É bem feita!!!" eu digo-lhe: É bem feita que não lhe tenham ensinado mais vocabolário!
T

Anónimo disse...

Mas quem se aliou à Direita foi o BE. Pronto, se preferirem, à extrema direita.

Mas o que julgam os do BE que tem sido a politica do PS? Esquerda? Então o BE está de acordo com ela.

Foi o Marques Mendes que disse (eu ouvi) que a politica social do PS estava à direita da do PSD.

Quem rumou para a Direita foi o Bloco, não foi o PCP. Não há é comunicação social que de forma isenta o diga! Não pode! Nâo quer! e os jornalistas precisam de comer... e como alguém disse um dia (Teresa Guilherme), quem tem principios passa fome.

José Carlos Mendes disse...

Por partes:
1. Há aí um tipo que julga que pode comandar este blog: insiste em insultar pessoas ou organizações. Julga que desisto de o implodir...
2. Chamo a atenção para o texto da Nota do PCP: ali não se fala nem por um segundo de nomes de ninguém (e acho que isso acontece mesmo: trata-se de análise política da prática política de uma organização política: o BE). Por isso só se fala do Bloco e da sua política. Repito: nada de pessoal, só análise política.