domingo, setembro 23, 2007

Cidade de Lisboa: Semana da Mobilidade-2006 / Semana da Mobilidade-2007

............................. Imagem: Câmara de Almada, onde a Semana é levada muito a sério há vários anos...

A propósito da Semana da Mobilidade em Lisboa, compare esta postura do ano passado por esta altura com esta outra de ontem e... pense pela sua cabeça.
Parecem duas entidades diferentes a falar sobre a mesma questão. Com apenas um ano de diferença, quanta diferença de posições…
Há silêncios e balbuciadelas que valem por si. Nem precisam de comentário. E como ninguém é tanso… Pensará o BE que andamos sempre todos distraídos? Que pode escapar das suas responsabilidades por entre os pingos da chuva?
No ano passado, o BE tinha um plano de intervenção completo para esta ocasião. Este ano não só não fala de plano como ainda se limita a umas referências escassas e fluidas sobre uns esgotos no rio e umas vagas alusões a dificuldades existentes em Lisboa nesta matéria… Não sei quê de um parque que cobra um euro, mais umas ligações entre jardins e com parcelas da Cidade – o que é que isso tem a ver com o Dia Europeu Sem Carros ou com a Semana da Mobilidade a sério?
Mistério!
Uma pobreza.

O BE deve conhecer os objectivos da iniciativa: «O objectivo desta iniciativa é promover uma mobilidade urbana mais sustentável e sensibilizar o público para os impactes ambientais decorrentes da actual tendência da mobilidade urbana» (in site do Centro de Informação Eupeu Jacques Delors).
Ao contrário do que acontecia em 2006 em que foi apresentado um plano completo e tonitruante, este ano só se falou de banalidades.
Que aconteceu ao plano? Sumiu-se entretanto?
Uma tristeza.
Este BE de agora só me dá desgostos.
.
Síntese noticiosa instrutiva...
Sá Fernandes admite falta de condições para excluir carros - Publicado há 44 minutos - Sá Fernandes admite falta de condições para excluir carros. O vereador da Câmara Municipal de Lisboa para o ambiente, José Sá Fernandes, admitiu no sábado, no Dia Europeu Sem Carros, que ainda faltam soluções que permitam entrar...
Notícias relacionadas:
há 16 horas:

7 comentários:

Anónimo disse...

É obvio que o plano dos lectricos rapidos se mantem, e que é uma meta a concretizar a médio-prazo, caro JCM.
So que, não sei se saberá mas há 6 anos que a CML não festeja, assinala, nem sensibiliza ningume para as questões da mobilidade, não aderinho à semana da mobilidade nem ao dia sem carros.

Se considera que sensibilizar para as questões da qualidade do ar, na diminuição da poluição em lisboa, da necessidade do uso dos transportes colectivos, são banalidades é mesmo porque deve já deve ter na maga um grande plano estrutural para soluccionar estas questões.

Será um plano dos vereadores do PCP?
Será que teremos o PCP a apoiar a rede de electricos rapido que o BE propos há um ano e tantas criticas teve?
Parece-me a mim que não é o BE que muda de posições. A coerencia das criticas é que deixa muito a desejar e flutua ao sabor das necessidades.

Já agora: e os veredores do PCP que têm a propor no ambito da semana da mobilidade?
Nada.

José Carlos Mendes disse...

Conhece o verbo «bugiar»?

(Consulte o site da CM de Almada e fica a saber o que é uma semana da mobilidade - levada a sério. Tem aí o que os comunistas nas autarquias pensam destas coisas e o que fazem no poder).

Não brinque com coisas sérias que nem conhece. Sabe lá o que é o PCP e a CDU nas autarquias desde 1974... sabe lá o que é seriedade nas coisas, profundidade, investigação, estudo, nunca abrir a boca sem antes estudar e saber os contornos, o antes e o depois...
Sabe lá...

Já agora: pergunte ao arq. Mário Alves, que já apoiou o BE e que o abandonou. Pergunte-lhe o que é a Mobilidade como campanha diária ao longo de muitos anos, todos os dias. Ele é do Pelouro de Ambiente lá deAlmada - e, se quiser (duvido), sabe explicar-lhe...

Anónimo disse...

Mário Alves Arquitecto ?
Ou será Engenheiro?

José Carlos Mendes disse...

Sim, claro: eng.
Mas isso não altera o fundo da coisa.

Anónimo disse...

Uiii que irritadinho JCM, não fique não vale a pena!

Desculpe o meu lapso por pensar que o PCP tem mais actividade além de umas quantas camaras ainda bastiões comunistas, de facto é uma ilusão.

Quanto a Almada e mobilidade talvez o meu conhecimento seja de facto mais profundo do que o seu. Afinal lá nasci e vivo vai para 40 anos. Quanto a mobilidade temos visto muitissimo, com metro de superficie que são um verdadeiro fiasco e cidade estropiada nas suas arterias para uma obra megalomana e inutil.
Ta tudo dito. Eu sei lá.

José Carlos Mendes disse...

1. Pareceu-lhe irritação? Então digo-lhe qua inda nunca me viu de facto irritado!

2. Quanto ao metro de superfície: quando a linha estiver completa, falaremos sobre número de utentes.

3. Quanto aos «ainda bastiões», espere-lhe pela pancada em 2009.

Obrigado pela visita, de todo o modo...

Anónimo disse...

é pá isto do PCP e BE continua quente , eu diria quase a frever