sexta-feira, novembro 30, 2007

5 andamentos em Lisboa

1
Ribau diz que espera que os eleitos do PSD na AML chumbem o empréstimo.
2
E garante que Menezes não deu indicação de voto contra aos vereadores do PSD na CML na quarta-feira passada.
3
Aliás, o próprio Menezes veio garantir que não deu essas instruções.
4
Costa diz que cumpriu todas as condições do PSD com quem tem dialogado, afirma.
5
Por outra parte: «Teixeira da Cruz, mesmo aparecendo, por encomenda, na SIC-Notícias, dificilmente fará o jogo do PS», escreve hoje no ‘Semanário’ Rui Teixeira Santos.

Relógios


Um grupo de interessados nestas coisas - e que não dá tréguas por inércia... pensou no modo de intervir. E a coisa saiu.

Acabámos de criar um novo blog: um instrumento de defesa dos relógios históricos de Lisboa. Pode visitá-lo aqui.

Contagem de espingardas ao milímetro na AML de terça-feira que vem


Quantos são os eleitos de cada força política e o que vão fazer na Assembleia Municipal de 3ª-feira? Eis a minha análise do tema. Que fará o PSD? E os seus presidentes de junta? E porquê? E o CDS? E a Mesa, toda do PSD, desta vez vota?
Terça, cada voto conta muito mais do que habitualmente.
Acho que Menezes já se meteu na primeira grande embrulhada e por inépcia absoluta: deixava votar pianinho e depois arrancava com o mesmo processo lá na sua câmara e nas que entendesse. Teria o Tribunal de Contas amarrado à juruisprudência do caso de Lisboa. Mal aconselhado por Santana, falou mal e cedo de mais... Leia aqui.

Eleições?

Ana Sá Lopes, DN: «António Costa ameaçou demitir-se e fez muito bem. Lisboa, efectivamente, precisa do dinheiro. Há uma segunda razão que, naturalmente, deixa António Costa muito à vontade para se demitir e provocar novas eleições: o argumento da irresponsabilidade social-democrata vale ouro para tentar a conquista da maioria absoluta.»

Diálogo e 400 milhões de empréstimo - diz Gina Pereira que quer o PSD

Tudo somado, parece que para o PSD há duas condições que resultam de todas as diligências e também da reunião de ontem de Menezes com os 33 presidentes de junta de freguesia do PSD - com assento na Assembleia Municipal e que, leio no JN / Gina Pereira, em parte ainda não terão decidido como vão votar: diálogo, justificando as dívidas e redução do montante do empréstimo de 500 para 400 milhões. Mais, como já se sabia: que outras câmaras possam usufruir do mesmo tratamento... Basta que alguns destes presidentes de junta se abstenham, mesmo que o resto da bancada do PSD vote contra diz o DN / Filipe de Morais etc. - e é verdade.

Sondagem no DN

PS: 36,9% em Outubro; 43,8% agora.
PSD: 35,9%; 31,5%.

quinta-feira, novembro 29, 2007

Greve Geral. Primeira notícia

Do STAL: «O início da Greve Geral da Administração Pública regista uma elevada adesão na Administração Local, particularmente nos sectores da recolha de resíduos sólidos e transportes municipais.
A maioria das cidades do país não terá esta noite recolha de lixo e limpeza das ruas. Nas primeiras horas da greve registam-se adesões de 100% ou muito próximo disso nos concelhos de Almada, Moita, Seixal, Amadora, Arraiolos, Barreiro, Braga, Coimbra, Évora, Funchal, Loures, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Ponta Delgada, Sintra, Setúbal, Vendas Novas.
Também os transportes urbanos municipais serão fortemente afectados pela paralisação dos trabalhadores durante a madrugada, registando-se desde já a adesão de 100% no sector da manutenção dos Transportes Urbanos de Braga.»

Até Jorge Miranda

Lisboa: Jorge Miranda diz que "em última análise" podem ser convocadas novas eleições intercalares - Lisboa, 28 Nov (Lusa) - O professor de Direito Jorge Miranda afirmou hoje à Agência Lusa que se o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), se demitir "em última análise" podem ser convocadas novamente eleições intercalares.

Notícia já desta manhã

Companhia de Dança de Lisboa despejada - Director detido por agressão a agente da polícia - Sic - País - 29, Nov 2007 - 19:11

Últimas...

Pedro Cid, Semanário, garante que o PSD vai votar coeso na terça-feira se as dúvidas sobre o empréstimo não forem aclaradas. «O novo líder distrital do PSD, Carlos Carreiras, inicia assim funções, mas tem liderado todo o processo em conjugação com os deputados municipais. E vai encontrar-se nos próximos dias com Paula Teixeira da Cruz, que preside à Assembleia Municipal.»

Étrange liaison

Li isto hoje de manhã no alerta do Público Plus Última Hora e achei que a coincidência merecia um destaque de descompressão se o dia o permitisse. Isso só acontece agora. Aí fica. O denominador comum é uma palavra só: «gravíssima». Leia: «Carmona Rodrigues considera eventual demissão de António Costa "afronta gravíssima" aos lisboetas».
«Eventual chumbo de empréstimo é uma irresponsabilidade gravíssima, diz Sá Fernandes»

E agora algo verdadeiramente diferente: uma nova modalidade de roubo. Tome cuidado!


Esta foi-me enviada agora mesmo por um amigo. Vale o que vale. Mas lá que parece simples e pode ser truque, isso acho que sim. É assim: «FURTO DE VEÍCULOS - Imagine que vai retirar o carro que deixou estacionado. Abre a porta, entra, tranca as portas, liga o motor e põe a marcha-atrás. É o que sempre faz! Olha para trás pelo retrovisor e vê uma grande folha de papel no vidroTraseiro. Então, põe o carro em ponto morto, abre a porta e sai do carro para retirar o papel (ou outra coisa) que lhe retire a visibilidade. Quando chega à parte posterior, aparece o ladrão não se sabe de onde, entra e leva-lhe o carro - o motor está ligado, a pasta e a carteira estão dentro do carro. ESTA É UMA NOVA MODALIDADE DE ROUBO. SE VIR UM PAPEL NO RETROVISOR, NÃO SAIA DO CARRO!»

O que António Costa disse está no site da TSF e deve ser ouvido agora: são só alguns segundos...


Oiça aqui. Tem de clicar duas vezes sobre o sinal de rádio. São três citações - cada qual contendo seu elemento do raciocínio...

Posição do PSD é insustentável - diz Ruben

Ainda sobre o caso do empréstimo que desde ontem agita a CML e da posição que está a ser assumida pelo PSD: “A situação é de facto grave”, disse Ruben de Carvalho à Lusa, sublinhando que a posição do PSD é “absolutamente insustentável” e “perfeitamente incongruente”, uma vez que viabilizou o plano de saneamento financeiro da autarquia, que contemplava a contracção do empréstimo.
Foto: arquivo do Público

Mini-crise sem desfecho até 3ª-feira na Asembleia Municipal

Terça-feira reúne a AML para aprovar o tal empréstimo..
«Ontem à noite (e, em prolongamento de jogo, hoje de manhã), a CML viveu algo parecido com uma mini-crise. Algo artificial, algo forçada. Mas viveu. (...)». Vi na cara de António Costa, bem-disposto e até algo irónico e brincalhão depois da declaração para a imprensa, que confia num desfecho positivo e que pensa capitalizar mais vantagem sobre o PSD em 2009.
Pode ler aqui o que escrevi no Carmo e a Trindade agora mesmo.
«(...) Não percebo nem Santana nem Menezs. Ou não sabem que é o Tribunal de Contas (e não o Governo) que vai aprovar ou não o empréstimo ou estão a pôr a carroça à frente dos bois. (...)»

Ainda o IMI


Marta Rebelo, site do PS / Lisboa:
«A proposta de subida da taxa de IMI sobre prédios urbanos ainda não reavaliados num ponto representaria, é certo, uma gota num oceano de dívidas e dificuldades financeiras. Se a CML arrecadasse aqueles 9 milhões de euros, tal montante permitiria saldar apenas 1,8 por cento da dívida de Lisboa: 1500 milhões de euros, é o total da dívida municipal.»
Nota
Soube já depois deste post que MR está desde ontem na AR em substituição de Vera Jardim (por acaso meu antigo professor de Internacional Público em Direito nos idos de 76/77). Vai fazer-se uma boa tribuna, pelo que vi na AML de anteontem...
Já há tempos tinha lido aqui que MR editou um livro sobre distribuição de verbas autarquias-Governo...

Empréstimo: 500 milhões é de mais, diz o PSD. 250 milhões seria o mais avisado, diz Carmona

Público: «... os três vereadores sociais-democratas, para quem "os 500 milhões de euros são uma verba que não se justifica". O mesmo argumento foi também utilizado pelos dois eleitos do movimento Lisboa com Carmona, que defenderam que o "mais avisado" seria um empréstimo de 250 milhões de euros.»

Votação do empréstimo na Assembleia é na terça-feira

Fontão de Cavalho, na foto, era o vereador das Finanças até há três meses..
«... O empréstimo agora aprovado, no montante de 500 milhões de euros destina-se a fazer face ao pagamento das dívidas de curto prazo a fornecedores contraídas antes da tomada de posse deste executivo, dividido em duas parcelas: uma de 360 milhões de euros, para pagamentos imediatos, outra com o restante montante, para permitir pagar a fornecedores à medida que as dívidas reclamadas forem efectivamente assumidas.António Costa salientou que, satisfazendo a pretensão do PSD, o empréstimo só pode ser usado para pagar aquelas dívidas contraídas até 31 de Julho e que os pagamentos ao abrigo da segunda parcela terão necessáriamente de ser objecto de aprovação em Câmara, pelo que entende a posição daquele partido como uma atitude para "fingir que a situação financeira não é tão grave, para esconder a sua vergonhosa actuação no passado".Considerando ser "essencial", como consta do Plano anteriormento aprovado, a contracção deste empréstimo, o presidente da Câmara deixa "todos os cenários em aberto", na certeza de que, em caso contrário, então "o Município não será governável". "Quem foi responsável pela contracção das dívidas não pode agora impedir o seu pagamento", concluíu António Costa.»
«Salter Cid (PSD) considerou que o empréstimo de 500 milhões de euros "é exagerado" e "não se justifica", pelo que votaram contra. Questionado pelos jornalistas, o vereador do PSD disse que a decisão não foi concertada com a direcção do partido nem com a bancada do PSD na Assembleia Municipal, pelo que o chumbo não está certo. Lembrou, inclusive, que há muitos presidentes de Junta com assento na Assembleia, que poderão ter outro entendimento e sentido de voto.»
«... o vereador social-democrata José Salter Cid considerou que esta não é uma situação de crise, porque "a proposta foi aprovada". Sobre o previsível chumbo na AML, não se quis pronunciar: "Sou vereador. Os deputados municipais é que sabem como vão votar e há muitos [os presidentes de Junta] que são deputados municipais por inerência". Salter Cid não quis explicar porque o PSD não apresentou uma alternativa ao empréstimo, que consta do plano de saneamento financeiro já aprovado em câmara e na mesma AML, votação em que o PSD se absteve.»
«Carlos Carreira garante que os vereadores “laranja” não aceitam este tipo de chantagem por parte de António Costa.“Se o senhor presidente da Câmara agora entender que não tem condições para governar a Câmara Municipal de Lisboa não é por via de endividamento nem da situação financeira, é porque pode ter tido uma constatação de que não se sente capacitado para gerir a Câmara de Lisboa. Isso não é objecto para servir de chantagem e não nos irá condicionar”, disse.»
Catarina Prelhaz, Público (sem link):
«A proposta, que também granjeou a abstenção dos dois vereadores do movimento Lisboa com Carmona, prevê que a Caixa Geral de Depósitos venha a financiar a autarquia em duas tranches: a primeira, de 360 milhões de euros, destina-se a consolidar as dívidas de curto prazo, ficando a utilização da segunda, no valor de 140 milhões de euros, dependente de se tornar premente saldar, no prazo de dois anos, compromissos contraídos antes do mandato do actual presidente.»

quarta-feira, novembro 28, 2007

Novo aeroporto no Montijo, não - diz ministro da Defesa



Novo estudo sobre aeroporto de Lisboa
Base do Montijo é para manter
Ministro da Defesa já disse em entrevista ao Expresso que a base aérea é fundamental para o país.
Exclusivo Expresso

Mais bastidores do dia...

Última
Lisboa: Líder da distrital PSD apoia posição vereadores e diz que empréstimo assenta em aplicação errada da Lei das Finanças Locais - Fonte: Agência LUSA Publicado há 5 horas
...empréstimo que a Câmara de Lisboa pretende contrair assenta numa...euros na reunião do executivo municipal, o que indicia que a proposta...terça-feira na Assembleia Municipal, órgão em que
Mais:
- LISBOA: António Costa admite demitir-se - Fonte: TSF Online Publicado há 36 minutos
...presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, não...inviabilizar na Assembleia Municipal o empréstimo de 500...dos eleitos da lista Lisboa com Carmona e os votos...do PS, Cidadãos por Lisboa, PCP e Bloco de Esquerda...absoluta na Assembleia Municipal, pelo que pode chumbar...
- há 85 minutos Lisboa: António Costa admite demitir-se caso o PSD chumbe empréstimo de 500 ME (ACTUALIZADA) - Agência LUSA
- há 1 hora Câmara de Lisboa aprova empréstimo de 500 milhões - Portugal Diário
- há 1 hora Lisboa: Câmara aprova empréstimo ... (ACTUALIZADA) - Agência LUSA
- há 1 hora António Costa admite hipótese de demissão - TVNET
- há 2 horas António Costa admite demitir-se caso o PSD chumbe empréstimo - Público
- Lisboa: Deputados municipais sociais-democratas «sem razões» para viabilizar empréstimo Fonte: Sol Publicado há 39 minutos: ...segunda-feira, véspera da Assembleia Municipal em que o empréstimo será...O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, não excluiu...inviabilizar na Assembleia Municipal o empréstimo de 500 milhões...social-democrata na Câmara de Lisboa, justificou hoje aos jornalistas...
- há 49 minutos Lisboa: Deputados municipais sociais-democratas "sem razões" para viabilizar empréstimo - Agência LUSA
- Proposta não deverá passar na Assembleia Municipal: CML aprova empréstimo com votos contra do PSD - Fonte: Correio da Manhã Publicado há 49 minutos: A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou esta quarta-feira...chumbo da proposta na Assembleia Municipal. A proposta de contratação do...abstenção dos eleitos da lista Lisboa com Carmona, e os votos favoráveis...
Lateralmente:
Câmara de Lisboa já pagou a quase três mil credores - A Câmara de Lisboa pagou a 2.967 credores com dívidas de valor igual ou inferior a 100 mil euros desde que o executivo municipal liderado por António Costa tomou posse, anunciou o autarca da capital....Diário Económico (28/11/2007)

Dramatização na CML. Costa fala de «ingovernanabilidade» e admite todos os cenários, incluindo a demissão


Em causa: a votação do PSD no caso do empréstimo de 500 milhões (votou contra) e o facto de essa votação na Assembleia Municipal poder inviabilizar o empréstimo ou parte dele: o PSD tem maioria absoluta naquele órgão...
Vamos ler, ler, ler:

Câmara de Lisboa aprova empréstimo de 500 milhões - Câmara de Lisboa aprova empréstimo de 500 milhões - Fonte: Portugal Diário - Publicado há 17 minutos: A Câmara de Lisboa aprovou hoje um empréstimo... proposta na Assembleia Municipal. A contratação do empréstimo...dos eleitos da lista Lisboa com Carmona e os votos...Esquerda e Cidadãos por Lisboa. O PSD está em maioria absoluta na Assembleia Municipal, devendo assim chumbar...
Notícias relacionadas:
há 20 minutos Lisboa: Câmara aprova empréstimo ... (ACTUALIZADA) - Agência LUSA
há 1 hora Câmara de Lisboa: Câmara aprova empréstimo para pagar dívidas -Sol
há 2 horas Lisboa: Câmara aprova empréstimo para pagar dívidas, PSD deve chumbar proposta na Assembleia Municipal - Agência LUSA
há 2 horas Lisboa: Câmara aprova empréstimo para pagar dívidas - Diário Digital
António Costa admite hipótese de demissão - Fonte: TVNET - Publicado há 18 minutos - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, não excluiu...inviabilizar na Assembleia Municipal o empréstimo de 500 milhões...euros na reunião do executivo municipal, o que indicia que a proposta...terça-feira na Assembleia Municipal, órgão em que o PSD está...
Há 25 minutos - António Costa admite demitir-se caso o PSD chumbe empréstimo - Público
Há 44 minutos - António Costa admite demitir-se caso PSD chumbe empréstimo de 500M€ - Diário Económico
Há 45 minutos - Lisboa: António Costa admite demitir-se - Portugal Diário
Há 45 minutos - Lisboa: António Costa diz demitir-se caso o PSD chumbe empréstimo de 500 milhões de euros - Sol
Há 47 minutos - Lisboa: António Costa admite demitir-se caso o PSD chumbe empréstimo de 500 milhões de euros - Agência LUSA
E também:
Reunião da Câmara Municipal de Lisboa: Costa ameaça demitir-se se PSD chumbar empréstimo
Fonte: Sol - Publicado há 24 minutos: Reunião da Câmara Municipal de Lisboa Costa ameaça demitir-se...presidente da Câmara de Lisboa admite resignar...inviabilizar na Assembleia Municipal o empréstimo de...e da assembleia municipal. Na votação desta...na câmara de Lisboa, votaram a favor...

Luz ao fundo do túnel. PSD congelou este processo de revisão do PDM anos a fio...

Há 8 horas: Lisboa: António Costa quer novo PDM aprovado nos próximos dois anos - Agência LUSA: Lisboa, 27 Nov (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), afirmou hoje querer retomar a revisão do Plano Director Municipal (PDM) com o objectivo de aprovar aquele instrumento de planeamento nos próximos dois anos.
"Queremos retomar os trabalhos do PDM e acelerá-los em condições de ser aprovado ainda este mandato", disse António Costa durante a reunião da Assembleia Municipal. ...

Troca de «mimos» na AML PS-PSD sobre o estado da Cidade. CDU analisa situação

Ana Clotilde Correia, Lusa:
Há 7 horas Lisboa: PS e PSD trocaram acusações no debate do "estado da cidade" - Agência LUSA: Lisboa, 27 Nov (Lusa) - ... Pelo PCP, o líder da bancada, Modesto Navarro, afirmou que "a cidade está mais degradada" e que "os transportes públicos tornaram-se um pesadelo".
"O trânsito avoluma-se e não há uma organização. As segundas e terceiras filas sucedem-se, o estacionamento não tem regras na maior parte dos bairros e freguesias", afirmou.
Segundo Modesto Navarro, a "insegurança" faz parte do quotidiano da capital e "os filhos dos lisboetas continuam a sair de Lisboa", ao mesmo tempo que "a especulação na habitação e os projectos de descaracterização de ruas e bairros sucedem-se".
"Faltam projectos de animação social e cultural para os jardins e outros espaços, que aliviem o pesadelo e a solidão que é viver em Lisboa. A qualidade de vida não existe para quem habita e trabalha em Lisboa", declarou.

200 Mil na Manifestação de 18 Outubro de 2007 da CGTP-IN

Este vídeo que dá a grandeza da iniciativa merece ser visto. Enviaram-mo logo a seguir à manif. Mas acho que em vésperas da greve da função pública do dia 30 é bom recordar...

terça-feira, novembro 27, 2007

Uma curiosidade. O tal que 'roubava mas fazia' é este...

O hmem não merece a foto aqui, neste blog, mas tem aí em baixo um link onde consta...
Agora está muito na moda usar aquela frase: «Eu roubo mas faço» e referenciá-la a Adhemar de Barros, médico e empresário brasileiro que se dedicou à política lá pelos idos de 30 e tal até à década de 60. Morreu exilado. A frase nos cartazes do descaramento era: «Adhemar rouba mas faz» («... afinal foi neste país que em certa campanha eleitoral o politico Adhemar de Barros usou o slogan:"Adhemar rouba mas faz", leio aqui). Imagina? Brasil, ditaduras várias, desfaçatez muita. É uma curiosidade. Veja aqui também.

Eh, pá. Que diabo de guerra... «Ginginha» reabre, é outra vez fehada e... termo de identidade e residência para a proprietária...


Lisboa: "Ginginha" reabriu sem autorização e foi de novo encerrada pela ASA... - O estabelecimento "Ginginha", do Rossio, que tinha sido encerrado pela ASAE por "falta de condições técnico-funcionais e higieno-sanitárias" reabriu ao público esta tarde, mas sem que tivesse sido sol......RTP - Nacional (27/11/2007)
Lisboa: "Ginginha" reabriu sem autorização e foi de novo encerrada pela ASAE - O estabelecimento "Ginginha", do Rossio, que tinha sido encerrado pela ASAE por "falta de condições técnico-funcionais e higieno-sanitárias" reabriu ao público esta tarde, mas sem que tivesse sido sol......RTP - Nacional (27/11/2007)
Lisboa: «Ginginha» reabriu sem autorização, ASAE encerrou-a - A «Ginginha» do Rossio reabriu hoje à tarde mas, horas depois, foi encerrada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e detida a sua proprietária pelo «crime de desobediência» por não ter solicitado reinspecçã...Diário Digital (27/11/2007)

Legislação eleitoral para as autarquias: PS e PSD põem-se de acordo

Ruben de Carvalho e o IPO em Marvila / Bela Vista

A propósito da transferência do IPO para a Bela Vista: «Em declarações à Lusa, Ruben de Carvalho aplaudiu a manutenção da unidade de saúde em Lisboa, mas sublinhou que "continua a não ser inteiramente clara a indispensabilidade" de o IPO sair da sua actual localização, junto à Praça de Espanha (Palhavã).
"Ainda não foi dito nem pelo ministro da Saúde nem pelo presidente da Câmara de Lisboa de forma absolutamente categórica porque é que não é possível a reconstrução do IPO na Palhavã, uma localização particularmente favorável em termos de acessibilidades", sustentou o vereador comunista.
Os eleitos pela CDU na Câmara de Lisboa questionam ainda os contornos do acordo entre a autarquia lisboeta e o Governo, do qual afirmam "discordar absolutamente".
"A Câmara de Lisboa dá ao ministério um terreno de 12,5 hectares sem qualquer encargo", afirmou Ruben de Carvalho, que salienta ainda que a área em Marvila é "quase o dobro" do terreno da Palhavã, com cerca de sete hectares, enquanto a zona das actuais instalações continuará a pertencer ao Estado.
Para o PCP, a melhor solução para um acordo passaria por uma permuta.
"Se o Estado não paga o terreno em Marvila, seria expectável uma permuta, que permitisse à Câmara ficar proprietária do terreno na Palhavã", referiu.
O futuro do espaço actualmente ocupado pelo IPO é também motivo de preocupação da CDU lisboeta, que acredita que o Estado "presumivelmente tentará fazer uma operação imobiliária" naquele local.
Qualquer que seja o futuro dos dois terrenos, alerta o comunista, o Plano Director Municipal terá de ser alterado, já que actualmente as zonas estão classificadas "para fins diversos dos que presumivelmente irão ter".
Ruben de Carvalho lamentou ainda que o presidente da Câmara de Lisboa tenha anunciado a decisão na Assembleia Municipal antes de ter dado conhecimento aos vereadores.
"Mas pelo menos não foi nos jornais", ironizou.»

IMI fica como está

Lisboa: PSD chumba proposta de aumento do IMI - Diário Digital - 1 hora atrás: ... aprovada em reunião do executivo municipal. Votaram igualmente contra esta proposta o PCP, Os Verdes eo CDS. Segundo o presidente da Câmara de Lisboa, ...

Carmona diz que pode recandidatar-se em 2009

Lisboa: Carmona Rodrigues admite candidatar-se em 2009 - Diário Digital - 18 minutos atrás: Carmona Rodrigues, ex-presidente e actual vereador na Câmara Municipal de Lisboa, admitiu hoje candidatar-se nas próximas eleições autárquicas, em 2009, ...

IPO na Bela Vista definitivo

IPO vai ficar mesmo em Lisboa - Sol - 18 minutos atrás: O presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou hoje que o Instituto Português de Oncologia vai continuar instalado em Lisboa e que a sua localização ...
António Costa: Instituto Português Oncologia fica na capital - Diário Digital - 1 hora atrás: ... nos terrenos disponibilizados pela Câmara de Lisboa ao ministério da Saúde, anunciou hoje o presidente do município, António Costa. ...
Carmona satisfeito por ficar na cidade, mas com dúvidas sobre necessidade de o transferirO vereador Carmona Rodrigues considera positiva a manutenção do Instituto Português de Oncologia em Lisboa, mas gostaria de ver explicada a necessidade de o retirar da... Sol - Política - 27, Nov 2007 - 19:11

Chat de conversação em Setúbal: um exemplo

Não sei se já conhece: a presidente da CM de Setúbal passa a conversar com os munnícipes em chat aberto das 21.30 às 23 horas. Uma ideia que já antes esteve no ar e que agora regressa: a primeira sessão desta série quinzenal é no próximo dia 4. Mas há mais pormenores. Veja aqui.

segunda-feira, novembro 26, 2007

Restaurante da Casa do Alentejo, fechado pela ASAE, vai reabrir


João Proença, membro da direcção, explicou ao DN que "em tudo o que tinha que ver com a qualidade não encontraram nada", mas "este é um edifício com 250 anos, classificado, e a cozinha tem um pé direito com cinco metros". O dirigente explicou que "as paredes estão forradas com inox até 2,5 metros de altura, mas detectaram problemas acima disso e em algumas zonas do pavimento que já estão desgastadas".Segundo João Proença, "as obras que se vão fazer agora já estavam previstas para Janeiro", pelo que "depois de falar sobre os orçamentos, talvez na sexta-feira a cozinha já deva estar apta a trabalhar".

Túnel do Marquês

Diz Inês Boaventura no «Público» de hoje que a abertura da parte final do Túnel do Marquês vai custar mais 700 mil €. Eu digo que há-de chegar ao milhão, com as habituais derrapagens. E acescento que esta é mais uma da tralha santanista. Por estes buracos todos se vão os milhões e milhões da CML. Uma verdadeira praga.

Ponte Chelas-Barreiro, 36 processos na PJ (Bragaparques concluído este ano) e Parque Urbano abandonado: notícias de Lisboa

Presidente da Câmara de Lisboa defende terceira travessia Barreiro ... Rostos - 4 horas atrás: António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, de visita ao Barreiro, salientou que a construção da ponte Barreiro-Chelas é um instrumento ...
Parque urbano abandonado - Jornal de Notícias - 4 horas atrás: A expansão do Parque dos Moinhos de Santana, na freguesia de São Francisco Xavier, em Lisboa, está parada por falta de verbas da Câmara Municipal. ...
PGR investiga 36 processos na Câmara Municipal de Lisboa - DiarioEconomico.com - 5 horas atrás: Maria José Morgado confirma que estão pendentes 36 inquéritos sobre eventuais crimes praticados na Câmara de Lisboa. Numa entrevista por escrito, ...
“Bragaparques concluído este ano” - Fonte: Diário Económico - Publicado há 6 horas: ...crimes praticados na Câmara de Lisboa. Numa entrevista por escrito...a actividade da Câmara de Lisboa. Confirma a existência de...enriquecimento particular ilícito. Lisboa viveu à margem da lei durante...especilizado na corrupção municipal e a Guardia Civil destacou...

Intervalo 2. Parque das Tílias, Fundão


O Outono todo dentro de uma foto. É assim neste caso: o Parque das Tílias com o solo coberto de folhas dos plátanos. Das tílias já não restará nada, julgo. Afinal nem só de cerejas se faz uma zona...

Intervalo 1: Bianca


Digam lá se isto não é mesmo uma princesa. «Gata em berço dourado», disse a minha irmã. É a Bianca. E tem uma irmã adoptiva: a Matilde. Branca com umas manchas cinza escuro aqui e ali.

Estão a ver para onde vão os milhões todos? Isto é uma tristeza.

Para onde vai o dinheiro dos empréstimos? (...) «Só para o caso que opõe o Grupo Sonae à Câmara são 71 milhões de euros. Em causa estarão alegados atrasos na concessão de alvará de construção das torres do Centro Comercial Colombo. Costa alegou que os 140 milhões de euros são para contencioso que a autarquia pode ou não ser obrigada a pagar em situações que remontam a anteriores mandatos.» Leia mais.
Correio da Manhã

sábado, novembro 24, 2007

Argumentos fracos da CML, diz Carlos Moura

O Campo de Tiro tem de sair de Lisboa. Mas quando? Essa é a questão, pelo que leio agora no JN: «A decisão camarária vem assim ao encontro das aspirações de vários movimentos ambientalistas e da sociedade civil que há muito reivindicavam a saída do campo de tiro do local. O que, sublinhou Sá Fernandes, "por falte de vontade política nunca aconteceu".Ao JN, Carlos Moura, da Plataforma de Defesa de Monsanto, apesar de afirmar que a solução do problema "está mais próxima", o que corresponde a uma "ambição da plataforma", considerou "a argumentação apresentada pela Câmara para contestar o projecto do clube bastante fraca". "Isto - vaticinou - ainda irá dar muitas voltas".»

sexta-feira, novembro 23, 2007

PSD, PS, BE

Pode ler aqui uma análise política sobre alguns aspectos do acftual momento político: o PSD dá (mais) um tiro no pé, o PS comete um erro político de base, o BE está a esfrangalhar-se.

Ai EPUL, EPUL...


Leia aqui o que escrevi sobre a EPUL à data da fundação e hoje. Vai gostar, tenho a certeza.

Entre o México e os Estados Unidos: quando é que deitam abaixo esta vergonha de muro?


Você tem consciência de deste muro enorme? Eles são assim, os americanos: não brincam em serviço: quando fazem, fazem bem e em grande... como pode ler aqui.
Chamam a isto uma «fronteira». Mas não: é um muro, físico, de betão e de ferro, ao longo de tanto quilómetro... Uma parede mesmo, meu. Veja as fotos. Mas nunca falam de «muro». Isso não. «Muro», nunca, que é feio e lembra o outro muro.
Sou contra muros. Simples: contra. Quando é que deitam este abaixo?

Assim se vê a opção da TV!

Isto não tem nada que saber... Veja-se, só para exemplo, o tempo atribuído pelos vários canais a uns e a outros - e particularmente a Jerónimo de Sousa e precebe-se logo a marosca. Porque isto é uma marosca. Olhe para o caso da SIC, por exemplo. Leia aqui do que falo.

quinta-feira, novembro 22, 2007

Mais uma da tralha santanista na CML. Pobre EGEAC. Pobre Câmara que ainda os aguenta

Mais uma. Desta vez é da responsabilidade de Amaral Lopes. Ainda existe isto? Eis o início do texto: «O ainda presidente da empresa da Câmara de Lisboa responsável pela gestão dos equipamentos culturais do município, o social-democrata Amaral Lopes, mandou pagar um ano de salários a título de indemnização aos seus dois colegas do conselho de administração». Ana Henriques, Público. Pode ser lido aqui.

PSD contra PSD

Lisboa: PSD apresenta "livro negro" da mobilidade e critica Manuel João Ramos - 21 de Novembro de 2007, 23:46: Lisboa, 21 Nov (Lusa) - O PSD na Câmara de Lisboa vai apresentar um "livro negro" da mobilidade na cidade, com situações compiladas em colaboração com as juntas de freguesia, anunciou hoje …
Esta malta do PSD deve pensar que somos todos suficientemente distraídos para não pensarmos que a rewsponsabilidade do caos é exactamente do PSD que, em seis anos de autarquia, fez zero de zero em matéria de actividade municipal e derreteu milhares de meilhões para encher os bolsos a umas centenas de gulosos: não fizeram nada, mas a massa desapareceu.
Ou aguém pensa que alguém se esquece disso.
Quanto mais livros negros apresentarem, mais se enterram: a seguir podem apresentar o livro negro do espaço público, o da reabilitação, o dos espaços verdes, o do Rock in Rio, o do Pavilhão Carlos Lopes, o da baixa, o da frente ribeirinha, o de... E, já agora, o das Finanças Municipais. Ah! E o das empresas municipais, se fazem favor.
Enterrem-se, senhores.
E não venham dizer que isso foi o outro PSD, o de há seis anos e o de há dois anos.
Não nos (nem se) tratem como estúpidos, please!
Quento mais tiros nos pés forem dando, mais descansa António Costa, claro. Ou pensam que alguém vai pensar que o caos municipal nasceu em Agosto de 2007? O PS tem as suas próprias responsabilidades pelo que está a fazer - e já não são poucas até agora. Se o PSD assume a auto-crítica dos seis anos anteriores, faz bem. Se julga que por aí vai atacar o PS, está ceguinho.
Sorry pela franqueza matinal. (Eu devia era estar a dormir, em vez de gastar cera assim).

De entre as últimas..

PCP exige recuperação do Complexo Desportivo dos Olivais - Jornal Avante! - 3 horas atrás: Os eleitos do PCP na Assembleia Municipal de Lisboa exigiram, terça-feira, que as obras de recuperação do Complexo Desportivo dos Olivais, encerrado desde ...
Despedimento de 150 recusado na CM Lisboa - Jornal Avante! - 3 horas atrás: Um plenário de trabalhadores do Município de Lisboa foi promovido anteontem, junto ao Fórum Roma, onde reunia a Assembleia Municipal, pelo STML/CGTP-IN. ...
Divisões no BE atingem maioria pró-Louçã - Diário de Notícias - Lisboa - 5 horas atrás: As divisões internas no Bloco de Esquerda face ao acordo com o PS na Câmara de Lisboa já atingem a maioria que suporta a direcção do partido, liderada por ...
Fontão admite recorrer da acusação de peculato - Diário de Notícias - Lisboa - 5 horas atrás: O ex-vereador das Finanças da Câmara Municipal de Lisboa, Fontão de Carvalho, vai ser julgado pelo crime de peculato de titular de cargo público. ...

quarta-feira, novembro 21, 2007

Escola de Sapadores: o tecto vem abaixo

Estabelecimento de ensino já tinha sofrido obras de recuperação - Escola básica de Lisboa encerra após queda de tecto - Vai para 48 horas que as crianças da Escola Básica Natália Correia, em Sapadores, estão sem aulas. Uma parte do tecto, apesar de ser novo, caiu e provocou uma inundação ... Expresso on line

Neste momento exacto está a decorrer um encontro. Sobre a EPUL, diz o Sol, Margarida Davim

Encontro sobre EPUL Costa e Sá Fernandes em reunião privada - Por Margarida Davim, Sol - Hoje António Costa e José Sá Fernandes vão reunir esta quarta-feira à noite. Em cima da mesa vai estar a situação da Empresa de Urbanização de Lisboa (EPUL). Entretanto, a concelhia do BE já desdramatizou uma eventual ruptura do acordo com o PS ...
Mais:
Divisões no BE atingem maioria pró-Louçã - Diário de Notícias - José Sá Fernandes, o vereador eleito pelo BE que protagoniza o acordo com António Costa, presidente da CML, reagiu qualificando as afirmações de Heitor como ...

Claro. É estultícia pensar outra coisa

Lisboa: Coordenador autárquico do Bloco diz que acordo com PS mantém actualidade - 21 de Novembro de 2007, 19:36 - Lisboa, 21 Nov (Lusa) - O coordenador autárquico do Bloco de Esquerda afirmou hoje que o acordo com o PS na em Lisboa mantém actualidade e recusou "divergências" entre o BE e o vereador Sá Fernandes …

Vão a tribunal


SIC Notícias e Portugal Diário: «O antigo vice-presidente da Câmara de Lisboa, Fontão de Carvalho, vai ser julgado pelo crime de peculato de titular de cargo público, no âmbito do processo da EPUL. Empresa Pública de Urbanização de Lisboa.
De acordo com a SIC Notícias, a antiga vereadora do urbanismo, Eduarda Napoleão também vai ser julgada.
Além dos ex-autarcas, vão ainda responder em tribunal três administradores da EPUL. (...)»

O erro do PS e a baralhada que vai no BE

O PS cometeu um erro de palmatória nesta matéria dos despedimentos que foi entregar o ouro «ao bandido» (salvo seja). Ou seja, quis que fossem os directores nomeados por Santana e Carmona a decidir quem seria despedido. Esperava-se o quê? Que fizessem parte dessa lista os 80 arregimentados por Lipari? As centenas adimitidas sem rei nem roque nem necessidade municipal nos seis anos do regabofe? Não: da lista fazem parte pessoas com oito e dez anos de «casa». Claro.
E o BE, no meio disto? A grande confusão. Uma só coisa é clara: a baralhada que se instalou.
Lusa / Sol, hoje: "«O meu interlocutor é o vereador José Sá Fernandes», afirmou António Costa aos jornalistas, no final da reunião da Assembleia Municipal, salientando que o vereador lhe transmitiu que a declaração do deputado municipal «não altera nada» em relação ao acordo pós-eleitoral que firmaram."
Sá Fernandes, ontem, para os jornalistas: «A posição de Heitor de Sousa - o deputado municipal que ontem quis afirmar o BE nesta questão - é irresponsável». Heitor de Sousa (BE): «A posição oficial do Bloco é esta» (contra os depedimentos). Diz ele. Até ao lavar dos cestos, é vindima...

Destruição de provas?


Um crime em cima de outros? É disso que os investigadores parecem ter receio: «Morgado com medo de destruição de provas - Diário de Notícias - ... passa pela fusão das três SRU de Lisboa que poderão ficar sob aalçada da EPUL (Empresa Pública de Urbanização de Lisboa), depois da sua reformulação. (...)».
É que parece ser já um grande mega-processo.
Sessenta casos sob investigação - Correio da Manhã - 7 horas atrás: Na última reunião do executivo camarário, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa afirmou ter conhecimento de que existia “um conjunto de processos-crime ...»

Sindicato contra despedimento, mesmo que encapotado


«Perante o que os sindicatos de trabalhadores vêem como uma tentativa de «despedimento colectivo encapotado», por parte da autarquia, os trabalhadores respondem com um abaixo-assinado com 2.500 assinaturas.Estas assinaturas serão entregues durante a Assembleia Municipal, altura em que também vão intervir de forma a «sensibilizar as outras forças políticas para tomar uma posição relativamente» à situação, comentou o líder sindical do STML.»

terça-feira, novembro 20, 2007

Divisões no BE? Não! Que ideia!


Pois é. As contradiçoezinhas. Mas nem vale a pena perder tempo com tal defunto, como diz a minha mãe (por acaso ela diz: «Não vale a pena gastar cera com tão reles defunto»)... A coisa não pode ser escondida. E pode lê-la aqui. De um lado, Heitor de Sousa; do outro, Sá Fernandes. O qual veio logo garantir que tudo está bem no reino da Dinamarca. E está. Heitor de Sousa e quem mais estiver com ele é que não.

«Hoje é notícia», na previsão da Lusa

«A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) deverá chumbar hoje com os votos contra do PSD a fixação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no valor máximo, de 0,8 por cento, a proposta pela maioria PS/BE na Câmara.
O eventual chumbo da proposta e a fixação do IMI em 0,7 por cento, igual ao mandato anterior, deverá representar uma diminuição de nove milhões de euros no orçamento da Câmara.
A Câmara de Lisboa aprovou uma proposta do presidente, António Costa (PS), para fixar o IMI no valor máximo de 0,8 por cento, com os votos contra do PSD e do PCP.
O PSD está em maioria absoluta na Assembleia Municipal e, a concretizar-se, o chumbo desta proposta constitui o primeiro revés de António Costa, perante aquele órgão.»
Pode não ser assim. Logo à tarde já saberemos.

Na Ajuda (como noutros lados, digo eu): o que valeu foram os pais e a junta. O poder político (leia-se: Câmara e Governo), népia...

Bem camuflada, bem escondida, a crítica severa lá está. E a esperança, que é a última a morrer, e o erro no título, também (mas quem pode atirar a 1ª pedra?). Eis a minha escolha de leitura:
...
8h 30m - Aproximam-se da entrada da Escola nº 7 no Casalinho as primeiras crianças para mais um dia de actividades escolares. Os últimos tempos por estes lados têm sido difíceis: condições de Segurança deficitárias, ausência de espaço devidamente equipado para as crianças aproveitarem o seu tempo de recreio. Valeu a dinâmica dos Pais que se pretendem associar, dos Professores e da Junta de Freguesia para fazer frente a necessidades de resolução imediatas, mas o poder politico necessita de estar mais atento e activo. Pelo que se saúda o facto de o novo Executivo Municipal ter colocado “A Escola e as Crianças” como o centro nevrálgico da sua actuação, em particular com o plano de recuperação do parque escolar da Cidade de Lisboa.
...
In «Opinião», Site do PS / Lisboa

«Independente» volta?

O 'Público' aventou a hipótese: os credores têm na mão um novo plano de reabilitação...

segunda-feira, novembro 19, 2007

E a Piscina dos Olivais?

Lisboa: PCP exige obras piscinas dos Olivais sejam "urgentemente iniciadas" - Fonte: Agência LUSA - Publicado há 5 horas - Lisboa, 19 Nov (Lusa) - Os deputados municipais do PCP...que será apresentada terça-feira na Assembleia Municipal de Lisboa. O complexo desportivo inclui duas piscinas, uma...respectivos balneários". O PCP quer ainda que a "Câmara Municipal de Lisboa mantenha a posse e gestão do Complexo Desportivo...

Pagar o parque por telemóvel

Parquímetro em Lisboa pago com telemóvel - Exame Informática Online - Vai ser introduzido em Lisboa um sistema de pagamento de parquímetros portelemóvel. A inovação surge de uma parceria entre TMN, Vodafone e Optimus e a EMEL. ...

Fala a APL: travessias e terminal da Trafaria

Presidente do Porto de Lisboa diz que nó rodo-ferroviário de Alcântara e túnel Algés-Trafaria são essenciais
In Público Plus

Manuel Frasquilho não avançou qualquer calendário ou datas sobre as duas obras, mas considera-as fundamentais numa "lógica da evolução comercial", tanto no fluir do tráfego da capital, como na actividade portuária. No primeiro caso já foram apresentados "14 projectos", o último dos quais no mandato municipal de Carmona Rodrigues, não contemplava a componente ferroviária, que o presidente da APL considera importante para a futura linha Cascais/Alcântara-Terra/Sete Rios /Gare Oriente, bastando para tal "mudar as catenárias".
Em relação ao túnel Algés-Trafaria, o presidente da Administração do Porto de Lisboa, diz que já devia estar feito há mais de dez anos, e salientou a sua importância no "suporte" ao futuro Terminal de contentores da Trafaria, o qual ficará ligado ao ramal ferroviário Trafaria/Pragal, que depois escoará as mercadorias em direcção à plataforma logística do Poceirão.
Segundo Manuel Frasquilho, tanto a Mota/Engil como a Moller-Maersk estão interessadas no Terminal da Trafaria, cujo estudos hidráulicos estão em estudo. O arranque da ferrovia Trafaria-Pragal poderá verificar-se antes de 2011, altura em que principiarão as obras do terminal da Trafaria.
O canal para ligação ao Pragal existe há mais de 30 anos, tendo sido construídas nalguns pontos casas de habitação. Por outro lado, a Lusa soube que o túnel Algés-Trafaria situar-se-à a poente da torre VST do porto de Lisboa, indo sair também a poente dos silos de cereais da Trafaria, com uma saída para o Terminal e uma ligação à Cintura Rodoviária Interna da Península de Setúbal (CRIPS) também conhecida por Arco Ribeirinho Sul, projecto já estudado e elaborado pelas Estradas de Portugal.
Este túnel já foi apresentado a três governos pela Lusoponte, empresa que tem o exclusivo das travessias rodoviárias do Tejo. Um dos principais accionistas da Luspoponte é a francesa Vinci, a maior empresa mundial de construção e obras públicas e, uma das responsáveis pelo túnel Malmoe/Dinamarca.

domingo, novembro 18, 2007

Parque Mayer: comerciantes esperam indemnizações

Comerciantes do Parque Mayer à espera de indemnizações da Bragaparques - Comerciantes do Parque Mayer alertaram hoje (na sexta) o vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa, que continuam sem receber as indemnizações que, reclamam, lhes são devidas pela Bragaparques, antiga proprietária do espaço. (...)

Expropriações e Eixo N-S

Lisboa: Construção de avenida no Eixo Norte/Sul atrasada devido a expropriações da Câmara - Fonte: Sol Publicado há 8 horas - ...euros orçados pela Câmara de Lisboa.Foi em 2003 que a Câmara Municipal de Lisboa (CML), presidida na altura por...tido reuniões com o executivo municipal, mas «tudo depende agora»da...expropriações a realizar pela Câmara de Lisboa

Companhia de Dança queixa-se da CML

«Companhia de Dança de Lisboa acusa autarquia de querer destruir instituição com acção de despejo. O director da Companhia de Dança de Lisboa (CDL) acusou hoje a Câmara Municipal de querer destruir a companhia ao não apresentar argumentos nem alternativas à acção de despejo do Palácio dos Marqueses de Tancos, na costa do Castelo.
A poucos dias de comemorar 20 anos de actividade, que se assinalam no dia 21 de Novembro, a CDL antecipou as comemorações e realizou hoje um "concerto de protesto" de música barroca e dança clássica para "chamar a atenção dos cidadãos de Lisboa para a falta de nível e de respeito que os políticos tem para com a cidade". (...)»

Há o risco de se brincar aos orçamentos participativos, diz Paulo Quaresma

Lisboa: Orçamento participativo de Carnide é referência internacional
«O envolvimento da população faz-se na altura de preparar o orçamento, com sessões públicas e inquéritos, reuniões específicas com idosos e crianças, mas sobretudo ao longo do ano, com uma prestação permanente de contas, contou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Paulo Quaresma (CDU). Numa altura em que a Câmara Municipal de Lisboa iniciou o seu primeiro orçamento participativo, Paulo Quaresma alertou para o perigo de se «brincar à participação« e diz que na sua freguesia já se colhem os frutos daquela medida, por exemplo, nos níveis de abstenção que se situam entre «5 a 7 por cento abaixo da média da cidade».«O apelo permanente à participação das pessoas faz com que elas não se alheiem», defendeu. (...).»
Fonte: Sol
Publicado há 45 minutos

sábado, novembro 17, 2007

Encerramentos: restaurantes e o Quarteto também...

Foto: Loucos de Lisboa
Cinema Quarteto em Lisboa encerrado O cinema Quarteto, em Lisboa, foi hoje encerrado por falta de condições de segurança, sobretudo de prevenção de incêndios, disse à Lusa a inspectora-geral das Actividades Culturais, Paula Andrade. "Falta um sistema auto...Jornal de Notícias (16/11/2007)
Lisboa: Cinema Quarteto encerra por falta condições segurança O cinema Quarteto, em Lisboa, foi hoje encerrado por falta de condições de segurança, sobretudo de prevenção de incêndios, disse à Lusa a inspectora-geral das Actividades Culturais, Paula Andrade....Diário Digital - Cultura (16/11/2007)
Lisboa: Cinema Quarteto encerra por falta condições segurança O cinema Quarteto, em Lisboa, foi hoje encerrado por falta de condições de segurança, sobretudo de prevenção de incêndios, disse à Lusa a inspectora-geral das Actividades Culturais, Paula Andrade....Diário Digital (16/11/2007)
ASAE fecha restaurantes em Lisboa Acção em Lisboa também com a detenção de duas pessoas... Portugal Diário (16/11/2007)

Valorsul: a coisa está preta


Os trabalhadores da Valorsul estão determinados e firmes. Leio aqui que aprovaram uma resolução em que, a páginas tantas, se afirma que os trabalhadores resolveram «exigir a todos os accionistas da Valorsul, em especial os Municípios, para que assumam a sua responsabilidade no processo e, em vez de continuarem a lamentar-se com a greve, como se nada tivessem a ver com a situação, tomem medidas sérias para viabilizar o Acordo e ponham cobro ao conflito.5. Solicitar audiências a todos os órgãos de poder e aos grupos parlamentares para esclarecer a luta dos trabalhadores e denunciar o comportamento ilegal da Administração e do Governo, através dos Ministérios do Trabalho, do Ambiente e da Administração Interna.Temos razão e não será a intervenção da polícia ou outras medidas ilegais que fará quebrar a unidade e firmeza dos trabalhadores.» O lema desta luta passa por três pontos: «- Pela Defesa do Acordo de Empresa - Pela Satisfação das nossas Reivindicações - A Luta Continua!»

De 500 para 800 vão 300



Leio aqui que António Costa foi explicar à Concelhia do PS o que se passa com a CML, sobretudo em matéria de finanças. Às tantas, está escrito que «o astronómico défice de mais de 1 200 M€ (em 31 de Julho de 2007). A causa principal de se chegar a esta situação foi a (des) governação da direita nos últimos anos que dispunha de receitas de 500 M€/ano e gastaram mais de 800 M€/ano. Desta loucura financeira resultaram milhares de dívidas a pequenos fornecedores o que resultou na falência de muitos deles. O absurdo é que milhares dessas dívidas não eram superiores a 5 000€. Esta situação implicou ainda, que muitos serviços à cidade não pudessem ser prestados por falta de pagamento.»

Greve de vários dias na Valorsul

Valorsul: Sindicato é recebido segunda-feira pelo gabinete do primeiro-ministro - Fonte: Agência LUSA - Publicado ontem às 13 horas - Loures, Lisboa, 16 Nov (Lusa) - Uma delegação do sindicato que convocou a greve de...foi também anunciada uma

CRIL: moradores vão para tribunal

Moradores do Bairro de Santa Cruz vão processar Estado - Diário Digital - ... Na cerimónia de adjudicação da obra, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, afirmou que a conclusão da CRIL, prevista para 2009, vai permitir ...

Porto de Lisboa: JML vai acompanhar

JML cria entidade para acompanhar Porto de Lisboa - Diário Digital - A Junta Metropolitana de Lisboa (JML) vai assinar um protocolo com o Porto de Lisboa para criar uma entidade que acompanhe as actividades daquela estrutura ...

sexta-feira, novembro 16, 2007

Em causa o IMI aumentado na última sessão da CML

«Os deputados municipais do PSD e do PCP vão votar, na terça-feira, contra a proposta de aumento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), aprovada nesta semana pelo Executivo camarário. A peculiar geometria política da capital (minoria socialista a governar a Câmara; maioria social-democrata na Assembleia Municipal) vai, assim, gerar o primeiro chumbo de uma decisão importante promovida por António Costa. O PSD tem 56 eleitos (em 107), a que nesta votação se somam os 13 do PCP. O PS conta com 28.»

Parque Mayer: dois concursos de ideias


CM Lisboa abre dois concursos públicos - TVI - A Câmara Municipal de Lisboa anunciou, esta quinta-feira, a abertura dedois concursos públicos de ideias para o Parque Mayer e área envolvente, ...

Na foto: o Capitólio

Que ponte fazer?

TGV: Estudo da Rave defende hipótese Porto-Lisboa-Alcochete - Diário Digital - O projecto das acessibilidades ao aeroporto na margem sul desenhado pela Rave prevê um serviço de TGV Porto-Lisboa-Alcochete em que os comboios daInvicta ...

quinta-feira, novembro 15, 2007

IMI e outros impostos: PS e Bloco (com Carmona) querem aumento enorme

Imagem tirada daqui.
IMI aumenta para alguns - Rádio Renascença - O anúncio foi feito pelo autarca António Costa, que fala num ajuste fiscal: "Foram aprovadas as propostas relativas às taxas de passagem e às taxas ...".
...
Entretanto, a CDU de Lisboa emitiu uma Nota sobre o assunto. Começa assim: «Na sessão de ontem, a CDU propôs que a Câmara baixasse o IMI mas PS e BE com a lista de Carmona aumentaram a taxa.
PS, Bloco e Carmona aumentam carga fiscal em mais de 20% em Lisboa
BE «abana a cabeça» e diz que sim, claro…
A sessão da CML do dia 14 de Novembro foi das mais nocivas da história deste mandato. A actual maioria (PS + BE) aprovou um grande aumento de impostos em toda a Cidade. Somadas todas as consequências (IMI + outras taxas e tarifas agregadas), um aumento de mais de 20%. Foi isso mesmo que PS, Bloco e Carmona aprovaram ontem.»

Mais Parque Mayer

Comerciantes Parque Mayer à espera de indeminizações da Bragaparques - leia mais no Sol - ... As indemnizações reclamadas pelos comerciantes seriam pagas pelaBragaparques, à semelhança do que a Câmara fez com os feirantes daantiga Feira Popular...

Atraso em salários nas piscinas

Piscinas municipais com salários em atraso - Jornal de Notícias - ... Fonte do gabinete do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, explicou que o atraso se deve a um problema jurídico nos contratos, mas garantiu...

Devido a queixa da CDU do Porto contra o site da CMP

Sites não-jornalísticos sujeitos a supervisão da ERC - Cláudia Luís (JN) - A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) fez uma deliberação inédita, na qual prevê que, a partir de agora, todas as pessoas que sintam violados os seus direitos de expressão em sítios da Internet que cumpram uma função de veículo de comunicação pública possam ver as suas queixas atendidas pelo Conselho Regulador. Segundo Azeredo Lopes, presidente do organismo, "a ERC tem competências de supervisão e intervenção nesses 'sites'". Em rigor, essas competências apenas se aplicam se, nos sítios de comunicação electrónica, forem verificados os seguintes pressupostos "Conteúdos sujeitos a tratamento editorial e organizados como um todo coerente", especifica o mesmo responsável. Isto significa que, uma vez comprovado que determinado 'site' é um "órgão de comunicação social, comunicação pública, mesmo não efectuando uma comunicação do tipo jornalístico, e que o mesmo viola direitos, liberdades e garantias previstos na lei geral, isso nunca poderia impedir a ERC de intervir", explica Azeredo Lopes. Desta forma, fica estabelecido que "o direito de resposta não é um instrumento exclusivo do jornalismo, antes um direito fundamental", acrescenta.
Esta deliberação do Conselho Regulador da ERC, ainda que relativa a uma queixa da CDU contra o sítio da Câmara Municipal do Porto, vem estabelecer um precedente mais alargado. Nas palavras de José Alberto Azeredo Lopes, "definiu-se agora que temos competências de supervisão e intervenção nesses 'sites'", pelo que "não há, ainda, um plano de acção elaborado", sublinha.

quarta-feira, novembro 14, 2007

Agenda para hoje

Hoje é notícia
Fonte: Agência LUSA
Publicado há 1 hora
...António Augusto Aguiar, em Lisboa. A acusação do Ministério...maioria socialista na Câmara de Lisboa propõe hoje, em reunião do...fixação da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no valor...automóveis (Cidadãos por Lisboa) e a requalificação do bairro...

E para o Distrito de Setúbal saiba que as novidades de hoje são estas, segundo o Rostos on line:
Agenda Dia 14 de Novembro
Fonte: Rostos On-line
Publicado há 7 horas
...as 18 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal...presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, respectivamente...partir das 18h30, na Biblioteca Municipal. O encontro

IMI e outros impostos vão à sessão da CML daqui a poucas horas

Lisboa: Câmara discute valor do Imposto Municipal sobre Imóveis
... Estes valores (propostos pelo PS) "são elevados ao dobro nos casos de prédios urbanos que se encontrem devolutos há mais de um ano". Os vereadores comunistas apresentam uma proposta alternativa sobre o IMI, defendendo que seja fixado em 0,6 por cento para os prédios não avaliados e em 0,3 por cento para os prédios avaliados... Publicado há 60 minutos - Lisboa, 14 Nov (Lusa) - A Câmara de Lisboa discute hoje a fixação da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que...0,25 por cento da Taxa Municipal de Direitos de Passagem...Movimento Cidadãos por Lisboa apresenta uma proposta...
Ana Clotilde Correia, Lusa
E ainda:

Não mais construções na beira-rio?

Governo proíbe construções na zona ribeirinha - DiarioEconomico.com - 4 horas atrás: A Frente-Tejo da Capital será gerida por uma única sociedade participada pelo Estado e pela Câmara Municipal de Lisboa. Os terrenos da Administração do Porto de Lisboa...

Aqui há gato

Rock in Rio-Lisboa garantido em Lisboa até 2010
Fonte: Notícias SAPO
Publicado há 43 minutos
O Rock in Rio Lisboa garantiu a presença no...protocolo com a Câmara de Lisboa que prevê o reforço da...grande envergadura da Câmara Municipal que pretende criar uma via...presidente da Câmara de Lisboa, no ano de estreia do Rock...
Mais / Lusa:
Segundo uma nota da câmara à imprensa, o protocolo a celebrar com a Rock in Rio prevê "contrapartidas interessantes e duradouras para a cidade, para além da realização do evento".
A este propósito, a fonte camarária identificou como uma das contrapartidas "a construção de uma ponte que ligará o Parque às Olaias", um equipamento - realçou - de "grande importância para a cidade".

É preciso lata

Carmona Rodrigues teme «partidarização» de portal Lx Jovem - Diário Digital - 6 horas atrás: ... O vereador apresenta quarta-feira, na reunião do executivo municipal, um requerimento questionando o presidente da Câmara sobre a continuidade do portal. ...
Qualquer argumento seria bom. Menos este.

SRUs com mais problemas

Buscas do Ministério Público na CML
Administrador da SRU exonerado
Por Margarida Davim / Sol
O administrador da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Oriental, Gonçalo Moita, soube que vai ser exonerado por António Costa, horas antes de a empresa ser alvo de buscas por parte do Ministério Público. Costa deverá anunciar em breve que todas as administrações de empresas municipais deverão ser substituídas...
Equipa de Morgado apreendeu computadores - Buscas na sede da Sociedade de Reabilitação Urbana Oriental, em LisboaPortugal Diário - 14, Nov 2007 - 00:11

Definir as zonas portuárias de Lisboa

Definição de áreas portuárias em Lisboa - Correio da Manhã - Durante um debate sobre a frente ribeirinha lisboeta realizado ontem à noite, o autarca socialista revelou que está praticamente finalizado otrabalho ...

PS e PSD estão bem um para o outro

Chegado por mail hoje:
Ansião (PSD): Excesso de endividamento 1.269.956,46 euros. Valor da redução mensal: 37.600 euros.
Castelo de Paiva (PSD): Excesso 1.082.085,26 euros. Redução mensal: 40.687 euros.
Fornos de Algodres (PSD): Excesso 3.064.311,31 euros. Redução mensal: 31.238 euros.
Guarda (PS): Excesso 1.448.033,86 euros. Redução mensal: 90.699 euros.
Lisboa (PSD e agora PS): Excesso 10.044.461,04 euros. Redução mensal: 261.402 euros. Reduções: 39.
Lourinhã (PS): Excesso 1.264.972,17 euros. Redução mensal: 31.302 euros.
Mondim de Basto (PSD): Excesso 496.031,67 euros. Redução mensal 42.283 euros.
Ourique (PS): Excesso 103.941,08 euros. Redução mensal. 48.067 euros.
Santarém (PS e agora PSD): Excesso 3.806.923,61 euros. Redução mensal 79.147 euros.
S. Pedro do Sul (PSD): Excesso 1.561.700,13 euros. Redução mensal 58.357 euros.
Vila Nova de Gaia (PSD): Excesso 11.929.661,12 euros. Redução mensal 106.480 euros.
Vouzela (PSD): Excesso 740.905,41 euros. Redução mensal 38.851 euros.

terça-feira, novembro 13, 2007

E o poder de tantos milhões vai impor-se à CML que ainda nem autorizou nem negociou novo acordo?

Rock in Rio-Lisboa investe 19 M EUROS a promover edição 2008 - Diário Digital - A organização do Rock in Rio-Lisboa vai investir 19 milhões de euros na estratégia de comunicação da edição do próximo ano do festival, dos quais 12,8 ...
Repito: em Lisboa, a CML ainda nem se pronunciou.
Mas podemos andar a ser comidos por parvos? É que leio noutro lado agora mesmo algo surpreendente: Confirmado Rock in Rio no Parque da Bela Vista - Diário XXI - 6 horas atrás - Rodolfo Medina esclareceu que “existem de facto conversações com a Câmara Municipal neste momento, mas para combinar as melhores formas de funcionamento do ...
Oh, diabo!

Pouca uva, sinceramente

Costa quer «desencardir» Lisboa - Portugal Diário - António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), apresentou esta segunda-feira a «Operação Natal» da capital. No Teatro Municipal D. Maria II ...
O que vi ontem num dos canais de televisão (lavagem de ruas e anúncio de pintura de passadeiras) trouxe-me à memória uma cena passada na Amadora, onde na altura dirigia a comunicação autárquica. Estamos lá por esses anos 92 ou princípios de 93. A CDU tem maioria absoluta. Vai haver eleições. Não há um tostão, como sempre. Há que fazer algo útil e visível. Um grupo propõe qe se pintem muitas passadeiras por toda a Cidade. Um grande sururu. Que isso é tarefa normal dos serviços. Que isso é o dia-a-dia do Município e não traz nada de novo. Que usar isso com intuito expressamente eleitoral é pura demagogia.
E não se apresentou o plano como sendo um plano: fez-se. Ponto.
Um ano depois a CDU teve maioria relativa. Quatro anos depois perdeu as eleições para o PS. Não terá sido apenas por causa desta decisão. Mas talvez esta e muitas outras semelhantes tenham ajudado. Sei lá.
Que aquilo era demogogia - não duvido. Mas que o que se faz tem de se mostrar - menos duvido ainda.
No entanto (volto a Lisboa), que lavar as ruas seja um «plano» - disso já duvido. Que reavivar passadeiras seja um «plano» - sobre isso tenho certezas absolutas: não o é...

Regiões de Turismo

Turismo de Lisboa coloca condições para a reorganização das regiões de turismo - Turisver - A direcção da Associação Turismo de Lisboa considera positiva a redução do número de Regiões de Turismo. Para a região de Lisboa a Associação tanto aceita ...

Impostos na sessão de amanhã

Na sessão de amanhã, os vereadores comunistas vão propor a baixa de impostos, diz o Destak. E critérios para os trabalhadores precários.

sábado, novembro 10, 2007

Morreu o chefe de gabinete de António Costa

Mesmo longe, soube. Lamento. Armando Rafael. 45 anos. Sempre uma injustiça.

Só três???

Cem dias passados só arrancaram três obras e outras quatro avançam nos próximos dias. Onze continuarão paradas por falência do empreiteiro ou rescisão dos contratos, o que exige a abertura de novos concursos públicos.

sexta-feira, novembro 09, 2007

Última hora: Distrital do PSD

Bye, bye, Helena!
As eleições foram ontem. Helena Lopes da Costa perdeu. Perdeu, leu bem. Leia a Lusa: «PSD: Carlos Carreiras vence Helena Lopes da Costa na Distrital de Lisboa - 9 de Novembro de 2007, 02:23 - Lisboa, 09 Nov (Lusa) - O vice-presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, venceu na quinta-feira as eleições para a Comissão Política Distrital de Lisboa do PSD, derrotando a deputada Helena Lopes da Costa, disse à Lusa fonte do PSD.»

Não é nada comigo. Nem sei nada de Carreiras. Se soubesse, provavelmente escreveria: «Venha o diabo e escolha...». Mas de Helena / Santana (Lenicha, como lhe chamam os tipos de Oeiras nos blogs...)... Uff! Bastou aquele mandato.
.
Actualização
Segundo o DN de hoje, sábado, esta derrota dirá mais do que se vê. Mas ninguém parece muito interessado em falar da composição da nova lista da Distrital, uma espécie de união nacional de todas as franjas do PSD, que até incluiu Sérgio Lipari (o tal que ganhou força eleitoral com os 200 e tal jovens etc. que meteu na CML e Gebalis e que lhe servem de tropa de choque eleitoral para tudo - sendo célebre a sua técnica de os deslocar / inscrever de secção para secção a fim de garantir as vitórias que lhe interessam. Há mesmo quem me asseguire que, a troco de ordenado ao fim do mês, há pessoas incluídas nessa «tropa de choque eleitoral» que nem são nem nuinca foram do PSD - são, sim, de Lipari e só porque isso significa ordenado ao fim do mês. Coisas dessas já mas contaram dezenas de vezes - e agora, claro, a propósito da Distrital, foram-me repetidas. Mas isso ninguém quer estudar, analisar, investigar. Isso, a João Pedro Henriques / DN e seus parceiros, não os sensibiliza...

Substituição: enigma nº 1 desta manhã

A estas horas da noite, já todos os gatos são pardos e até parece que as coisas se parecem umas com as outras. Mas não: um gato é um gato, um cidadão é inteligente e não pode deixar-se papar desta maneira. Parece tudo tão natural, que quase nem damos pela troca. A substituição em curso, no entanto, está a ganhar forma. Ao primeiro relance, tudo parece - ou melhor -, parecia diferente. Só os locais são os mesmos... Mas as coisas, no fundo, são mais iguais do que parece.

Propaganda oyé! - Enigma nº 2 para desvendar nos próximos dias

Acreditem: estão em curso perlo menos quatro acções de mistificação e propaganda de criar bicho! É uma coisa muito séria, o que aí vem. Uma delas mete muuuuuuiiiiiiiiita construção civil vendida como rebuçados. Outra trata de iludir o essencial e ater-se no secundário, tratando mesmo de nos convencer de que o essencial é perfeitamente acessório e que os culpados são os lisboetas, apenas eles, sempre eles. Agora. Porque há três meses e há dois anos e há quatro anos, não: essencial é essencial.
Quem tem estado atento já percebeu todos os sinais.

quinta-feira, novembro 08, 2007

PCP com três posições fortes em Lisboa nos órgãos de poder local


O PCP propõe na CML que seja baixada a taxa de IMI. Leia aqui. Na Assembleia Municipal entregou um requerimento sobre o Oriental. Leia aqui. E a CML vai discutir na 4ª-feira uma proposta do PCP sobre os trabalhadores precários. Leia aqui.

Diz assim esta última, às tantas: «Que sejam apresentados pelo Presidente na próxima reunião os critérios subjacentes à denúncia de contratos de prestação de serviço, ou de contratos de trabalho a termo resolutivo; Que os Vereadores sejam informados das apreciações prestadas pelos dirigentes dos serviços sobre as necessidades de pessoal nas suas unidades orgânicas.