sábado, janeiro 31, 2009

Já isto é diferente

.
'A terceira avaliação de impacte ambiental foi aprovada a 17 de Março de 2002, dia das eleições nacionais que resultaram em que esse ministro [José Sócrates] perdesse o lugar'
Carta rogatória, Apurado pela polícia portuguesa
.

Isto é que já é exagero e abuso, acho eu

.
O pessoal do 'CM' que desculpe mas não entendo o que é que eu tenho a ver com isto.
.

Um SIRESP, dois SIRESP, três SIRESP

.
Se de facto Daniel Sanches e Santana Lopes pudesem esclarecera Judiciária, o País agradece. A história do SIRESP está muito mal contada. Agora, com novos ducumentos apreendidos na casa de Oliveira e Costa, as investigações vão continuar. Carlos Rodrigues Lima escreveu para o 'DN' de hoje sobre esta matéria uma peça que vale a pena ler, aqui.
.

Carta Rogatória: curiosidade: traz mesmo os nomes. Não são de facto 15. Mas Sócrates está lá

.
Isto vem no ‘CM’. Tem a curiosidade de ser da Carta Rogatória. Vou colocar aqui o link para ter acesso a uns milhares de caracteres com a Carta Rogatória na íntegra. Se tudo correr bem, lá encontrará sempre tudo. Mas se, como aconteceu com o blog de António Costa com as promessas eleitorais que alguém retirou da net, obrigando-me a um trabalhão para refazer as mesmas promessas (pode confirmar: clique aqui, baixe a coluna da direita até «blog oficial de apoio à candidatura de António Costa» e clique. Agora, clique aqui: http://www.unirlisboa.com/ Abriu a boca de espanto??? Também eu!)... volto à frase...: pelo sim, pelo não, deixo os nomes no LL2, como já viu. Aí ninguém mexe, de certeza.
.
El Pais, ontem: Sócrates, bajo el fuego, FRANCESC RELEA, El primer ministro portugués niega las acusaciones que le implican en un supuesto caso de cobro de comisiones...
.

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Zonas livres (para poderem ser zonas ocupadas?)

.
Lisboa: Zonas sem propaganda eleitoral - A Câmara de Lisboa quer garantir que não haverá propaganda eleitoral em certos locais da cidade como o Marquês de Pombal, Terreiro do Paço, Rossio, Praça do Município ...
Correio da Manhã 30, Jan 2009 - 17:03
Suponho que sáo exactamente as zonas destinadas à Formula 1, TMN e Skoda...
.

Freeport e a PGR

.
A PGR já produziu duas notas que convém ler. Vá ao site respectivo, aqui. Abra «Notas de Imprensa», abra «2009» e leia as duas notas.
.

Ruben

.
Um ciclo de cinema e cultura do folk norte-americano - é este o evento em que Ruben de Carvalho é Comissário. Pode ter pormenores aqui.
.

Novo blog: o da CDU de Lisboa, a visitar todos os dias


. O Parque Urbano do Alto do Duque encontra-se classificado como Área Verde de lazer e recreio no Plano Director Municipal de Lisboa.Mas está inacessível à população, que não pode usufruir deste equipamento, apesar da falta de espaços verdes.
Pode ler esta nota e muito mais no novo sítio da CDU de Lisboa, aqui. Crie no seu ambiente de trabalho um atalho e frequente o blog todos os dias - um conselho de amigo...

.

Gravíssimo o que diz esta juíza. Entrar no sistema e alterar uma sentença? Nem acredito nessa...

.
"Mas mais grave ainda", explica a magistrada, "é um funcionário da mesma direcção-geral com perfil de administrador de sistema ter acesso de escrita. O que significa que pode alterar uma decisão proferida por um juiz ou uma acusação elaborada por um procurador do Ministério Público", denuncia a magistrada judicial.
DN
Ou a juíza está a mentir ou isto é gravíssimo.
.

Pato-bravismo, diz P. Soares

.
Quem conheça a situação não deixará de estranhar a rara violência verbal de Pedro Soares, BE, que foi até meio de 2008 chefe de Gabinete de Sá Fernandes e que ontem, no 'JN' escreveu coisas assim: «Este tratamento do espaço público é ignóbil, origina a sua desvalorização social e perverte a sua função urbana. Indicia, igualmente, uma debilidade cultural assustadora e uma atitude em relação ao espaço público ao nível do mais reles “pato-bravismo”.»
Resta acrescentar que o autor se refere à mercantilização do espaço público em Lisboa nos últimos meses e seu aluguer à TMN, à Renault-Fórmula 1, à Skoda (a célebre operação na Praça das Flores etc., e que li isto... no blog do BE que até há dois meses tanto se desdobrava em elogios a esta mesma política...
Coisas...
.

2500 biclas e ciclovias

.
A ciclovia Carnide-Monsanto conta com dinheiros do casino; a Refer paga a ligação entre o Campo Pequeno e a Avenida Gago Coutinho, e a ligação entre as Olaias e o Parque da Bela Vista (Sul) será financiada pela organização do Rock in Rio.
Luisa Botinas, DN
.

Costa dá dados errados, diz o ACP

.
ACP contradiz dados oficiais - Jornal de Notícias - 16 minutos atrás - O Automóvel Clube de Portugal acusa o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, de apresentar números errados que justifiquem o encerramento ao trânsito...
.

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Nem condenação antes do fim da investigação nem vitimização, diz António Filipe

.
No caso Freeport, a posição do PCP é a mais simples: investigue-se tudo primeiro e só se condene depois. Mas nada de vitimização que condicione a investigação. Em resumo, foi o que disse António Filipe esta tarde.
.

Desapareceram processos urbanísticos na CML, diz Salgado

.
Lusa: o PSD vai pedir “a lista dos processos que de acordo com o vereador Manuel Salgado (PS) desapareceram” da autarquia.
.

PP para o Parque Mayer prevê hotel de 100 quartos


«Plano para o Parque Mayer vai abri-lo à cidade - por LUÍSA BOTINAS, ainda DN - Operação urbanística. No Verão a proposta de Plano de Pormenor para o Parque Mayer e edifícios da Universidade de Lisboa na Rua da Escola Politécnica deverá entrar em fase de discussão pública. Ontem a sua elaboração foi aprovada pelo executivo municipal. Oposição questionou a viabilidade financeira.»


.

Regularizar

.
Lisboa pediu 130 milhões. Leia.
.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Sines

.
O que se passou em Sines? Quer ler aqui? Abra.
.

Trânsito não pára na Baixa

.
Volto a Lisboa: «há 6 horas «Proibir o trânsito é o mesmo que matar a Baixa» - Portugal Diário
há 6 horas Comerciantes da Baixa de Lisboa discordam do encerramento ao trânsito - Público
há 6 horas Lisboa: Comerciantes da Baixa contra plano de mobilidade - Diário Digital.» E ainda: «Baixa de Lisboa vai continuar aberta ao trânsito - Fonte: Portugal Diário Publicado há 4 horas - ...como atalho» O presidente da Câmara de Lisboa garantiu esta terça-feira que a Baixa...novo modelo de circulação na Baixa de Lisboa - apresentado pelo executivo em sessão...Coroa» como «atalho para atravessar Lisboa». Tornar a Baixa pombalina «mais acessível...»
.

Grande bronca


Três broncas em poucos segundos: só a TVI teve acesso ou só a TVI o trouxe para o telejornal. Falo da suspeição inglesa; Cândida Almeida já tem esta carta na mão desde 7 de Dezembro e nega ou esconde; ninguém esclarece nada.
Verbas da ordem dos 5 milhões de libras.
Grande bronca.
Amanhã, as revistas 'Sábado' e 'Visão' vão encher as bancas com a palavra «suspeita». Leia aqui. Uma bomba lamentável.
Lê-se no 'DN' de 5ª que a base da polícia inglesa é (apenas) um vídeo: «Este vídeo foi gravado pelo administrador da empresa em colaboração com a polícia britânica, quando foram levantadas suspeitas de ter havido pagamentos fraudulentos em Portugal. É neste vídeo que Charles Smith afirmará ter pago comissões a José Sócrates para a viabilização do Freeport.» - Onde é que eu já vi isto, Sá Fernandes?

.

Surpresas para mim no Freeport

.
Carlucci, o da CIA (lembram-se?) está metido no Freeport: é sócio. Mas não é só ele: o Bush pai também. Não a pareciam ser à altura mas assumiram depois. Estão a ver a coisa? Mais: a jornalista Felícia Cabrita vai a tribunal, acusada por Nuno, irmão de Hugo (em «cura» no alto Tibete). O pai destes dois continua a dizer que sim, que foi ele que obteve o encontro do lobby da Freeport com Sócrates. Que tio.
.

Urbanismo

.
Câmara de Lisboa vota proposta ao Governo para simplificar licenciamento em obras particulares - A Câmara de Lisboa vota quarta-feira uma proposta com medidas para simplificar o processo de licenciamento que inclui a isenção de licença e consulta a entidades externas...
Construir 28, Jan 2009 - 03:30
.

Paz social

.
Islandia, una isla a la deriva - ALDA ÓLAFSSON, El Pais - El país trata de recuperar la paz social mientras la recesión económica se ceba con la población...
.

1,9 milhões

.
Requalificar prédios custa 1,9 milhões - A Gebalis, empresa que gere os bairros municipais de Lisboa, dispõe de 1,9 milhões de euros para requalificar 83 fogos espalhados por vários bairros da cidade, ...
Jornal de Notícias 28, Jan 2009 - 00:30
.

Festival de 1ªs páginas



Se quer ver as primeiras páginas de todo o mundo hoje, tem aqui a boleia. É interessante. Uma espécie de montra de jornais de todas as paragens.

O da imagem é apenas um exemplo, para nós, aqui, algo exótico... do Médio Oriente. Ainda procurei um de Timor - mas não encontrei. Vá lá e ajude-me, Ok? Obrigado.


.

terça-feira, janeiro 27, 2009

Mil músicas dos anos 80

Aqui. É só escolher e ouvir a gosto.
Obrigado, AMC. Manda mais...
.

Acontece em Viana

.
O homem dos 18% no referendo diz que se recandidata à câmara de Viana do Castelo. Porque, diz ele, isso depende da concelhia do PS e este organismo assim o quer. Não conhece os truques todos. Se lhe interessar, leia aqui.
A Distrital do PS, por sua vez, «avocou« (chamou a si) essa competência..
.

Portagens no acesso aos bairros históricos?

.
Nova administração da EMEL quer marcar território desde já: 27 Janeiro 2009 - 00h30 - Lisboa: EMEL está a desenvolver projecto-piloto para a cidade - Bairros históricos com acesso pago - Entrar de automóvel nos bairros históricos de Lisboa poderá passar a ser possível apenas mediante pagamento. Trata-se de um projecto-piloto...
.
Um amigo que sabe disto garante-me que esta não é nem de perto nem de longe uma ideia deste CA da EMEL mas sim uma deliberação anterior da Assembleia Municipal de Lisboa - que erradamente nunca foi cumprida. Ainda bem, digo eu. Seja quem for que a aprovou, é uma portagem.
.
Os factos não sao os que constam da noticia do CM ver regulamento específico, aqui e especialmente o seguinte: «Artigo 13.º (Taxas de estacionamento) / 1 - Pelo estacionamento na Zona de Estacionamento de Duração Limitada do Castelo serão devidas as seguintes taxas de estacionamento: a) Até 30 minutos: 5 euros; b) Até uma hora: 15 euros; c) Até duas horas: 30 euros; d) A partir da segunda hora, a taxa acrescerá em 30 euros por cada hora ou fracção.»
.

Coisa séria, isto

.
Polícias reúnem-se amanhã para lançar ultimato ao Governo - A Comissão Coordenadora Permanente das Forças de Segurança (CCPFS) estabeleceu o dia 15 de Fevereiro como data limite para que o Governo faça chegar a cada uma das cinco forças policiais os estatutos que regulamentam as respectivas actividades.
.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Islândia

.
No El Pais: Cae el Gobierno de coalición de Islandia - ALDA ÓLAFSSON - La crisis financiera catapulta la renuncia del primer ministro Geir Haarde y su gabinete (...)
Reportaje: El primero en caer
.

Assembleia Municipal de Lisboa

.
- Comissão de Habitação chumba alienação de palácios para hotéis de charme em Lisboa
- CML recebe com "estupefacção" não à alienação de palácios - Destak - 6 horas atrás - A presidência da Câmara de Lisboa disse hoje que a unanimidade no parecer negativo à alienação de palácios para hotéis de charme...
.

Entra agora o primo de Sócrates

.
Freeport: Júlio Monteiro confirma que filho teve reunião após e ...Jornal de Notícias - 1 hora atrásLisboa, 26 Jan (Lusa) - O tio do primeiro-ministro, Júlio Monteiro, confirmou hoje que o filho teve uma reunião com os responsáveis do Freeport, ...
.

Piscinas: Marcos Perestrello chega tarde

.
Areeiro, Campo Grande e Olivais: Câmara de Lisboa discute concurso público para obras em piscinas - Fonte: Sol Publicado há 1 hora - O vereador do Desporto e vice-presidente da autarquia (PS) tinha criado um grupo de trabalho para elaborar as «peças processuais e concursais» para a requalificação dos espaços, encerrados devido ao estado de degradação em que se encontram.
.

Bye-bye, Bloco?

.
Boletim de voto: Roseta adverte - Fonte: Correio da Manhã Publicado há 6 horas - Helena Roseta advertiu ontem que, independentemente de ser ou não apoiada pelo BE, no boletim de voto das autárquicas vai constar o nome dos Cidadãos por Lisboa.
Bem que alguém alertava para isto um dia destes neste blog...
.

Pode acontecer um absurdo? Que bela revisão...

,
O impacto da revisão dos cadernos eleitorais - Fonte: Diário de Notícias - Publicado 2009-01-26 - Como demonstra um estudo da Universidade de Lisboa que o DN hoje publica na pág. 18, Bragança, Castelo Branco e Lisboa arriscam-se a perder um deputado cada uma em consequência da última revisão dos cadernos eleitorais. Mas há mais: se o PSD...
.

Bairro da Liberdade

.
Vem aí um novo bairro, finalmente?
.

Votaram 30% no referendo de Viana do Castelo e o homem está feliz? Coitado!

.
Gostava de saber por que razão um presidente de câmara - mesmo que seja um dinossauro como Defensor Moura, do PS, em Viana do Castelo - acha que ter num referendo uma abstenção de 70% é uma vitória. Ou seja, ele que obteve ontem (há bocado) 50 e tal por cento de 30%, está feliz. Dito de outro modo: ter 18% dos potenciais votantes dá-lhe alegria?
É curto.
.

Mais um troca-tintas no caso Freeport

.
Agora é que a coisa se complica. Sócrates diz que reuniu, não com os dirigentes da Freeport (empresa inglesa, cujos dirigentes estão na Inglaterra), mas sim com os seus representantes e a pedido da CM de Alcochete - na altura presidida por Inocêncio, do PS. Até aqui tudo bem. Diz mesmo que nunca conheceu nenhum dirigente da Freeport. Li isso aqui. Achei normal. Até porque já se sabia que esse tal Charles Smith, apresentado pelo tio de Sócrates ao então ministro do Ambiente, não é dirigente da Freeport, mas sim seu delegado e «lobbyist» em Portugal.
Portanto, tudo bate certo nas declarações de Sócrates.
Só que agora a coisa começa a destoar outra vez: vem o tal Smith e diz que nuna se reuniu com Sócrates. Ele pensa que pode dizer e desdizer à vontade e que nada acontece (antes tinha dito que reunira com Sócrates e até que pagara a alguém para isso - coisa até gravada e na posse dos investigadores ingleses). Ouvi-o há bocado na SIC Notícias - e você pode ouvir também, aqui (clique no vídeo da «entrevista»). E acabo de ler, aqui.
Uma chatice. Mais uma, para Sócrates, aparecer agora um troca-tintas na história. Mais um.
.

domingo, janeiro 25, 2009

Freeport

.
(...) O problema foi quando o Freeport começou a ser investigado em Inglaterra. Um administrador da empresa veio a Portugal e, com uma câmara oculta, gravou uma conversa com Charles Smith, para saber porque tinha a consultora precisado de um milhões de euros, pagos em pequenas tranches, para conseguir a aprovação do projecto.
Smith, sem saber que estava a ser gravado, revelou que teve de proceder a uma série de pagamentos corruptos que haviam sido negociados numa reunião, em 2002, com José Sócrates e outros elementos do seu gabinete. Numa entrevista ao semanário «Sol», Júlio Monteiro, tio de José Sócrates, revelou ter sido ele a apresentar este negociador inglês ao seu sobrinho, conseguindo mesmo uma reunião com o então ministro do Ambiente. «E esse Charles acordou uma reunião com o meu sobrinho, graças a mim, que lhe falei de véspera dos quatro milhões e falou com certeza com a secretária, acho que ele foi recebido pela, não foi recebido não, foi recebido pelo ministro, mas foi atendido pela secretária para marcar a reunião», referiu Júlio Monteiro, tio de José Sócrates em entrevista ao jornal «Sol». (...)
Por outro lado, o DN on line, hoje, fala da dúvida de um juiz quanto à celeridade com que o processo foi despachado. Aqui.
Outra questão: quem trouxe o caso para a ribalta desta vez?
Foi Dias Loureiro quem acirrou as hostes agora?
Há quem diga que sim. Por exemplo, um tal DD, co-editor e comentador de um blog do PS, o qual, às tantas escreveu assim a abrir um comentário, hoje às 11.39: «Rui Machete disse na rádio não acreditar que o novo caso Freeport tenha origem em Cavaco/Dias Loureiro. Bem, quando não se acredita, é porque a afirmação andou no ar (...).
Mais, no site da TVI, hoje às 20 e qualquer coisa: referência a um comunicado do Sindicato dos Magistrados: "No comunicado, divulgado este domingo, o sindicato exige ao Governo que se abstenha de qualquer interferência, reclamando «garantias de isenção, de objectividade e de responsabilidade que espera ver salvaguardadas pela tutela da Polícia Judiciária relativamente aos responsáveis da Polícia Judiciária envolvidos na investigação».
Um recado claro para o Ministro da Justiça, Alberto Costa, que tem a tutela da Polícia Judiciária. De resto, o sindicato exige também condições para os próprios magistrados do Ministério público reclamando que sejam «disponibilizados, em tempo útil, todos os meios considerados necessários pelos procuradores do processo Freeport»
."
.

Canto Livre


.

Oiça uma músicas do Zé Afonso aqui.

.

A surpresa

.
Editorial
«A surpresa é, assim, Helena Roseta. Num cenário em que a vereadora independente é apoiada pelo BE, Helena Roseta reúne 16,5 por cento das intenções de voto.»
Li isto aqui, no 'CM', a propósito da última sondagem Aximage.
Realmente, uma surpresa também para mim, mas de sentido contrário ao da análise feita no citado jornal. Então um movimento que tem tido o tapete vermelho da comunicação social estendido - escancarado - e que agora vem juntar os votos do anterior Movimento Cidadãos por Lisboa com os do Bloco / Sá Fernandes de 2007 só chega aos 16,5% e é surpresa para o analista do 'CM'? Recordo aqui que nas sondagens de 2007, nas vésperas das eleições, conforme tabela que editei ontem, os dois casos (são verdadeiros «casos», sim) juntos já somavam entre 18 e 21%.
Mais: nas eleições proriamente ditas somaram em Julho de 2007 perto de 18%, mais propriamente 17,8%.
16,5 nas sondagens é curto, não é? A vontade do 'CM' é incentivar o «caso». Mas a vida vai para lá disso, claro. Como sempre. E, como sempre, mais uma vez as sondagens colocam a CDU tão abaixo, tão abaixo, que se diria que desta vez é que a CDU desaparece do mapa. Como vem acontecendo sistematicamente desde 1976. Há 32 anos que aturamos isto. Mala suerte.
.

Cada um assume as suas responsabilidades, diz Sócrates

.
DISCURSO DIRECTO
Admito que o meu tio me tenha pedido para receber esse Charles Smith. Não registei na minha memória, mas admito.
Não conheço, nem conheci pessoalmente nenhum dos promotores ingleses. Participei numa única reunião alargada.
Se existe um e-mail de um filho do meu tio para o Freeport, invocando o meu nome, considero um abuso de confiança.
Na nossa família, como em todas, cada um assume as suas responsabilidades. Tenho o meu tio como uma pessoa séria e honesta.
A notícia sobre a existência de um DVD com referências ao meu nome é um insulto, uma mentira, uma difamação.
Em ano eleitoral, se alguém pensa que me vence desta forma está enganado.
José Sócrates, Primeiro-ministro
Leia mais, se lhe interessa: aqui.
Entretanto, no 'SOL', Felícia Cabrita continua a sua cruzada anti-Sócrates. Aqui.
.

Bairro da Liberdade

.
Edil quer fundo imobiliário para o Bairro da Liberdade - Fonte: Diário de Notícias Publicado 2009-01-25 - PAULA SANCHEZ Lisboa. As máquinas começaram as últimas... a câmara compra, são os cidadãos de Lisboa que estão a comprar", sendo preciso avaliar... poderá ajudar", afiançou. O município de Lisboa, que, desde 2002, garantiu o realojamento...
.

Sondagens: em 2007 era assim, para a CML

Veja as datas de cada sondagem e veja a empresa responsável por cada uma delas. Muito importante: clique na imagem para ampliar.

.

O tio

.
Sócrates diz que não se lembra de ter falado com o tio (meio irmão da mãe) sobre o Freeport mas admite que essa conversa tenha acontecido. O que me espanta é o tio vir quase incriminar Sócrates. Aqui anda coisa e eu não estou a ver qual é.
.

Trânsito e Baixa em polémica

.
Cortes de trânsito na Baixa: ACP ameaça com os tribunais - Fonte: Portugal Diário Publicado há 12 horas - Lisboa: Automóvel Clube entrega estudo que denuncia consequências «muito gravosas» para a zona O Automóvel Clube de Portugal (ACP) admite «impugnar» judicialmente uma eventual decisão da Câmara de Lisboa relativa ao corte de trânsito na Baixa, disse o presidente da associação, refere a Lusa. O presidente do ACP,...
.

Não era a mesma coisa, não

.
Fidel, que desde Maio de 2008 quis elogiar Obama, evitou fazê-lo para não beneficiar os republicanos. Já próximo das eleições, disse o que pensava: que Obama era mais vantajoso para Cuba do que McCain. Claro.
Escarrapacho com isto aqui para que os distraídos que andam a dizer que tanto dava Obama como McCain pensem melhor antes de dizerem baboseiras.
Mais: o «Governo cubano saudou eleição de Barack Obama».
Eles lá sabem porquê.
Raúl Castro disse «a uma revista norte-americana que poderia se reunir com Obama num "lugar neutro" para tentar acabar com o conflito de quatro décadas entre os EUA e Cuba.
E Fidel escreveu: “Com Obama, podemos conversar onde ele quiser, já que não somos defensores da violência e da guerra".
Mais: « Eleição de Obama é 'interessante', diz o vice-presidente cubano. José Ramón Machado afirmou que seu país está disposto ao ´diálogo, desde que sem pré-condições
Então vão à Ilha e perguntem!
.

sábado, janeiro 24, 2009

Primeiro o que é primeiro, diz Alves Coelho

.
Sobre isto e comentários publicados, o meu amigo Alves Coelho, arquitecto cheio de experiência em questões de funcionamento da Cidade, fez-nos o favor de deixar esta opinião: «Muitos já o disseram antes e em muitas outras ocasiões. É um assunto recorrente em todas as novas administrações da Câmara e sucessivamente abandonado.
É um modelo que funciona em cidades que permitem circular em torno do centro como p.ex. Paris ou Évora, mas que não funciona em Lisboa. Exactamente porque lhe falta a circular... A primeira metade da circular mais próxima (para norte) fica apenas na Duque de Àvila, a cerca de 3 Km do centro!
A outra metade é precisamente a Marginal ribeirinha de Lisboa. Sem ela será o caos num raio de muitos quilómetros em redor (já atafulhados de transito local mal resolvido).
Fica um conselho para os decisores. Tratem primeiro do essencial, isto é, da rede viária em geral, pontos negros, alternativas, estacionamentos e da rede de transportes públicos (principalmente tratem dos preços e horários) e depois trataremos do supérfluo. Mas se mesmo assim insistirem, então que tenham a humildade de voltar atrás se se provar que a medida deu mais prejuízos que benefícios (os quais aliás não se percebe bem quais sejam).»
Obrigado, GAC.
.

Ainda bem, mas a verba é mínima

.
Foto Lisboa SOS. Disto é o que mais há por aí.

.
António Costa decidiu finalmente reparar os pavimentos. Que são só buracos, como toda a gente vê. Mas a verbazinha destinada a isto é mínima. A situação é demasiado séria para os meios disponibilizados. Um dia vão dar-me razão. Acho que um milhão não é nada e que nem se vai dar por isso. Precisamente porque há anos que ninguém repara as~ruas e elas estão uma miséria. E, repare-se, quando há cinco anos Santana fez uma operação destas, custou a preços da época mais de 5 milhões e também mal se deu por ela. Lembram-se?
.

Olá... Aqui há pardal

.
Esta noite está um sururu dos diabos em tudo o que é jornal on line. Há por aqui um cheiro a pólvora que não posso ignorar. Mas continuo a pensar o mesmo: se há provas, por que não as mostram logo e andam nesta moinha?
Os ingleses é que pediram estas diligêncas? Mas, que diabo, se há indícios não deviam ser as entidades portuguesas de ivestigação a fazê-las? Há por ali medo? Onde fica a independendência entre poderes?
.
1
Sol:

Caso Freeport - Júlio Monteiro pôs Charles Smith em contacto com Sócrates - Por Felícia Cabrita, 'Sol' - Ontem Júlio Eduardo Coelho Monteiro, empresário, contou ao SOL como pôs o representante da Freeport em contacto com o sobrinho, José Sócrates. E responde às suspeitas sobre as suas offshores
2
Ainda no 'Sol':
3
No Público on line:
Tio e sobrinho do chefe do Executivo terão tentado cobrar favor por promover encontro com intermediário do empreendimento - Licenciamento do outlet de Alcochete põe primeiro-ministro em xeque - José Sócrates viu-se ontem à noite no centro da polémica do licenciamento do Freeport de Alcochete, depois de a TVI ter posto no ar partes de uma entrevista dada ao semanário "Sol" pelo seu tio, Júlio Eduardo Coelho Monteiro, onde este afirma ter proporcionado uma reunião entre o promotor do empreendimento, o britânico Charles Smith, e o último ministro do Ambiente do Governo Guterres. Já perto das 22h00, o primeiro-ministro emitiu um comunicado em nome pessoal garantindo que “a aprovação ambiental do empreendimento Freeport cumpriu todas as regras legais aplicáveis à época”, rejeitando “todas as insinuações e afirmações caluniosas que envolvem o meu nome a propósito deste caso”.
Também no 'Público':
4
Lusa:
5
Expresso

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Tão amiguinhos que eles eram ainda há dois meses...


Veja os dois (primeiros?) comentários aqui. Agora o «Zé» até estúpido é. Quem terá mais responsabilidades nisto tudo? Quem o levou ao colo até ali? Quem o promoveu? Quem o endeusou quando aqui neste blog se criticavam os primeiros grandes desvios do citado? Agora, torçam a orelha à vontade, que não vai deitar sangue. Não chorem sobre o leite derramado: a culpa é vossa. Mesmo só vossa. Não sacudam a água do capote.

.

Trânsito na Baixa: o Prof não gosta

.
Um abraço pessoal a FNunes da Silva antes de mais e antes de citar o 'Expresso' e o citar a ele: «CDS/PP, PSD, PS e Câmara de Comércio e Industria dos Açores. - Novo plano de mobilidade da Baixa cria engarrafamentos - Expresso - 1 hora atrás... Fernando Nunes da Silva, catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), arrasa o novo modelo de circulação que a Câmara quer para a Baixa de Lisboa. ...»
.

Teixeira da Cruz não queria Santana Lopes, claro. Mas quem é que queria, no PSD?

.
(...) O perfil que eu entendo como necessário para presidente da CML é um perfil diferente do do dr. Pedro Santana Lopes. (...)
PTC ao 'Semanário' - ler mais algumas respostas aqui.
.

Caroline pede escusa

.
Afinal não é uma Kennedy (a filha de JFK) que sucede a Hillary Clinton no Senado dos EUA.
.

Na Islândia também?

.
Lá como cá.
.

Só para os bancos não, diz Geithner

.
Sem excessos religiosos, há que dar atenção a estas coisas: «En Estados Unidos, el responsable del Tesoro nombrado por Barack Obama, Timothy Geithner, ha tardado un día en acudir al Senado para explicar su política económica. Ha prometido reformar el rescate financiero del ex presidente George Bush para que el dinero que todavía no se ha repartido llegue a familias y empresas, y no únicamente a los bancos
Li aqui, no El Pais, agora mesmo.
.

Reparem: os orgasmos deste tipo custaram à Société Générale 4 900 milhões

.
"Conseguía astronómicas ganancias y eso me producía, a veces, un placer orgásmico".
.

Os ladrões dos bancos

.
Levantamentos nas caixas ATM vai custar 1,50€ - Os bancos preparam-se para nos cobrarem 1,50 Eur por cadalevantamento nas caixas ATM. Quem não estiver de acordo e quiser protestar, assine a petição e reencaminhe a mensagem para o maior número de pessoas conhecidas.
Petição aqui.
.

Sondagem 'CM' para a CM Lisboa

.
António Costa (PS) - 38,2%
Santana Lopes (PSD) - 19,8%
Teresa Caeiro (CDS) - 3,4%
Ruben Carvalho (CDU) - 8,3%
Helena Roseta (Independente pelo BE) - 16,5%
OBN -3,1%
Indecisos - 10,7%
INTENÇÃO DE ABSTENÇÃO
Votantes - 46,0%
Abstenção - 54,0%
Lido aqui.
.

Que cena

.
Cena macaca, esta.
.

Má educação é isto

.
Leiam isto. Não ficam revoltados? Agora digam-me se sou eu que sou má língua. Coisas destas mostram a estupidez inata do ser e mostram uma profunda má educação. Nem quero saber dessa coisa da esquerda radical a babar-se. O que ali se lê nem tem nada de política. Só tem mesmo muito é de boçalidade.
.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Freeport

.
O que é isto, Felícia Cabrita? Mais insinuações, não. Se há provas do envolvimento do 1º Ministro, que sejam colocadas ao nosso dispor. Se não, calem-se. Que é que me interessa essa coisa do tio materno?
Se um familiar meu cometer um crime vêm pedir-me contas? Ou o que se quer dizer é que este tio foi beneficiado (ilegitimamente) por Sócrates?
.
Mas a vida é o que é. A coisa está lá, na edição do 'Sol'. E o pessoal não perdoa.
Estas são as notícias do top visitas do 'Sol', neste momento:
1.
Vídeo prova pagamento de 'luvas' a ministro português no Caso Freeport
64337
2.
Polícia faz buscas a tio de Sócrates e ao advogado Vieira de Almeida
39072
.
Estes são dois dos tops de comentários na mesma fonte à mesma hora...
1.
Vídeo prova pagamento de 'luvas' a ministro português no Caso Freeport
451
(...)
5. Polícia faz buscas a tio de Sócrates e ao advogado Vieira de Almeida
177
.

O que as feras humanas fazem aos animais por 180 mil euros

.
Afinal há dinheiro envolvido nisto. Sá Fernandes perdeu o resto de sensibilidade? Anda a defender plantas e está-se nas tintas para os animais. Estou verdadeiramente chateado com isto. Ainda fiquei pior agora que li isto no Açoriano Oriental. Tenha santa paciência. Pelo menos que fosse de borla para benefício dos Açores apenas. Aí, calava-me.

.


O balanço deste mandato feito pela CDU

.
Ana Clotilde Correia, jornalista da Lusa, esteve na conferência de imprensa da semana passada. Escreveu a dado passo: (...) «Num balanço de 17 meses de mandato, o vereador considera que o PS tem demonstrado uma gestão semelhante à "navegação à vista".Ruben de Carvalho considerou que "é no mínimo politica e eticamente discutível" que o presidente da Câmara lidere a comissão que preparou moção que o secretário-geral do PS, José Sócrates, vai apresentar em congresso.Considerou ainda que o vereador José Sá Fernandes converteu-se num "braço armado" de António Costa, identificado com a política do PS de tal forma que "chegou a vias de facto com Bloco de Esquerda", que lhe retirou a confiança política.Em relação à vereadora Helena Roseta, o vereador comunista questionou sobretudo a natureza dos movimentos de cidadãos, considerando que dão "muito poucas garantias à população" ao não promoverem uma "mediação" que os faça prestar contas.» (...)
.

Santana e o sistemático desperdício de dinheiros públicos

.
Bibliotecas que o não chegaram a ser, megalomanias do tempo e do espírito de Santana, dinheiros públicos deitados à rua e outras peripécias... Ana Henriques, 'Público', denjuncia mais uns casos. Ler aqui.
.

BCP e angolanos em guerra pelo 'Sol'

.
Guerra de accionistas e interferências políticas podem complicar venda do jornal "Sol" - A entrada de capitais angolanos no semanário "Sol" está a ser dificultada por dois dos accionistas do jornal, o BCP e a Imosider de José Paulo Fernandes, este último um accionista que entrou no capital do jornal por indicação do BCP.
.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

PCP votou contra este empréstimo

.
21:48 - Lisboa: Câmara aprova empréstimo de 16 milhões de euros para reabilitação da zona de Ajuda e Belém Lisboa, 21 Jan (Lusa) - A Câmara de Lisboa aprovou hoje a contracção de um empréstimo junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) de 16 milhões de euros para a reabilitação urbana da zona de Belém e Ajuda.
.

Pior ainda, digo eu

.
19:21 - Turismo: Exposição de vacas na Praça de Espanha devidamente licenciada pelas autoridades - organização Lisboa, 21 Jan (Lusa) - A organizadora da campanha de promoção ao Turismo dos Açores afirmou hoje que "todos os requisitos foram cumpridos" para a exposição de vacas na Praça de Espanha, Lisboa, estando a acção "devidamente licenciada pelas autoridades competentes".
.

Barraca gigante


No centro de Lisboa, o Palácio dos Condes de Tomar, alberga a Hemeroteca. Precisa de obras, qntes que caia e que as infiltrações rebentem com o espólio único de periódicos desde tempos antiquérrimos... Mas a parte de cima é feita de chapas onduladas de lata. No 'Cidadania' alguém lhe chamou já «uma barraca gigante»...

.

Olá, Obama - saúda Saramago

.
Aqui, no seu blog: «O presidente dos Estados Unidos que hoje toma posse resolverá ou intentará resolver os tremendos problemas que o estão esperando, talvez acerte, talvez não, e algo nas suas insuficiências, que certamente terá, vamos ter de lhe perdoar, porque errar é próprio do homem como por experiência tivemos de aprender à nossa custa. O que não lhe perdoaríamos jamais é que viesse a negar, deturpar ou falsear uma só das palavras que tenha pronunciado ou escrito. Poderá não conseguir levar a paz ao Médio Oriente, por exemplo, mas não lhe permitiremos que cubra o fracasso, se tal se der, com um discurso enganoso. Sabemos tudo de discursos enganosos, senhor presidente, veja lá no que se mete.»
Mais:
«Hoje - EUA/Obama: José Saramago saúda no blogue novo Presidente dos Estados Unidos - Fonte: Agência LUSA Publicado há 4 horas - Lisboa, 21 Jan (Lusa) - O escritor português José Saramago saudou na terça-feira, no seu blogue, "O Caderno de Saramago", a investidura...
.
.

Olha. A E-Nova afinal existe...

.
Bondades e maldades da arquitectura em Lisboa: leia aqui uma notícia sobre este colóquio.
.

PSD: os pés pelas mãos. Projectos para a Avenida

- Lisboa: Manuel Salgado: Fim aos devolutos - Fonte: Correio da Manhã Publicado há 6 horas - O vereador do Urbanismo em Lisboa garantiu que, “em breve, todos os devolutos da avenida da Liberdade terão licenças emitidas” para habitação, escritórios e hotéis.
- Lisboa: AML aprova moção para aumentar fiscalização à câmara

.

terça-feira, janeiro 20, 2009

Mais de 2 milhões estiveram lá


“A nossa economia está muito enfraquecida, consequência da ganância e irresponsabilidade de alguns, mas também de um falhanço colectivo em tomar as decisões difíceis e preparar a nação para uma nova era”.

António Costa «navega à vista», diz Ruben

.
«"Esta maioria não resolveu absolutamente coisa nenhuma", afirmou o vereador comunista em conferência de imprensa, no Centro Vitória, em Lisboa, acrescentando que, desde que foi eleito, António Costa tem vindo a "navegar à vista", limitando a sua iniciativa à mera tentativa de resolução dos problemas pontuais com que se vai deparando.»
É no 'Público'. Leia o artigo de Inês Boaventura aqui.
.

Está a nevar lá para cima

Hoje à tarde o Fundão e arredores tinham neve. As paisagens da Estrela vistas da Gardunha stavam assim... Frio mas bonito. Muito belo.
Obrigado, JLG, claro.
.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

CDU é alternativa para Lisboa

.
Autárquicas/Lisboa: PCP reitera indisponibilidade para coligação ... - 32 minutos atrás "Temos o António Costa como o homem que escreve a moção para a continuação da política de direita de Sócrates", argumentou. Interrogado sobre se a falta de entendimentos à esquerda poderá favorecer uma eventual eleição do candidato...
.

Depois da bronca

.
O PSD acusa António Costa de ter abandonado a Assembleia Municipal de forma arrogante. Na sequência, vai apertar. Tem maioria absoluta naquele órgão e vai pedir contas e balancetes. Amanhã há guerra, promete Ana Henriques no 'Público' de hoje...
.

À porta do achincalhamento - não gosto

.
«Sócrates dá o 'sim' aos casamentos de homossexuais» (título da pág. 5). Acho que este título do 'Público' é demasiado provocador e fica mesmo às portas do achincalhamento (e não gosto deste estilo - que o 'Público' cultiva desde que foram levantadas dificuldades aos investimentos turísticos da Sonae e de Belmiro de Azevedo na Península de Tróia).
.

Coitadas das vacas

De manhã, ao passar na Praça de Espanha, fui desgradavelmente surpreendido pelas vacas de carne e osso que estão na relva daquela praça.
Não gosto.
São seres vivos, estarem ali não acontece por razões de sobrevivência do ser humano mas sim para provocar Cavaco por causa do Estatuto e para divulgar o turismo da região - portanto, não deviam ser usadas e expostas à poluição e ao ambiente hostil do centro da Cidade.
As entidades que estudam estas coisas, universidades etc., devem pronunciar-se para me sentir mais seguro. Mas, por instinto, não gosto e fiquei incomodado.
Nota - Ainda não há fotos na net (não havia, já está - como se vê). Durante o dia ponho (pus) aqui o estábulo da Praça de Espanha.
.

O último Memorial ao espírito Bush


No sábado, o governo do Hamas dera um prazo de uma semana para a retirada das tropas israelitas de Gaza. Hoje, Israel diz que vai retirar de Gaza antes da tomada de posse de Barak Obama. Ou seja: tudo o que foi destrúído em Gaza é uma homenagem («memorial», à americana) ao mandato Bush e foi mais um último crime perpetrado à sombra do espírito Bush.
.

domingo, janeiro 18, 2009

O contrário do contrário é igual a mais do mesmo

.
- PS/Congresso: Sócrates quer aliviar carga fiscal da classe média e ...LUSA - Lisboa,PortugalNeste capítulo, a moção, que foi coordenada pelo dirigente socialistaAntónio Costa, prevê "o reforço das políticas estruturais de elevaçãodos rendimentos ...
- PS/Congresso: Sócrates candidata-se "em defesa da esquerda ...LUSA - Lisboa,PortugalNo Centro Cultural de Belém, na plateia, estavam o presidente do PS,Almeida Santos, o coordenador da moção, António Costa, bem como vários dirigentes do PS ...
Bom. Vamos por partes. Alguém acredita nisto? Sócrates, que tem governado à direita, percebeu que só pode ter maioria absoluta se ganhar votos à esquerda com questões ditas fracturantes (e se se voltar para a classe média prometendo baixar uns impostos).
Vai daí, usou o truque mais velho do mundo: convidou malta mais à esquerda para lhe fazer a moção. Mas o povinho já lhas canta.

Sabem aquela coisa do menos por menos dá mais? Ou a outra: o contrário do contrário é igual ao inicial, certo? Ou seja: tudo na mesma.

Tanto dá, pensou o engenheiro. Assim como assim, não é para cumprir... Portanto, tudo bem, venha lá a moção.
.

Grau zero da neutralização

.
Nível 1
Política - Alegre quer negociar com Sócrates como se fosse um partido
Por Helena Pereira - O movimento de Manuel Alegre admite um acordo com Sócrates, mas o histórico dirigente socialista exige ser tratado como uma ‘força política’, com o argumento de que dispõe de 1 milhão de votos...
.
Nível 2
PS - Sócrates propõe candidato do PS às presidenciais
Por Helena Pereira - José Sócrates já manifestou a Manuel Alegre a disponibilidade para o PS o apoiar, caso se queira candidatar às presidenciais em 2011. A estratégia de Sócrates e dos socialistas passa pela apresentação de um candidato próprio, não apoiando uma recandidatura de Cavaco Silva...
.

Quem será este ministro das luvas?

.
Corrupção - Vídeo prova pagamento de 'luvas' a ministro português no Caso Freeport
Por Felícia Cabrita -16 JAN 09 - Uma gravação vídeo da conversa entre um administrador inglês da sociedade proprietária do Freeport e um sócio da consultora Smith & Pedro refere o pagamento de luvas a um ministro português. É um novo episódio do caso iniciado na semana passada...

.

Violência gera violência

.
Amadora: Manifestação de 500 pessoas contra morte de rapaz de 14 anos acaba em violência - Pedras e sacos de lixo arremessados contra a esquadra da PSP de Casal da Boba, na Amadora, marcou o final da manifestação de cerca de 500 pessoas em protesto contra a morte de Kuku, o rapaz de 14 anos baleado por um agente da PSP durante uma perseguição policial no passado domingo, na freguesia da Falagueira.
Ainda bem que a PSP aguentou o barco, desta vez. Podia ter sido um barril de pólvora. É bom estarmos atentos.
A mãe do rapaz morto por um agente em circunstâncias mal esclarecidas diz calmamente, demasiado calmamente, que não quer violência e que só quer justiça. Ainda bem.
.

Os 50 milhões que nunca ninguém quis usar...

.
Lisboa: António Costa diz para onde vai dinheiro do casino
Fonte: Rádio Renascença Publicado 2009-01-16 - ...Câmara de Lisboa quer ainda usar as contrapartidas do casino na construção de um elevador panorâmico que ligue...dos Coches, neste caso uma obra a cargo do Governo. As verbas do casino começaram a ser entregues ao Turismo de Portugal ainda...
.

Bairro da Liberdade

.
Bairro da Liberdade limpo até à próxima semana
Fonte: Jornal de Notícias Publicado 2009-01-17 - Só um morador resiste às demolições, ameaçando com o tribunal As demolições no Bairro da Liberdade, em Lisboa, serão concluídas na próxima semana. "O que vai ficar é o que não implica demolição e poderá ser reabilitado"...
.

Feira do Livro

.
Autarquia dá luz verde aos planos de maior modernização da APEL
Fonte: Diário de Notícias Publicado 2009-01-18 - ...com 150 mil euros A Câmara Municipal de Lisboa deu "luz verde" à modernização da Feira do Livro de Lisboa proposta pela Associação Portuguesa de...euros. Num ofício da Câmara Municipal de Lisboa, assinado pela vereadora da Cultura...
.

Acho que é a primeira vez que um Governo provoca isto

.
Para mim isto é óptimo. Mas anda aí cada inconsciente que... Sei lá...
.

sábado, janeiro 17, 2009

Acho isto corajoso

.
A câmara de Castelo Branco, no seu site, mantém uma sondagem (melhor: um inquérito) em que as pessoas podem pronunciar-se sobre se a Cidade está ou não preparada para enfrentar o futuro. Mais de 70% dos leitores dizem que não. Pois bem: a CMCB mantém lá a coisa, sem pestanejar. Acho isto corajoso, sobretudo em ano eleitoral.
.

Ai, CRIL, CRIL...

.
Portas de Benfica: monumento nacional. Não é? Li aqui uma coisa espantosa. Pois bem. A protecção aos monumentos nacionais vai aos 50 metros. Tenho a certeza de que essa lei não é respeitada neste projecto. Além de que o monumento fica de facto isolado. A CRIL traz cada mistério atrás...
.

A tralha que Santana sempre arrasta só faz porcaria

.
Paulo Paixão investigou e concluiu uma série de coisas criminosas na gestão da Gebalis do tempo de Santana, acobertadas pela «tralha» santanista que Santana sempre arrasta, sem emenda nem vergonha - apresenta-se angelical sem passado!
Neste caso, negócios de mihões nada claros, a viagem do protagonista foi longa: de Gondomar até Lisboa. O jornalista sabe do que escreve. Pode ler aqui na íntegra o texto das págs. 22 e 23 do «Expresso» de hoje.
.

Mas que surpresas!

.
- Santana e Portas preparam acordo em Lisboa - Sol - 6 horas atrásCerto é que o líder centrista já ouviu, entretanto, a distrital ea concelhia de Lisboa, bem como os representantes do CDS nas várias freguesias do concelho ...
- Santana rendido a elogios da líder - Diário de Notícias - Lisboa - 7 horas atrás"Gostei da entrevista e registei os elogios que fez à minha candidatura", garantiu ao DN o cabeça de lista do PSD à Câmara de Lisboa. ...
.

Só se por acaso for necessário. Mas não. Não se preocupe, sr. ministro. A coisa ainda está bem boa...


Ministro das Finanças de Portugal ontem: «Caso haja necessidade serão tomadas mais medidas anticrise».
Quando li isto, pensei que o senhor estava na lua. Caso haja??? Mas depois acalmei: não, é melhor ele estar quietinho, se não ainda desata a dar o resto do tesouro aos bancos - que é a única coisa que os vejo fazer... Melhor quietinhos. Não se preocupem. Não mexam. É melhgor assim. A malta aguenta... Assim, pode ser que no fim ainda reste alguma coisa. Caso contrário, corremos o risco de voltar ao princípio do Governo PS: mais impostos e menos salários, para reduzir o défice - do que resultou esta folga belíssima que os bancos agradecem e não páram de pedir mais... Um ciclo vicioso do caneco.
Não. É melhor estar quietinho, sr. ministro. Para pior já basta assim.
Olhe, até lhe digo mais, sr. ministro. Eu concordo perfeitamente com coisas como esta que ontem aconteceu no Parlamento (e, felizmente, há várias assim, como sabe): «Maioria PS chumba proposta de alargamento do subsídio de desemprego - A maioria parlamentar do PS chumbou hoje os projectos do PSD, PCP, CDS-PP e BE, que previam o alargamento do subsídio de desemprego, para que um maior número de desempregados fosse abrangido pela prestação e durante mais tempo». É asim mesmo. Calões - é o que é. Como diria o Ricardo Araújo Pereira: «Não querem é fazer nenhum!»
.
.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Importa-se de repetir?

.
Li isto no CM on line agora mesmo. Estava quase a dormir. Mas o organismo deu cá um salto... Leia mas é você também.
.

Contrariam e dificultam, diz a FAR

.
(...) Tais declarações contrariam e dificultam o diálogo inter-cultural (...), diz a Frente Anti-Racista acerca das tristes e já tristemente célebres declarações do Cardeal de Lisboa.
.

Sondagens que conheci hoje

.
- A do 'Expresso' (Eurosondagem).
- E a do 'CM' (Aximage).
Para mim, o mais estranho, para lá da baixa votação da CDU - mas já uma vez aqui fiz um historial entre sondagens e votações -, o mais estranho, repito, é que nem com o PSD a bater fundo ou mesmo muito fundo, nem assim o PS garante a maioria absoluta. A coisa é séria: o pessoal está mesmo muito chateado com o Engenheiro.
.

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Foto do ano. E não morreu ninguém. Ganda piloto

É difícil, diz Jerónimo

.
Autárquicas: Jerónimo admite que entendimentos com PS em Lisboa - ... Expresso - Porto,Portugal... para a Câmara de Lisboa são difíceis e garantiu que não existiramquaisquer contactos com António Costa, o socialista que preside à câmarada capital. ...
.

Zonas 30 e mais 4 radares

.
Trânsito em Lisboa
- Mais cinco zonas 30 - Para reduzir a velocidade.
- IOL Diário - Lisboa: mais quatro radares na Segunda Circular
14 Jan 2009 ... Proposta da comissão de acompanhamento abrange ainda a retirada dos existentes na Avenida de Ceuta e na Marechal Spínola.
diario.iol
.

EPAL abre estruturas para visitas

.
Procoloco entre autarquia e EPAL para abrir portas de "Lisboa desconhecida"
Os subterrâneos, aquedutos e reservatórios da EPAL em Lisboa vão poder ser visitados, graças aos protocolos de cooperação assinados hoje entre a empresa de águas e a (CML)...
Público - Geral 15, Jan 2009 - 17:14
.

Ajudar os miúdos do IPO

.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) está a angariar filmes VHS ou DVD's para os doentes da unidade de transplantes que estão em isolamento.

São crianças e adultos que precisam de um transplante de medula e de estar ocupados durante o tempo de internamento...
.

O homem anda muito nervoso. Por que será?

.
Sócrates acusa PEV de ser «embuste» político (TSF, com som)
Ontem às 20:11 - O primeiro-ministro acusou, esta quarta-feira, «Os Verdes» de serem «um embuste» político e não passam de «um apêndice do PCP», ouvindo depois a deputada ecologista Heloísa Apolónia devolver-lhe que «embuste» foi o Governo socialista, que enganou os portugueses.
.

Mas que diferença


.

Bem diferente, na Espanha e cá: o modo como o Governo de lá apresenta os professores. Veja e oiça: há um anúncio para TV e outro para rádio.
.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

O melhor do trogloditismo

.
O 'Expresso' promete colocar som (audio) nesta página. Mas a esta hora ainda lá não está o som. Acho que vai valer a pena ouvir ao vivo aquela coisa de as mulheres portuguesas serem aconselhadas a não casarem com padres, perdão, com muçulmanos. Na voz do Cardeal, segundo leio por tudo o que é jornal, de cá e lá de fora, hoje. Uma espécie de Ronaldo mas, em vez de ser o melhor do futebol, é o melhor da... ignorância, por assim dizer.
A Amnistia Internacional também não gostou nada.
Esta dispensava-se bem. Trogloditas já cá havia que chegasse. Um dia destes havemos de fazer outra fogueirinha ali ao pé da Ginginha, tá bem? Só que desta vez, em vez de queimarem judeus, queimem muçulmanos.
.

Risco em Lisboa

.
Um elevador, o do Lavra, que é monumento nacional, está em risco. Ok, já é mau. Mas... e os utilizadores? E os vizinhos do tal prédio para onde está toda a gente a olhar à espera de que caia em cima sabe-se lá de quê?
.

Coisa estranha o MP dessolidarizar-se dos Sá Fernandes

.
MP pede para Névoa uma pena suspensa - Jornal de Notícias - Porto,Porto,Portugal - À entrada do Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, o actual vereador dos Espaços Verdes da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, bem apelidou o julgamento de ...
Só 2 anos? E «pena suspensa»? Num caso em que há um «agente» autorizado, que é o Ricardo? Ná. Não me convencem. Aqui há gato.
.

terça-feira, janeiro 13, 2009

Erros de Português em texto oficial... de uma Directora Regional de... Educação

.
Lembram-se daquela senhora - directora da Educação lá do Norte? Pois bem, uma circular que ela mandou às «suas» escolas está cheiinha de erros de Português e alguém se deu ao trbalho de assinalá-los. Veja aqui.
.