segunda-feira, junho 19, 2006

Muitas notas de três dias de fim-de-semana...

Uma vitória do bom-senso

Escola D. João de Castro, Lisboa. O ministério, a DREL, tomou a decisão incorrecta de encerrar a escola. Ninguém entendeu porquê. Ninguém aprovou. Há quem pense que vai haver negociata urbanística nos terrenos da D. João de Castro. Se o ME teimar no encerramento, ainda veremos esse dia.
Mas, por ora, «o processo de encerramento fica suspenso». Não fica anulado. Fica adiado. Foi o tribunal que decidiu, no âmbito da providência cautelar interposta pelas juntas de freguesia da Ajuda e de Alcântara e pela associação de pais da escola.

2016

Em 2016, Carmona Rodrigues terá cerca de 60 anos. Mas há quem já esteja a dizer que ele poderá ser então o candidato da direita à Presidência da República. Parece tudo um bocadinho forçado, não é? Ou então, eis uma leitura nada rebuscada: alguém (ou «alguéns») avança com a ideia, agora que Carmona é presidente da CML e já foi unha com carne com Marques Mendes (agora, alguém escreveu «andam de candeias às avessas». Mas vão recompor-se: precisam um do outro, não é?). Ou seja: tudo em cima, para o tal plano de se dizer que se quer levar Carmona à Presidência depois de Cavaco. Esse alguém estará em pódio para se candidatar a benesses por uns anos. E assim se fazem alguns tachos. Depois, logo se vê. A coisa pega, óptimo. Não pega, paciência. Enquanto deu, deu.

Mais um livro?

Dizem que vai aparecer mais um livro do ressabiamento. Com histórias de bastidores. Da política. Dos homens que traíram. Dos que foram traídos. Dos que pensam que foram traídos… Só que desta vez o autor é Santana Lopes e os alvos podem ir desde Carmona Rodrigues a Marques Mendes, de Carmona Rodrigues a Jorge Sampaio, de Carmona Rodrigues a Gabriela Seara e a Fontão de Carvalho…

Bastidores da UCCLA

De acordo com o que leio no ‘Independente’, há guerra nos bastidores da UCCLA. Em torno da presidência da instituição. Agora que o Banco Mundial vai emprestar massa… A disputa será entre, por um lado, Francisco Lopo de Carvalho, apoiado que será por Carmona Rodrigues e outros da sua equipa (PSD) – que conta entre os seus colaboradores mais directos também com Maria João Lopo de Carvalho – e, por outro lado, Miguel Anacoreta Correia (CDS), apoiado pela vereadora que detém o «pelouro» da UCCLA, Maria José Nogueira Pinto.

Para quem servem as distritais do PS e do PSD

Dirigentes do PS do Porto e do PSD de Lisboa, a propósito das eleições das respectivas distritais (num caso, o PS / Porto, recentes – de há dois meses – e no outro, PSD / Lisboa, próximas para breve – daqui a um mês), vieram nos mesmos dias, estes últimos, contestar a utilidade das mesmas eleições e das citadas estruturas. O que é interessante é que estas apreciações vêm ou de quem acaba de perder as eleições (PS / Porto) ou, no outro caso (PSD / Lisboa) as críticas vêm de quem decide não se candidatar, por achar que não tem condições de viabilidade a sua candidatura.
Em todo o caso, para quem observa de fora, não deixa de ser relevante a coincidência da apreciação, melhor, da depreciação do papel das estruturas distritais referidas:
«Para que serve a Comissão Política Distrital do PSD (Lisboa)?», pergunta um. E responde: «Só para estar mais perto de Marques Mendes e escolher os deputados do distrito». Vai mais longe: «Esta distrital e a do Porto (PSD) não têm razão de ser. Deviam ser extintas e criadas, isso sim, as Comissões Políticas das Áreas Metropolitanas» (do PSD, de Lisboa e do Porto).
Vem outro, do PS e diz (sobre a Comissão Política Distrital do PS / Porto: «Esta Comissão Política não tem outro interesse que não para escolher a lista dos candidatos a deputados».
Parece mentira, a coincidência de raciocínios, mas é absoluta verdade.
Mas ambos os intervenientes nestas duas histórias se parecem demasiado com a da raposa que não chegava às uvas e depreciava o fruto, regougando:
«Estão verdes, não prestam».
Estes dois dirigentes também se sujeitam ao meu comentário:
«Parecem a raposa da estória que me contavam em menino e moço».

Outras notas com interesse

1. Carmona e Marques Mendes de candeia às avessas? (Vejam também os comentários, please.)
http://lxautarquicas.blogspot.com/2006/06/carmona-rodrigues-sente-se-trado-por.html

2. Noite perigosa
http://lxautarquicas.blogspot.com/2006/06/carmona-em-apuros-na-noite-de-sto.html

3. PSD / Lisboa: agência de emprego (HLC dixit)
http://www.clube-x.com/default.asp?TOPIC_ID=933

4. Escolas: D. João de Castro aberta / São Gonçalo (Lumiar) encerrada pelos profs
http://news.google.pt/news?hl=pt&ned=pt-PT_pt&ie=UTF-8&ncl=http://www.correiomanha.pt/noticia.asp%3Fid%3D205557%26idselect%3D10%26idCanal%3D10%26p%3D200

5. Algumas Marchas protestaram
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=205498&idselect=10&idCanal=10&p=200

6. Infante Santo
http://www.sosinfantesanto.com/

7. Quem quiser saber mais o que se passa com as 1400 casas das Amendoeiras e dos Lóios deve ir a
http://amendoeiras.blogspot.com

3 comentários:

Anónimo disse...

A expectativa está novamente elevada quanto ao futuro do D. João de Castro.
É uma escola com História fazendo parte da História de centenas de cidadãos portugueses, principalmente lisboetas. O seu fecho não faz nenhum sentido nem sequer é plausível qualquer dos fundamentos apresentados pelo ME para o encerramento. Como antigo aluno e conhecendo o sentimento de outros antigos alunos, existe uma enorme angústia quanto ao desfecho desta situação.
O adiamento de soluções pode ser positivo mas é preciso que o ME deixe de "encaminhar" os professores do D. João de Castro para outras escolas e que faça algumas intervenções de manutenção no edifício para que com base em argumentos viciados à partida não tente justificar a necessidade do fecho.

Anónimo disse...

Emendo um título. Devia estar escrito: «Para que (e não para quem) servem as Distritais do PS e do PSD?»

Anónimo disse...

O Sítio do Bairro dos Loios é:http://loios-marvila.blogspot.com/


Obrigado.