quinta-feira, junho 22, 2006

Várias acções políticas do PCP em Lisboa e na Amadora

Amadora: contra os aumentos das rendas de casa

«Acção de Protesto contra a Lei das Rendas promovida pelo PCP
Parque Delfim Guimarães, dia 29 de Junho, às 18.30 horas

A nova legislação das rendas de casa vem agravar ainda mais o orçamento das famílias mais desfavorecidas. O Governo não tem em conta a situação social do País, o desemprego, os baixíssimos salários… O Governo mantém taxas de esforço incomportáveis para a maioria das famílias de baixos rendimentos. O orçamento familiar dos inquilinos mais pobres não pode comportar estes aumentos. É uma situação completamente insustentável para a maioria das famílias. No caso de contratos posteriores a 1990, até se permite que o proprietário rescinda o contrato – o que poderá dar uma catástrofe social daqui a uns anos…
Tudo isto é muito grave! O PCP entende que há que lutar, que há que manifestar a rejeição de todos os lesados contra esta política e a de todos aqueles que se encontram solidários com as populações mais desfavorecidas e que vão serás principais prejudicadas pelo Governo PS.
Por isso, o PCP / Amadora vem apelando à população do Município para que adira a esta acção de protesto!»


Lisboa: campo de tiro de chumbo em pleno Monsanto, não!

Os vereadores do PCP na CML apresentam uma proposta para acabar com o campo de tiro ali:
«Ocupação de mais de 134 mil m2 no coração do Parque do Monsanto pelo “Clube Português de Tiro a Chumbo” - Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (CML) acabam de fazer entrega oficial da PROPOSTA adiante transcrita para que seja debatida e aprovada na próxima sessão (pública) da CML.
A proposta tem a ver com a concessão ao “Clube Português de Tiro a Chumbo” para a ocupação a título precário de (hoje mais de) 134 mil m2 de terrenos no coração do Parque do Monsanto desde há 40 anos (desde 1962).
O PCP propõe a denúncia deste contrato de concessão, por razões ecológicas, a descontaminação dos solos e o estudo de eventual localização alternativa – no âmbito do processo em curso de revisão do Plano Director Municipal. »


Lisboa visitas a bairros

Campo Grande
«Visita ao Bairro Fonsecas e Calçada (entre a Cidade Universitária e a 2ª Circular)
Vereador e deputado municipal do PCP em contacto com população do Campo Grande
Ponto de encontro: 14 horas, junto do polidesportivo
No próximo sábado, 24 de Junho, das 14 às 15.30 horas, o vereador Manuel Figueiredo, o deputado municipal Modesto Navarro, Graça Mexia e outros eleitos e responsáveis da Freguesia do Campo Grande, Lisboa, visitam esta zona do Bairro Fonsecas e Calçada.
Neste bairro existem duas cooperativas, incluindo uma zona de habitação social, e uma colectividade. Os problemas locais são muitos e as populações têm feito sentir o seu peso negativo na qualidade de vida dos residentes.
Com esta iniciativa, o PCP pretende o contacto directo, mais uma vez, com as pessoas e, especialmente, tomar conhecimento «in loco» com o que se passa no bairro social recente mas com muitos problemas de enquadramento e de qualidade vida, designadamente em matéria de logradouros em mau estado de conservação e sua utilização.»


Benfica
«Estrada de Benfica, zona da Estação da CP / Benfica, Bairro do Charquinho, envolventes da Associação «O Companheiro», Qª da Granja
Visita de eleitos do PCP a vários pontos concretos da Freguesia de Benfica
Ponto de encontro: às 9.45 no Centro de Trabalho de Benfica do PCP, Estrada de Benfica, 683; ou, às 10 horas, na Pastelaria Nilo
No próximo sábado, 24 de Junho, a partir das 9.45 e até às 12 horas, Manuel Figueiredo, vereador, Eduardo Marques, membro da JF de Benfica e outros eleitos e dirigentes locais do PCP visitam vários pontos da Freguesia de Benfica.
O estacionamento desordenado em muitos locais da Freguesia e outros problemas vão ser anotados e alvo de apreciação por parte dos membros desta delegação do PCP que vai contactar, basicamente, com as populações nos seguintes locais:
· 10.20 h – zona do antigo mercado de levante e zona da Estação da CP de Benfica;
· 11.15 h – Bairro do Charquinho;
· 11.40 h – envolvente da Ass. «O Companheiro» e Quinta da Granja.»


Praça de Londres
«Freguesias de S. Sebastião da Pedreira, Campo Grande, Alvalade, S. João de Brito e S. João de Deus
Rendas e outras situações sociais denunciadas em contacto com a população local na Praça de Londres
Na próxima quinta-feira, 22 de Junho, a partir das 17.30 horas, Ruben de Carvalho, vereador do PCP na CML, e Feliciano David, deputado municipal, contactam as populações das cinco freguesias e participam em convívio local na Praça de Londres.
A iniciativa começa às 15 horas, na mesma Praça de Londres, com um pequeno convívio, música de acordeão, acção política de denúncia de situações sociais gravosas e contactos com as populações.
As rendas com as questões complexas que a nova legislação vem impor aos inquilinos mais desfavorecidos são uma das principais temáticas em presença.
Será distribuída diversa documentação e serão afixados vários cartazes e panos de rua alusivos aos temas em debate.»

Sem comentários: