quinta-feira, abril 26, 2007

Lisboa e a Bragaparques

Arguido ou não
Carmona quase diz que não sai

Na sessão de hoje, Carmona Rodrigues não respondeu à pergunta directa de Ruben de Carvalho («É ou não é arguido»), feita para que não se viesse mais tarde repetir aquela coisa de Fontão ter dito que nunca tinha dito que era arguido porque nunca ninguém lho tinha perguntado. «Hoje pergunto-lhe com todas as palavras». Mais ou menos com estas palavras, Ruben queria uma resposta. Não a obteve, mas Carmona falou mais ou menos assim:

1
Vai ser ouvido no processo Bragaparques.

2
Não sabe o que acontecerá a seguir.

3
Respeita a opinião do PSD e de Marques Mendes.

4
Mas não é militante.

5
O que fará é uma decisão pessoal.

6
Está eleito pela população de Lisboa para exercer o mandato até ao fim.

O que eu concluí é muito simples:

1
Carmona admitiu hoje que poderá também vir a ser arguido.

2
Não suspenderá o mandato.

3
O PSD que se aguente à bronca.

Leia aqui o que a Ana Clotilde Correia (Lusa) colocou on line sobre a mesma matéria.

Distrital do PSD e Isaltino

Há agora que manter alguma atenção ao evoluir da situação, já que muita gente está impropriamente a comparar Lisboa com Oeiras (situação de acusação formal contra Isaltino). A dado passo, o comunicado da Distrital do PSD / Paula Teixeira da Cruz diz assim: «O Partido Social-Democrata Lisboa/AML, tomou conhecimento pela comunicação social, de que foi proferida acusação pelo Ministério Publico contra o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, respeitante a alegados factos praticados no exercício do seu mandato. Trata-se de suspeitas que decorrem do exercício de funções públicas.
No Município de Oeiras existe uma coligação formal entre o Movimento populista IOMAF e o Partido Socialista, partilhando os senhores Vereadores do Partido Socialista responsabilidades de gestão no executivo Camarário.
O Partido Socialista em Oeiras considera esta questão um problema pessoal.
Atenta a natureza das acusações formuladas contra o autarca, o PSD considera que este não dispõe de condições políticas para continuar a exercer o seu mandato, devendo suspendê-lo, até conclusão do processo-crime , para salvaguardar, desde logo, a defesa da Instituição».

3 comentários:

Anónimo disse...

Sr. José Carlos, faço-lhe aqui um desafio, tente informar-se, quantos autarcas em exercicio no nosso país, estão constituidos arguidos ?
Deixo-lhe aqui apenas 2 ou 3 exemplos :
Rui Rio (Porto), Isabel Damasceno (Leiria), Antonio Capucho (Cascais).
Procure bem e vai ver que vai ficar surpreendido.

Anónimo disse...

E António Capucho? E Jaime Soares? E estes Marques Mendes não suspende? Vamos lá fazer essa lista mais completa dos autarcas arguidos do PSD

Anónimo disse...

Sair porquê ? O processo Bragaparques desenrolou-se no executivo de Santana Lopes, depois disso houve eleições, Carmona foi eleito democraticamente, agora só tem é que governar a cidade e mais nada. Quem não gostar, vai ter de esperar até ao fim do mandato e depois votar em quem quiser.