quinta-feira, maio 10, 2007

Eleições em Lisboa

Meados de Julho? A 8 (Governo Civil) ou a 15 (CNE)

‘RR’ on line: «“Se tudo correr bem poderá ter eleições à roda de 15 de Julho. Vai tê-las no domingo mais próximas dessa data, depende do momento em que a informação chegue ao gabinete do senhor Governador Civil”, disse Nuno Godinho de Matos. (…) Há prazos que não se pode prescindir deles: prazo para apresentação das candidaturas, prazo para verificar a regularidade das candidaturas, prazo de reclamações, prazo para decidir as reclamações, depois ainda há possibilidade de recurso para o Tribunal Constitucional. Só depois é que o STAPE pode pegar na lista de partidos concorrentes à Câmara e mandar fazer os boletins de voto, depois a Imprensa Nacional necessita de tempo para imprimir os boletins de voto e depois há todo o trabalho da distribuição dos votos, dos cadernos eleitorais pelas freguesias e pelas várias assembleias”, acrescenta».

«Eleições poderão ocorrer a 8 de Julho»

‘JN’: «O Governo Civil de Lisboa aguarda a informação oficial sobre as renúncias aos cargos dos vereadores lisboetas, após o que desencadeará o processo de marcação de eleições intercalares.
Como confirmou à Agência Lusa o subdirector-geral das Autarquias Locais, Paulo Maritti, as eleições "têm de se verificar no prazo de 60 dias posteriores à verificação do facto de que resultam". A lei prevê um prazo de 40 a 60 dias para permitir a realização da campanha eleitoral, o que aponta para eleições entre 18 de Junho e 8 de Julho, se a queda do executivo for hoje confirmada."Pedimos em tempo útil" a indicação dos representantes legais a todos os partidos e coligações representados no executivo municipal, "para uma próxima audição, tendo em vista a marcação da data para o acto eleitoral intercalar", disse».

Sem comentários: