quarta-feira, setembro 19, 2007

À atenção de José António Cerejo, jornalista do 'Público'

Caro José António Cerejo,

Na edição de hoje do teu jornal, o ‘Público’, enganaste-me. Fui atrás. Fui crédulo. Julgava que tu, pelo menos tu, não farias uma coisa daquelas, já que pelo teu jornal não poria as mãos no fogo.
Trata-se daquela frase assassina contra uma técnica da CML. No caso, da área da Comunicação. Segundo já sei, enganaste-me em dois pontos, pelo menos: os materiais relativos à sessão da CML de ontem foram para a tua redacção – por acaso até sei que foram para cinco (repito: cinco) pessoas… e tu, como editor, podias / devias ter perguntado aos «teus» jornalistas; nunca te nem nos foi impossível contactar a referida técnica. Nem ontem fizeste grande esforço para isso.
Acho que expor os técnicos é quase sempre errado. E no caso vertente parece que não tinhas campo de manobra que justificasse uma coisa destas.
Resumindo e concluindo: não esperava isto de ti – de ti, não, mesmo! – e acho que deste mais uma facada na credibilidade infelizmente já rasteira do jornalismo político no Portugal de hoje.
Conto que emendes a mão.
Sempre atento, como sabes,
JCM

11 comentários:

José Carlos Mendes disse...

O que é que se passou de facto e porquê?

Este é o maior mistério do dia de ontem e de anteontem...

Muitos jornalistas não se queixam. Acham que não tinham de que se queixar.
Outros desenrascaram-se por fora.

Até é possível que eu tenha de voltar ao assunto, mas há aqui algo que me está a escapar.

Vou acompanhar a cena.

Quanto a JAC, sei que entende as minhas razões que desenvolvo dentro do quadro que julgo conhecer. Mas sei que ele sabe que serei o primeiro a saltar.

Anónimo disse...

Mas afinal o que fez esse Senhor. Ficamos todos sem perceber!

Anónimo disse...

O JAC tem razão. Só que o gabiente de comunicação não tem culpa alguma.

O PS é que quer controlar a imprensa ao milimetro!

Não é evidente?!

Anónimo disse...

Ao ler a prosa de JAC, parece evidente que este pretende atingir alguém (?). De caminho faz a tal referência "assassina" à técnica da CML.E é isso que não faz sentido. Ou faz, vindo de quem vem. Obviamente a técnica da CML não é o alvo. Será que, como diz JCM, algo se passou? Certamente. E até porque foi o único jornalista que não se desenrascou, resta concluir que não o fez para poder escrever a prosa. Acho que devia pedir desculpa aos técnicos da CML e dizer quem era o seu alvo: o assessor de imprensa de António Costa? Atentos aos desenvolvimentos!

Anónimo disse...

Cerejo enquanto esteve na Capital, e durante o periodo da coligação PS-PCP em Lisboa, dia sim dia não, trazia historias da forma como João Soares dirigia a Camara.

Alguns casos eram verdade, outros pura especulação.

Cai Soares, e a maioria PS-PCP, e primeiro com Santana e depois com Carmona, apesar dos escândalos , das jogadas, das denuncias mais ou menos publicas, o Cerejo manteve quase sempre um silêncio CUMPLICE.

Cerejo é o que é, uma cereja muito TOCADA....

Anónimo disse...

muito bem , acho lamentavél um jornalista fazer uma coisa destas, tanto mais que sendo jornalista, não deveria gostar de tropedos como não gostam grande part dos jornalistas. de facto este senhor jornalista , vejam de quem é empregado, e preceberam o porque desta sua mentira. é que ainda por cima é mentira.

José Carlos Mendes disse...

Julgo que é melhor esperarmos pelos desenvolvimentos desta história.

Vamos ver o que acontece com próximas sessões.

Sendo verdade que continuo a pensar que nada justifica tomar como alvo um técnico e deixar descansados os políticos, também é verdade - e recordo-o já antes que seja tarde - que neste blog ninguém insulta ninguém. Apago logo, como sabem.

Anónimo disse...

JCM aqui o problema não é o de ser tecnico ou politico, aqui o problema é de perguntar ao sr cerejo se não tem mais nada para escerver, ou não lhe veio nenhuma inspiração e lembrou-se de dizer que não recebeu a ot da reunião da cml. no campo da hipoteses mesmo que não tivessem enviado a ot para os jornalistas, e então qual é o problema. Pergunto sem maldade os jornalistas têm de receber as ot das sesões de câmara?

Anónimo disse...

Zangam-se as comadres.....

A.O.

Anónimo disse...

Não batam mais do Cerejo! Ele tem toda a razão!

Este Costa e a sua assessoria quer boicotar o trabalho dos jornalistas e faze-los andar a reboque da sua agenda!!!
É nojento!

Anónimo disse...

Jornalistas, comentadores, munícipes, etc....

esta coisa de quererem atacar os politicos e seus assessores e levarem pela frente os Técnicos inevitavelmente se encontram pelo meio e cumprem ordens e seus deveres, deveria de acabar.

Assumam os seus ódios de estimação e chamem-nos pelos seus nomes.

Evitem atacar quem nada tem a ver com essas guerras políticas.