quarta-feira, junho 11, 2008

Greve? Lock out? Paralisação? E até com ordenados pagos?



Apesar dos muitos títulos de 'Greve', manda a verdade que se diga a verdade.

1. Os camionistas, por eles mesmos...
«A comissão de empresários do sector dos transportes que está a promover o protesto – idêntico ao que hoje tem início também em Espanha – rejeita a existência de qualquer ilegalidade. Diz que se trata de uma paralisação e não de uma greve. “Mesmo que os trabalhadores parem vão receber os salários normalmente”, afirma Jorge Lemos, membro da comissão. Mais: os donos das empresas “têm legitimidade para fazer parar as frotas”.»

2. Sindicatos, firmes...
«Amável Alves compreende as reivindicações das empresas. Mas aconselha os trabalhadores por conta de outrem a não aderirem ao protesto. “A greve é um direito apenas dos trabalhadores. Quem hoje chegar ao seu local de trabalho e receber ordens para não sair com o camião, deve dizer-nos: ‘O meu patrão está a impedir-me de trabalhar.’” O sindicato afecto à CGTP denunciará as empresas junto do Governo. “Contestamos que os trabalhadores sejam usados como um instrumento de luta das entidades patronais. E é preciso que se diga que estas são as mesmas entidades que há 11 anos recusam rever os contratos colectivos de trabalho, que pagam salários desactualizados e que fazem os trabalhadores trabalhar 12, 13, 14 horas sem descanso”, acrescenta o sindicalista.»

3. Associação empresarial...
«Contudo, a direcção da Antram não se associa à paralisação, porque estão em curso negociações com o Governo. Para quarta-feira (hoje) está marcada mais uma reunião.»

Lido em 'Público Última Hora', ontem de manhã, às 8 e tal... Nada foi alterado até agora...

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque será que tenho a sensação de que mais uma vez vou ser eu a pagar tudo isto (eu e outros como eu que não fugimos aos impostos), enquanto o governo vai ceder mais uma vez, em toda a linha, aos obscenos lucros das petrolíferas?