sexta-feira, dezembro 22, 2006

.
Imprensa regional, oyé!
Quase-crónica-de-Natal-da-era-digital

Vejo sempre estas coisas com ar mais jocoso do que saudoso. Mas há algo de saudade no que vai ler, confesso.
Fui ‘criado’ para estas coisas da escrita a sério para ser lida no ‘Notícias da Amadora’ – que agora morre, infelizmente, na sua versão-papel, que foi a única que conheci, mantendo ainda a versãodigital. Por isso tenho o maior respeito pela imprensa regional. Mesmo a da Igreja, que é muita. Muito jovem, os meus primeiros artigos foram publicados numa folha chamada ‘O Despertar’ de Castelo Branco, por exemplo.
E vou sempre, sempre, folheá-la – como vai acontecer hoje, à chegada, lá acima: de certeza que vai estar em cima da mesa outra pérola que foi da imprensa regional: o ‘Jornal do Fundão’, ainda dirigido pelo meu amigo Fernando (Paulouro, como o tio, o fundador, entretanto falecido – como Orlando Gonçalves, o meu director de sempre, no «NA» daqueles tempos áureos).
Aprendo sempre algo.
Hoje, com a net, de vez em quando já me divirto e até me surpreendo com a diversidade de conhecimentos que por ali perpassam.
Hoje aconteceu-me: o ‘Notícias de Viseu’ informa mas também ensina.

Conhece a expressão «levar a carta a Garcia»?

Pois bem: existia mesmo um Garcia. No caso, «García»: era espanhol. É uma história dos tempos em que os Estados Unidos eram uma potência meramente regional e defendia os seus vizinhos contra o ocupante espanhol. No caso, Cuba.
Por acaso, uma guerra começada a 25 de Abril. Mas de 1898. E durou até 12 de Agosto.
E é nesse quadro que se cria a expressão: a carta é uma mensagem de alguém muito importante e o destinatário é Calixto Ramón Garcia Iñiguez, líder dos revoltosos. Não lhe conto mais: quero que vá ler o próprio ‘Notícias de Viseu’ (vá lá, meu: é só clicar neste link, que diabo), para aumentar a sua audiência…

Um abraço, Viseu
(sei que eles me vão ler, depois de verem esta remissão no seu próprio site: é assim o google: redondo e multiplicativo).
Um abraço, leitor que já me leu.
.

Sem comentários: